Resposta de híbridos de milho ao uso de piraclostrobina na ausência de doenças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schumacher,Pedro Vitor
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rossato,Marieli, Costa Netto,Antônio Paulino da, D’Abadia,Ana Claudia Alves, Reis,Edesio Filaho dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos do instituto biológico (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-16572017000100201
Resumo: RESUMO: Objetivando-se avaliar o efeito da aplicação de piraclostrobina em diferentes épocas e combinações de aplicação em dois híbridos simples de milho cultivados na safra de verão, realizou-se um experimento no município de Jataí, Goiás. Adotou-se o delineamento de blocos ao acaso no esquema fatorial 2 x 9 (híbridos x aplicações de piraclostrobina), com 4 repetições. As aplicações foram realizadas em diferentes combinações de fungicidas: presença ou ausência de piraclostrobina + tiofanato metílico + fipronil (100 g i.a.100 kg semente-1) no tratamento de sementes (V0) combinado com a aplicação de piraclostrobina (150 g i.a.ha-1) antes ou após a adubação de cobertura (V4 ou V6) combinado ou não com a aplicação de piraclostrobina + ciproconazole (137,25 g i.a.ha-1) em pré-pendoamento (VT) e uma testemunha (sem uso de piraclostrobina). Foram avaliados: atividade da enzima redutase do nitrato, índice de clorofila, altura de plantas, altura de inserção de espiga, diâmetro de colmo, porcentagem de folhas senescentes, severidade de Puccinia polysora Underw, massa de mil grãos, densidade e produtividade de grãos. Submeteram-se os dados ao teste F para verificação de significância; e para comparação de médias utilizou-se o teste de Tukey, ambos a 5% de probabilidade. Para a maioria dos caracteres avaliados observou-se diferença entre híbridos. Não foi observado efeito das aplicações de piraclostrobina e interação entre os fatores em questão. Conclui-se que não há efeito benéfico ou deletério da aplicação de piraclostrobina em diferentes épocas e combinações de aplicação sobre os dois híbridos simples de milho cultivados na safra de verão.
id IBIO-1_6b68f1a4960deffec48b83c347e8be39
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-16572017000100201
network_acronym_str IBIO-1
network_name_str Arquivos do instituto biológico (Online)
repository_id_str
spelling Resposta de híbridos de milho ao uso de piraclostrobina na ausência de doençasefeito fisiológicoestrobilurinaredutase do nitratoprodutividadeZeamays LRESUMO: Objetivando-se avaliar o efeito da aplicação de piraclostrobina em diferentes épocas e combinações de aplicação em dois híbridos simples de milho cultivados na safra de verão, realizou-se um experimento no município de Jataí, Goiás. Adotou-se o delineamento de blocos ao acaso no esquema fatorial 2 x 9 (híbridos x aplicações de piraclostrobina), com 4 repetições. As aplicações foram realizadas em diferentes combinações de fungicidas: presença ou ausência de piraclostrobina + tiofanato metílico + fipronil (100 g i.a.100 kg semente-1) no tratamento de sementes (V0) combinado com a aplicação de piraclostrobina (150 g i.a.ha-1) antes ou após a adubação de cobertura (V4 ou V6) combinado ou não com a aplicação de piraclostrobina + ciproconazole (137,25 g i.a.ha-1) em pré-pendoamento (VT) e uma testemunha (sem uso de piraclostrobina). Foram avaliados: atividade da enzima redutase do nitrato, índice de clorofila, altura de plantas, altura de inserção de espiga, diâmetro de colmo, porcentagem de folhas senescentes, severidade de Puccinia polysora Underw, massa de mil grãos, densidade e produtividade de grãos. Submeteram-se os dados ao teste F para verificação de significância; e para comparação de médias utilizou-se o teste de Tukey, ambos a 5% de probabilidade. Para a maioria dos caracteres avaliados observou-se diferença entre híbridos. Não foi observado efeito das aplicações de piraclostrobina e interação entre os fatores em questão. Conclui-se que não há efeito benéfico ou deletério da aplicação de piraclostrobina em diferentes épocas e combinações de aplicação sobre os dois híbridos simples de milho cultivados na safra de verão.Instituto Biológico2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-16572017000100201Arquivos do Instituto Biológico v.84 2017reponame:Arquivos do instituto biológico (Online)instname:Instituto Biológico (IB)instacron:IBIO10.1590/1808-1657000362015info:eu-repo/semantics/openAccessSchumacher,Pedro VitorRossato,MarieliCosta Netto,Antônio Paulino daD’Abadia,Ana Claudia AlvesReis,Edesio Filaho dospor2017-03-24T00:00:00Zoai:scielo:S1808-16572017000100201Revistahttp://www.biologico.sp.gov.br/arquivos_bio.phphttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||arquivos@biologico.sp.gov.br1808-16570020-3653opendoar:2017-03-24T00:00Arquivos do instituto biológico (Online) - Instituto Biológico (IB)false
