EDUCAÇÃO NA SAÚDE E AUTOGESTÃO DE COLETIVOS: DA INCERTEZA DA PRÁTICA A AUTOANÁLISE DO TRABALHO EM SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gelman, Ester Aida
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Reis, Keyla Costa, Matos, Rosângela da Luz, Dahia, Sayonara Neves de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/191
Resumo: Este artigo apresenta e discute a experiência de educação permanente realizada pela Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), junto ao serviço de psicologia de um Hospital Geral de Urgência e Emergências de Salvador ? O Hospital Geral do Estado (HGE). O artigo contextualiza a emergência dos processos de educação permanente instalados na Escola a partir de 2006, ano de ingresso de um expressivo contingente de profissionais psicólogos na rede de hospitais públicos do SUS Bahia. Conduzidos a ações em equipes multiprofissionais orientadas para a humanização do cuidado em saúde, esses profissionais vivenciaram intensas interrogações sobre sua contribuição na atenção e cuidado em saúde. A análise da experiência busca discutir a incerteza da prática como uma experiência de valor para a autoanálise do trabalho na saúde e a criação de modos de fazer condizentes com os interrogantes apresentados pelo cotidiano de trabalho.
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