Diversidade de predadores em coentro, endro e funcho sob manejo orgânico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende,A.L.S.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Haro,M.M. de, Silva,V.F. da, Souza,B., Silveira,L.C.P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos do instituto biológico (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-16572012000200007
Resumo: Espécies vegetais da família Apiaceae podem proporcionar recursos vitais para insetos predadores de pragas agrícolas, promovendo sua eficiência como agentes de controle biológico devido à oferta de recursos como sítios de refúgio, proteção e alimentação. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a atração de insetos predadores pelas apiáceas coentro (Coriandrum sativum L.), endro (Anethum graveolens L.) e funcho (Foeniculum vulgare Mill.). O experimento foi conduzido no campus da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, MG, em blocos completos ao acaso, com três tratamentos e quatro repetições. Coletas semanais foram realizadas por meio de batida das plantas em bandejas, sendo os predadores aspirados e acondicionados em frascos com álcool 70%. Determinaram-se a curva do coletor, a riqueza de espécies, o índice de diversidade de Shannon-Wienner e o índice de similaridade (análise de Cluster). O funcho apresentou maior índice de Shannon-Wienner (H' = 1,104) e riqueza, enquanto o coentro mostrou maior abundância, sobretudo para a espécie Orius insidiosus (Hemiptera: Anthocoridae), um importante predador de tripes em hortaliças. Outras espécies predadoras de pragas de hortaliças foram encontradas, de maneira geral, em todas as apiáceas, destacando-se os adultos e larvas de coccinelídeos, importantes predadores de pulgões. A análise de Cluster indicou maior similaridade entre funcho e endro (55,03%). O período de floração promoveu considerável aumento na abundância de predadores, sobretudo no coentro.
id IBIO-1_ea8064f9d65b019fc06a920697616e0b
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-16572012000200007
network_acronym_str IBIO-1
network_name_str Arquivos do instituto biológico (Online)
repository_id_str
spelling Diversidade de predadores em coentro, endro e funcho sob manejo orgânicoCoriandrum sativum L.Anethum graveolens L.Foeniculum vulgare Mill.predadores generalistasrecursosEspécies vegetais da família Apiaceae podem proporcionar recursos vitais para insetos predadores de pragas agrícolas, promovendo sua eficiência como agentes de controle biológico devido à oferta de recursos como sítios de refúgio, proteção e alimentação. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a atração de insetos predadores pelas apiáceas coentro (Coriandrum sativum L.), endro (Anethum graveolens L.) e funcho (Foeniculum vulgare Mill.). O experimento foi conduzido no campus da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, MG, em blocos completos ao acaso, com três tratamentos e quatro repetições. Coletas semanais foram realizadas por meio de batida das plantas em bandejas, sendo os predadores aspirados e acondicionados em frascos com álcool 70%. Determinaram-se a curva do coletor, a riqueza de espécies, o índice de diversidade de Shannon-Wienner e o índice de similaridade (análise de Cluster). O funcho apresentou maior índice de Shannon-Wienner (H' = 1,104) e riqueza, enquanto o coentro mostrou maior abundância, sobretudo para a espécie Orius insidiosus (Hemiptera: Anthocoridae), um importante predador de tripes em hortaliças. Outras espécies predadoras de pragas de hortaliças foram encontradas, de maneira geral, em todas as apiáceas, destacando-se os adultos e larvas de coccinelídeos, importantes predadores de pulgões. A análise de Cluster indicou maior similaridade entre funcho e endro (55,03%). O período de floração promoveu considerável aumento na abundância de predadores, sobretudo no coentro.Instituto Biológico2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-16572012000200007Arquivos do Instituto Biológico v.79 n.2 2012reponame:Arquivos do instituto biológico (Online)instname:Instituto Biológico (IB)instacron:IBIO10.1590/S1808-16572012000200007info:eu-repo/semantics/openAccessResende,A.L.S.Haro,M.M. deSilva,V.F. daSouza,B.Silveira,L.C.P.por2014-09-08T00:00:00Zoai:scielo:S1808-16572012000200007Revistahttp://www.biologico.sp.gov.br/arquivos_bio.phphttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||arquivos@biologico.sp.gov.br1808-16570020-3653opendoar:2014-09-08T00:00Arquivos do instituto biológico (Online) - Instituto Biológico (IB)false
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade de predadores em coentro, endro e funcho sob manejo orgânico
title Diversidade de predadores em coentro, endro e funcho sob manejo orgânico
spellingShingle Diversidade de predadores em coentro, endro e funcho sob manejo orgânico
Resende,A.L.S.
