GRUPO EDUCATIVO COM DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS: UMA ESTRATÉGIA DE ADESÃO AO TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL E DO DIABETES MELLITUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Tânia Maria de Oliva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Peixinho Guimarães, Eleonora, Paulino dos Santos, Elisângela Maria, Vasconcelos Nascimento, Mirelle, Dantas de Araújo, Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/243
Resumo: O diabetes mellitus (DM) e a hipertensão arterial sistêmica (HAS) contribuem para o aumento da mortalidade por doenças cardiovasculares. Os grupos educativos são uma das estratégias de estímulo à adesão ao tratamento dessas doenças. O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto de um grupo educativo com dispensação de medicamentos na adesão ao tratamento da HAS e DM. Trata-se de um estudo observacional comparativo. Foi realizada no Complexo Comunitário Vida Plena, unidade docente-assistencial em Salvador, Bahia. A amostra foi constituída pelos 32 usuários que compareceram a, pelo menos, dois encontros do grupo. No primeiro encontro, 59,4% dos usuários aderiam completamente a todas as medicações prescritas, sendo a ausência de medicamentos o principal motivo para a adesão parcial (58,3% dos casos). No último encontro não houve alterações nessas porcentagens, sendo os principais motivos para a adesão parcial o não entendimento da necessidade de uso diário e a presença de efeitos colaterais. Conclui-se que alguns fatores como a dificuldade de mudança de estilo de vida podem ter contribuído para a manutenção da mesma taxa, sendo necessário o desenvolvimento de outros estudos sobre adesão envolvendo grupos educativos analisados em um tempo maior.
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