dc.title.none.fl_str_mv Resposta de híbridos de milho ao uso de piraclostrobina na ausência de doenças
title Resposta de híbridos de milho ao uso de piraclostrobina na ausência de doenças
spellingShingle Resposta de híbridos de milho ao uso de piraclostrobina na ausência de doenças
Schumacher,Pedro Vitor
efeito fisiológico
estrobilurina
redutase do nitrato
produtividade
Zeamays L
title_short Resposta de híbridos de milho ao uso de piraclostrobina na ausência de doenças
title_full Resposta de híbridos de milho ao uso de piraclostrobina na ausência de doenças
title_fullStr Resposta de híbridos de milho ao uso de piraclostrobina na ausência de doenças
title_full_unstemmed Resposta de híbridos de milho ao uso de piraclostrobina na ausência de doenças
title_sort Resposta de híbridos de milho ao uso de piraclostrobina na ausência de doenças
author Schumacher,Pedro Vitor
author_facet Schumacher,Pedro Vitor
Rossato,Marieli
Costa Netto,Antônio Paulino da
D’Abadia,Ana Claudia Alves
Reis,Edesio Filaho dos
author_role author
author2 Rossato,Marieli
Costa Netto,Antônio Paulino da
D’Abadia,Ana Claudia Alves
Reis,Edesio Filaho dos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schumacher,Pedro Vitor
Rossato,Marieli
Costa Netto,Antônio Paulino da
D’Abadia,Ana Claudia Alves
Reis,Edesio Filaho dos
dc.subject.por.fl_str_mv efeito fisiológico
estrobilurina
redutase do nitrato
produtividade
Zeamays L
topic efeito fisiológico
estrobilurina
redutase do nitrato
produtividade
Zeamays L
description RESUMO: Objetivando-se avaliar o efeito da aplicação de piraclostrobina em diferentes épocas e combinações de aplicação em dois híbridos simples de milho cultivados na safra de verão, realizou-se um experimento no município de Jataí, Goiás. Adotou-se o delineamento de blocos ao acaso no esquema fatorial 2 x 9 (híbridos x aplicações de piraclostrobina), com 4 repetições. As aplicações foram realizadas em diferentes combinações de fungicidas: presença ou ausência de piraclostrobina + tiofanato metílico + fipronil (100 g i.a.100 kg semente-1) no tratamento de sementes (V0) combinado com a aplicação de piraclostrobina (150 g i.a.ha-1) antes ou após a adubação de cobertura (V4 ou V6) combinado ou não com a aplicação de piraclostrobina + ciproconazole (137,25 g i.a.ha-1) em pré-pendoamento (VT) e uma testemunha (sem uso de piraclostrobina). Foram avaliados: atividade da enzima redutase do nitrato, índice de clorofila, altura de plantas, altura de inserção de espiga, diâmetro de colmo, porcentagem de folhas senescentes, severidade de Puccinia polysora Underw, massa de mil grãos, densidade e produtividade de grãos. Submeteram-se os dados ao teste F para verificação de significância; e para comparação de médias utilizou-se o teste de Tukey, ambos a 5% de probabilidade. Para a maioria dos caracteres avaliados observou-se diferença entre híbridos. Não foi observado efeito das aplicações de piraclostrobina e interação entre os fatores em questão. Conclui-se que não há efeito benéfico ou deletério da aplicação de piraclostrobina em diferentes épocas e combinações de aplicação sobre os dois híbridos simples de milho cultivados na safra de verão.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-16572017000100201
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-16572017000100201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1808-1657000362015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Biológico
publisher.none.fl_str_mv Instituto Biológico
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos do Instituto Biológico v.84 2017
reponame:Arquivos do instituto biológico (Online)
instname:Instituto Biológico (IB)
instacron:IBIO
instname_str Instituto Biológico (IB)
instacron_str IBIO
institution IBIO
reponame_str Arquivos do instituto biológico (Online)
collection Arquivos do instituto biológico (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos do instituto biológico (Online) - Instituto Biológico (IB)
repository.mail.fl_str_mv ||arquivos@biologico.sp.gov.br
_version_ 1754193669894701056