Fatores motivacionais de crianças e adolescentes praticantes de Futsal em ambientes com diferentes propostas de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Guilherme
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alcântara, Chellsea Hortêncio, Santana, Igor Augusto Pereira, Turnes, Tiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Futsal e Futebol
Texto Completo: https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/799
Resumo: O esporte é um importante aliado para o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social da criança. Quando se trata da aprendizagem de habilidades motoras, a motivação estabelece-se como elemento central. O futsal surge então como, uma importante alternativa para a prática de exercí­cios fí­sicos. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar os fatores motivacionais para a prática de futsal em crianças e adolescentes com idade entre 8 a 14 anos em ambientes com diferentes finalidades de ensino. Participaram do estudo 103 meninos com 11,3 ± 1,4 anos, divididos nos grupos Escola (n=32), Escolinha (n=34) e Clube (n=37). Foi utilizado como instrumento de medida o Inventário de Motivação para a prática Desportiva de Gaya e Cardoso (1998), subdivididas em 3 categorias: competência Desportiva, Amizade/Lazer e Saúde. Embora não houve diferença, quando agrupados em um único grupo, nas competências Desportiva, Amizade/Lazer e Saúde (p=0,789), no Clube o fator predominante para a prática de futsal foi a competência Desportiva, enquanto nos outros ambientes o principal foi a Amizade/Lazer. Pode-se concluir que os fatores motivacionais para a prática do Futsal são dependentes do ambiente de ensino, o que pode contribuir no melhor planejamento das aulas e consequentemente na aprendizagem.
id IBPEFEX-1_62c920f09472d7f9618d6a48e78e963d
oai_identifier_str oai:ojs.www.rbff.com.br:article/799
network_acronym_str IBPEFEX-1
network_name_str Revista Brasileira de Futsal e Futebol
repository_id_str
spelling Fatores motivacionais de crianças e adolescentes praticantes de Futsal em ambientes com diferentes propostas de ensinoMotivational factors for futsal practice in children and adolescents in environments with different teaching purposesFactores motivacionales de niños y adolescentes practicantes de Futsal en ambientes con diferentes propuestas didácticasFatores motivacionais de crianças e adolescentes praticantes de Futsal em ambientes com diferentes propostas de ensinoFattori motivazionali di bambini e adolescenti che praticano Futsal in ambienti con diverse proposte didattichePsychologyAdherenceSportsPsicologiaAdhesiónDeportePsicologiaAdesioneSportPsicologiaAderênciaEsportePsicologiaAderênciaEsporteO esporte é um importante aliado para o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social da criança. Quando se trata da aprendizagem de habilidades motoras, a motivação estabelece-se como elemento central. O futsal surge então como, uma importante alternativa para a prática de exercí­cios fí­sicos. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar os fatores motivacionais para a prática de futsal em crianças e adolescentes com idade entre 8 a 14 anos em ambientes com diferentes finalidades de ensino. Participaram do estudo 103 meninos com 11,3 ± 1,4 anos, divididos nos grupos Escola (n=32), Escolinha (n=34) e Clube (n=37). Foi utilizado como instrumento de medida o Inventário de Motivação para a prática Desportiva de Gaya e Cardoso (1998), subdivididas em 3 categorias: competência Desportiva, Amizade/Lazer e Saúde. Embora não houve diferença, quando agrupados em um único grupo, nas competências Desportiva, Amizade/Lazer e Saúde (p=0,789), no Clube o fator predominante para a prática de futsal foi a competência Desportiva, enquanto nos outros ambientes o principal foi a Amizade/Lazer. Pode-se concluir que os fatores motivacionais para a prática do Futsal são dependentes do ambiente de ensino, o que pode contribuir no melhor planejamento das aulas e consequentemente na aprendizagem.Sport is an important ally for the child's motor, cognitive and affective-social development. When it comes to learning motor skills, motivation is established as the central element. Futsal has been conquering several segments of the population, appearing as an important alternative for the practice of physical exercises. The aim of the present study was to identify the motivational factors for futsal practice in children and adolescents aged 8 to 14 years in environments with different teaching purposes. A total of 103 boys, 11.3 ± 1.4 years old, divided in the School (n=32), Off-school class (n=34) and Club (n=37) groups participated in the study. The Motivation Inventory for the Gaya and Cardoso Sports Practice (1998) was used as a measurement instrument, subdivided into 3 categories: Sports, Friendship / Leisure and Health. Although there was no difference, when grouped in a single group, in the competences Sport, Friendship / Leisure and Health (p=0.789), in the Club the predominant factor for the practice of futsal is the Sports competence, while in other environments the main one is Friendship / Leisure. In conclusion, the motivational factors for futsal practice are dependent on the teaching