Fatores motivacionais de crianças e adolescentes praticantes de Futsal em ambientes com diferentes propostas de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Futsal e Futebol |
Texto Completo: | https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/799 |
Resumo: | O esporte é um importante aliado para o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social da criança. Quando se trata da aprendizagem de habilidades motoras, a motivação estabelece-se como elemento central. O futsal surge então como, uma importante alternativa para a prática de exercícios físicos. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar os fatores motivacionais para a prática de futsal em crianças e adolescentes com idade entre 8 a 14 anos em ambientes com diferentes finalidades de ensino. Participaram do estudo 103 meninos com 11,3 ± 1,4 anos, divididos nos grupos Escola (n=32), Escolinha (n=34) e Clube (n=37). Foi utilizado como instrumento de medida o Inventário de Motivação para a prática Desportiva de Gaya e Cardoso (1998), subdivididas em 3 categorias: competência Desportiva, Amizade/Lazer e Saúde. Embora não houve diferença, quando agrupados em um único grupo, nas competências Desportiva, Amizade/Lazer e Saúde (p=0,789), no Clube o fator predominante para a prática de futsal foi a competência Desportiva, enquanto nos outros ambientes o principal foi a Amizade/Lazer. Pode-se concluir que os fatores motivacionais para a prática do Futsal são dependentes do ambiente de ensino, o que pode contribuir no melhor planejamento das aulas e consequentemente na aprendizagem. |
id |
IBPEFEX-1_62c920f09472d7f9618d6a48e78e963d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.rbff.com.br:article/799 |
network_acronym_str |
IBPEFEX-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Futsal e Futebol |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores motivacionais de crianças e adolescentes praticantes de Futsal em ambientes com diferentes propostas de ensinoMotivational factors for futsal practice in children and adolescents in environments with different teaching purposesFactores motivacionales de niños y adolescentes practicantes de Futsal en ambientes con diferentes propuestas didácticasFatores motivacionais de crianças e adolescentes praticantes de Futsal em ambientes com diferentes propostas de ensinoFattori motivazionali di bambini e adolescenti che praticano Futsal in ambienti con diverse proposte didattichePsychologyAdherenceSportsPsicologiaAdhesiónDeportePsicologiaAdesioneSportPsicologiaAderênciaEsportePsicologiaAderênciaEsporteO esporte é um importante aliado para o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social da criança. Quando se trata da aprendizagem de habilidades motoras, a motivação estabelece-se como elemento central. O futsal surge então como, uma importante alternativa para a prática de exercícios físicos. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar os fatores motivacionais para a prática de futsal em crianças e adolescentes com idade entre 8 a 14 anos em ambientes com diferentes finalidades de ensino. Participaram do estudo 103 meninos com 11,3 ± 1,4 anos, divididos nos grupos Escola (n=32), Escolinha (n=34) e Clube (n=37). Foi utilizado como instrumento de medida o Inventário de Motivação para a prática Desportiva de Gaya e Cardoso (1998), subdivididas em 3 categorias: competência Desportiva, Amizade/Lazer e Saúde. Embora não houve diferença, quando agrupados em um único grupo, nas competências Desportiva, Amizade/Lazer e Saúde (p=0,789), no Clube o fator predominante para a prática de futsal foi a competência Desportiva, enquanto nos outros ambientes o principal foi a Amizade/Lazer. Pode-se concluir que os fatores motivacionais para a prática do Futsal são dependentes do ambiente de ensino, o que pode contribuir no melhor planejamento das aulas e consequentemente na aprendizagem.Sport is an important ally for the child's motor, cognitive and affective-social development. When it comes to learning motor skills, motivation is established as the central element. Futsal has been conquering several segments of the population, appearing as an important alternative for the practice of physical exercises. The aim of the present study was to identify the motivational factors for futsal practice in children and adolescents aged 8 to 14 years in environments with different teaching purposes. A total of 103 boys, 11.3 ± 1.4 years old, divided in the School (n=32), Off-school class (n=34) and Club (n=37) groups participated in the study. The Motivation Inventory for the Gaya and Cardoso Sports Practice (1998) was used as a measurement instrument, subdivided into 3 categories: Sports, Friendship / Leisure and Health. Although there was no difference, when grouped in a single group, in the competences Sport, Friendship / Leisure and Health (p=0.789), in the Club the predominant factor for the practice of futsal is the Sports competence, while in other environments the main one is Friendship / Leisure. In conclusion, the motivational factors for futsal practice are dependent on the teaching environments, which could improve planning and consequently learning.El deporte es un aliado importante para el desarrollo motor, cognitivo y