Comparação do desempenho de jogadores de Futsal das categorias sub-9 e sub-11 em habilidades motoras e a relação com o tempo de prática: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pazetto, Nerylson Ferraz
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Burim, Murilo Luiz, Marques, Inara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Futsal e Futebol
Texto Completo: https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/783
Resumo: Estudos tem investigado a influência da idade e do tempo de prática no desempenho de habilidades motoras. O objetivo desse estudo foi comparar o desempenho de jogadores de categorias de base no Futsal nas habilidades passe e drible, bem como verificar a sua relação com o tempo de prática. Participaram 22 atletas do sexo masculino, da categoria sub-9 (n=11, 8,58 ± 0,70 anos) e sub-11 (n=11, 10,44 ± 0,50 anos) de um projeto de Futsal de Londrina-PR. Utilizou-se o teste de drible e de passe de Mor-Cristhian, sendo este último adaptado para o futsal. Na comparação entre as categorias, empregou-se o teste t de Student na variável desempenho de passe (pontos) e o teste U de Mann-Whitney na variável desempenho de drible (tempo). Para associar o tempo de prática com o desempenho no passe e no drible, utilizou-se a correlação de Pearson e a correlação de Spearman respectivamente (p≤0,05). Não houve diferenças significativas entre as categorias sub-9 e sub-11 no desempenho na habilidade drible (p=0,217) e passe (p=0,963). Não ocorreu correlação entre o tempo de prática e o desempenho no teste de passe (p=0,610; r=-0,115). Contudo, verificou-se uma correlação negativa para o teste de drible e o tempo de prática, numa intensidade moderada (p=0,020; rs=-0,491), isto é, maior tempo de prática, respectivamente a esses jogadores, resultou num menor tempo na realização do teste de drible. Conclui-se que, na população investigada, houve efeito do tempo de prática apenas no desempenho da habilidade drible.
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spelling Comparação do desempenho de jogadores de Futsal das categorias sub-9 e sub-11 em habilidades motoras e a relação com o tempo de prática: um estudo de casoComparison of the performance of futsal players of the under-9 and under-11 in motor skills and the relationship with the time of practice: a study of case Comparación del rendimiento de jugadores de fútbol sala de categorías sub-9 y sub-11 en motricidad y la relación con el tiempo de práctica: un estudio de casoComparação do desempenho de jogadores de Futsal das categorias sub-9 e sub-11 em habilidades motoras e a relação com o tempo de prática: um estudo de casoConfronto delle prestazioni dei giocatori di futsal delle categorie sub-9 e sub-11 nelle abilità motorie e il rapporto con il tempo di pratica: un caso di studioPerformanceMotor skillsFutsalActuaciónHabilidades motorasFútbol salaPrestazioneCapacità motorieFutsalDesempenhoHabilidades motorasFutsalDesempenhoHabilidades motorasFutsalEstudos tem investigado a influência da idade e do tempo de prática no desempenho de habilidades motoras. O objetivo desse estudo foi comparar o desempenho de jogadores de categorias de base no Futsal nas habilidades passe e drible, bem como verificar a sua relação com o tempo de prática. Participaram 22 atletas do sexo masculino, da categoria sub-9 (n=11, 8,58 ± 0,70 anos) e sub-11 (n=11, 10,44 ± 0,50 anos) de um projeto de Futsal de Londrina-PR. Utilizou-se o teste de drible e de passe de Mor-Cristhian, sendo este último adaptado para o futsal. Na comparação entre as categorias, empregou-se o teste t de Student na variável desempenho de passe (pontos) e o teste U de Mann-Whitney na variável desempenho de drible (tempo). Para associar o tempo de prática com o desempenho no passe e no drible, utilizou-se a correlação de Pearson e a correlação de Spearman respectivamente (p≤0,05). Não houve diferenças significativas entre as categorias sub-9 e sub-11 no desempenho na habilidade drible (p=0,217) e passe (p=0,963). Não ocorreu correlação entre o tempo de prática e o