UNIDADE DE SAÚDE MÃE CURITIBANA: SATISFAÇÃO DAS USUÁRIAS. HEALTH CENTER “MÃE CURITIBANA”: SATISFACTION OF USERS.
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Baiana de Saúde Pública (Online) |
Texto Completo: | https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/568 |
Resumo: | Objetivo: analisar o perfil, conhecimento e a satisfação dos usuários da Unidade de Saúde Mãe Curitibana/SUS. Métodos: estudo de caso com usuárias da Unidade Básica de Saúde Mãe Curitibana. Foram aplicados questionários sobre perfil social, utilização e percepção dos serviços do SUS e controle social. Resultados: participaram 500 mulheres, com idade média de 32,9 anos, a maioria, trabalhadoras com elevado nível de escolaridade e oriundas de bairros centrais. Referiram satisfação quanto ao tempo para o atendimento, aos esclarecimentos de dúvidas, e como necessidades apontaram a contratação de mais médicos, as usuárias pouco utilizam os mecanismos de controle social. Conclusões: Evidenciaram-se desigualdades de acesso a unidade estudada, que podem ser equacionadas com a regionalização dos serviços de referencia a mulher em distritos com piores indicadores sociais. O estudo aponta a necessidade de divulgação dos princípios e diretrizes do SUS para maior participação da população na identificação de problemas e de soluções compartilhadas. |
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UNIDADE DE SAÚDE MÃE CURITIBANA: SATISFAÇÃO DAS USUÁRIAS. HEALTH CENTER “MÃE CURITIBANA”: SATISFACTION OF USERS.Programas de SaúdeSaúde ColetivaAcesso aos Serviços de SaúdeSistema Único de Saúdesaúde da mulher Objetivo: analisar o perfil, conhecimento e a satisfação dos usuários da Unidade de Saúde Mãe Curitibana/SUS. Métodos: estudo de caso com usuárias da Unidade Básica de Saúde Mãe Curitibana. Foram aplicados questionários sobre perfil social, utilização e percepção dos serviços do SUS e controle social. Resultados: participaram 500 mulheres, com idade média de 32,9 anos, a maioria, trabalhadoras com elevado nível de escolaridade e oriundas de bairros centrais. Referiram satisfação quanto ao tempo para o atendimento, aos esclarecimentos de dúvidas, e como necessidades apontaram a contratação de mais médicos, as usuárias pouco utilizam os mecanismos de controle social. Conclusões: Evidenciaram-se desigualdades de acesso a unidade estudada, que podem ser equacionadas com a regionalização dos serviços de referencia a mulher em distritos com piores indicadores sociais. O estudo aponta a necessidade de divulgação dos princípios e diretrizes do SUS para maior participação da população na identificação de problemas e de soluções compartilhadas. SESAB2014-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionestudo de caso exploratórioapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordimage/jpegapplication/mswordhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/56810.22278/2318-2660.2014.v38.n2.a568Revista Baiana de Saúde Pública; v. 38 n. 2 (2014); 327-3432318-26600100-023310.22278/2318-2660.2014.v38.N2reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)instacron:IBICTporhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/568/pdf_559https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/568/1451https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/568/1452https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/568/1453https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/568/1454Gonçalves, Cláudia Giglio de OliveiraSoares, Vânia Muniz NequerBerberian, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:20:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/568Revistahttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbspPUBhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/oai||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br2318-26600100-0233opendoar:2024-03-06T12:57:12.300523Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)false |
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