ACOLHIMENTO NA ATENÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Jéssica Santos Fonsêca
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nascimento, Rita de Cássia de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
DOI: 10.22278/2318-2660.2019.v43.n0.a3223
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/3223
Resumo: Esta pesquisa objetiva identificar estratégias de acolhimento à demanda espontânea em unidades de saúde na Atenção Básica do Brasil e os fatores que interferem na efetividade dessas ações. Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter exploratório com abordagem qualitativa por meio de revisão bibliográfica. As bases de dados utilizadas foram: LILACS e SciELO, sendo selecionados 15 artigos. Com o estudo constatou-se que as principais estratégias de acolhimento à demanda espontânea são formar e fortalecer os vínculos entre usuários e trabalhadores, ampliar o acesso dos usuários aos serviços ofertados, organizar o processo de trabalho e realizar a recepção do usuário no serviço até o seu cuidado integral. Verificou-se que o acolhimento se dá com uma postura acolhedora e resolutiva e com a organização de filas por ordem de chegada. Identificaram-se fatores que interferem na efetividade das ações de acolhimento à demanda espontânea, como estrutura física inadequada, falta de profissionais capacitados, pouco entendimento do usuário sobre o acolhimento, sobrecarga de trabalho e dificuldade do envolvimento multidisciplinar. Do exposto, o estudo atingiu os objetivos almejados, além de pressupor que na atenção básica há um espaço propício para o desenvolvimento de ações de acolhimento pautadas na humanização tendo em vista a mudança de atitude de gestores, profissionais de saúde e usuários.
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