RELAÇÃO ENTRE FUNCIONALIDADE FAMILIAR E CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS DEPENDENTES NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ (BA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Gilson de Vasconcelos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Reis, Luciana Araújo dos, Reis, Luana Araújo dos, Fernandes, Marcos Henrique, Xavier, Thaiza Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
DOI: 10.22278/2318-2660.2010.v34.n1.a10
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/10
Resumo: O envelhecimento populacional associado às doenças crônico-degenerativas não transmissíveis que acompanham o idoso tem contribuído para uma parcela significativa de idosos apresentarem alterações na capacidade funcional. A perda dessa capacidade está associada à predisposição de fragilidade e dependência, impossibilitando o idoso de residir, necessitando assim de cuidados prestados pela família. Nesta perspectiva, este estudo tem por objetivo analisar a relação entre funcionalidade familiar quanto à adaptação, companheirismo, desenvolvimento, afetividade e a capacidade funcional de idosos dependentes. Trata-se de uma pesquisa de caráter analítico com delineamento transversal. A amostra foi composta por 117 idosos dependentes, cadastrados nas Unidades de Saúde da Família da área de abrangência do bairro do Jequiezinho, no município de Jequié (BA). Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o Apgar de família, WHOQOL-OLD, Índice de Barthel e levantamento de dados sociodemográficos e condições de saúde. Quanto à funcionalidade familiar, constatou-se que 73,50% dos idosos relataram comprometimento da dinâmica familiar, sendo mais frequente a definição da dinâmica familiar como moderada funcionalidade (46,15%). Em relação à capacidade funcional, a média foi de 53,89 (±24,46) pontos. Não foi encontrada diferença estatística entre Comprometimento da Dinâmica Familiar e capacidade funcional do idoso dependente (p-valor = 0,337).
id IBICT-3_d57e9fcb2b16f274c3556be5406a23ef
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10
network_acronym_str IBICT-3
network_name_str Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
spelling RELAÇÃO ENTRE FUNCIONALIDADE FAMILIAR E CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS DEPENDENTES NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ (BA)Idoso. Família. Ambiente familiar. Atividades cotidianas. O envelhecimento populacional associado às doenças crônico-degenerativas não transmissíveis que acompanham o idoso tem contribuído para uma parcela significativa de idosos apresentarem alterações na capacidade funcional. A perda dessa capacidade está associada à predisposição de fragilidade e dependência, impossibilitando o idoso de residir, necessitando assim de cuidados prestados pela família. Nesta perspectiva, este estudo tem por objetivo analisar a relação entre funcionalidade familiar quanto à adaptação, companheirismo, desenvolvimento, afetividade e a capacidade funcional de idosos dependentes. Trata-se de uma pesquisa de caráter analítico com delineamento transversal. A amostra foi composta por 117 idosos dependentes, cadastrados nas Unidades de Saúde da Família da área de abrangência do bairro do Jequiezinho, no município de Jequié (BA). Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o Apgar de família, WHOQOL-OLD, Índice de Barthel e levantamento de dados sociodemográficos e condições de saúde. Quanto à funcionalidade familiar, constatou-se que 73,50% dos idosos relataram comprometimento da dinâmica familiar, sendo mais frequente a definição da dinâmica familiar como moderada funcionalidade (46,15%). Em relação à capacidade funcional, a média foi de 53,89 (±24,46) pontos. Não foi encontrada diferença estatística entre Comprometimento da Dinâmica Familiar e capacidade funcional do idoso dependente (p-valor = 0,337).SESAB2011-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/1010.22278/2318-2660.2010.v34.n1.a10Revista Baiana de Saúde Pública; v. 34 n. 1 (2010); 212318-26600100-023310.22278/2318-2660.2010.v34.N1reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)instacron:IBICTporhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/10/15Torres, Gilson de VasconcelosReis, Luciana Araújo dosReis, Luana Araújo dosFernandes, Marcos HenriqueXavier, Thaiza Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:20:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10Revistahttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbspPUBhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/oai||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br2318-26600100-0233opendoar:2024-03-06T12:56:53.557181Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)false
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÃO ENTRE FUNCIONALIDADE FAMILIAR E CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS DEPENDENTES NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ (BA)
title RELAÇÃO ENTRE FUNCIONALIDADE FAMILIAR E CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS DEPENDENTES NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ (BA)
spellingShingle RELAÇÃO ENTRE FUNCIONALIDADE FAMILIAR E CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS DEPENDENTES NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ (BA)
RELAÇÃO ENTRE FUNCIONALIDADE FAMILIAR E CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS DEPENDENTES NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ (BA)
Torres, Gilson de Vasconcelos
Idoso. Família. Ambiente familiar. Atividades cotidianas.
