Documentos dialógicos, territórios dialéticos: um estudo sobre murais e seu papel na guerrilha simbólico-material do movimento zapatista de libertação nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Bianca Rihan Pinheiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IBICT - RIDI
Texto Completo: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1029
Resumo: A partir de questões teóricas que aproximam a informação dos estudos sobre a cultura, a política e a economia, esta tese teve por objetivo desenvolver pesquisa sobre os murais, espalhados pelos municípios comandados pelo Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN), no estado de Chiapas, México. Acompanhando algumas lições do materialismo histórico dialético, assim como da crítica neodocumentalista à Ciência da Informação e à sua epistemologia fortemente influenciada ora pelo positivismo, que considera documentos como objetos neutros e naturais - associados a representações objetivas das instituições a que estão ligados -, ora por um subjetivismo extremo - que condena a noção de documento por acreditar que a mente é a única e verdadeira realidade e que os objetos apenas existem como aspectos da consciência mental - adotamos um caminho desviante do mentalismo e de seu caráter idealista, mas que em muito amplia uma concepção dos documentos puramente amparada no fisicalismo, para assim considerarmos os nossos murais coloridos como documentos forjados por uma materialidade sócio-histórica, criativa e dialética. Desse modo, o objetivo principal da pesquisa passou por estudar os murais zapatista como lugares epistêmicos para além dos centros de documentação e informação oficiais, e que nascem com a intenção explícita de produzir uma contra-hegemonia ao capitalismo neoliberal, que avança sobre o México e sobre o mundo. Para o empreendimento, elencamos os seguintes objetivos específicos: 1- Apresentar os murais zapatistas como documentos. Ou seja, estudar outros modos e possibilidades de organizar e usar a informação para além das lógicas e retóricas dominantes sobre o que é um documento e o que é documentar. 2-Recuperar o processo de produção coletiva da informação a partir da construção de murais rebeldes, atentando para a organização compartilhada do conhecimento e da ação, assim como para a transidentidade do artefato. 3- Analisar os murais como documentos para a luta, que para além de constituírem zonas de prosa e diálogo de enorme potencial simbólico, são mobilizados a partir de um conflito direto com o capitalismo e o neoliberalismo que avançam sobre os territórios indígenas. Desse modo, investimos na hipótese sobre os murais zapatistas como documentos, “despertadores” de subjetividades e objetividades, assim como “recursos para a ação”. Destacamos, ainda, a utilização do aporte da metodologia exotópica, conforme proposta por Bakhtin e a mobilização de conversas e entrevistas semi-dirigidas com os integrantes das comunidades e seus apoiadores, de modo a encaminhar os debates iniciados nas etapas de identificação temática - os murais-, e de identificação teórica com o neodocumentalismo e o materialismo histórico dialético.
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Acompanhando algumas lições do materialismo histórico dialético, assim como da crítica neodocumentalista à Ciência da Informação e à sua epistemologia fortemente influenciada ora pelo positivismo, que considera documentos como objetos neutros e naturais - associados a representações objetivas das instituições a que estão ligados -, ora por um subjetivismo extremo - que condena a noção de documento por acreditar que a mente é a única e verdadeira realidade e que os objetos apenas existem como aspectos da consciência mental - adotamos um caminho desviante do mentalismo e de seu caráter idealista, mas que em muito amplia uma concepção dos documentos puramente amparada no fisicalismo, para assim considerarmos os nossos murais coloridos como documentos forjados por uma materialidade sócio-histórica, criativa e dialética. Desse modo, o objetivo principal da pesquisa passou por estudar os murais zapatista como lugares epistêmicos para além dos centros de documentação e informação oficiais, e que nascem com a intenção explícita de produzir uma contra-hegemonia ao capitalismo neoliberal, que avança sobre o México e sobre o mundo. Para o empreendimento, elencamos os seguintes objetivos específicos: 1- Apresentar os murais zapatistas como documentos. Ou seja, estudar outros modos e possibilidades de organizar e usar a informação para além das lógicas e retóricas dominantes sobre o que é um documento e o que é documentar. 2-Recuperar o processo de produção coletiva da informação a partir da construção de murais rebeldes, atentando para a organização compartilhada do conhecimento e da ação, assim como para a transidentidade do artefato. 3- Analisar os murais como documentos para a luta, que para além de constituírem zonas de prosa e diálogo de enorme potencial simbólico, são mobilizados a partir de um conflito direto com o capitalismo e o neoliberalismo que avançam sobre os territórios indígenas. Desse modo, investimos na hipótese sobre os murais zapatistas como documentos, “despertadores” de subjetividades e objetividades, assim como “recursos para a ação”. Destacamos, ainda, a utilização do aporte da metodologia exotópica, conforme proposta por Bakhtin e a mobilização de conversas e entrevistas semi-dirigidas com os integrantes das comunidades e seus apoiadores, de modo a encaminhar os debates iniciados nas etapas de identificação temática - os murais-, e de identificação teórica com o neodocumentalismo e o materialismo histórico dialético.Based on theoretical questions that approach information from studies on culture, politics and economics, this thesis project aims to develop research on the murals, spread throughout the several municipalities commanded by the Zapatista Army of National Liberation (EZLN), in the state of Chiapas, Mexico.. Accompanying some of the lessons of dialectical historical materialism, as well as of the neodocumentalist critique of Information Science and its epistemology strongly influenced by Positivism, which considers documents as neutral and natural objects - associated with objective representations of the institutions to which they are linked - an extreme subjectivism - which condemns the notion of a document by believing that the mind is the only true reality and that objects exist only as aspects of mental consciousness (- will adopt a deviant path of mentalism and its idealistic character, but that in a very broad way a conception of documents purely supported in physicalism, so that we consider our colorful murals as documents forged by a socio-historical, creative and dialectical materiality. Thus, the main objective of the thesis is to study the Zapatista muralist production as documents for the struggle, or as epistemic places beyond official documentation and information centers, but which are born with the explicit intention of producing a counter-hegemony to capitalism neoliberal, that advances on Mexico and the world (dialectical documents in dialectical territories). For the enterprise, two specific objectives are listed: 2-To discuss the transidentity of the Zapatista murals, capable of sewing a "plural singular" discourse aimed at emancipation; 3-Identify possible processes of transformation in the reality of the Zapatista communities resulting from the interaction with the murals, and the progress of the struggle for the construction of their proposal of autonomy and wear of neoliberal capitalism. In this way, we will invest in the hypothesis about Oventic murals as documents, "awakeners" of subjectivities and objectivities, as well as "resources for action". I present this broad community of discourse and action based on informational studies on mediation and, also, from the methodological contribution of visual culture. I also intend to mobilize the oral history methodology, from conversations and semi-directed interviews with the members of the communities and their supporters, in order to direct the debates initiated in the stages of thematic identification - the murals - and of theoretical identification with neodocumentalism and dialectical historical materialism.Submitted by Priscilla Araujo (priscilla@ibict.br) on 2019-08-22T18:14:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RIHAN, Bianca. IBICT. TESE. Doutorado. Final. 2019.pdf: 11980019 bytes, checksum: 804bc1283e1c597fd48bc398baa762ca (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-22T18:14:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RIHAN, Bianca. IBICT. TESE. Doutorado. 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