environments, which could improve planning and consequently learning.El deporte es un aliado importante para el desarrollo motor, cognitivo y afectivo-social del niño. Cuando se trata del aprendizaje de la motricidad, la motivación se establece como un elemento central. El fútbol sala surge entonces como una importante alternativa para la práctica de ejercicios físicos. Así, el objetivo de este estudio fue identificar los factores motivacionales para la práctica del fútbol sala en niños y adolescentes de 8 a 14 años en ambientes con diferentes propósitos didácticos. Participaron del estudio 103 niños de 11,3 ± 1,4 años, divididos en los grupos Escola (n=32), Escolinha (n=34) y Clube (n=37). Se utilizó como instrumento de medida el Inventario de Motivación para la Práctica Deportiva de Gaya y Cardoso (1998), subdividido en 3 categorías: Competencia deportiva, Amistad/Ocio y Salud. Si bien no hubo diferencia, al agruparse en un solo grupo, en las competencias Deporte, Amistad/Ocio y Salud (p=0,789), en el Club el factor predominante para la práctica del fútbol sala fue la competencia Deportiva, mientras que en los demás ambientes el factor principal fue la Amistad/Ocio. Se puede concluir que los factores motivacionales para la práctica del Futsal dependen del ambiente de enseñanza, lo que puede contribuir a una mejor planificación de las clases y consecuentemente al aprendizaje.O esporte é um importante aliado para o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social da criança. Quando se trata da aprendizagem de habilidades motoras, a motivação estabelece-se como elemento central. O futsal surge então como, uma importante alternativa para a prática de exercí­cios fí­sicos. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar os fatores motivacionais para a prática de futsal em crianças e adolescentes com idade entre 8 a 14 anos em ambientes com diferentes finalidades de ensino. Participaram do estudo 103 meninos com 11,3 ± 1,4 anos, divididos nos grupos Escola (n=32), Escolinha (n=34) e Clube (n=37). Foi utilizado como instrumento de medida o Inventário de Motivação para a prática Desportiva de Gaya e Cardoso (1998), subdivididas em 3 categorias: competência Desportiva, Amizade/Lazer e Saúde. Embora não houve diferença, quando agrupados em um único grupo, nas competências Desportiva, Amizade/Lazer e Saúde (p=0,789), no Clube o fator predominante para a prática de futsal foi a competência Desportiva, enquanto nos outros ambientes o principal foi a Amizade/Lazer. Pode-se concluir que os fatores motivacionais para a prática do Futsal são dependentes do ambiente de ensino, o que pode contribuir no melhor planejamento das aulas e consequentemente na aprendizagem.Lo sport è un alleato importante per lo sviluppo motorio, cognitivo e affettivo-sociale del bambino. Quando si tratta di apprendere le abilità motorie, la motivazione si afferma come elemento centrale. Il futsal emerge quindi come un'importante alternativa per la pratica degli esercizi fisici. Pertanto, l'obiettivo di questo studio è stato quello di identificare i fattori motivazionali per la pratica del futsal in bambini e adolescenti di età compresa tra gli 8 ei 14 anni in ambienti con diverse finalità didattiche. Hanno partecipato allo studio 103 ragazzi di età compresa tra 11,3 ± 1,4 anni, suddivisi nei gruppi Escola (n=32), Escolinha (n=34) e Clube (n=37). Come strumento di misurazione è stato utilizzato l'Inventario della motivazione per la pratica sportiva di Gaya e Cardoso (1998), suddiviso in 3 categorie: Competenza sportiva, Amicizia/Tempo libero e Salute. Sebbene non vi fosse alcuna differenza, raggruppate in un unico gruppo, nelle competenze Sport, Amicizia/Tempo libero e Salute (p=0,789), nel Club il fattore predominante per la pratica del futsal era la competenza Sportiva, mentre negli altri ambienti il fattore principale era l'Amicizia/Svago. Si può concludere che i fattori motivazionali per la pratica del Futsal dipendono dall'ambiente di insegnamento, che può contribuire a una migliore pianificazione delle classi e di conseguenza all'apprendimento.IBPEFEX2020-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/octet-streamhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/799RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 11 n. 45 (2019): Edição Especial; 483-489RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football; Vol. 11 No. 45 (2019): Special edition; 483-489RBFF - Revista Brasileña de Fútbol Sala y Fútbol; Vol. 11 Núm. 45 (2019): Edicion especial; 483-489RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 11 n. 45 (2019): Edição Especial; 483-489RBFF - Rivista Brasiliana di Futsal e Calcio; V. 11 N. 45 (2019): Edizione speciale; 483-4891984-4956reponame:Revista Brasileira de Futsal e Futebolinstname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)instacron:IBPEFEXporhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/799/752Copyright (c) 2020 RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebolhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDutra, GuilhermeAlcântara, Chellsea HortêncioSantana, Igor Augusto PereiraTurnes, Tiago2023-09-04T15:50:25Zoai:ojs.www.rbff.com.br:article/799Revistahttps://www.rbff.com.br/index.php/rbffONGhttp://www.rbff.com.br/index.php/rbff/oai||ac-navarro@uol.com.br|| francisconunesnavarro@gmail.com1984-49561984-4956opendoar:2023-09-04T15:50:25Revista Brasileira de Futsal e Futebol - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores motivacionais de crianças e adolescentes praticantes de Futsal em ambientes com diferentes propostas de ensino
