Os loci epistêmicos e o método analítico como forma de compreensão do ensino e da pesquisa em organização do conhecimento no Brasil do século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Tatiana de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IBICT - RIDI
Texto Completo: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1046
Resumo: A pesquisa trata dos loci epistêmicos e do método analítico-conceitual como forma de visualização do ensino e da pesquisa em Organização do Conhecimento (OC) no século XXI. O estudo dos loci epistêmicos está inserido nas discussões acerca do meio acadêmico e científico, sobre a existência e o espaço onde os discursos das teorias, dos métodos e das técnicas se estruturam, se aproximam e se distanciam. Já o método analítico-conceitual tem como principal proposta expor a natureza e a estrutura dos conceitos através da ideia da análise triangular conceitual, na qual o conceito é analisado baseado em seu referente e suas características constituintes essenciais, acidentais e individualizantes. O estudo aborda o percurso e desenvolvimento da Organização do Conhecimento no âmbito acadêmico e científico e traz à tona questões epistemológicas sobre esse espaço de práticas e saberes. Apresenta essa Organização do Conhecimento imbuída de aporte teórico e metodológico e de competências para analisar outras esferas de saberes, mas também apta a analisar a si própria, nesse caso, como um metaespaço. Parte do entendimento da Organização do Conhecimento, sob uma lente analítica (formal), como um espaço ainda bastante divergente no que concerne seu corpus de atuação prática e sua teia de termos, conceitos e definições. Entretanto, a partir de uma vertente de olhar discursivo – a partir dos loci – pode-se entender um espaço de comunicabilidade e comensurabilidade teórico-metodológico-pedagógica sendo consolidado exatamente em cima dessas discordâncias temáticas e terminológicas. A noção de divergência conceitual poderá ser demonstrada por meio do olhar analítico, já que as metodologias analíticas facilitam descortinar as divergências. Já a noção de comunicabilidade, através das discordâncias e das lutas em curso, abertas e plurais em seus significantes e seus significados, bem como em seus usos, poderá ser observada por meio do olhar discursivo, ou seja, a descoberta dos loci epistêmicos. As considerações apresentadas até o momento levam à configuração do seguinte problema de pesquisa: onde e como se estabelecem os loci epistêmicos dos discursos sobre teorias, métodos e técnicas em Organização do Conhecimento no Brasil do século XXI? A pesquisa apresenta a tese de que a Organização do Conhecimento do século XXI é um espaço de saberes enraizados por toda a Ciência da Informação e que tem uma função de excelência na área, que é a de criar pontes com outras áreas do conhecimento por meio de seus processos e produtos de classificação, em seu sentido amplo de organizar e representar determinado conhecimento ou informação. Aponta como objetivo geral: interpretar o universo da Organização do Conhecimento na ciência brasileira do século XXI, a partir do ensino e da pesquisa, a fim de compreender o seu discurso. Com isso, de forma a alcançar tal objetivo, apresenta os seguintes objetivos específicos: identificar metodologias da OC que possam ser aplicadas na análise de seus loci; identificar descritores da OC presentes nas publicações científicas selecionadas; identificar as temáticas da OC nas ementas das disciplinas que ensinam OC nas Pós-graduações brasileiras; analisar comparativamente o ensino e a pesquisa da OC; descrever a OC sob uma perspectiva histórica e conceitual. O corpus da pesquisa foi constituído por ementas de disciplinas que ensinam OC em 13 Programas de Pós-graduação no Brasil e fontes bibliográficas oriundas de 4 periódicos científicos destinados à publicação de pesquisas que abrangem as temáticas da OC. Ao todo, foram adotados 71 artigos e 114 ementas de disciplinas para a realização da análise, indexação e classificação do conteúdo temático, referente à OC, neles existentes. A tese apresenta uma síntese epistemológica da OC no mundo contemporâneo, partindo de um recorte atual, porém amplo, de publicações que abordam e discutem a OC no Brasil e no mundo neste século, ou seja, a partir do ano de 2001.
