Uso de demonstração melhora a performance motora de meninos em habilidades do futsal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Mariane da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mezzomo, Stela Paula, Flôres, Fábio Saraiva, Corazza, Sara Teresinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Futsal e Futebol
Texto Completo: https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/459
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar a influência do uso de demonstrações no desempenho de habilidades motoras especí­ficas do futsal, em crianças. Vinte e dois alunos do sexo masculino, com idade média de 6,90 ± 0,68 anos, participaram do estudo. Foram aplicados dois testes referentes às habilidades do chute e do drible (Wall Volley Test e Soccer Dribble Test). Os resultados mostraram que ambos os grupos apresentaram, maiores ní­veis de performance na realização das duas tarefas, entre o pré e o pós teste (p=0,00). No entanto, não foram observadas diferenças entre os grupos, em nenhuma das tarefas. Os resultados mostraram vantagens na utilização da demonstração durante as aulas de Educação Fí­sica Escolar. Assim, destaca-se a importância da utilização de métodos adequados para o ensino do futsal.
id IBPEFEX-1_95e3dcc8ba69b443628f331bef0761bd
oai_identifier_str oai:ojs.www.rbff.com.br:article/459
network_acronym_str IBPEFEX-1
network_name_str Revista Brasileira de Futsal e Futebol
repository_id_str
spelling Uso de demonstração melhora a performance motora de meninos em habilidades do futsalImprovement statement of use performance motor boys in skills of futsalEl uso de la demostración mejora el rendimiento motor de los niños en las habilidades de fútbol salaUso de demonstração melhora a performance motora de meninos em habilidades do futsalL'uso della dimostrazione migliora le prestazioni motorie dei ragazzi nelle abilità di futsalModelingSportsChildrenSchoolModeladoDeportesNiñosEscuelaModellazioneGli sportFigliScuolaModelagemEsportesCriançasEscolaModelagemEsportesCriançasEscolaO objetivo desta pesquisa foi verificar a influência do uso de demonstrações no desempenho de habilidades motoras especí­ficas do futsal, em crianças. Vinte e dois alunos do sexo masculino, com idade média de 6,90 ± 0,68 anos, participaram do estudo. Foram aplicados dois testes referentes às habilidades do chute e do drible (Wall Volley Test e Soccer Dribble Test). Os resultados mostraram que ambos os grupos apresentaram, maiores ní­veis de performance na realização das duas tarefas, entre o pré e o pós teste (p=0,00). No entanto, não foram observadas diferenças entre os grupos, em nenhuma das tarefas. Os resultados mostraram vantagens na utilização da demonstração durante as aulas de Educação Fí­sica Escolar. Assim, destaca-se a importância da utilização de métodos adequados para o ensino do futsal.The aim of this study was to verify the influence of demonstrations in performing specific motor skills of soccer indoor in twenty-two male students with mean age 6,90 ± 0,68 years. Two tests were conducted (Wall Volley Test e Soccer Dribble Test). The results showed that both groups improved performance, between tests (p=0,00). However, no differences between two groups were found. The results showed advantages of demonstration in physical education classes. Thus, it highlights the importance of adequate methods for teaching soccer indoor.El objetivo de esta investigación fue verificar la influencia del uso de demostraciones en el desempeño de habilidades motrices específicas del fútbol sala, en niños. Veintidós estudiantes varones, con una edad media de 6,90 ± 0,68 años, participaron en el estudio. Se aplicaron dos pruebas relacionadas con las habilidades de patadas y regates (Wall Volley Test y Soccer Dribble Test). Los resultados mostraron que ambos grupos presentaron mayores niveles de desempeño en la realización de las dos tareas, entre el pre y post test (p=0,00). Sin embargo, no se observaron diferencias entre los grupos en ninguna de las tareas. Los resultados mostraron ventajas en el uso de la demostración durante las clases de Educación Física. Así, se destaca la importancia de utilizar métodos apropiados para la enseñanza del fútbol sala.O objetivo desta pesquisa foi verificar a influência do uso de demonstrações no desempenho de habilidades motoras especí­ficas do futsal, em crianças. Vinte e dois alunos do sexo masculino, com idade média de 6,90 ± 0,68 anos, participaram do estudo. Foram aplicados dois testes referentes às habilidades do chute e do drible (Wall Volley Test e Soccer Dribble Test). Os resultados mostraram que ambos os grupos apresentaram, maiores ní­veis de performance na realização das duas tarefas, entre o pré e o pós teste (p=0,00). No entanto, não foram observadas diferenças entre os grupos, em nenhuma das tarefas. Os resultados mostraram vantagens na utilização da demonstração durante as aulas de Educação Fí­sica Escolar. Assim, destaca-se a importância da utilização de métodos adequados para o ensino do futsal.L'obiettivo di questa ricerca è stato quello di verificare l'influenza dell'uso delle dimostrazioni nello svolgimento delle capacità motorie specifiche del futsal, nei bambini. Hanno partecipato allo studio ventidue studenti maschi, con un'età media di 6,90 ± 0,68 anni. Sono stati applicati due test relativi alle abilità di calci e dribbling (Wall Volley Test e Soccer Dribble Test). I risultati hanno mostrato che entrambi i gruppi presentavano livelli di performance più elevati nell'esecuzione dei due compiti, tra pre e post test (p=0,00). Tuttavia, non sono state osservate differenze tra i gruppi in nessuno dei compiti. I