GESTÃO DA QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE: AÇÕES E RESULTADOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malik, Ana Maria
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2668
Resumo: É comum dizer que ocorreu melhora nas práticas assistenciais e de gestão na área da saúde no Brasil nos últimos anos por dois motivos: promulgação do Código de Defesa do Consumidor e aumento do acesso às informações, por intermédio da internet. No entanto, até 2016, ainda se verifica que, independente do aprimoramento das tecnologias da assistência, de informação e da gestão em outras áreas, não é possível afirmar que os resultados assistenciais no setor saúde sejam melhores do que eram antigamente. Existe grande heterogeneidade entre os hospitais brasileiros, em função das diferentes regiões em que se localizam, entre outros fatores. Poucos serviços de saúde acompanham as inovações voltadas à qualidade e segurança do paciente ou à gestão. A legislação brasileira ainda não permite que o paciente utilize a e-saúde diretamente, conforme se preconiza em outros países e se comprova ser custo efetiva. Assim, continuam faltando recursos para a saúde e parte dos que estão disponíveis são mal utilizados; experiência do paciente não faz parte das preocupações dos dirigentes. Apesar do que afirma a teoria, o paciente não é considerado como partícipe do seu cuidado. Ainda se presta mais atenção ao atingimento de metas, em detrimento do paciente e a sustentabilidade (tanto financeira quanto ambiental) está longe de ser uma prioridade dos gestores. Palavras-chave: Qualidade na assistência à saúde. Segurança do paciente. Gestão em saúde. Eficiência organizacional.
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