Indicadores da produção discursiva de inovação no pós-fordismo
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
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Título da fonte: | Repositório Institucional do IBICT - RIDI |
Texto Completo: | http://ridi.ibict.br/handle/123456789/291 |
Resumo: | Neste artigo discute-se a avaliação da inovação no capitalismo pós-fordista, particularmente os seus indicadores. Parte-se da discussão das relações entre trabalho imaterial e inovação. O trabalho imaterial inclui a produção de conhecimento e de informação. O imaterial evidencia os novos conflitos de apropriação privada da riqueza. A inovação resulta de complexas dinâmicas organizacionais e sociais. A seguir busca-se relacionar informação e inovação a partir da teoria do agir comunicativo. Linguagem e produção se confundem nas dinâmicas sociais. O discurso parece ser fundamental para os processos de inovação. Na sociedade da informação cabe pensar a inovação como produção imaterial, em que se evidencia a interdependência dos atores sociais e a relevância das redes colaborativas. A avaliação da inovação tem sido fortemente vinculada às políticas de produção de bens. No pós-fordismo cabe indagar a validade de patentes como indicadores de inovação. Conclui-se que é necessário desenvolver meios para saber como e quais são os processos de inovação, incluindo interações comunicativas e discurso, e não apenas mensurar estruturas e produtos. |
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Na sociedade da informação cabe pensar a inovação como produção imaterial, em que se evidencia a interdependência dos atores sociais e a relevância das redes colaborativas. A avaliação da inovação tem sido fortemente vinculada às políticas de produção de bens. No pós-fordismo cabe indagar a validade de patentes como indicadores de inovação. Conclui-se que é necessário desenvolver meios para saber como e quais são os processos de inovação, incluindo interações comunicativas e discurso, e não apenas mensurar estruturas e produtos.Submitted by Sonia Burnier (sdesouza@ibict.br) on 2012-07-04T17:45:07Z No. of bitstreams: 1 LIMAEnancib2010.pdf: 112509 bytes, checksum: b1866e2b32abac535d0f4ec7bec61d4c (MD5)Made available in DSpace on 2012-07-04T17:45:07Z (GMT). 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Neste artigo discute-se a avaliação da inovação no capitalismo pós-fordista, particularmente os seus indicadores. Parte-se da discussão das relações entre trabalho imaterial e inovação. O trabalho imaterial inclui a produção de conhecimento e de informação. O imaterial evidencia os novos conflitos de apropriação privada da riqueza. A inovação resulta de complexas dinâmicas organizacionais e sociais. A seguir busca-se relacionar informação e inovação a partir da teoria do agir comunicativo. Linguagem e produção se confundem nas dinâmicas sociais. O discurso parece ser fundamental para os processos de inovação. Na sociedade da informação cabe pensar a inovação como produção imaterial, em que se evidencia a interdependência dos atores sociais e a relevância das redes colaborativas. A avaliação da inovação tem sido fortemente vinculada às políticas de produção de bens. No pós-fordismo cabe indagar a validade de patentes como indicadores de inovação. Conclui-se que é necessário desenvolver meios para saber como e quais são os processos de inovação, incluindo interações comunicativas e discurso, e não apenas mensurar estruturas e produtos. |
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