PERSPECTIVA DOS GESTORES SOBRE A OFERTA DA ATENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NO SUS EM SALVADOR, BAHIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca Bazzo, Leda Maria
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Vilar Noronha, Ceci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/240
Resumo: A oferta da atenção fonoaudiológica no Sistema Único de Saúde (SUS) em Salvador, após a reforma do estado, na década de 1990, tem se destacado pela ausência de planejamento por parte das instituições que ofertam esse serviço, bem como por problemas de qualidade técnica. Este artigo tem por objetivo compreender como os gestores analisam a oferta e o acesso dos usuários às terapias fonoaudiológicas no SUS, em Salvador, Bahia. Trata-se de pesquisa qualitativa com a utilização da entrevista como instrumento de coleta de dados. Para o tratamento das entrevistas utilizou-se o método da análise de conteúdo. Os resultados informam que as atuações dos gestores, em grande parte das instituições visitadas, ultrapassavam as formas estritamente burocráticas de administrar os serviços, porém sem assegurar o recomendado pelo Pacto de Gestão de 2006, especificamente no que tange aos princípios do SUS. A observação direta dos serviços representou material fundamental para ponderar o discurso dos gestores, na medida em que este distanciava-se das práticas institucionais. Conclui-se que há necessidade de maiores investimentos em Salvador, por parte do governo municipal, para regular e organizar a rede dos serviços fonoaudiológicos, visando a integralidade e assegurar, dessa forma, qualidade ao atendimento prestado, bem como diminuição da distância entre a teoria anunciada pelos gestores e a prática encontrada nos serviços.
id IBICT-3_86372ac15b5a25489a9649967c98f58d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/240
network_acronym_str IBICT-3
network_name_str Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
repository_id_str
spelling PERSPECTIVA DOS GESTORES SOBRE A OFERTA DA ATENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NO SUS EM SALVADOR, BAHIAGestãoAcessoFonoaudiologiaSistema Único de SaúdeA oferta da atenção fonoaudiológica no Sistema Único de Saúde (SUS) em Salvador, após a reforma do estado, na década de 1990, tem se destacado pela ausência de planejamento por parte das instituições que ofertam esse serviço, bem como por problemas de qualidade técnica. Este artigo tem por objetivo compreender como os gestores analisam a oferta e o acesso dos usuários às terapias fonoaudiológicas no SUS, em Salvador, Bahia. Trata-se de pesquisa qualitativa com a utilização da entrevista como instrumento de coleta de dados. Para o tratamento das entrevistas utilizou-se o método da análise de conteúdo. Os resultados informam que as atuações dos gestores, em grande parte das instituições visitadas, ultrapassavam as formas estritamente burocráticas de administrar os serviços, porém sem assegurar o recomendado pelo Pacto de Gestão de 2006, especificamente no que tange aos princípios do SUS. A observação direta dos serviços representou material fundamental para ponderar o discurso dos gestores, na medida em que este distanciava-se das práticas institucionais. Conclui-se que há necessidade de maiores investimentos em Salvador, por parte do governo municipal, para regular e organizar a rede dos serviços fonoaudiológicos, visando a integralidade e assegurar, dessa forma, qualidade ao atendimento prestado, bem como diminuição da distância entre a teoria anunciada pelos gestores e a prática encontrada nos serviços.SESAB2012-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/24010.22278/2318-2660.2012.v36.n1.a240Revista Baiana de Saúde Pública; v. 36 n. 1 (2012); 1052318-26600100-023310.22278/2318-2660.2012.v36.N1reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)instacron:IBICTporhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/240/pdf_55Fonseca Bazzo, Leda MariaVilar Noronha, Ceciinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:20:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/240Revistahttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbspPUBhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/oai||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br2318-26600100-0233opendoar:2024-03-06T12:57:02.312322Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)false
dc.title.none.fl_str_mv PERSPECTIVA DOS GESTORES SOBRE A OFERTA DA ATENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NO SUS EM SALVADOR, BAHIA
title PERSPECTIVA DOS GESTORES SOBRE A OFERTA DA ATENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NO SUS EM SALVADOR, BAHIA
spellingShingle PERSPECTIVA DOS GESTORES SOBRE A OFERTA DA ATENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NO SUS EM SALVADOR, BAHIA
Fonseca Bazzo, Leda Maria
Gestão
Acesso
Fonoaudiologia
Sistema Único de Saúde
title_short PERSPECTIVA DOS GESTORES SOBRE A OFERTA DA ATENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NO SUS EM SALVADOR, BAHIA
title_full PERSPECTIVA DOS GESTORES SOBRE A OFERTA DA ATENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NO SUS EM SALVADOR, BAHIA
title_fullStr PERSPECTIVA DOS GESTORES SOBRE A OFERTA DA ATENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NO SUS EM SALVADOR, BAHIA
title_full_unstemmed PERSPECTIVA DOS GESTORES SOBRE A OFERTA DA ATENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NO SUS EM SALVADOR, BAHIA
title_sort PERSPECTIVA DOS GESTORES SOBRE A OFERTA DA ATENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NO SUS EM SALVADOR, BAHIA
author Fonseca Bazzo, Leda Maria
author_facet Fonseca Bazzo, Leda Maria
Vilar Noronha, Ceci
author_role author
author2 Vilar Noronha, Ceci
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca Bazzo, Leda Maria
Vilar Noronha, Ceci
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Acesso
Fonoaudiologia
Sistema Único de Saúde
topic Gestão
Acesso
Fonoaudiologia
Sistema Único de Saúde
description A oferta da atenção fonoaudiológica no Sistema Único de Saúde (SUS) em Salvador, após a reforma do estado, na década de 1990, tem se destacado pela ausência de planejamento por parte das instituições que ofertam esse serviço, bem como por problemas de qualidade técnica. Este artigo tem por objetivo compreender como os gestores analisam a oferta e o acesso dos usuários às terapias fonoaudiológicas no SUS, em Salvador, Bahia. Trata-se de pesquisa qualitativa com a utilização da entrevista como instrumento de coleta de dados. Para o tratamento das entrevistas utilizou-se o método da análise de conteúdo. Os resultados informam que as atuações dos gestores, em grande parte das instituições visitadas, ultrapassavam as formas estritamente burocráticas de administrar os serviços, porém sem assegurar o recomendado pelo Pacto de Gestão de 2006, especificamente no que tange aos princípios do SUS. A observação direta dos serviços representou material fundamental para ponderar o discurso dos gestores, na medida em que este distanciava-se das práticas institucionais. Conclui-se que há necessidade de maiores investimentos em Salvador, por parte do governo municipal, para regular e organizar a rede dos serviços fonoaudiológicos, visando a integralidade e assegurar, dessa forma, qualidade ao atendimento prestado, bem como diminuição da distância entre a teoria anunciada pelos gestores e a prática encontrada nos serviços.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/240
10.22278/2318-2660.2012.v36.n1.a240
url https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/240
identifier_str_mv 10.22278/2318-2660.2012.v36.n1.a240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/240/pdf_55
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SESAB
publisher.none.fl_str_mv SESAB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Saúde Pública; v. 36 n. 1 (2012); 105
2318-2660
0100-0233
10.22278/2318-2660.2012.v36.N1
reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
instacron:IBICT
instname_str Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
collection Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
repository.mail.fl_str_mv ||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br
_version_ 1798948051489914880