UTILIZAÇÃO DE COMPOSTO HOMEOPÁTICO NO TRATAMENTO DA MASTITE BOVINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega,D.B.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Langoni,H, Joaquim,J.G.F, Silva,A.V. da, Faccioli,P.Y., Matos,A.V.R. de, Menozzi,B.D.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos do instituto biológico (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-16572009000400523
Resumo: RESUMO A mastite é uma resposta inflamatória da glândula mamária, sendo a infecção mais frequente do gado destinado a produção leiteira. A utilização de antimicrobianos é prática rotineira para o tratamento desta afecção. O alto custo dos medicamentos e a presença destes como resíduos no leite são fatores que devem ser considerados na terapia convencional. A homeopatia é uma possibilidade de tratamento, que se adequa às mastites, e praticamente a única opção para a obtenção de produtos orgânicos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência do tratamento homeopático, pela realização da prova do Tamis diariamente, e pela contagem de células somáticas, California Mastitis Test – CMT, contagem de unidades formadoras de colônias – UFC, e pela análise da produção diária de leite. Foram selecionados 2 lotes de 50 animais em fase de lactação, estabelecidos previamente pelo proprietário, categorizados como grupo controle e experimental. Foram realizadas quatro coletas de leite, antes da utilização do tratamento, quatro coletas durante o período de tratamento, e uma coleta duas semanas após o seu término. Não foram observadas diferenças significativas quanto a UFC e CCS. Quanto ao CMT, observou-se redução nos casos de mastite subclinica no grupo experimental. O agente mais comumente isolado foi Corynebacterium bovis em ambos os grupos durante todo o experimento. Quanto à produção de leite, não houve diferença significante estatisticamente entre os dois grupos. Os resultados obtidos no presente trabalho sugerem a utilização de métodos alternativos de tratamento das mastites, e por outro lado mostram a necessidade de novos estudos para se avaliar a eficácia da homeopatia.
id IBIO-1_ff1bd83afbebb367022d531c87a2556d
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-16572009000400523
network_acronym_str IBIO-1
network_name_str Arquivos do instituto biológico (Online)
repository_id_str
spelling UTILIZAÇÃO DE COMPOSTO HOMEOPÁTICO NO TRATAMENTO DA MASTITE BOVINAMastitehomeopatiavacasCCSUFCRESUMO A mastite é uma resposta inflamatória da glândula mamária, sendo a infecção mais frequente do gado destinado a produção leiteira. A utilização de antimicrobianos é prática rotineira para o tratamento desta afecção. O alto custo dos medicamentos e a presença destes como resíduos no leite são fatores que devem ser considerados na terapia convencional. A homeopatia é uma possibilidade de tratamento, que se adequa às mastites, e praticamente a única opção para a obtenção de produtos orgânicos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência do tratamento homeopático, pela realização da prova do Tamis diariamente, e pela contagem de células somáticas, California Mastitis Test – CMT, contagem de unidades formadoras de colônias – UFC, e pela análise da produção diária de leite. Foram selecionados 2 lotes de 50 animais em fase de lactação, estabelecidos previamente pelo proprietário, categorizados como grupo controle e experimental. Foram realizadas quatro coletas de leite, antes da utilização do tratamento, quatro coletas durante o período de tratamento, e uma coleta duas semanas após o seu término. Não foram observadas diferenças significativas quanto a UFC e CCS. Quanto ao CMT, observou-se redução nos casos de mastite subclinica no grupo experimental. O agente mais comumente isolado foi Corynebacterium bovis em ambos os grupos durante todo o experimento. Quanto à produção de leite, não houve diferença significante estatisticamente entre os dois grupos. Os resultados obtidos no presente trabalho sugerem a utilização de métodos alternativos de tratamento das mastites, e por outro lado mostram a necessidade de novos estudos para se avaliar a eficácia da homeopatia.Instituto Biológico2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-16572009000400523Arquivos do Instituto Biológico v.76 n.4 2009reponame:Arquivos do instituto biológico (Online)instname:Instituto Biológico (IB)instacron:IBIO10.1590/1808-1657v76p5232009info:eu-repo/semantics/openAccessNóbrega,D.B.Langoni,HJoaquim,J.G.FSilva,A.V. daFaccioli,P.Y.Matos,A.V.R. deMenozzi,B.D.por2021-06-23T00:00:00Zoai:scielo:S1808-16572009000400523Revistahttp://www.biologico.sp.gov.br/arquivos_bio.phphttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||arquivos@biologico.sp.gov.br1808-16570020-3653opendoar:2021-06-23T00:00Arquivos do instituto biológico (Online) - Instituto Biológico (IB)false
dc.title.none.fl_str_mv UTILIZAÇÃO DE COMPOSTO HOMEOPÁTICO NO TRATAMENTO DA MASTITE BOVINA
title UTILIZAÇÃO DE COMPOSTO HOMEOPÁTICO NO TRATAMENTO DA MASTITE BOVINA
spellingShingle UTILIZAÇÃO DE COMPOSTO HOMEOPÁTICO NO TRATAMENTO DA MASTITE BOVINA
Nóbrega,D.B.
