FUNGOS NA BIORREMEDIAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares,I.A.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Flores,A.C., Mendonça,M.M., Barcelos,R.P., Baroni,S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos do instituto biológico (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-16572011000200341
Resumo: RESUMO O aumento das atividades industriais tem intensificado a poluição ambiental, promovendo a disposição inadequada de resíduos domésticos e industriais, principalmente resíduos perniciosos, implicando na contaminação do solo, ar, recursos hídricos superficiais e subterrâneos. Dentre as tecnologias mais utilizadas na recuperação dessas áreas degradadas, destaca-se a biorremediação, que tem, como agentes recuperadores, os micro-organismos. Portanto, o presente trabalho de revisão tem por objetivo abordar os principais aspectos da biorremediação por fungos – micorremediação de solos contaminados baseados nas diversas pesquisas já publicadas e disponíveis nos principais bancos de dados, tais como SciELO, LILACS, HighWire e PubMed. Essa biotecnologia vem sendo utilizada há vários anos em outros países e, em certos casos, apresenta menor custo e maior eficiência na remoção dos contaminantes do que as técnicas físicas e químicas que são atualmente utilizadas em escala comercial no tratamento de diversos resíduos e na remediação de áreas degradadas. Diante disso, é necessário que sejam realizados mais estudos para compreender os mecanismos de biorremediação mediada por micro-organismos, como ferramenta biológica no combate a poluição.
id IBIO-1_bcdef813b296bae0e1cee3f1c76be219
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-16572011000200341
network_acronym_str IBIO-1
network_name_str Arquivos do instituto biológico (Online)
repository_id_str
spelling FUNGOS NA BIORREMEDIAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADASPoluentesáreas contaminadasfungossolosbiorremediaçãoRESUMO O aumento das atividades industriais tem intensificado a poluição ambiental, promovendo a disposição inadequada de resíduos domésticos e industriais, principalmente resíduos perniciosos, implicando na contaminação do solo, ar, recursos hídricos superficiais e subterrâneos. Dentre as tecnologias mais utilizadas na recuperação dessas áreas degradadas, destaca-se a biorremediação, que tem, como agentes recuperadores, os micro-organismos. Portanto, o presente trabalho de revisão tem por objetivo abordar os principais aspectos da biorremediação por fungos – micorremediação de solos contaminados baseados nas diversas pesquisas já publicadas e disponíveis nos principais bancos de dados, tais como SciELO, LILACS, HighWire e PubMed. Essa biotecnologia vem sendo utilizada há vários anos em outros países e, em certos casos, apresenta menor custo e maior eficiência na remoção dos contaminantes do que as técnicas físicas e químicas que são atualmente utilizadas em escala comercial no tratamento de diversos resíduos e na remediação de áreas degradadas. Diante disso, é necessário que sejam realizados mais estudos para compreender os mecanismos de biorremediação mediada por micro-organismos, como ferramenta biológica no combate a poluição.Instituto Biológico2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-16572011000200341Arquivos do Instituto Biológico v.78 n.2 2011reponame:Arquivos do instituto biológico (Online)instname:Instituto Biológico (IB)instacron:IBIO10.1590/1808-1657v78p3412011info:eu-repo/semantics/openAccessSoares,I.A.Flores,A.C.Mendonça,M.M.Barcelos,R.P.Baroni,S.por2020-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S1808-16572011000200341Revistahttp://www.biologico.sp.gov.br/arquivos_bio.phphttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||arquivos@biologico.sp.gov.br1808-16570020-3653opendoar:2020-09-21T00:00Arquivos do instituto biológico (Online) - Instituto Biológico (IB)false
dc.title.none.fl_str_mv FUNGOS NA BIORREMEDIAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
title FUNGOS NA BIORREMEDIAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
spellingShingle FUNGOS NA BIORREMEDIAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
Soares,I.A.
Poluentes
áreas contaminadas
fungos
solos
biorremediação
title_short FUNGOS NA BIORREMEDIAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
title_full FUNGOS NA BIORREMEDIAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
title_fullStr FUNGOS NA BIORREMEDIAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
title_full_unstemmed FUNGOS NA BIORREMEDIAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
title_sort FUNGOS NA BIORREMEDIAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
author Soares,I.A.
author_facet Soares,I.A.
Flores,A.C.
Mendonça,M.M.
Barcelos,R.P.
Baroni,S.
author_role author
author2 Flores,A.C.
Mendonça,M.M.
Barcelos,R.P.
Baroni,S.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares,I.A.
Flores,A.C.
Mendonça,M.M.
Barcelos,R.P.
Baroni,S.
dc.subject.por.fl_str_mv Poluentes
áreas contaminadas
fungos
solos
biorremediação
topic Poluentes
áreas contaminadas
fungos
solos
biorremediação
description RESUMO O aumento das atividades industriais tem intensificado a poluição ambiental, promovendo a disposição inadequada de resíduos domésticos e industriais, principalmente resíduos perniciosos, implicando na contaminação do solo, ar, recursos hídricos superficiais e subterrâneos. Dentre as tecnologias mais utilizadas na recuperação dessas áreas degradadas, destaca-se a biorremediação, que tem, como agentes recuperadores, os micro-organismos. Portanto, o presente trabalho de revisão tem por objetivo abordar os principais aspectos da biorremediação por fungos – micorremediação de solos contaminados baseados nas diversas pesquisas já publicadas e disponíveis nos principais bancos de dados, tais como SciELO, LILACS, HighWire e PubMed. Essa biotecnologia vem sendo utilizada há vários anos em outros países e, em certos casos, apresenta menor custo e maior eficiência na remoção dos contaminantes do que as técnicas físicas e químicas que são atualmente utilizadas em escala comercial no tratamento de diversos resíduos e na remediação de áreas degradadas. Diante disso, é necessário que sejam realizados mais estudos para compreender os mecanismos de biorremediação mediada por micro-organismos, como ferramenta biológica no combate a poluição.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-16572011000200341
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-16572011000200341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1808-1657v78p3412011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Biológico
publisher.none.fl_str_mv Instituto Biológico
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos do Instituto Biológico v.78 n.2 2011
reponame:Arquivos do instituto biológico (Online)
instname:Instituto Biológico (IB)
instacron:IBIO
instname_str Instituto Biológico (IB)
instacron_str IBIO
institution IBIO
reponame_str Arquivos do instituto biológico (Online)
collection Arquivos do instituto biológico (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos do instituto biológico (Online) - Instituto Biológico (IB)
repository.mail.fl_str_mv ||arquivos@biologico.sp.gov.br
_version_ 1754193668467589120