Operários da bola ou reféns do sistema? A trajetória do atleta de futebol no campo demarcado pelos interesses do capital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: kupper, Agnaldo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Futsal e Futebol
Texto Completo: https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1398
Resumo: Para compreender o futebol, faz-se necessário conhecer e reconhecer a posição que a atividade ocupa por meio da distribuição dos praticantes segundo a colocação dos mesmos no espaço social, apontando para a necessidade de se perceber o tratamento do esporte na condição de fenômeno inscrito em um sistema mercadológico. A popularização dos esportes – entre os quais o futebol que, em tempos contemporâneos, abandona progressivamente seu caráter recreativo para transformar-se em atividade vinculada ao consumo de massa – fundamentou-se (não só, mas acima de tudo) em relações capitalistas, adaptando-se à vida moderna e firmando-se como forma dissimulada para o trabalho, seguindo as determinações ditadas pela produção. No processo de transformação do futebol em espetáculo esportivo globalizado, atletas são vistos como mercadoria, torcedores como consumidores e o jogo como ativo financeiro.
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La traiettoria dell'atleta di calcio sul campo delimitata dagli interessi del capitaleIndustrialismWork relationshipsFootballIndustrialismoRelaciones laboralesFútbolIndustrialismoRapporti di lavoroCalcioIndustrialismoRelações de trabalhoFutebolIndustrialismoRelações de trabalhoFutebolPara compreender o futebol, faz-se necessário conhecer e reconhecer a posição que a atividade ocupa por meio da distribuição dos praticantes segundo a colocação dos mesmos no espaço social, apontando para a necessidade de se perceber o tratamento do esporte na condição de fenômeno inscrito em um sistema mercadológico. A popularização dos esportes – entre os quais o futebol que, em tempos contemporâneos, abandona progressivamente seu caráter recreativo para transformar-se em atividade vinculada ao consumo de massa – fundamentou-se (não só, mas acima de tudo) em relações capitalistas, adaptando-se à vida moderna e firmando-se como forma dissimulada para o trabalho, seguindo as determinações ditadas pela produção. No processo de transformação do futebol em espetáculo esportivo globalizado, atletas são vistos como mercadoria, torcedores como consumidores e o jogo como ativo financeiro.To understand football, it is necessary to know and recognize the position that the activity occupies through the distribution of practitioners according to their placement in the social space, pointing to the need to perceive the treatment of the sport as a phenomenon inscribed in a market system. capitalist relations, adapting to modern life and establishing itself as a disguised form of work, following the determinations dictated by production. In the process of transforming football into a globalized sporting spectacle, athletes are seen as merchandise, fans as consumers and the game as a financial asset.  Para comprender el fútbol, ​​es necesario conocer y reconocer la posición que ocupa la actividad a través de la distribución de los practicantes según su ubicación en el espacio social, apuntando a la necesidad de comprender el tratamiento del deporte como un fenómeno inscrito en un sistema de marketing. La popularización de los deportes –incluido el fútbol, ​​que, en la época contemporánea, abandona progresivamente su carácter recreativo para convertirse en una actividad ligada al consumo masivo– se basó (no sólo, sino sobre todo) en las relaciones capitalistas, adaptándose a la vida moderna y constituyéndose como una manera encubierta de trabajar, siguiendo las determinaciones dictadas por la producción. En el proceso de transformar el fútbol en un espectáculo deportivo globalizado, los atletas son vistos como mercancías, los fanáticos como consumidores y el juego como un activo financiero.Para compreender o futebol, faz-se necessário conhecer e reconhecer a posição que a atividade ocupa por meio da distribuição dos praticantes segundo a colocação dos mesmos no espaço social, apontando para a necessidade de se perceber o tratamento do esporte na condição de fenômeno inscrito em um sistema mercadológico. A popularização dos esportes – entre os quais o futebol que, em tempos contemporâneos, abandona progressivamente seu caráter recreativo para transformar-se em atividade vinculada ao consumo de massa – fundamentou-se (não só, mas acima de tudo) em relações capitalistas, adaptando-se à vida moderna e firmando-se como forma dissimulada para o trabalho, seguindo as determinações ditadas pela produção. No processo de transformação do futebol em espetáculo esportivo globalizado, atletas são vistos como mercadoria, torcedores como consumidores e o jogo como ativo financeiro.Per comprendere il calcio è necessario conoscere e riconoscere la posizione che occupa l’attività attraverso la distribuzione dei praticanti in base alla loro collocazione nello spazio sociale, indicando la necessità di comprendere il trattamento dello sport come fenomeno inscritto in un sistema di marketing. La divulgazione degli sport – compreso il calcio, che, in epoca contemporanea, abbandona progressivamente il suo carattere ricreativo per diventare un’attività legata al consumo di massa – si è basata (non solo, ma soprattutto) sui rapporti capitalistici, adattandosi alla vita moderna e affermandosi come un modo di lavorare mascherato, seguendo le determinazioni dettate dalla produzione. Nel processo di trasformazione del calcio in uno spettacolo sportivo globalizzato, gli atleti sono visti come merce, i tifosi come consumatori e il gioco come una risorsa finanziaria.IBPEFEX2024-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/octet-streamhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1398RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 16 n. 64 (2024); 113-123RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football; Vol. 16 No. 64 (2024); 113-123RBFF - Revista Brasileña de Fútbol Sala y Fútbol; Vol. 16 Núm. 64 (2024); 113-123RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 16 n. 64 (2024); 113-123RBFF - Rivista Brasiliana di Futsal e Calcio; V. 16 N. 64 (2024); 113-1231984-4956reponame:Revista Brasileira de Futsal e Futebolinstname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)instacron:IBPEFEXporhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1398/1064Copyright (c) 2024 Agnaldo kupperhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesskupper, Agnaldo 2024-04-29T19:00:01Zoai:ojs.www.rbff.com.br:article/1398Revistahttps://www.rbff.com.br/index.php/rbffONGhttp://www.rbff.com.br/index.php/rbff/oai||ac-navarro@uol.com.br|| francisconunesnavarro@gmail.com1984-49561984-4956opendoar:2024-04-29T19:00:01Revista Brasileira de Futsal e Futebol - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)false
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