Torres, Gilson de Vasconcelos
Idoso. Família. Ambiente familiar. Atividades cotidianas.
title_short RELAÇÃO ENTRE FUNCIONALIDADE FAMILIAR E CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS DEPENDENTES NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ (BA)
title_full RELAÇÃO ENTRE FUNCIONALIDADE FAMILIAR E CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS DEPENDENTES NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ (BA)
title_fullStr RELAÇÃO ENTRE FUNCIONALIDADE FAMILIAR E CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS DEPENDENTES NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ (BA)
RELAÇÃO ENTRE FUNCIONALIDADE FAMILIAR E CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS DEPENDENTES NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ (BA)
title_full_unstemmed RELAÇÃO ENTRE FUNCIONALIDADE FAMILIAR E CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS DEPENDENTES NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ (BA)
RELAÇÃO ENTRE FUNCIONALIDADE FAMILIAR E CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS DEPENDENTES NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ (BA)
title_sort RELAÇÃO ENTRE FUNCIONALIDADE FAMILIAR E CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS DEPENDENTES NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ (BA)
author Torres, Gilson de Vasconcelos
author_facet Torres, Gilson de Vasconcelos
Torres, Gilson de Vasconcelos
Reis, Luciana Araújo dos
Reis, Luana Araújo dos
Fernandes, Marcos Henrique
Xavier, Thaiza Teixeira
Reis, Luciana Araújo dos
Reis, Luana Araújo dos
Fernandes, Marcos Henrique
Xavier, Thaiza Teixeira
author_role author
author2 Reis, Luciana Araújo dos
Reis, Luana Araújo dos
Fernandes, Marcos Henrique
Xavier, Thaiza Teixeira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Gilson de Vasconcelos
Reis, Luciana Araújo dos
Reis, Luana Araújo dos
Fernandes, Marcos Henrique
Xavier, Thaiza Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Idoso. Família. Ambiente familiar. Atividades cotidianas.
topic Idoso. Família. Ambiente familiar. Atividades cotidianas.
description O envelhecimento populacional associado às doenças crônico-degenerativas não transmissíveis que acompanham o idoso tem contribuído para uma parcela significativa de idosos apresentarem alterações na capacidade funcional. A perda dessa capacidade está associada à predisposição de fragilidade e dependência, impossibilitando o idoso de residir, necessitando assim de cuidados prestados pela família. Nesta perspectiva, este estudo tem por objetivo analisar a relação entre funcionalidade familiar quanto à adaptação, companheirismo, desenvolvimento, afetividade e a capacidade funcional de idosos dependentes. Trata-se de uma pesquisa de caráter analítico com delineamento transversal. A amostra foi composta por 117 idosos dependentes, cadastrados nas Unidades de Saúde da Família da área de abrangência do bairro do Jequiezinho, no município de Jequié (BA). Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o Apgar de família, WHOQOL-OLD, Índice de Barthel e levantamento de dados sociodemográficos e condições de saúde. Quanto à funcionalidade familiar, constatou-se que 73,50% dos idosos relataram comprometimento da dinâmica familiar, sendo mais frequente a definição da dinâmica familiar como moderada funcionalidade (46,15%). Em relação à capacidade funcional, a média foi de 53,89 (±24,46) pontos. Não foi encontrada diferença estatística entre Comprometimento da Dinâmica Familiar e capacidade funcional do idoso dependente (p-valor = 0,337).
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/10
10.22278/2318-2660.2010.v34.n1.a10
url https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/10
identifier_str_mv 10.22278/2318-2660.2010.v34.n1.a10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/10/15
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SESAB
publisher.none.fl_str_mv SESAB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Saúde Pública; v. 34 n. 1 (2010); 21
2318-2660
0100-0233
10.22278/2318-2660.2010.v34.N1
reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
instacron:IBICT
instname_str Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
collection Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
repository.mail.fl_str_mv ||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br
_version_ 1822181292956975104
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.22278/2318-2660.2010.v34.n1.a10