desempenho no teste de passe (p=0,610; r=-0,115). Contudo, verificou-se uma correlação negativa para o teste de drible e o tempo de prática, numa intensidade moderada (p=0,020; rs=-0,491), isto é, maior tempo de prática, respectivamente a esses jogadores, resultou num menor tempo na realização do teste de drible. Conclui-se que, na população investigada, houve efeito do tempo de prática apenas no desempenho da habilidade drible.Several studies have investigated the influence of age and practice time on skill performance. The aim was to compare the grassroots futsal player's performance in passing and dribbling tests, as well as to verify the relation with practice time. The sample involved 22 male players Under-9 (n=11, 8,58 ± 0,70 years) and Under-11 (n=11; 10,44 ± 0,50 years) of a Futsal team from Londrina-PR. The Mor-Christian's dribbling and passing test was used, the last adapted for futsal. In the comparison between categories, it was used the Student t Test to compare performance in the passing test and Mann-Whitney U test in dribbling test. Pearson correlation and Spearman correlation were used to associate practice time with passing and dribbling performance (p≤0.05). There were no significant diferences between under-9 and und-11 categories in dribbling (p = 0.217) and pass performance (p = 0.963). There was no correlation between practice time and the performance in the passing test (p=0,610 ; r=-0,115). However, a negative correlation was observed for the dribling test and the practice time, in a moderate intensity (p=0,020 ; rs=-0,491), that is, for these players, more practice time would result in less time to realized the dribbling test. It was concluded that in the analyzed sample, there was an effect of the practice time only on the performance of the dribbling skill.Los estudios han investigado la influencia de la edad y el tiempo de práctica en el desempeño de las habilidades motoras. El objetivo de este estudio fue comparar el desempeño de jugadores de categorías básicas de Futsal en habilidades de pase y regate, así como verificar su relación con el tiempo de práctica. Veintidós atletas masculinos de la categoría sub-9 (n=11, 8,58 ± 0,70 años) y sub-11 (n=11, 10,44 ± 0,50 años) participaron de un proyecto de Futsal en Londrina-PR. Se utilizó la prueba de regate y pase de Mor-Cristhian, esta última adaptada para el fútbol sala. En la comparación de las categorías se utilizó la prueba t de Student para la variable rendimiento de pase (puntos) y la prueba U de Mann-Whitney para la variable rendimiento de regate (tiempo). Para asociar el tiempo de práctica con la ejecución de pases y regates, se utilizó la correlación de Pearson y la correlación de Spearman, respectivamente (p≤0,05). No hubo diferencias significativas entre las categorías sub-9 y sub-11 en el rendimiento en la habilidad de regate (p=0,217) y pases (p=0,963). No hubo correlación entre el tiempo de práctica y el rendimiento en la prueba de aprobación (p=0,610; r=-0,115). Sin embargo, hubo una correlación negativa para la prueba de regate y el tiempo de práctica, a una intensidad moderada (p=0,020; rs=-0,491), es decir, mayor tiempo de práctica, respectivamente para estos jugadores, resultó en menor tiempo para realizar el prueba de regate Se concluye que, en la población investigada, hubo efecto del tiempo de práctica solo sobre el desempeño de la habilidad de driblar.Estudos tem investigado a influência da idade e do tempo de prática no desempenho de habilidades motoras. O objetivo desse estudo foi comparar o desempenho de jogadores de categorias de base no Futsal nas habilidades passe e drible, bem como verificar a sua relação com o tempo de prática. Participaram 22 atletas do sexo masculino, da categoria sub-9 (n=11, 8,58 ± 0,70 anos) e sub-11 (n=11, 10,44 ± 0,50 anos) de um projeto de Futsal de Londrina-PR. Utilizou-se o teste de drible e de passe de Mor-Cristhian, sendo este último adaptado para o futsal. Na comparação entre as categorias, empregou-se o teste t de Student na variável desempenho de passe (pontos) e