UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAR AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE BUCAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Baiana de Saúde Pública (Online) |
Texto Completo: | https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/206 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi demonstrar a importância da aplicação de instrumentos para avaliar atividades coletivas em saúde bucal. Os instrumentos utilizados, especialmente elaborados para este fim por graduandos do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza (Unifor) durante suas atividades curriculares, foram aplicados em uma Unidade Básica de Saúde e em uma escola do município de Fortaleza. Os instrumentos, em forma de questionários ilustrados, foram aplicados antes e depois da realização das ações educativas, a fim de se obter informações a respeito do conhecimento prévio dos participantes sobre os temas, bem como avaliar o grau de conhecimento adquirido por eles ao final de todas as atividades. Antes da realização de uma palestra educativa, 41,8% dos participantes responderam que se deve ir ao dentista frequentemente e 11,4%, apenas em casos de dor de dente, em oposição, respectivamente, aos 81,7% e 4,7% após a realização das atividades. Quanto à indagação sobre o que é cárie, 59,4% dos alunos responderam corretamente,enquanto 87,8% passaram a responder corretamente após a atividade desenvolvida, demonstrando assimilação do conhecimento pela maioria dos participantes. Percebeu-seque o uso desses instrumentos foi um recurso importante e alternativo para a avaliação do aprendizado nas atividades realizadas. |
id |
IBICT-3_ee47ef158c731c192080fc93a4bb651d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/206 |
network_acronym_str |
IBICT-3 |
network_name_str |
Revista Baiana de Saúde Pública (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAR AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE BUCAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIASaúde bucal. Educação em saúde. Avaliação. Aprendizagem.O objetivo deste trabalho foi demonstrar a importância da aplicação de instrumentos para avaliar atividades coletivas em saúde bucal. Os instrumentos utilizados, especialmente elaborados para este fim por graduandos do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza (Unifor) durante suas atividades curriculares, foram aplicados em uma Unidade Básica de Saúde e em uma escola do município de Fortaleza. Os instrumentos, em forma de questionários ilustrados, foram aplicados antes e depois da realização das ações educativas, a fim de se obter informações a respeito do conhecimento prévio dos participantes sobre os temas, bem como avaliar o grau de conhecimento adquirido por eles ao final de todas as atividades. Antes da realização de uma palestra educativa, 41,8% dos participantes responderam que se deve ir ao dentista frequentemente e 11,4%, apenas em casos de dor de dente, em oposição, respectivamente, aos 81,7% e 4,7% após a realização das atividades. Quanto à indagação sobre o que é cárie, 59,4% dos alunos responderam corretamente,enquanto 87,8% passaram a responder corretamente após a atividade desenvolvida, demonstrando assimilação do conhecimento pela maioria dos participantes. Percebeu-seque o uso desses instrumentos foi um recurso importante e alternativo para a avaliação do aprendizado nas atividades realizadas.SESAB2012-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/20610.22278/2318-2660.2009.v33.n2.a206Revista Baiana de Saúde Pública; v. 33 n. 2 (2009); 2042318-26600100-023310.22278/2318-2660.2009.v33.N2reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)instacron:IBICTporhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/206/pdf_21Ferraz, Camila de Ataíde eBarros, Cristiane Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:20:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/206Revistahttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbspPUBhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/oai||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br2318-26600100-0233opendoar:2024-03-06T12:57:00.513627Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAR AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE BUCAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA |
title |
UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAR AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE BUCAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA |
spellingShingle |
UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAR AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE BUCAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA Ferraz, Camila de Ataíde e Saúde bucal. Educação em saúde. Avaliação. Aprendizagem. |
title_short |
UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAR AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE BUCAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA |
title_full |
UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAR AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE BUCAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA |
title_fullStr |
UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAR AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE BUCAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA |
title_full_unstemmed |
UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAR AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE BUCAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA |
title_sort |
UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAR AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE BUCAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA |
author |
Ferraz, Camila de Ataíde e |
author_facet |
Ferraz, Camila de Ataíde e Barros, Cristiane Simões |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Cristiane Simões |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferraz, Camila de Ataíde e Barros, Cristiane Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde bucal. Educação em saúde. Avaliação. Aprendizagem. |
topic |
Saúde bucal. Educação em saúde. Avaliação. Aprendizagem. |
description |
O objetivo deste trabalho foi demonstrar a importância da aplicação de instrumentos para avaliar atividades coletivas em saúde bucal. Os instrumentos utilizados, especialmente elaborados para este fim por graduandos do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza (Unifor) durante suas atividades curriculares, foram aplicados em uma Unidade Básica de Saúde e em uma escola do município de Fortaleza. Os instrumentos, em forma de questionários ilustrados, foram aplicados antes e depois da realização das ações educativas, a fim de se obter informações a respeito do conhecimento prévio dos participantes sobre os temas, bem como avaliar o grau de conhecimento adquirido por eles ao final de todas as atividades. Antes da realização de uma palestra educativa, 41,8% dos participantes responderam que se deve ir ao dentista frequentemente e 11,4%, apenas em casos de dor de dente, em oposição, respectivamente, aos 81,7% e 4,7% após a realização das atividades. Quanto à indagação sobre o que é cárie, 59,4% dos alunos responderam corretamente,enquanto 87,8% passaram a responder corretamente após a atividade desenvolvida, demonstrando assimilação do conhecimento pela maioria dos participantes. Percebeu-seque o uso desses instrumentos foi um recurso importante e alternativo para a avaliação do aprendizado nas atividades realizadas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/206 10.22278/2318-2660.2009.v33.n2.a206 |
url |
https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/206 |
identifier_str_mv |
10.22278/2318-2660.2009.v33.n2.a206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/206/pdf_21 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SESAB |
publisher.none.fl_str_mv |
SESAB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Baiana de Saúde Pública; v. 33 n. 2 (2009); 204 2318-2660 0100-0233 10.22278/2318-2660.2009.v33.N2 reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online) instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) instacron:IBICT |
instname_str |
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
reponame_str |
Revista Baiana de Saúde Pública (Online) |
collection |
Revista Baiana de Saúde Pública (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) |
repository.mail.fl_str_mv |
||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br |
_version_ |
1798948051422806016 |