PRÁTICAS DE PUBLICAÇÃO E AVALIAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANIDADES: CONTRADIÇÕES E DESAFIOS
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | P2P e Inovação |
Texto Completo: | http://revista.ibict.br/p2p/article/view/3982 |
Resumo: | Este trabalho discute aspectos sobre as peculiaridades das práticas epistêmicas das Ciências Sociais e Humanidades que exigem avaliações diferenciadas da sua produção científica como condição para julgar, com equidade, seu valor e lugar no contexto do sistema de Ciência e Tecnologia brasileiro. Baseado em uma pesquisa bibliográfica que se reflete também em resultados de estudos empíricos nacionais e internacionais realizados, reforça a discussão de que se faz necessário, urgente, um aprimoramento da “ciência da avaliação científica” com vistas a corrigir as deficiências dos indicadores métricos vigentes nos meios acadêmicos, bem como que tome em consideração configurações de poder no interior e entre as comunidades científicas do país. Enfatiza a importância de que se compreendam as diferenças das práticas epistêmicas no contexto das comunidades acadêmicas, particularmente, sobre o ponto de vista de limitar o uso acrítico e quase absoluto dos indicadores. |
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PRÁTICAS DE PUBLICAÇÃO E AVALIAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANIDADES: CONTRADIÇÕES E DESAFIOSEste trabalho discute aspectos sobre as peculiaridades das práticas epistêmicas das Ciências Sociais e Humanidades que exigem avaliações diferenciadas da sua produção científica como condição para julgar, com equidade, seu valor e lugar no contexto do sistema de Ciência e Tecnologia brasileiro. Baseado em uma pesquisa bibliográfica que se reflete também em resultados de estudos empíricos nacionais e internacionais realizados, reforça a discussão de que se faz necessário, urgente, um aprimoramento da “ciência da avaliação científica” com vistas a corrigir as deficiências dos indicadores métricos vigentes nos meios acadêmicos, bem como que tome em consideração configurações de poder no interior e entre as comunidades científicas do país. Enfatiza a importância de que se compreendam as diferenças das práticas epistêmicas no contexto das comunidades acadêmicas, particularmente, sobre o ponto de vista de limitar o uso acrítico e quase absoluto dos indicadores.IBICTMacedo dos Santos, Raimundo NonatoCaballero-Rivero, AlejandroSánchez-Tarragó, Nancy2017-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/p2p/article/view/398210.21721/p2p.2017v4n1.p18-34P2P & INOVAÇÃO; v. 4, n. 1 (2017): P2P & INOVAÇÃO; 18-34P2P E INOVAÇÃO; v. 4, n. 1 (2017): P2P & INOVAÇÃO; 18-342358-7814reponame:P2P e Inovaçãoinstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologiainstacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/p2p/article/view/3982/3313Direitos autorais 2017 P2P E INOVAÇÃOhttps://creativecommons.org/licenses/by/3.0/info:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-11T18:21:55Zmail@mail.com - |
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