EXPERIÊNCIA NO PERMANECER SUS: A FORMAÇÃO DISCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Fabiane Soares
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Cristina Campos dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/1968
Resumo: A formação de recursos humanos para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) segundo seus princípios e diretrizes é de grande relevância, e alguns programas têm sido desenvolvidos para este fim, a exemplo do Permanecer SUS. Este estudo teve por objetivo analisar a contribuição do Programa Permanecer SUS na formação de estudantes de graduação para o SUS. Trata-se de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Foram entrevistados nove estagiários do Programa, que atuavam há cerca de 12 meses na emergência de um hospital público em Salvador. Os dados obtidos foram interpretados pela técnica de análise temática. Os resultados permitiram identificar-se sensibilização por parte dos estudantes frente às dificuldades vivenciadas nas emergências dos hospitais públicos. A humanização e o acolhimento apresentaram-se fragilizados num ambiente de trabalho precário, até mesmo para os estagiários. Fragilidades quanto ao entendimento dos princípios e diretrizes do SUS foram identificados, como também uma compreensão do seu processo político. Os estudantes que apresentaram melhor compreensão sobre o SUS referiram ter interesse em atuar no serviço para colaborar na mudança. Concluiu-se que é necessário discutir-se o Sistema Único de Saúde e o contexto em que este é implementado, desenvolvendo senso crítico com base na realidade vivenciada.
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