SATISFAÇÃO DOS TRABALHADORES DE SAÚDE MENTAL: O CASO DOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE FORTALEZA-CEARÁ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Baiana de Saúde Pública (Online) |
Texto Completo: | https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/229 |
Resumo: | Estudo sobre a satisfação dos trabalhadores de saúde mental, tendo como objetivos analisar as concepções dos trabalhadores de saúde mental acerca de satisfação e/ou insatisfação no trabalho; descrever as satisfações e/ou insatisfações dos trabalhadores de saúde mental em sua articulação com o trabalho e a produção de subjetividades a partir do camporelacional das tecnologias leves. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Fortaleza-Ceará, cujos sujeitos foram 19 trabalhadores dessas instituições de saúde. Como método de análise dos dados adotei a análise de conteúdo numa aproximação da perspectiva crítico-reflexiva proposta por Minayo. Os resultados possibilitaram evidenciar as concepções de satisfação no trabalho dos trabalhadores de saúdemental, bem como os determinantes da (in)satisfação no trabalho presentes no cotidiano dos sujeitos da pesquisa. Entre os principais aspectos de insatisfação estão os salários eas condições de trabalho no referente às instalações físicas, bem como a precarização do trabalho. Quanto à satisfação, as principais causas referidas são as relações estabelecidas noambiente de trabalho, sobretudo com os usuários. Foi possível detectar a presença de conflitos no campo relacional, principalmente no tocante à relação estabelecida com os coordenadores dos serviços. Além disso, foram evidenciados aspectos que contribuem para a redução da qualidade do serviço, os quais comprometem a resolubilidade do serviço. Por fim, a conclusão do estudo é que no cotidiano dos CAPS estão presentes tanto os aspectos relacionados à satisfação como à insatisfação dos trabalhadores. Diante disso, sugiro a abertura efetiva de espaços para a implantação e/ou consolidação da co-gestão, alicerçada nas opiniões e/ou decisões dos trabalhadores; o respeito aos princípios da Administração Pública no referente à contratação somente por concurso público, garantindo-se os direitos trabalhistas, inclusivecom a implantação de um plano de cargos e salários; adoção de uma política concreta e abrangente de educação continuada; reformas dos CAPS no sentido de melhorar-lhes as estruturas físicas; e aquisição de materiais e equipamentos necessários à consecução das atividades dos trabalhadores em qualidade e quantidade suficientes. |
id |
IBICT-3_e4799a302bbfadbb348f6c2966afceb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/229 |
network_acronym_str |
IBICT-3 |
network_name_str |
Revista Baiana de Saúde Pública (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SATISFAÇÃO DOS TRABALHADORES DE SAÚDE MENTAL: O CASO DOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE FORTALEZA-CEARÁSatisfação no trabalho. Centros de Atenção Psicossocial. Gestão de Pessoal em saúde. Pesquisa qualitativa.Estudo sobre a satisfação dos trabalhadores de saúde mental, tendo como objetivos analisar as concepções dos trabalhadores de saúde mental acerca de satisfação e/ou insatisfação no trabalho; descrever as satisfações e/ou insatisfações dos trabalhadores de saúde mental em sua articulação com o trabalho e a produção de subjetividades a partir do camporelacional das tecnologias leves. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Fortaleza-Ceará, cujos sujeitos foram 19 trabalhadores dessas instituições de saúde. Como método de análise dos dados adotei a análise de conteúdo numa aproximação da perspectiva crítico-reflexiva proposta por Minayo. Os resultados possibilitaram evidenciar as concepções de satisfação no trabalho dos trabalhadores de saúdemental, bem como os determinantes da (in)satisfação no trabalho presentes no cotidiano dos sujeitos da pesquisa. Entre os principais aspectos de insatisfação estão os salários eas condições de trabalho no referente às instalações físicas, bem como a precarização do trabalho. Quanto à satisfação, as principais causas referidas são as relações estabelecidas noambiente de trabalho, sobretudo com os usuários. Foi possível detectar a presença de conflitos no campo relacional, principalmente no tocante à relação estabelecida com os coordenadores dos serviços. Além disso, foram evidenciados aspectos que contribuem para a redução da qualidade do serviço, os quais comprometem a resolubilidade do serviço. Por fim, a conclusão do estudo é que no cotidiano dos CAPS estão presentes tanto os aspectos relacionados à satisfação como à insatisfação dos trabalhadores. Diante disso, sugiro a abertura efetiva de espaços para a implantação e/ou consolidação da co-gestão, alicerçada nas opiniões e/ou decisões dos trabalhadores; o respeito aos princípios da Administração Pública no referente à contratação somente por concurso público, garantindo-se os direitos trabalhistas, inclusivecom a implantação de um plano de cargos e salários; adoção de uma política concreta e abrangente de educação continuada; reformas dos CAPS no sentido de melhorar-lhes as estruturas físicas; e aquisição de materiais e equipamentos necessários à consecução das atividades dos trabalhadores em qualidade e quantidade suficientes.SESAB2012-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/22910.22278/2318-2660.2009.v33.n3.a229Revista Baiana de Saúde Pública; v. 33 n. 3 (2009); 4882318-26600100-023310.22278/2318-2660.2009.v33.N3reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)instacron:IBICTporhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/229/pdf_44Guimarães, José Maria Ximenesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:20:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/229Revistahttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbspPUBhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/oai||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br2318-26600100-0233opendoar:2024-03-06T12:57:01.850804Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SATISFAÇÃO DOS TRABALHADORES DE SAÚDE MENTAL: O CASO DOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE FORTALEZA-CEARÁ |
