O futsal feminino escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Paula Viotti
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Navarro, Antonio Coppi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Futsal e Futebol
Texto Completo: https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/18
Resumo: Objetivo: Realizar levantamento e quantificar os dados primários sobre a prática do Futsal Feminino Escolar, com o objetivo de constatar que o Futsal Feminino Escolar é uma realidade. Materiais e Métodos: Foi definido quatro grupos como amostra: Grupo A: meninas em treinamento do Colégio São Luis; Grupo B: alunas de Educação física do Colégio São Luis; Grupo C: colégios da cidade de São Paulo; Grupo D: atletas federadas. Foi aplicado questionário de múltiplas escolhas e de dissertação. Material utilizado: papel sulfite, canetas esferográficas, envelopes, prancheta e máquina fotográfica. Resultados: Foram pesquisadas 65 alunas em treinamento e 146 alunas na Educação Física de 5 a 8ª série do fundamental e 1º a 3º anos do Ensino Médio no Colégio São Luis (SP) onde encontramos a preferência pelo Futsal; 25 colégios com o número expressivo de 1.230 meninas em treinamento; e uma equipe profissional com 19 atletas federadas que iniciaram no Futsal na rua e escolas. Discussão: A necessidade de reconhecimento de que o futsal Feminino escolar é uma realidade expressa através de publicações e pesquisa sobre a prática, pois dentro das quadras as meninas já estão. Os resultados mostram claramente o gosto das meninas pelo Futsal, cabe aos profissionais da área o incentivo para que está pratica continue. Conclusão: O Futsal feminino Escolar não apenas é uma realidade atual, como já tem uma hostória de sua prática tanto nas escolas como na vida de muitas meninas.
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Resultados: Foram pesquisadas 65 alunas em treinamento e 146 alunas na Educação Física de 5 a 8ª série do fundamental e 1º a 3º anos do Ensino Médio no Colégio São Luis (SP) onde encontramos a preferência pelo Futsal; 25 colégios com o número expressivo de 1.230 meninas em treinamento; e uma equipe profissional com 19 atletas federadas que iniciaram no Futsal na rua e escolas. Discussão: A necessidade de reconhecimento de que o futsal Feminino escolar é uma realidade expressa através de publicações e pesquisa sobre a prática, pois dentro das quadras as meninas já estão. Os resultados mostram claramente o gosto das meninas pelo Futsal, cabe aos profissionais da área o incentivo para que está pratica continue. Conclusão: O Futsal feminino Escolar não apenas é uma realidade atual, como já tem uma hostória de sua prática tanto nas escolas como na vida de muitas meninas.Objetive: Survey and analysis of primary research aboput the Women’s Futsal practice at elementary schools with the effort to prove that the Women’s Futsal at elementary schools is a reality. Materials and Méthods: Four groups were defined as samples: Group A: girls students in coaching of São Luis School; Group B: girls students os Physical Education class of São Luis School; Group C: elementary School in São Paulo city; Group D: federated women athletes. As dealing was used for questionnaire with multiple choices of answers or with free answers text. The material used was sulphite paper, ball-point pen, envelopes, handsurveyo’s table and photograph machine. Results: The research with 65 girls students in choacing and 146 Physical Education class at 5ª to 8ª degreesof fundamental classes and 1º to 3º degrees of High School of São Luis School (SP) result in the preference by Futsal; with 25 schools results in the expressive total of 1.230 girls students in choaching and 1 profesional team with 19 federated athletes wich began playing Futsal at streets and schools. Discussion: The felt requirement of acknowledgement that the Scholar Women Futsal is a reality demonstrate by literature and search about the practice, cause palying at Futsal fileds the girls already are. The results shows clearly the pleasure of the girls for the Futsal and so, is responsability os Physical education and coaches encourage to this sportive practice development. Conclusion: The Women School Futsal is not only an atual reality but more, already have a history of the practice at schools and in the life of a lot or girls.Objetivo: Realizar un relevamiento y cuantificar los datos primarios sobre la práctica del Fútbol Sala Escolar Femenino, con el fin de comprobar que el Fútbol Sala Escolar Femenino es una realidad. Materiales y Métodos: Cuatro grupos fueron definidos como muestra: Grupo A: niñas en formación en el Colégio São Luis; Grupo B: Estudiantes de Educación Física del Colégio São Luis; Grupo C: escuelas de la ciudad de São Paulo; Grupo D: deportistas federados. Se aplicó un cuestionario de tesis y de opción múltiple. Material utilizado: papel bond, bolígrafos, sobres, portapapeles y cámara. Resultados: 65 alumnos en formación y 146 alumnos de Educación Física