SUSTENTABILIDADE DA GESTÃO DA QUALIDADE: UM ESTUDO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luedy, Almerinda
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Peixoto Santos Mendes, Vera Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2677
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de compreender os aspectos da sustentabilidade da Gestão da Qualidade Total, a partir do processo de implantação e das atitudes dos gerentes em um Hospital Universitário da Cidade de Salvador, Bahia. Partindo de referenciais teóricos acerca da implantação e sustentabilidade da Gestão da Qualidade Total, foi realizado um estudo de caso, descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, tendo sido entrevistados vinte e oito gerentes. Os resultados corroboram a literatura internacional, quando apontam como são essenciais para a sustentabilidade da Gestão da Qualidade Total, a cultura organizacional, existência de um estilo gerencial, recursos financeiros e comprometimento do alto escalão. Contudo, apesar de evidenciarem reconhecimento efetivo da importância da contribuição dos gerentes no processo de sustentabilidade, não foi possível evidenciar atitudes gerenciais que permitissem a continuidade do programa. Quanto aos aspectos externos, foi significativo para o alto escalão considerar as inferências da importância das questões políticas. Contrariando aos achados da literatura, aspectos relacionados ao processo de implantação, neste estudo, mostraram-se associados a questões da própria sustentabilidade da Gestão da Qualidade Total. O estudo revelou que a sustentabilidade da Gestão da Qualidade Total, em organizações públicas de saúde, depende de análise do cenário, desenho de estratégia, conhecimento sobre cultura organizacional, discussão efetiva com os agentes envolvidos, além de domínio cognitivo. Palavras-chave: Gestão da Qualidade em Saúde. Sustentabilidade. Inovação Gerencial.
id IBICT-3_e1dee3b8da1af31e8eba1306d125b717
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2677
network_acronym_str IBICT-3
network_name_str Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
repository_id_str
spelling SUSTENTABILIDADE DA GESTÃO DA QUALIDADE: UM ESTUDO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIOEste trabalho tem o objetivo de compreender os aspectos da sustentabilidade da Gestão da Qualidade Total, a partir do processo de implantação e das atitudes dos gerentes em um Hospital Universitário da Cidade de Salvador, Bahia. Partindo de referenciais teóricos acerca da implantação e sustentabilidade da Gestão da Qualidade Total, foi realizado um estudo de caso, descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, tendo sido entrevistados vinte e oito gerentes. Os resultados corroboram a literatura internacional, quando apontam como são essenciais para a sustentabilidade da Gestão da Qualidade Total, a cultura organizacional, existência de um estilo gerencial, recursos financeiros e comprometimento do alto escalão. Contudo, apesar de evidenciarem reconhecimento efetivo da importância da contribuição dos gerentes no processo de sustentabilidade, não foi possível evidenciar atitudes gerenciais que permitissem a continuidade do programa. Quanto aos aspectos externos, foi significativo para o alto escalão considerar as inferências da importância das questões políticas. Contrariando aos achados da literatura, aspectos relacionados ao processo de implantação, neste estudo, mostraram-se associados a questões da própria sustentabilidade da Gestão da Qualidade Total. O estudo revelou que a sustentabilidade da Gestão da Qualidade Total, em organizações públicas de saúde, depende de análise do cenário, desenho de estratégia, conhecimento sobre cultura organizacional, discussão efetiva com os agentes envolvidos, além de domínio cognitivo. Palavras-chave: Gestão da Qualidade em Saúde. Sustentabilidade. Inovação Gerencial.SESAB2017-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlapplication/epub+ziphttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/267710.22278/2318-2660.2016.v40.n0.a2677Revista Baiana de Saúde Pública; v. 40 (2016): Supl. 1 UFBA2318-26600100-023310.22278/2318-2660.2016.v40.NS1reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)instacron:IBICTporhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2677/1827https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2677/1916https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2677/1917Copyright (c) 2017 Revista Baiana de Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLuedy, AlmerindaPeixoto Santos Mendes, Vera Lúcia2020-12-07T22:04:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2677Revistahttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbspPUBhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/oai||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br2318-26600100-0233opendoar:2024-03-06T12:57:57.951087Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)false
dc.title.none.fl_str_mv SUSTENTABILIDADE DA GESTÃO DA QUALIDADE: UM ESTUDO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
title SUSTENTABILIDADE DA GESTÃO DA QUALIDADE: UM ESTUDO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
spellingShingle SUSTENTABILIDADE DA GESTÃO DA QUALIDADE: UM ESTUDO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Luedy, Almerinda
title_short SUSTENTABILIDADE DA GESTÃO DA QUALIDADE: UM ESTUDO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
title_full SUSTENTABILIDADE DA GESTÃO DA QUALIDADE: UM ESTUDO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
title_fullStr SUSTENTABILIDADE DA GESTÃO DA QUALIDADE: UM ESTUDO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
title_full_unstemmed SUSTENTABILIDADE DA GESTÃO DA QUALIDADE: UM ESTUDO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
title_sort SUSTENTABILIDADE DA GESTÃO DA QUALIDADE: UM ESTUDO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
author Luedy, Almerinda
author_facet Luedy, Almerinda
Peixoto Santos Mendes, Vera Lúcia
author_role author
author2 Peixoto Santos Mendes, Vera Lúcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luedy, Almerinda
Peixoto Santos Mendes, Vera Lúcia
description Este trabalho tem o objetivo de compreender os aspectos da sustentabilidade da Gestão da Qualidade Total, a partir do processo de implantação e das atitudes dos gerentes em um Hospital Universitário da Cidade de Salvador, Bahia. Partindo de referenciais teóricos acerca da implantação e sustentabilidade da Gestão da Qualidade Total, foi realizado um estudo de caso, descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, tendo sido entrevistados vinte e oito gerentes. Os resultados corroboram a literatura internacional, quando apontam como são essenciais para a sustentabilidade da Gestão da Qualidade Total, a cultura organizacional, existência de um estilo gerencial, recursos financeiros e comprometimento do alto escalão. Contudo, apesar de evidenciarem reconhecimento efetivo da importância da contribuição dos gerentes no processo de sustentabilidade, não foi possível evidenciar atitudes gerenciais que permitissem a continuidade do programa. Quanto aos aspectos externos, foi significativo para o alto escalão considerar as inferências da importância das questões políticas. Contrariando aos achados da literatura, aspectos relacionados ao processo de implantação, neste estudo, mostraram-se associados a questões da própria sustentabilidade da Gestão da Qualidade Total. O estudo revelou que a sustentabilidade da Gestão da Qualidade Total, em organizações públicas de saúde, depende de análise do cenário, desenho de estratégia, conhecimento sobre cultura organizacional, discussão efetiva com os agentes envolvidos, além de domínio cognitivo. Palavras-chave: Gestão da Qualidade em Saúde. Sustentabilidade. Inovação Gerencial.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2677
10.22278/2318-2660.2016.v40.n0.a2677
url https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2677
identifier_str_mv 10.22278/2318-2660.2016.v40.n0.a2677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2677/1827
https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2677/1916
https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2677/1917
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Baiana de Saúde Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Baiana de Saúde Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
application/epub+zip
dc.publisher.none.fl_str_mv SESAB
publisher.none.fl_str_mv SESAB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Saúde Pública; v. 40 (2016): Supl. 1 UFBA
2318-2660
0100-0233
10.22278/2318-2660.2016.v40.NS1
reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
instacron:IBICT
instname_str Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
collection Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
repository.mail.fl_str_mv ||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br
_version_ 1798948055801659392