“Lugar do lixo é no lixo”: estudo de assimilação da informação*
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Repositório Institucional do IBICT - RIDI |
Texto Completo: | http://ridi.ibict.br/handle/123456789/207 |
Resumo: | O presente estudo investiga a assimilação da informação “lugar do lixo é no lixo” por meio da análise de depoimentos textuais e gráficos de três grupos de alunos da 4ª série do ensino fundamental. Para isso, foram utilizadas como base as oficinas de reciclagem artesanal de papel do Projeto Recicloteca da ONG Ecomarapendi, transformadas em agregado de informação e denominadas oficinas experimentais. Esse tipo de abordagem define sua inserção na ciência da informação e sua responsabilidade social na comunicação do conhecimento, tendo sido tecida uma rede conceitual unindo fios da informação e da educação ambiental. Além da constatação da presença de barreiras de comunicação, os resultados da pesquisa apontaram que a informação foi assimilada por número significativo de crianças, revelando a coerência e atualidade dessa pesquisa na problemática dos resíduos Sólidos [lixo]. [en] This study investigates the assimilation of information: "the place for trash is in the trash" through the analysis of reports from three groups of students in the 4th grade of elementary school. Craft workshops of recycled paper of the Projeto Recicloteca of a non-governmental organization - Ecomarapendi - were changed into aggregated information and named as experimental workshops. This type of approach defines its insertion into Information Science and its social responsibility in knowledge communication. A conceptual web has been woven joining threads of information and environmental education. Although there were barriers of communication, the results of the research show that the information was assimilated by a significant number of children, displaying coherence and up-todateness of this research regarding the issue of solid waste - trash. |
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Além da constatação da presença de barreiras de comunicação, os resultados da pesquisa apontaram que a informação foi assimilada por número significativo de crianças, revelando a coerência e atualidade dessa pesquisa na problemática dos resíduos Sólidos [lixo]. [en] This study investigates the assimilation of information: "the place for trash is in the trash" through the analysis of reports from three groups of students in the 4th grade of elementary school. Craft workshops of recycled paper of the Projeto Recicloteca of a non-governmental organization - Ecomarapendi - were changed into aggregated information and named as experimental workshops. This type of approach defines its insertion into Information Science and its social responsibility in knowledge communication. A conceptual web has been woven joining threads of information and environmental education. 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