Treinamento: experiência morta ou instrumento psicológico?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Talita Machado
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Futsal e Futebol
Texto Completo: https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/851
Resumo: O presente artigo aborda a questão da formação esportiva de atletas de futebol e tem como objetivo evidenciar a relação que existe entre os modelos de ensino adotados pelos treinadores e a apropriação que os adolescentes fazem acerca dos conteúdos que integram sua modalidade esportiva. O material examinado neste artigo foi obtido mediante o emprego do dispositivo metodológico da Autoconfrontação Simples, segundo as formulações da Clí­nica da Atividade de Ives Clot, valendo-se da análise de documentos, da observação participante, das entrevistas semiestruturadas e da análise de ví­deo. Considerando que o momento de permanência na categoria de base tem a clara finalidade de produzir atletas para o futebol profissional, parece pertinente assumir que o modo como as atividades são desenvolvidas com os jovens interfere no tipo de profissional formado para o ofí­cio de futebolista. Na análise apresentada, os atletas variavam entre a ampla dependência em relação à figura do treinador e a autonomia no que se refere à análise de seus desempenhos e à capacidade de realizar alterações ou ajustes a fim de poderem realizar seu trabalho no momento do jogo. Assim, partindo do referencial teórico-conceitual da Psicologia Histórico-Cultural, entende-se o papel do treinador como agente de mediação da aprendizagem esportiva, sinalizando que os diferentes estilos pedagógicos conduzem a formação de atletas com caracterí­sticas igualmente distintas, na medida em que interferem na apropriação que o sujeito faz acerca dos conteúdos. Na senda das discussões sobre o atleta inteligente, cumpre observar quais estratégias pedagógicas parecem favorecer a formação deste tipo de atleta.
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O material examinado neste artigo foi obtido mediante o emprego do dispositivo metodológico da Autoconfrontação Simples, segundo as formulações da Clí­nica da Atividade de Ives Clot, valendo-se da análise de documentos, da observação participante, das entrevistas semiestruturadas e da análise de ví­deo. Considerando que o momento de permanência na categoria de base tem a clara finalidade de produzir atletas para o futebol profissional, parece pertinente assumir que o modo como as atividades são desenvolvidas com os jovens interfere no tipo de profissional formado para o ofí­cio de futebolista. Na análise apresentada, os atletas variavam entre a ampla dependência em relação à figura do treinador e a autonomia no que se refere à análise de seus desempenhos e à capacidade de realizar alterações ou ajustes a fim de poderem realizar seu trabalho no momento do jogo. Assim, partindo do referencial teórico-conceitual da Psicologia Histórico-Cultural, entende-se o papel do treinador como agente de mediação da aprendizagem esportiva, sinalizando que os diferentes estilos pedagógicos conduzem a formação de atletas com caracterí­sticas igualmente distintas, na medida em que interferem na apropriação que o sujeito faz acerca dos conteúdos. Na senda das discussões sobre o atleta inteligente, cumpre observar quais estratégias pedagógicas parecem favorecer a formação deste tipo de atleta.This paper focus on the sports training for football athletes and aims to show the relationship between teaching models adopted by coaches and the appropriation that adolescents make about contents that integrate their sporting modality. The material examined was obtained through the use of the Simple Self-Confrontation methodological device, according to the Ives Clot's Activity Clinic formulations, using the document analysis, the participant observation, the semi-structured interviews and the video analysis. Considering that the moment of staying in the youth teams has the clear purpose of producing athletes for the professional football, it seems pertinent to assume that the way in which the activities are developed with the young boys interferes in the type of professional formed for the craft of football. In the analysis presented, the athletes varied between the wide dependence on the figure of the coach and the autonomy concerning to the analysis of their performances and the ability to make alterations or adjustments in order to be able to carry out their work at the moment of the game. Thus, using the theoretical-conceptual referential of Historical-Cultural Psychology, we understand the role of the coach as mediation agent of sports learning, signaling that the different pedagogical styles lead to the formation of athletes with equally distinct characteristics, insofar as they interfere in the appropriation that the subject does about the contents. In the course of the discussions about the smart athlete, we must observe which pedagogical strategies seem to favor the formation of this type of athlete.Este artículo aborda el tema de la formación deportiva de los deportistas de fútbol y tiene como objetivo resaltar la relación entre los modelos de enseñanza adoptados por los entrenadores y la apropiación que los adolescentes hacen de los contenidos que componen su deporte. El material examinado en este artículo fue obtenido utilizando el dispositivo metodológico de Autoconfrontación Simple, según las formulaciones de la Clínica de la Actividad de Ives Clot, utilizando análisis de documentos, observación participante, entrevistas semiestructuradas y análisis de videos. Considerando que el momento de la permanencia en la categoría base tiene el claro propósito de producir atletas para el