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spelling 2020-02-06T18:42:10Z2020-01-062020-02-06T18:42:10Z2019-12-19http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1046A pesquisa trata dos loci epistêmicos e do método analítico-conceitual como forma de visualização do ensino e da pesquisa em Organização do Conhecimento (OC) no século XXI. O estudo dos loci epistêmicos está inserido nas discussões acerca do meio acadêmico e científico, sobre a existência e o espaço onde os discursos das teorias, dos métodos e das técnicas se estruturam, se aproximam e se distanciam. Já o método analítico-conceitual tem como principal proposta expor a natureza e a estrutura dos conceitos através da ideia da análise triangular conceitual, na qual o conceito é analisado baseado em seu referente e suas características constituintes essenciais, acidentais e individualizantes. O estudo aborda o percurso e desenvolvimento da Organização do Conhecimento no âmbito acadêmico e científico e traz à tona questões epistemológicas sobre esse espaço de práticas e saberes. Apresenta essa Organização do Conhecimento imbuída de aporte teórico e metodológico e de competências para analisar outras esferas de saberes, mas também apta a analisar a si própria, nesse caso, como um metaespaço. Parte do entendimento da Organização do Conhecimento, sob uma lente analítica (formal), como um espaço ainda bastante divergente no que concerne seu corpus de atuação prática e sua teia de termos, conceitos e definições. Entretanto, a partir de uma vertente de olhar discursivo – a partir dos loci – pode-se entender um espaço de comunicabilidade e comensurabilidade teórico-metodológico-pedagógica sendo consolidado exatamente em cima dessas discordâncias temáticas e terminológicas. A noção de divergência conceitual poderá ser demonstrada por meio do olhar analítico, já que as metodologias analíticas facilitam descortinar as divergências. Já a noção de comunicabilidade, através das discordâncias e das lutas em curso, abertas e plurais em seus significantes e seus significados, bem como em seus usos, poderá ser observada por meio do olhar discursivo, ou seja, a descoberta dos loci epistêmicos. As considerações apresentadas até o momento levam à configuração do seguinte problema de pesquisa: onde e como se estabelecem os loci epistêmicos dos discursos sobre teorias, métodos e técnicas em Organização do Conhecimento no Brasil do século XXI? A pesquisa apresenta a tese de que a Organização do Conhecimento do século XXI é um espaço de saberes enraizados por toda a Ciência da Informação e que tem uma função de excelência na área, que é a de criar pontes com outras áreas do conhecimento por meio de seus processos e produtos de classificação, em seu sentido amplo de organizar e representar determinado conhecimento ou informação. Aponta como objetivo geral: interpretar o universo da Organização do Conhecimento na ciência brasileira do século XXI, a partir do ensino e da pesquisa, a fim de compreender o seu discurso. Com isso, de forma a alcançar tal objetivo, apresenta os seguintes objetivos específicos: identificar metodologias da OC que possam ser aplicadas na análise de seus loci; identificar descritores da OC presentes nas publicações científicas selecionadas; identificar as temáticas da OC nas ementas das disciplinas que ensinam OC nas Pós-graduações brasileiras; analisar comparativamente o ensino e a pesquisa da OC; descrever a OC sob uma perspectiva histórica e conceitual. O corpus da pesquisa foi constituído por ementas de disciplinas que ensinam OC em 13 Programas de Pós-graduação no Brasil e fontes bibliográficas oriundas de 4 periódicos científicos destinados à publicação de pesquisas que abrangem as temáticas da OC. Ao todo, foram adotados 71 artigos e 114 ementas de disciplinas para a realização da análise, indexação e classificação do conteúdo temático, referente à OC, neles existentes. A tese apresenta uma síntese epistemológica da OC no mundo contemporâneo, partindo de um recorte atual, porém amplo, de publicações que abordam e discutem a OC no Brasil e no mundo neste século, ou seja, a partir do ano de 2001.The research deals with the epistemic loci and the analytical-conceptual method as a way of visualizing the teaching and research in Knowledge Organization (KO) in the 21st century. The study of epistemic loci is inserted in discussions about the academic and scientific environment, about the existence and the space where the discourses of theories, methods and techniques are structured, approach and distance. The analytical-conceptual method has as its main proposal to expose the nature and structure of concepts through the idea of conceptual triangular analysis, in which the concept is analyzed based on its referent and its essential, accidental and individualizing constituent characteristics. The study addresses the course and development of the Knowledge Organization in the academic and scientific field and brings up epistemological questions about this space of practices and knowledge. Presents this Knowledge Organization imbued with theoretical and methodological inputs, and competences to analyze other spheres of knowledge, but also able to analyze itself, in this case, as a meta-space. It starts from the understanding of the Knowledge Organization, under an analytical lens (formal), as a space still quite divergent regarding its corpus of practical action and its web of terms, concepts and definitions. However, from a discursive perspective – from the loci – one can understand a space of communicability and commensurability theoretical-methodological-pedagogical being consolidated exactly on these thematic and terminological disagreements. The notion of conceptual divergence can be demonstrated through the analytical look, since analytical methodologies make it easy to uncover divergences. The notion of communicability, through disagreements and ongoing struggles, open and plural in their signifiers and meanings, as well as their uses, can be observed through the discursive look, that is, the discovery of epistemic loci. The considerations presented so far lead to the configuration of the following research problem: where and how are the epistemic loci of discourses on 21st century knowledge organization theories, methods and techniques established? This research presents the thesis that the 21st Century Knowledge Organization is a space of knowledge rooted in all Information Science and has an excellence function in the area, which is to create bridges with other areas of knowledge through its processes and classification products in their broad sense of organizing and representing particular knowledge or information. It points out as a general objective: to interpret the universe of the Knowledge Organization in 21st century Brazilian science, from teaching and research, in order to understand its discourse. Thus, in order to achieve this objective, it has been defined the following specific objectives: to identify KO‟s methodologies that can be applied in the analysis of its loci; identify KO‟s descriptors present in selected scientific publications; identify the themes of KO in the description of disciplines that teach KO in Brazilian Postgraduate; comparatively analyze KO‟s teaching and research; describe KO from a historical and conceptual perspective. The research corpus consisted of descriptions of disciplines that teach KO in 13 postgraduate programs in Brazil and bibliographic sources from 4 scientific journals for the publication of research covering KO‟s themes. In all, 71 articles and 114 subject menus were adopted for the analysis, indexing and classification of thematic content related to KO, existing in them. The thesis presents an epistemological synthesis of KO in the contemporary world, starting from a current, but broad cut, of publications that approach and discuss the KO in Brazil and in the world in this century, that is, from 2001 on.Submitted by Priscilla Araujo (priscilla@ibict.br) on 2020-02-06T18:42:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2020_01_22_TESE_TATIANA DE ALMEIDA.pdf: 6263500 bytes, checksum: e507665a63756f4d98d265ebd531065a (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-06T18:42:10Z (GMT). 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