afectivo-social del niño. Cuando se trata del aprendizaje de la motricidad, la motivación se establece como un elemento central. El fútbol sala surge entonces como una importante alternativa para la práctica de ejercicios físicos. Así, el objetivo de este estudio fue identificar los factores motivacionales para la práctica del fútbol sala en niños y adolescentes de 8 a 14 años en ambientes con diferentes propósitos didácticos. Participaron del estudio 103 niños de 11,3 ± 1,4 años, divididos en los grupos Escola (n=32), Escolinha (n=34) y Clube (n=37). Se utilizó como instrumento de medida el Inventario de Motivación para la Práctica Deportiva de Gaya y Cardoso (1998), subdividido en 3 categorías: Competencia deportiva, Amistad/Ocio y Salud. Si bien no hubo diferencia, al agruparse en un solo grupo, en las competencias Deporte, Amistad/Ocio y Salud (p=0,789), en el Club el factor predominante para la práctica del fútbol sala fue la competencia Deportiva, mientras que en los demás ambientes el factor principal fue la Amistad/Ocio. Se puede concluir que los factores motivacionales para la práctica del Futsal dependen del ambiente de enseñanza, lo que puede contribuir a una mejor planificación de las clases y consecuentemente al aprendizaje.O esporte é um importante aliado para o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social da criança. Quando se trata da aprendizagem de habilidades motoras, a motivação estabelece-se como elemento central. O futsal surge então como, uma importante alternativa para a prática de exercícios físicos. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar os fatores motivacionais para a prática de futsal em crianças e adolescentes com idade entre 8 a 14 anos em ambientes com diferentes finalidades de ensino. Participaram do estudo 103 meninos com 11,3 ± 1,4 anos, divididos nos grupos Escola (n=32), Escolinha (n=34) e Clube (n=37). Foi utilizado como instrumento de medida o Inventário de Motivação para a prática Desportiva de Gaya e Cardoso (1998), subdivididas em 3 categorias: competência Desportiva, Amizade/Lazer e Saúde. Embora não houve diferença, quando agrupados em um único grupo, nas competências Desportiva, Amizade/Lazer e Saúde (p=0,789), no Clube o fator predominante para a prática de futsal foi a competência Desportiva, enquanto nos outros ambientes o principal foi a Amizade/Lazer. Pode-se concluir que os fatores motivacionais para a prática do Futsal são dependentes do ambiente de ensino, o que pode contribuir no melhor planejamento das aulas e consequentemente na aprendizagem.Lo sport è un alleato importante per lo sviluppo motorio, cognitivo e affettivo-sociale del bambino. Quando si tratta di apprendere le abilità motorie, la motivazione si afferma come elemento centrale. Il futsal emerge quindi come un'importante alternativa per la pratica degli esercizi fisici. Pertanto, l'obiettivo di questo studio è stato quello di identificare i fattori motivazionali per la pratica del futsal in bambini e adolescenti di età compresa tra gli 8 ei 14 anni in ambienti con diverse finalità didattiche. Hanno partecipato allo studio 103 ragazzi di età compresa tra 11,3 ± 1,4 anni, suddivisi nei gruppi Escola (n=32), Escolinha (n=34) e Clube (n=37). Come strumento di misurazione è stato utilizzato l'Inventario della motivazione per la pratica sportiva di Gaya e Cardoso (1998), suddiviso in 3 categorie: Competenza sportiva, Amicizia/Tempo libero e Salute. Sebbene non vi fosse alcuna differenza, raggruppate in un unico gruppo, nelle competenze Sport, Amicizia/Tempo libero e Salute (p=0,789), nel Club il fattore predominante per la pratica del futsal era la competenza Sportiva, mentre negli altri ambienti il fattore principale era l'Amicizia/Svago. Si può concludere che i fattori motivazionali per la pratica del Futsal dipendono dall'ambiente di insegnamento, che può contribuire a una migliore pianificazione delle classi e di conseguenza all'apprendimento.IBPEFEX2020-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/octet-streamhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/799RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 11 n. 45 (2019): Edição Especial; 483-489RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football; Vol. 11 No. 45 (2019): Special edition; 483-489RBFF - Revista Brasileña de Fútbol Sala y Fútbol; Vol. 11 Núm. 45 (2019): Edicion especial; 483-489RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 11 n. 45 (2019): Edição Especial; 483-489RBFF - Rivista Brasiliana di Futsal e Calcio; V. 11 N. 45 (2019): Edizione speciale; 483-4891984-4956reponame:Revista Brasileira de Futsal e Futebolinstname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)instacron:IBPEFEXporhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/799/752Copyright (c) 2020 RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebolhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDutra, GuilhermeAlcântara, Chellsea HortêncioSantana, Igor Augusto PereiraTurnes, Tiago2023-09-04T15:50:25Zoai:ojs.www.rbff.com.br:article/799Revistahttps://www.rbff.com.br/index.php/rbffONGhttp://www.rbff.com.br/index.php/rbff/oai||ac-navarro@uol.com.br|| francisconunesnavarro@gmail.com1984-49561984-4956opendoar:2023-09-04T15:50:25Revista Brasileira de Futsal e Futebol - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores motivacionais de crianças e adolescentes praticantes de Futsal em ambientes com diferentes propostas de ensino Motivational factors for futsal practice in children and adolescents in environments with different teaching purposes Factores motivacionales de niños y adolescentes practicantes de Futsal en ambientes con diferentes propuestas didácticas Fatores motivacionais de crianças e adolescentes praticantes de Futsal em ambientes com diferentes propostas de ensino Fattori motivazionali di bambini e adolescenti che praticano Futsal in ambienti con diverse proposte didattiche |