Motivational factors for futsal practice in children and adolescents in environments with different teaching purposes
Factores motivacionales de niños y adolescentes practicantes de Futsal en ambientes con diferentes propuestas didácticas
Fatores motivacionais de crianças e adolescentes praticantes de Futsal em ambientes com diferentes propostas de ensino
Fattori motivazionali di bambini e adolescenti che praticano Futsal in ambienti con diverse proposte didattiche
title Fatores motivacionais de crianças e adolescentes praticantes de Futsal em ambientes com diferentes propostas de ensino
spellingShingle Fatores motivacionais de crianças e adolescentes praticantes de Futsal em ambientes com diferentes propostas de ensino
Dutra, Guilherme
Psychology
Adherence
Sports
Psicologia
Adhesión
Deporte
Psicologia
Adesione
Sport
Psicologia
Aderência
Esporte
Psicologia
Aderência
Esporte
title_short Fatores motivacionais de crianças e adolescentes praticantes de Futsal em ambientes com diferentes propostas de ensino
title_full Fatores motivacionais de crianças e adolescentes praticantes de Futsal em ambientes com diferentes propostas de ensino
title_fullStr Fatores motivacionais de crianças e adolescentes praticantes de Futsal em ambientes com diferentes propostas de ensino
title_full_unstemmed Fatores motivacionais de crianças e adolescentes praticantes de Futsal em ambientes com diferentes propostas de ensino
title_sort Fatores motivacionais de crianças e adolescentes praticantes de Futsal em ambientes com diferentes propostas de ensino
author Dutra, Guilherme
author_facet Dutra, Guilherme
Alcântara, Chellsea Hortêncio
Santana, Igor Augusto Pereira
Turnes, Tiago
author_role author
author2 Alcântara, Chellsea Hortêncio
Santana, Igor Augusto Pereira
Turnes, Tiago
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Guilherme
Alcântara, Chellsea Hortêncio
Santana, Igor Augusto Pereira
Turnes, Tiago
dc.subject.por.fl_str_mv Psychology
Adherence
Sports
Psicologia
Adhesión
Deporte
Psicologia
Adesione
Sport
Psicologia
Aderência
Esporte
Psicologia
Aderência
Esporte
topic Psychology
Adherence
Sports
Psicologia
Adhesión
Deporte
Psicologia
Adesione
Sport
Psicologia
Aderência
Esporte
Psicologia
Aderência
Esporte
description O esporte é um importante aliado para o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social da criança. Quando se trata da aprendizagem de habilidades motoras, a motivação estabelece-se como elemento central. O futsal surge então como, uma importante alternativa para a prática de exercí­cios fí­sicos. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar os fatores motivacionais para a prática de futsal em crianças e adolescentes com idade entre 8 a 14 anos em ambientes com diferentes finalidades de ensino. Participaram do estudo 103 meninos com 11,3 ± 1,4 anos, divididos nos grupos Escola (n=32), Escolinha (n=34) e Clube (n=37). Foi utilizado como instrumento de medida o Inventário de Motivação para a prática Desportiva de Gaya e Cardoso (1998), subdivididas em 3 categorias: competência Desportiva, Amizade/Lazer e Saúde. Embora não houve diferença, quando agrupados em um único grupo, nas competências Desportiva, Amizade/Lazer e Saúde (p=0,789), no Clube o fator predominante para a prática de futsal foi a competência Desportiva, enquanto nos outros ambientes o principal foi a Amizade/Lazer. Pode-se concluir que os fatores motivacionais para a prática do Futsal são dependentes do ambiente de ensino, o que pode contribuir no melhor planejamento das aulas e consequentemente na aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/799
url https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/799/752
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv IBPEFEX
publisher.none.fl_str_mv IBPEFEX
dc.source.none.fl_str_mv RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 11 n. 45 (2019): Edição Especial; 483-489
RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football; Vol. 11 No. 45 (2019): Special edition; 483-489
RBFF - Revista Brasileña de Fútbol Sala y Fútbol; Vol. 11 Núm. 45 (2019): Edicion especial; 483-489
RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 11 n. 45 (2019): Edição Especial; 483-489
RBFF - Rivista Brasiliana di Futsal e Calcio; V. 11 N. 45 (2019): Edizione speciale; 483-489
1984-4956
reponame:Revista Brasileira de Futsal e Futebol
instname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)
instacron:IBPEFEX
instname_str Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)
instacron_str IBPEFEX
institution IBPEFEX
reponame_str Revista Brasileira de Futsal e Futebol
collection Revista Brasileira de Futsal e Futebol
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Futsal e Futebol - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)
repository.mail.fl_str_mv ||ac-navarro@uol.com.br|| francisconunesnavarro@gmail.com
_version_ 1798949732501946368