UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAR AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE BUCAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Camila de Ataíde e
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Barros, Cristiane Simões
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/206
Resumo: O objetivo deste trabalho foi demonstrar a importância da aplicação de instrumentos para avaliar atividades coletivas em saúde bucal. Os instrumentos utilizados, especialmente elaborados para este fim por graduandos do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza (Unifor) durante suas atividades curriculares, foram aplicados em uma Unidade Básica de Saúde e em uma escola do município de Fortaleza. Os instrumentos, em forma de questionários ilustrados, foram aplicados antes e depois da realização das ações educativas, a fim de se obter informações a respeito do conhecimento prévio dos participantes sobre os temas, bem como avaliar o grau de conhecimento adquirido por eles ao final de todas as atividades. Antes da realização de uma palestra educativa, 41,8% dos participantes responderam que se deve ir ao dentista frequentemente e 11,4%, apenas em casos de dor de dente, em oposição, respectivamente, aos 81,7% e 4,7% após a realização das atividades. Quanto à indagação sobre o que é cárie, 59,4% dos alunos responderam corretamente,enquanto 87,8% passaram a responder corretamente após a atividade desenvolvida, demonstrando assimilação do conhecimento pela maioria dos participantes. Percebeu-seque o uso desses instrumentos foi um recurso importante e alternativo para a avaliação do aprendizado nas atividades realizadas.
id IBICT-3_ee47ef158c731c192080fc93a4bb651d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/206
network_acronym_str IBICT-3
network_name_str Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
repository_id_str
spelling UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAR AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE BUCAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIASaúde bucal. Educação em saúde. Avaliação. Aprendizagem.O objetivo deste trabalho foi demonstrar a importância da aplicação de instrumentos para avaliar atividades coletivas em saúde bucal. Os instrumentos utilizados, especialmente elaborados para este fim por graduandos do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza (Unifor) durante suas atividades curriculares, foram aplicados em uma Unidade Básica de Saúde e em uma escola do município de Fortaleza. Os instrumentos, em forma de questionários ilustrados, foram aplicados antes e depois da realização das ações educativas, a fim de se obter informações a respeito do conhecimento prévio dos participantes sobre os temas, bem como avaliar o grau de conhecimento adquirido por eles ao final de todas as atividades. Antes da realização de uma palestra educativa, 41,8% dos participantes responderam que se deve ir ao dentista frequentemente e 11,4%, apenas em casos de dor de dente, em oposição, respectivamente, aos 81,7% e 4,7% após a realização das atividades. Quanto à indagação sobre o que é cárie, 59,4% dos alunos responderam corretamente,enquanto 87,8% passaram a responder corretamente após a atividade desenvolvida, demonstrando assimilação do conhecimento pela maioria dos participantes. Percebeu-seque o uso desses instrumentos foi um recurso importante e alternativo para a avaliação do aprendizado nas atividades realizadas.SESAB2012-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/20610.22278/2318-2660.2009.v33.n2.a206Revista Baiana de Saúde Pública; v. 33 n. 2 (2009); 2042318-26600100-023310.22278/2318-2660.2009.v33.N2reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)instacron:IBICTporhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/206/pdf_21Ferraz, Camila de Ataíde eBarros, Cristiane Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:20:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/206Revistahttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbspPUBhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/oai||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br2318-26600100-0233opendoar:2024-03-06T12:57:00.513627Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)false
dc.title.none.fl_str_mv UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAR AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE BUCAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA
title UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAR AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE BUCAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA
spellingShingle UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAR AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE BUCAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA
Ferraz, Camila de Ataíde e
Saúde bucal. Educação em saúde. Avaliação. Aprendizagem.
title_short UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAR AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE BUCAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA
title_full UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAR AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE BUCAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA
title_fullStr UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAR AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE BUCAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA
title_full_unstemmed UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAR AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE BUCAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA
title_sort UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAR AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE BUCAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA
author Ferraz, Camila de Ataíde e
author_facet Ferraz, Camila de Ataíde e
Barros, Cristiane Simões
author_role author
author2 Barros, Cristiane Simões
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraz, Camila de Ataíde e
Barros, Cristiane Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde bucal. Educação em saúde. Avaliação. Aprendizagem.
topic Saúde bucal. Educação em saúde. Avaliação. Aprendizagem.
description O objetivo deste trabalho foi demonstrar a importância da aplicação de instrumentos para avaliar atividades coletivas em saúde bucal. Os instrumentos utilizados, especialmente elaborados para este fim por graduandos do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza (Unifor) durante suas atividades curriculares, foram aplicados em uma Unidade Básica de Saúde e em uma escola do município de Fortaleza. Os instrumentos, em forma de questionários ilustrados, foram aplicados antes e depois da realização das ações educativas, a fim de se obter informações a respeito do conhecimento prévio dos participantes sobre os temas, bem como avaliar o grau de conhecimento adquirido por eles ao final de todas as atividades. Antes da realização de uma palestra educativa, 41,8% dos participantes responderam que se deve ir ao dentista frequentemente e 11,4%, apenas em casos de dor de dente, em oposição, respectivamente, aos 81,7% e 4,7% após a realização das atividades. Quanto à indagação sobre o que é cárie, 59,4% dos alunos responderam corretamente,enquanto 87,8% passaram a responder corretamente após a atividade desenvolvida, demonstrando assimilação do conhecimento pela maioria dos participantes. Percebeu-seque o uso desses instrumentos foi um recurso importante e alternativo para a avaliação do aprendizado nas atividades realizadas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/206
10.22278/2318-2660.2009.v33.n2.a206
url https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/206
identifier_str_mv 10.22278/2318-2660.2009.v33.n2.a206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/206/pdf_21
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SESAB
publisher.none.fl_str_mv SESAB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Saúde Pública; v. 33 n. 2 (2009); 204
2318-2660
0100-0233
10.22278/2318-2660.2009.v33.N2
reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
instacron:IBICT
instname_str Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
collection Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
repository.mail.fl_str_mv ||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br
_version_ 1798948051422806016