title |
Fatores motivacionais de crianças e adolescentes praticantes de Futsal em ambientes com diferentes propostas de ensino |
spellingShingle |
Fatores motivacionais de crianças e adolescentes praticantes de Futsal em ambientes com diferentes propostas de ensino Dutra, Guilherme Psychology Adherence Sports Psicologia Adhesión Deporte Psicologia Adesione Sport Psicologia Aderência Esporte Psicologia Aderência Esporte |
title_short |
Fatores motivacionais de crianças e adolescentes praticantes de Futsal em ambientes com diferentes propostas de ensino |
title_full |
Fatores motivacionais de crianças e adolescentes praticantes de Futsal em ambientes com diferentes propostas de ensino |
title_fullStr |
Fatores motivacionais de crianças e adolescentes praticantes de Futsal em ambientes com diferentes propostas de ensino |
title_full_unstemmed |
Fatores motivacionais de crianças e adolescentes praticantes de Futsal em ambientes com diferentes propostas de ensino |
title_sort |
Fatores motivacionais de crianças e adolescentes praticantes de Futsal em ambientes com diferentes propostas de ensino |
author |
Dutra, Guilherme |
author_facet |
Dutra, Guilherme Alcântara, Chellsea Hortêncio Santana, Igor Augusto Pereira Turnes, Tiago |
author_role |
author |
author2 |
Alcântara, Chellsea Hortêncio Santana, Igor Augusto Pereira Turnes, Tiago |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra, Guilherme Alcântara, Chellsea Hortêncio Santana, Igor Augusto Pereira Turnes, Tiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psychology Adherence Sports Psicologia Adhesión Deporte Psicologia Adesione Sport Psicologia Aderência Esporte Psicologia Aderência Esporte |
topic |
Psychology Adherence Sports Psicologia Adhesión Deporte Psicologia Adesione Sport Psicologia Aderência Esporte Psicologia Aderência Esporte |
description |
O esporte é um importante aliado para o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social da criança. Quando se trata da aprendizagem de habilidades motoras, a motivação estabelece-se como elemento central. O futsal surge então como, uma importante alternativa para a prática de exercícios físicos. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar os fatores motivacionais para a prática de futsal em crianças e adolescentes com idade entre 8 a 14 anos em ambientes com diferentes finalidades de ensino. Participaram do estudo 103 meninos com 11,3 ± 1,4 anos, divididos nos grupos Escola (n=32), Escolinha (n=34) e Clube (n=37). Foi utilizado como instrumento de medida o Inventário de Motivação para a prática Desportiva de Gaya e Cardoso (1998), subdivididas em 3 categorias: competência Desportiva, Amizade/Lazer e Saúde. Embora não houve diferença, quando agrupados em um único grupo, nas competências Desportiva, Amizade/Lazer e Saúde (p=0,789), no Clube o fator predominante para a prática de futsal foi a competência Desportiva, enquanto nos outros ambientes o principal foi a Amizade/Lazer. Pode-se concluir que os fatores motivacionais para a prática do Futsal são dependentes do ambiente de ensino, o que pode contribuir no melhor planejamento das aulas e consequentemente na aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/799 |
url |
https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/799 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/799/752 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/octet-stream |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBPEFEX |
publisher.none.fl_str_mv |
IBPEFEX |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 11 n. 45 (2019): Edição Especial; 483-489 RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football; Vol. 11 No. 45 (2019): Special edition; 483-489 RBFF - Revista Brasileña de Fútbol Sala y Fútbol; Vol. 11 Núm. 45 (2019): Edicion especial; 483-489 RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 11 n. 45 (2019): Edição Especial; 483-489 RBFF - Rivista Brasiliana di Futsal e Calcio; V. 11 N. 45 (2019): Edizione speciale; 483-489 1984-4956 reponame:Revista Brasileira de Futsal e Futebol instname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX) instacron:IBPEFEX |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX) |
instacron_str |
IBPEFEX |
institution |
IBPEFEX |
reponame_str |
Revista Brasileira de Futsal e Futebol |
collection |
Revista Brasileira de Futsal e Futebol |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Futsal e Futebol - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ac-navarro@uol.com.br|| francisconunesnavarro@gmail.com |
_version_ |
1798949732501946368 |