Análise bibliométrica sobre práticas de gestão socioambiental na pequena empresa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marcelo Augusto Viana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Moreira, Márcia Athayde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: P2P e Inovação
DOI: 10.21721/p2p.2018v5n1.p177-194
Texto Completo: http://revista.ibict.br/p2p/article/view/4375
Resumo: A gestão socioambiental representa um dos maiores desafios das organizações, orientado a conciliar interesses econômico, social e ambiental. Nesse cenário, merecem destaque os pequenos empreendedores, que, pelos mais diversos motivos, têm encontrado dificuldades de realizar ações de natureza socioambiental. Desse modo, esta pesquisa se propõe a identificar, a partir de análise bibliométrica dos Anais do EGEPE (2000 a 2016), os principais aspectos da gestão socioambiental que estão sendo tratados nas micro e pequenas empresas brasileiras. Foram identificados 21 artigos publicados nos Anais do evento que abordam o tema gestão socioambiental, sobre os quais se procedeu a uma análise quantitativa e qualitativa. Sob o ponto de vista quantitativo, os resultados observados mostram que o tema ainda tem sido pouco discutido no âmbito das micro e pequenas empresas, mas vem ganhando força, onde destacam-se as instituições de ensino superior públicas, notadamente da região sul do Brasil, como as mais produtivas no tema. Sob o ponto de vista qualitativo foram identificadas quatro categorias principais de pesquisas envolvendo o tema as MPEs, tendo sido observado uma tendência recente de estudar as MPEs sob a ótica da estratégia em implantar ações de natureza socioambiental. Entende-se necessário uma maior discussão de práticas sustentáveis dentro das organizações, gerando conhecimento acadêmico e interação social para maior conscientização por parte de micro e pequenos empreendedores, governo, consumidores e demais stakeholders.
id IBICT-4_6122fb8e5995f4c586c44170d5e05a68
oai_identifier_str oai:ojs.revista.ibict.br:article/4375
network_acronym_str IBICT-4
network_name_str P2P e Inovação
spelling Análise bibliométrica sobre práticas de gestão socioambiental na pequena empresaA gestão socioambiental representa um dos maiores desafios das organizações, orientado a conciliar interesses econômico, social e ambiental. Nesse cenário, merecem destaque os pequenos empreendedores, que, pelos mais diversos motivos, têm encontrado dificuldades de realizar ações de natureza socioambiental. Desse modo, esta pesquisa se propõe a identificar, a partir de análise bibliométrica dos Anais do EGEPE (2000 a 2016), os principais aspectos da gestão socioambiental que estão sendo tratados nas micro e pequenas empresas brasileiras. Foram identificados 21 artigos publicados nos Anais do evento que abordam o tema gestão socioambiental, sobre os quais se procedeu a uma análise quantitativa e qualitativa. Sob o ponto de vista quantitativo, os resultados observados mostram que o tema ainda tem sido pouco discutido no âmbito das micro e pequenas empresas, mas vem ganhando força, onde destacam-se as instituições de ensino superior públicas, notadamente da região sul do Brasil, como as mais produtivas no tema. Sob o ponto de vista qualitativo foram identificadas quatro categorias principais de pesquisas envolvendo o tema as MPEs, tendo sido observado uma tendência recente de estudar as MPEs sob a ótica da estratégia em implantar ações de natureza socioambiental. Entende-se necessário uma maior discussão de práticas sustentáveis dentro das organizações, gerando conhecimento acadêmico e interação social para maior conscientização por parte de micro e pequenos empreendedores, governo, consumidores e demais stakeholders.IBICTPereira, Marcelo Augusto VianaMoreira, Márcia Athayde2018-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/p2p/article/view/437510.21721/p2p.2018v5n1.p177-194P2P & INOVAÇÃO; v. 5, n. 1 (2018): P2P & INOVAÇÃO; 177-194P2P E INOVAÇÃO; v. 5, n. 1 (2018): P2P & INOVAÇÃO; 177-1942358-7814reponame:P2P e Inovaçãoinstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologiainstacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/p2p/article/view/4375/3759Direitos autorais 2018 P2P E INOVAÇÃOhttps://creativecommons.org/licenses/by/3.0/info:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-11T18:21:28Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Análise bibliométrica sobre práticas de gestão socioambiental na pequena empresa
title Análise bibliométrica sobre práticas de gestão socioambiental na pequena empresa
spellingShingle Análise bibliométrica sobre práticas de gestão socioambiental na pequena empresa
Análise bibliométrica sobre práticas de gestão socioambiental na pequena empresa
Pereira, Marcelo Augusto Viana
Pereira, Marcelo Augusto Viana
title_short Análise bibliométrica sobre práticas de gestão socioambiental na pequena empresa
title_full Análise bibliométrica sobre práticas de gestão socioambiental na pequena empresa