risultati hanno mostrato vantaggi nell'utilizzo della dimostrazione durante le lezioni di educazione fisica. Pertanto, viene sottolineata l'importanza di utilizzare metodi appropriati per l'insegnamento del futsal.IBPEFEX2016-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/459RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 8 n. 31 (2016): Edição Especial; 334-339RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football; Vol. 8 No. 31 (2016): Special edition; 334-339RBFF - Revista Brasileña de Fútbol Sala y Fútbol; Vol. 8 Núm. 31 (2016): Edicion especial; 334-339RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 8 n. 31 (2016): Edição Especial; 334-339RBFF - Rivista Brasiliana di Futsal e Calcio; V. 8 N. 31 (2016): Edizione speciale; 334-3391984-4956reponame:Revista Brasileira de Futsal e Futebolinstname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)instacron:IBPEFEXporhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/459/374Brandão, Mariane da SilvaMezzomo, Stela PaulaFlôres, Fábio SaraivaCorazza, Sara Teresinhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-12T14:32:12Zoai:ojs.www.rbff.com.br:article/459Revistahttps://www.rbff.com.br/index.php/rbffONGhttp://www.rbff.com.br/index.php/rbff/oai||ac-navarro@uol.com.br|| francisconunesnavarro@gmail.com1984-49561984-4956opendoar:2023-09-12T14:32:12Revista Brasileira de Futsal e Futebol - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de demonstração melhora a performance motora de meninos em habilidades do futsal
Improvement statement of use performance motor boys in skills of futsal
El uso de la demostración mejora el rendimiento motor de los niños en las habilidades de fútbol sala
Uso de demonstração melhora a performance motora de meninos em habilidades do futsal
L'uso della dimostrazione migliora le prestazioni motorie dei ragazzi nelle abilità di futsal
title Uso de demonstração melhora a performance motora de meninos em habilidades do futsal
spellingShingle Uso de demonstração melhora a performance motora de meninos em habilidades do futsal
Brandão, Mariane da Silva
Modeling
Sports
Children
School
Modelado
Deportes
Niños
Escuela
Modellazione
Gli sport
Figli
Scuola
Modelagem
Esportes
Crianças
Escola
Modelagem
Esportes
Crianças
Escola
title_short Uso de demonstração melhora a performance motora de meninos em habilidades do futsal
title_full Uso de demonstração melhora a performance motora de meninos em habilidades do futsal
title_fullStr Uso de demonstração melhora a performance motora de meninos em habilidades do futsal
title_full_unstemmed Uso de demonstração melhora a performance motora de meninos em habilidades do futsal
title_sort Uso de demonstração melhora a performance motora de meninos em habilidades do futsal
author Brandão, Mariane da Silva
author_facet Brandão, Mariane da Silva
Mezzomo, Stela Paula
Flôres, Fábio Saraiva
Corazza, Sara Teresinha
author_role author
author2 Mezzomo, Stela Paula
Flôres, Fábio Saraiva
Corazza, Sara Teresinha
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Mariane da Silva
Mezzomo, Stela Paula
Flôres, Fábio Saraiva
Corazza, Sara Teresinha
dc.subject.por.fl_str_mv Modeling
Sports
Children
School
Modelado
Deportes
Niños
Escuela
Modellazione
Gli sport
Figli
Scuola
Modelagem
Esportes
Crianças
Escola
Modelagem
Esportes
Crianças
Escola
topic Modeling
Sports
Children
School
Modelado
Deportes
Niños
Escuela
Modellazione
Gli sport
Figli
Scuola
Modelagem
Esportes
Crianças
Escola
Modelagem
Esportes
Crianças
Escola
description O objetivo desta pesquisa foi verificar a influência do uso de demonstrações no desempenho de habilidades motoras especí­ficas do futsal, em crianças. Vinte e dois alunos do sexo masculino, com idade média de 6,90 ± 0,68 anos, participaram do estudo. Foram aplicados dois testes referentes às habilidades do chute e do drible (Wall Volley Test e Soccer Dribble Test). Os resultados mostraram que ambos os grupos apresentaram, maiores ní­veis de performance na realização das duas tarefas, entre o pré e o pós teste (p=0,00). No entanto, não foram observadas diferenças entre os grupos, em nenhuma das tarefas. Os resultados mostraram vantagens na utilização da demonstração durante as aulas de Educação Fí­sica Escolar. Assim, destaca-se a importância da utilização de métodos adequados para o ensino do futsal.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/459
url https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/459/374
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBPEFEX
publisher.none.fl_str_mv IBPEFEX
dc.source.none.fl_str_mv RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 8 n. 31 (2016): Edição Especial; 334-339
RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football; Vol. 8 No. 31 (2016): Special edition; 334-339
RBFF - Revista Brasileña de Fútbol Sala y Fútbol; Vol. 8 Núm. 31 (2016): Edicion especial; 334-339
RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 8 n. 31 (2016): Edição Especial; 334-339
RBFF - Rivista Brasiliana di Futsal e Calcio; V. 8 N. 31 (2016): Edizione speciale; 334-339
1984-4956
reponame:Revista Brasileira de Futsal e Futebol
instname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)
instacron:IBPEFEX
instname_str Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)
instacron_str IBPEFEX
institution IBPEFEX
reponame_str Revista Brasileira de Futsal e Futebol
collection Revista Brasileira de Futsal e Futebol
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Futsal e Futebol - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)
repository.mail.fl_str_mv ||ac-navarro@uol.com.br|| francisconunesnavarro@gmail.com
_version_ 1798949730864070656