Coriandrum sativum L.
Anethum graveolens L.
Foeniculum vulgare Mill.
predadores generalistas
recursos
title_short Diversidade de predadores em coentro, endro e funcho sob manejo orgânico
title_full Diversidade de predadores em coentro, endro e funcho sob manejo orgânico
title_fullStr Diversidade de predadores em coentro, endro e funcho sob manejo orgânico
title_full_unstemmed Diversidade de predadores em coentro, endro e funcho sob manejo orgânico
title_sort Diversidade de predadores em coentro, endro e funcho sob manejo orgânico
author Resende,A.L.S.
author_facet Resende,A.L.S.
Haro,M.M. de
Silva,V.F. da
Souza,B.
Silveira,L.C.P.
author_role author
author2 Haro,M.M. de
Silva,V.F. da
Souza,B.
Silveira,L.C.P.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende,A.L.S.
Haro,M.M. de
Silva,V.F. da
Souza,B.
Silveira,L.C.P.
dc.subject.por.fl_str_mv Coriandrum sativum L.
Anethum graveolens L.
Foeniculum vulgare Mill.
predadores generalistas
recursos
topic Coriandrum sativum L.
Anethum graveolens L.
Foeniculum vulgare Mill.
predadores generalistas
recursos
description Espécies vegetais da família Apiaceae podem proporcionar recursos vitais para insetos predadores de pragas agrícolas, promovendo sua eficiência como agentes de controle biológico devido à oferta de recursos como sítios de refúgio, proteção e alimentação. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a atração de insetos predadores pelas apiáceas coentro (Coriandrum sativum L.), endro (Anethum graveolens L.) e funcho (Foeniculum vulgare Mill.). O experimento foi conduzido no campus da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, MG, em blocos completos ao acaso, com três tratamentos e quatro repetições. Coletas semanais foram realizadas por meio de batida das plantas em bandejas, sendo os predadores aspirados e acondicionados em frascos com álcool 70%. Determinaram-se a curva do coletor, a riqueza de espécies, o índice de diversidade de Shannon-Wienner e o índice de similaridade (análise de Cluster). O funcho apresentou maior índice de Shannon-Wienner (H' = 1,104) e riqueza, enquanto o coentro mostrou maior abundância, sobretudo para a espécie Orius insidiosus (Hemiptera: Anthocoridae), um importante predador de tripes em hortaliças. Outras espécies predadoras de pragas de hortaliças foram encontradas, de maneira geral, em todas as apiáceas, destacando-se os adultos e larvas de coccinelídeos, importantes predadores de pulgões. A análise de Cluster indicou maior similaridade entre funcho e endro (55,03%). O período de floração promoveu considerável aumento na abundância de predadores, sobretudo no coentro.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-16572012000200007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-16572012000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1808-16572012000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Biológico
publisher.none.fl_str_mv Instituto Biológico
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos do Instituto Biológico v.79 n.2 2012
reponame:Arquivos do instituto biológico (Online)
instname:Instituto Biológico (IB)
instacron:IBIO
instname_str Instituto Biológico (IB)
instacron_str IBIO
institution IBIO
reponame_str Arquivos do instituto biológico (Online)
collection Arquivos do instituto biológico (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos do instituto biológico (Online) - Instituto Biológico (IB)
repository.mail.fl_str_mv ||arquivos@biologico.sp.gov.br
_version_ 1754193668599709696