PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO COM ESCOLARES OBESOS NO BRASIL: UMA REVISÃO NA BASE DE DADOS DO SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tornquist, Luciana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Tornquist, Debora, Franke, Silvia Isabel Reche, Burgos, Miria Suzana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/1722
Resumo: Escolares com excesso de peso constituem-se em importante grupo alvo para intervenções no estilo de vida. Este estudo teve por objetivo revisar as pesquisas existentes sobre programas de intervenção realizados com crianças e/ou adolescentes com sobrepeso e obesidade no Brasil, na base de dados do Scientific Electronic Library Online, por meio dos descritores “Estudo de Intervenção”, “Obesidade”, “Criança”, “Adolescentes” e “Escolares”, utilizando a união de dois descritores. Foram incluídos estudos publicados entre janeiro de 2010 a maio de 2014 e apenas ensaios experimentais ou quase-experimentais. Os resultados apontaram 514 artigos. Após análise, oito artigos foram incluídos no estudo, sendo que, na maioria deles, a intervenção realizada foi de caráter interdisciplinar. A atividade física priorizada foi aeróbia e, em seis dos estudos, as sessões tinham duração de 60 minutos. É consenso nos estudos, o número de três sessões semanais e, em cinco dos estudos, o programa teve a duração de 12 semanas. Quanto ao objetivo central e os principais resultados, percebe-se que estes variaram muito, porém, sete dos oito artigos citaram a melhora da composição corporal. Concluiu-se que todos os trabalhos reportaram algum ganho positivo para a saúde, demonstrando a importância dessas estratégias para a promoção da saúde de crianças e adolescentes obesos. Palavras-chave: Estudo de intervenção. Obesidade. Criança. Adolescentes.
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