title |
SATISFAÇÃO DOS TRABALHADORES DE SAÚDE MENTAL: O CASO DOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE FORTALEZA-CEARÁ |
spellingShingle |
SATISFAÇÃO DOS TRABALHADORES DE SAÚDE MENTAL: O CASO DOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE FORTALEZA-CEARÁ Guimarães, José Maria Ximenes Satisfação no trabalho. Centros de Atenção Psicossocial. Gestão de Pessoal em saúde. Pesquisa qualitativa. |
title_short |
SATISFAÇÃO DOS TRABALHADORES DE SAÚDE MENTAL: O CASO DOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE FORTALEZA-CEARÁ |
title_full |
SATISFAÇÃO DOS TRABALHADORES DE SAÚDE MENTAL: O CASO DOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE FORTALEZA-CEARÁ |
title_fullStr |
SATISFAÇÃO DOS TRABALHADORES DE SAÚDE MENTAL: O CASO DOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE FORTALEZA-CEARÁ |
title_full_unstemmed |
SATISFAÇÃO DOS TRABALHADORES DE SAÚDE MENTAL: O CASO DOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE FORTALEZA-CEARÁ |
title_sort |
SATISFAÇÃO DOS TRABALHADORES DE SAÚDE MENTAL: O CASO DOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE FORTALEZA-CEARÁ |
author |
Guimarães, José Maria Ximenes |
author_facet |
Guimarães, José Maria Ximenes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, José Maria Ximenes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação no trabalho. Centros de Atenção Psicossocial. Gestão de Pessoal em saúde. Pesquisa qualitativa. |
topic |
Satisfação no trabalho. Centros de Atenção Psicossocial. Gestão de Pessoal em saúde. Pesquisa qualitativa. |
description |
Estudo sobre a satisfação dos trabalhadores de saúde mental, tendo como objetivos analisar as concepções dos trabalhadores de saúde mental acerca de satisfação e/ou insatisfação no trabalho; descrever as satisfações e/ou insatisfações dos trabalhadores de saúde mental em sua articulação com o trabalho e a produção de subjetividades a partir do camporelacional das tecnologias leves. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Fortaleza-Ceará, cujos sujeitos foram 19 trabalhadores dessas instituições de saúde. Como método de análise dos dados adotei a análise de conteúdo numa aproximação da perspectiva crítico-reflexiva proposta por Minayo. Os resultados possibilitaram evidenciar as concepções de satisfação no trabalho dos trabalhadores de saúdemental, bem como os determinantes da (in)satisfação no trabalho presentes no cotidiano dos sujeitos da pesquisa. Entre os principais aspectos de insatisfação estão os salários eas condições de trabalho no referente às instalações físicas, bem como a precarização do trabalho. Quanto à satisfação, as principais causas referidas são as relações estabelecidas noambiente de trabalho, sobretudo com os usuários. Foi possível detectar a presença de conflitos no campo relacional, principalmente no tocante à relação estabelecida com os coordenadores dos serviços. Além disso, foram evidenciados aspectos que contribuem para a redução da qualidade do serviço, os quais comprometem a resolubilidade do serviço. Por fim, a conclusão do estudo é que no cotidiano dos CAPS estão presentes tanto os aspectos relacionados à satisfação como à insatisfação dos trabalhadores. Diante disso, sugiro a abertura efetiva de espaços para a implantação e/ou consolidação da co-gestão, alicerçada nas opiniões e/ou decisões dos trabalhadores; o respeito aos princípios da Administração Pública no referente à contratação somente por concurso público, garantindo-se os direitos trabalhistas, inclusivecom a implantação de um plano de cargos e salários; adoção de uma política concreta e abrangente de educação continuada; reformas dos CAPS no sentido de melhorar-lhes as estruturas físicas; e aquisição de materiais e equipamentos necessários à consecução das atividades dos trabalhadores em qualidade e quantidade suficientes. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/229 10.22278/2318-2660.2009.v33.n3.a229 |
url |
https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/229 |
identifier_str_mv |
10.22278/2318-2660.2009.v33.n3.a229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/229/pdf_44 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SESAB |
publisher.none.fl_str_mv |
SESAB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Baiana de Saúde Pública; v. 33 n. 3 (2009); 488 2318-2660 0100-0233 10.22278/2318-2660.2009.v33.N3 reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online) instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) instacron:IBICT |
instname_str |
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
reponame_str |
Revista Baiana de Saúde Pública (Online) |
collection |
Revista Baiana de Saúde Pública (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) |
repository.mail.fl_str_mv |
||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br |
_version_ |
1798948051473137664 |