title_fullStr Análise bibliométrica sobre práticas de gestão socioambiental na pequena empresa
Análise bibliométrica sobre práticas de gestão socioambiental na pequena empresa
title_full_unstemmed Análise bibliométrica sobre práticas de gestão socioambiental na pequena empresa
Análise bibliométrica sobre práticas de gestão socioambiental na pequena empresa
title_sort Análise bibliométrica sobre práticas de gestão socioambiental na pequena empresa
author Pereira, Marcelo Augusto Viana
author_facet Pereira, Marcelo Augusto Viana
Pereira, Marcelo Augusto Viana
Moreira, Márcia Athayde
Moreira, Márcia Athayde
author_role author
author2 Moreira, Márcia Athayde
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Marcelo Augusto Viana
Moreira, Márcia Athayde
dc.description.none.fl_txt_mv A gestão socioambiental representa um dos maiores desafios das organizações, orientado a conciliar interesses econômico, social e ambiental. Nesse cenário, merecem destaque os pequenos empreendedores, que, pelos mais diversos motivos, têm encontrado dificuldades de realizar ações de natureza socioambiental. Desse modo, esta pesquisa se propõe a identificar, a partir de análise bibliométrica dos Anais do EGEPE (2000 a 2016), os principais aspectos da gestão socioambiental que estão sendo tratados nas micro e pequenas empresas brasileiras. Foram identificados 21 artigos publicados nos Anais do evento que abordam o tema gestão socioambiental, sobre os quais se procedeu a uma análise quantitativa e qualitativa. Sob o ponto de vista quantitativo, os resultados observados mostram que o tema ainda tem sido pouco discutido no âmbito das micro e pequenas empresas, mas vem ganhando força, onde destacam-se as instituições de ensino superior públicas, notadamente da região sul do Brasil, como as mais produtivas no tema. Sob o ponto de vista qualitativo foram identificadas quatro categorias principais de pesquisas envolvendo o tema as MPEs, tendo sido observado uma tendência recente de estudar as MPEs sob a ótica da estratégia em implantar ações de natureza socioambiental. Entende-se necessário uma maior discussão de práticas sustentáveis dentro das organizações, gerando conhecimento acadêmico e interação social para maior conscientização por parte de micro e pequenos empreendedores, governo, consumidores e demais stakeholders.
description A gestão socioambiental representa um dos maiores desafios das organizações, orientado a conciliar interesses econômico, social e ambiental. Nesse cenário, merecem destaque os pequenos empreendedores, que, pelos mais diversos motivos, têm encontrado dificuldades de realizar ações de natureza socioambiental. Desse modo, esta pesquisa se propõe a identificar, a partir de análise bibliométrica dos Anais do EGEPE (2000 a 2016), os principais aspectos da gestão socioambiental que estão sendo tratados nas micro e pequenas empresas brasileiras. Foram identificados 21 artigos publicados nos Anais do evento que abordam o tema gestão socioambiental, sobre os quais se procedeu a uma análise quantitativa e qualitativa. Sob o ponto de vista quantitativo, os resultados observados mostram que o tema ainda tem sido pouco discutido no âmbito das micro e pequenas empresas, mas vem ganhando força, onde destacam-se as instituições de ensino superior públicas, notadamente da região sul do Brasil, como as mais produtivas no tema. Sob o ponto de vista qualitativo foram identificadas quatro categorias principais de pesquisas envolvendo o tema as MPEs, tendo sido observado uma tendência recente de estudar as MPEs sob a ótica da estratégia em implantar ações de natureza socioambiental. Entende-se necessário uma maior discussão de práticas sustentáveis dentro das organizações, gerando conhecimento acadêmico e interação social para maior conscientização por parte de micro e pequenos empreendedores, governo, consumidores e demais stakeholders.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ibict.br/p2p/article/view/4375
10.21721/p2p.2018v5n1.p177-194
url http://revista.ibict.br/p2p/article/view/4375
identifier_str_mv 10.21721/p2p.2018v5n1.p177-194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ibict.br/p2p/article/view/4375/3759
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 P2P E INOVAÇÃO
https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 P2P E INOVAÇÃO
https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv P2P & INOVAÇÃO; v. 5, n. 1 (2018): P2P & INOVAÇÃO; 177-194
P2P E INOVAÇÃO; v. 5, n. 1 (2018): P2P & INOVAÇÃO; 177-194
2358-7814
reponame:P2P e Inovação
instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia
instacron:IBICT
reponame_str P2P e Inovação
collection P2P e Inovação
instname_str Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia
instacron_str IBICT
institution IBICT
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1821895901216505856
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.21721/p2p.2018v5n1.p177-194