fútbol profesional, parece pertinente asumir que la forma en que se desarrollan las actividades con los jóvenes interfiere con el tipo de profesional formado para ser futbolista. En el análisis presentado, los deportistas oscilaron entre una amplia dependencia de la figura del entrenador y la autonomía en cuanto al análisis de sus actuaciones y la capacidad de realizar cambios o ajustes para poder realizar su trabajo en el momento del partido. Así, a partir del marco teórico-conceptual de la Psicología Histórico-Cultural, se comprende el papel del entrenador como agente de mediación del aprendizaje deportivo, señalando que los diferentes estilos pedagógicos conducen a la formación de atletas con características igualmente diferentes, en la medida en que interfieren en la apropiación que el sujeto hace sobre los contenidos. A raíz de las discusiones sobre el deportista inteligente, es importante observar qué estrategias pedagógicas parecen favorecer la formación de este tipo de deportista.O presente artigo aborda a questão da formação esportiva de atletas de futebol e tem como objetivo evidenciar a relação que existe entre os modelos de ensino adotados pelos treinadores e a apropriação que os adolescentes fazem acerca dos conteúdos que integram sua modalidade esportiva. O material examinado neste artigo foi obtido mediante o emprego do dispositivo metodológico da Autoconfrontação Simples, segundo as formulações da Clí­nica da Atividade de Ives Clot, valendo-se da análise de documentos, da observação participante, das entrevistas semiestruturadas e da análise de ví­deo. Considerando que o momento de permanência na categoria de base tem a clara finalidade de produzir atletas para o futebol profissional, parece pertinente assumir que o modo como as atividades são desenvolvidas com os jovens interfere no tipo de profissional formado para o ofí­cio de futebolista. Na análise apresentada, os atletas variavam entre a ampla dependência em relação à figura do treinador e a autonomia no que se refere à análise de seus desempenhos e à capacidade de realizar alterações ou ajustes a fim de poderem realizar seu trabalho no momento do jogo. Assim, partindo do referencial teórico-conceitual da Psicologia Histórico-Cultural, entende-se o papel do treinador como agente de mediação da aprendizagem esportiva, sinalizando que os diferentes estilos pedagógicos conduzem a formação de atletas com caracterí­sticas igualmente distintas, na medida em que interferem na apropriação que o sujeito faz acerca dos conteúdos. Na senda das discussões sobre o atleta inteligente, cumpre observar quais estratégias pedagógicas parecem favorecer a formação deste tipo de atleta.Questo articolo affronta il tema della formazione sportiva per gli atleti di calcio e si propone di mettere in luce il rapporto tra i modelli didattici adottati dagli allenatori e l'appropriazione che gli adolescenti fanno dei contenuti che compongono il loro sport. Il materiale esaminato in questo articolo è stato ottenuto utilizzando il dispositivo metodologico del Simple Self-Confrontation, secondo le formulazioni della Clinic of Activity di Ives Clot, utilizzando l'analisi dei documenti, l'osservazione partecipante, le interviste semi-strutturate e l'analisi video. Considerato che il momento di permanenza nella categoria base ha il chiaro scopo di produrre atleti per il calcio professionistico, sembra pertinente supporre che il modo in cui si svolgono le attività con i giovani interferisca con la tipologia di professionista formato per essere un calciatore. Nell'analisi presentata, gli atleti variavano tra ampia dipendenza dalla figura dell'allenatore e autonomia per quanto riguarda l'analisi delle proprie prestazioni e la capacità di apportare modifiche o aggiustamenti per poter svolgere il proprio lavoro al momento della partita. Così, partendo dal quadro teorico-concettuale della Psicologia Storico-Culturale, si comprende il ruolo dell'allenatore come agente di mediazione dell'apprendimento sportivo, segnalando che i diversi stili pedagogici portano alla formazione di atleti con caratteristiche altrettanto diverse, in quanto interferiscono nell'appropriazione che il soggetto fa dei contenuti. Sulla scia delle discussioni sull'atleta intelligente, è importante osservare quali strategie pedagogiche sembrano favorire la formazione di questo tipo di atleta.IBPEFEX2020-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/octet-streamhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/851RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 11 n. 45 (2019): Edição Especial; 515-527RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football; Vol. 11 No. 45 (2019): Special edition; 515-527RBFF - Revista Brasileña de Fútbol Sala y Fútbol; Vol. 11 Núm. 45 (2019): Edicion especial; 515-527RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 11 n. 45 (2019): Edição Especial; 515-527RBFF - Rivista Brasiliana di Futsal e Calcio; V. 11 N. 45 (2019): Edizione speciale; 515-5271984-4956reponame:Revista Brasileira de Futsal e Futebolinstname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)instacron:IBPEFEXporhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/851/757Copyright (c) 2020 RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebolhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Talita Machado2023-09-04T17:13:04Zoai:ojs.www.rbff.com.br:article/851Revistahttps://www.rbff.com.br/index.php/rbffONGhttp://www.rbff.com.br/index.php/rbff/oai||ac-navarro@uol.com.br|| francisconunesnavarro@gmail.com1984-49561984-4956opendoar:2023-09-04T17:13:04Revista Brasileira de Futsal e Futebol - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)false
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