O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DA ESCOLA ESTADUAL DE SAÚDE PÚBLICA DA BAHIA NO CONTEXTO DA POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Marcio
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/391
Resumo: O presente relato tem como objetivo apresentar a experiência da Escola Estadual de Saúde Pública da Bahia frente à demanda de ampliação das estratégias político-pedagógicas de formação de profissionais do SUS-BA, de acordo com as necessidades expressas na Política Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (PEGTES). São apresentadas as ações programadas para fortalecer a dimensão político-pedagógica da instituição, tendo como referência o setor de desenvolvimento institucional. A estratégia de fortalecimento deste setor configurou-se como possibilidade de combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes expressas no fazer cotidiano, ressaltando importantes aspectos teóricos, políticos e metodológicos para a consecução de metas e objetivos institucionais. Como principais resultados deste processo, destacam-se revisão,acompanhamento e avaliação constantes das ações técnico-político-pedagógicas. Destaca-se, assim, o papel importante de uma escola do SUS, no seu perfil de ensino e investigação e também de estrutura capaz de sustentar o projeto político-cultural da Reforma Sanitária. Para tal foi fundamental a experimentação do cotidiano de trabalho enquanto princípio educativo.
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