A ESCOLA COMO ESPAÇO PROMOTOR DE SAÚDE BUCAL: CUIDANDO DE ESCOLARES POR MEIO DE AÇÕES COLETIVAS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Baiana de Saúde Pública (Online) |
Texto Completo: | https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/296 |
Resumo: | Como alternativas ao controle da cárie dentária em serviços públicos, o Tratamento Restaurador Atraumático (ART), bem como o selamento de cicatrículas e fissuras, têm sido realizados de forma a minimizar o número de extrações dentárias realizadas nos países subdesenvolvidos. Este trabalho objetivou relatar os resultados de uma ação coletiva realizada por estudantes de Odontologia da UFRN. O público alvo incluiu 120 alunos de uma Escola Municipal na cidade de Jardim de Piranhas (RN), Brasil. Foram feitas orientações quanto à saúde bucal, pormeio de palestras educativas e teatro de fantoches, extensivas aos pais/responsáveis. Após exame clínico e medição do CPO-D/ceo-d, todos os escolares receberam orientação de higiene bucal e aplicação tópica de flúor. Crianças de 4 a 12 anos de idade receberam restaurações atraumáticas (ART) e selamentos da superfície oclusal com cimento de ionômero de vidro. O Índice de Placa Visível (IPV) médio e o Índice de Sangramento Gengival (ISG) médio foram 31% e 15%, respectivamente. Foram executados 34 ART?s e 39 selamentos. Após seis meses, a média do IPV reduziu para 15% (p<0.001) e a do ISG para 6% (p<0.001). Notou-se que 40% das ART?spermaneceram íntegras e 60% haviam sido perdidas. Quanto aos selantes, 21,9% estiveram íntegros, 25% com perda parcial e 53,1% perderam-se totalmente. Não houve incidência de cárieneste período. Percebeu-se que o programa foi efetivo na promoção e manutenção de saúde oral dos escolares envolvidos. |
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