Mastite
homeopatia
vacas
CCS
UFC
title_short UTILIZAÇÃO DE COMPOSTO HOMEOPÁTICO NO TRATAMENTO DA MASTITE BOVINA
title_full UTILIZAÇÃO DE COMPOSTO HOMEOPÁTICO NO TRATAMENTO DA MASTITE BOVINA
title_fullStr UTILIZAÇÃO DE COMPOSTO HOMEOPÁTICO NO TRATAMENTO DA MASTITE BOVINA
title_full_unstemmed UTILIZAÇÃO DE COMPOSTO HOMEOPÁTICO NO TRATAMENTO DA MASTITE BOVINA
title_sort UTILIZAÇÃO DE COMPOSTO HOMEOPÁTICO NO TRATAMENTO DA MASTITE BOVINA
author Nóbrega,D.B.
author_facet Nóbrega,D.B.
Langoni,H
Joaquim,J.G.F
Silva,A.V. da
Faccioli,P.Y.
Matos,A.V.R. de
Menozzi,B.D.
author_role author
author2 Langoni,H
Joaquim,J.G.F
Silva,A.V. da
Faccioli,P.Y.
Matos,A.V.R. de
Menozzi,B.D.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nóbrega,D.B.
Langoni,H
Joaquim,J.G.F
Silva,A.V. da
Faccioli,P.Y.
Matos,A.V.R. de
Menozzi,B.D.
dc.subject.por.fl_str_mv Mastite
homeopatia
vacas
CCS
UFC
topic Mastite
homeopatia
vacas
CCS
UFC
description RESUMO A mastite é uma resposta inflamatória da glândula mamária, sendo a infecção mais frequente do gado destinado a produção leiteira. A utilização de antimicrobianos é prática rotineira para o tratamento desta afecção. O alto custo dos medicamentos e a presença destes como resíduos no leite são fatores que devem ser considerados na terapia convencional. A homeopatia é uma possibilidade de tratamento, que se adequa às mastites, e praticamente a única opção para a obtenção de produtos orgânicos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência do tratamento homeopático, pela realização da prova do Tamis diariamente, e pela contagem de células somáticas, California Mastitis Test – CMT, contagem de unidades formadoras de colônias – UFC, e pela análise da produção diária de leite. Foram selecionados 2 lotes de 50 animais em fase de lactação, estabelecidos previamente pelo proprietário, categorizados como grupo controle e experimental. Foram realizadas quatro coletas de leite, antes da utilização do tratamento, quatro coletas durante o período de tratamento, e uma coleta duas semanas após o seu término. Não foram observadas diferenças significativas quanto a UFC e CCS. Quanto ao CMT, observou-se redução nos casos de mastite subclinica no grupo experimental. O agente mais comumente isolado foi Corynebacterium bovis em ambos os grupos durante todo o experimento. Quanto à produção de leite, não houve diferença significante estatisticamente entre os dois grupos. Os resultados obtidos no presente trabalho sugerem a utilização de métodos alternativos de tratamento das mastites, e por outro lado mostram a necessidade de novos estudos para se avaliar a eficácia da homeopatia.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-16572009000400523
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-16572009000400523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1808-1657v76p5232009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Biológico
publisher.none.fl_str_mv Instituto Biológico
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos do Instituto Biológico v.76 n.4 2009
reponame:Arquivos do instituto biológico (Online)
instname:Instituto Biológico (IB)
instacron:IBIO
instname_str Instituto Biológico (IB)
instacron_str IBIO
institution IBIO
reponame_str Arquivos do instituto biológico (Online)
collection Arquivos do instituto biológico (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos do instituto biológico (Online) - Instituto Biológico (IB)
repository.mail.fl_str_mv ||arquivos@biologico.sp.gov.br
_version_ 1754193667759800320