de 5º a 8º grado de la Enseñanza Fundamental y de 1º a 3º de Enseñanza Media fueron encuestados en el Colégio São Luis (SP) donde encontramos preferencia por el Fútbol Sala; 25 escuelas con un importante número de 1.230 niñas en formación; y un equipo profesional con 19 deportistas federados que se iniciaron en el Fútbol Sala en la calle y en las escuelas. Discusión: La necesidad de reconocer que el futsal femenino escolar es una realidad expresada a través de publicaciones e investigaciones sobre la práctica, pues las niñas ya están dentro de las canchas. Los resultados muestran claramente el gusto de las niñas por el Futsal, corresponde a los profesionales del área incentivar la continuidad de esta práctica. Conclusión: El Fútbol Sala Escolar Femenino no solo es una realidad actual, sino que ya tiene antecedentes de su práctica tanto en las escuelas como en la vida de muchas niñas.Objetivo: Realizar levantamento e quantificar os dados primários sobre a prática do Futsal Feminino Escolar, com o objetivo de constatar que o Futsal Feminino Escolar é uma realidade. Materiais e Métodos: Foi definido quatro grupos como amostra: Grupo A: meninas em treinamento do Colégio São Luis; Grupo B: alunas de Educação física do Colégio São Luis; Grupo C: colégios da cidade de São Paulo; Grupo D: atletas federadas. Foi aplicado questionário de múltiplas escolhas e de dissertação. Material utilizado: papel sulfite, canetas esferográficas, envelopes, prancheta e máquina fotográfica. Resultados: Foram pesquisadas 65 alunas em treinamento e 146 alunas na Educação Física de 5 a 8ª série do fundamental e 1º a 3º anos do Ensino Médio no Colégio São Luis (SP) onde encontramos a preferência pelo Futsal; 25 colégios com o número expressivo de 1.230 meninas em treinamento; e uma equipe profissional com 19 atletas federadas que iniciaram no Futsal na rua e escolas. Discussão: A necessidade de reconhecimento de que o futsal Feminino escolar é uma realidade expressa através de publicações e pesquisa sobre a prática, pois dentro das quadras as meninas já estão. Os resultados mostram claramente o gosto das meninas pelo Futsal, cabe aos profissionais da área o incentivo para que está pratica continue. Conclusão: O Futsal feminino Escolar não apenas é uma realidade atual, como já tem uma hostória de sua prática tanto nas escolas como na vida de muitas meninas.Obiettivo: Realizzare un'indagine e quantificare i dati primari sulla pratica del Futsal Femminile Scuola, al fine di verificare che Scuola Futsal Femminile sia una realtà. Materiali e Metodi: Quattro gruppi sono stati definiti come campione: Gruppo A: ragazze in formazione al Colégio São Luis; Gruppo B: Studenti di Educazione Fisica del Colégio São Luis; Gruppo C: scuole della città di San Paolo; Girone D: atleti federati. È stato applicato un questionario a scelta multipla e tesi. Materiale utilizzato: carta fine, penne a sfera, buste, portablocco e macchina fotografica. Risultati: 65 studenti in formazione e 146 studenti di Educazione Fisica dal 5° all'8° grado di scuola elementare e dal 1° al 3° anno di scuola superiore sono stati intervistati al Colégio São Luis (SP) dove abbiamo riscontrato una preferenza per il Futsal; 25 scuole con un numero significativo di 1.230 ragazze in formazione; e una squadra professionistica con 19 atleti federati che hanno iniziato a Futsal in strada e nelle scuole. Discussione: La necessità di riconoscere che il futsal femminile nelle scuole è una realtà espressa attraverso pubblicazioni e ricerche sulla pratica, poiché le ragazze sono già all'interno dei tribunali. I risultati mostrano chiaramente il gusto delle ragazze per il Futsal, spetta ai professionisti della zona incoraggiare questa pratica a continuare. Conclusione: La scuola femminile di futsal non è solo una realtà attuale, ma ha già una storia della sua pratica sia nelle scuole che nella vita di molte ragazze.IBPEFEX2009-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/18RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 1 n. 2 (2009)RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football; Vol. 1 No. 2 (2009)RBFF - Revista Brasileña de Fútbol Sala y Fútbol; Vol. 1 Núm. 2 (2009)RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 1 n. 2 (2009)RBFF - Rivista Brasiliana di Futsal e Calcio; V. 1 N. 2 (2009)1984-4956reponame:Revista Brasileira de Futsal e Futebolinstname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)instacron:IBPEFEXporhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/18/14Bastos, Paula ViottiNavarro, Antonio Coppiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:10:35Zoai:ojs.www.rbff.com.br:article/18Revistahttps://www.rbff.com.br/index.php/rbffONGhttp://www.rbff.com.br/index.php/rbff/oai||ac-navarro@uol.com.br|| francisconunesnavarro@gmail.com1984-49561984-4956opendoar:2024-05-13T14:10:35Revista Brasileira de Futsal e Futebol - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)false
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