UNIDADE DE SAÚDE MÃE CURITIBANA: SATISFAÇÃO DAS USUÁRIAS. HEALTH CENTER “MÃE CURITIBANA”: SATISFACTION OF USERS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Cláudia Giglio de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Soares, Vânia Muniz Nequer, Berberian, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/568
Resumo: Objetivo: analisar o perfil, conhecimento e a satisfação dos usuários da Unidade de Saúde Mãe Curitibana/SUS. Métodos: estudo de caso com usuárias da Unidade Básica de Saúde Mãe Curitibana. Foram aplicados questionários sobre perfil social, utilização e percepção dos serviços do SUS e controle social. Resultados: participaram 500 mulheres, com idade média de 32,9 anos, a maioria, trabalhadoras com  elevado nível de escolaridade e oriundas de bairros centrais. Referiram satisfação quanto ao tempo para o atendimento,  aos esclarecimentos de dúvidas, e como necessidades apontaram a  contratação de mais médicos, as usuárias pouco utilizam os mecanismos de controle social. Conclusões:  Evidenciaram-se desigualdades de acesso a unidade estudada, que podem ser equacionadas com a regionalização dos serviços de referencia a mulher em distritos com piores indicadores sociais. O estudo aponta a necessidade de divulgação dos princípios e diretrizes do SUS para maior participação da população na identificação de problemas e de soluções compartilhadas.
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