o teste U de Mann-Whitney na variável desempenho de drible (tempo). Para associar o tempo de prática com o desempenho no passe e no drible, utilizou-se a correlação de Pearson e a correlação de Spearman respectivamente (p≤0,05). Não houve diferenças significativas entre as categorias sub-9 e sub-11 no desempenho na habilidade drible (p=0,217) e passe (p=0,963). Não ocorreu correlação entre o tempo de prática e o desempenho no teste de passe (p=0,610; r=-0,115). Contudo, verificou-se uma correlação negativa para o teste de drible e o tempo de prática, numa intensidade moderada (p=0,020; rs=-0,491), isto é, maior tempo de prática, respectivamente a esses jogadores, resultou num menor tempo na realização do teste de drible. Conclui-se que, na população investigada, houve efeito do tempo de prática apenas no desempenho da habilidade drible.Gli studi hanno studiato l'influenza dell'età e del tempo di pratica sulle prestazioni delle abilità motorie. L'obiettivo di questo studio era confrontare le prestazioni dei giocatori delle categorie base nel Futsal in termini di capacità di passaggio e dribbling, oltre a verificarne il rapporto con il tempo di allenamento. Ventidue atleti maschi della categoria under 9 (n=11, 8.58 ± 0.70 anni) e under 11 (n=11, 10.44 ± 0.50 anni) hanno partecipato ad un progetto Futsal Londrina-PR. È stato utilizzato il test di dribbling e passaggio di Mor-Cristhian, quest'ultimo adattato per il futsal. Nel confrontare le categorie, è stato utilizzato il test t di Student per la variabile di prestazione di passaggio (punti) e il test U di Mann-Whitney per la variabile di prestazione di dribbling (tempo). Per associare il tempo di pratica con le prestazioni di passaggio e dribbling, sono state utilizzate rispettivamente la correlazione di Pearson e la correlazione di Spearman (p≤0,05). Non ci sono state differenze significative tra le categorie under 9 e under 11 in termini di prestazioni nell'abilità di dribbling (p=0,217) e di passaggio (p=0,963). Non c'era correlazione tra tempo di pratica e prestazioni nel test di superamento (p=0,610; r=-0,115). Tuttavia, c'era una correlazione negativa per il test di dribbling e il tempo di pratica, a intensità moderata (p=0,020; rs=-0,491), ovvero un tempo di pratica più lungo, rispettivamente per questi giocatori, ha comportato un tempo più breve nell'esecuzione del prova di dribbling. Si conclude che, nella popolazione indagata, c'è stato un effetto del tempo di pratica solo sull'esecuzione dell'abilità di dribbling.IBPEFEX2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/octet-streamhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/783RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 11 n. 46 (2019): Suplementar 1; 564-570RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football; Vol. 11 No. 46 (2019): Supplemental 1; 564-570RBFF - Revista Brasileña de Fútbol Sala y Fútbol; Vol. 11 Núm. 46 (2019): Suplementario 1; 564-570RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 11 n. 46 (2019): Suplementar 1; 564-570RBFF - Rivista Brasiliana di Futsal e Calcio; V. 11 N. 46 (2019): Supplementare 1; 564-5701984-4956reponame:Revista Brasileira de Futsal e Futebolinstname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)instacron:IBPEFEXporhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/783/762Copyright (c) 2020 Nerylson Ferraz Pazetto, Murilo Luiz Burim, Inara Marqueshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPazetto, Nerylson FerrazBurim, Murilo LuizMarques, Inara2023-09-03T19:28:30Zoai:ojs.www.rbff.com.br:article/783Revistahttps://www.rbff.com.br/index.php/rbffONGhttp://www.rbff.com.br/index.php/rbff/oai||ac-navarro@uol.com.br|| francisconunesnavarro@gmail.com1984-49561984-4956opendoar:2023-09-03T19:28:30Revista Brasileira de Futsal e Futebol - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)false
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Comparación del rendimiento de jugadores de fútbol sala de categorías sub-9 y sub-11 en motricidad y la relación con el tiempo de práctica: un estudio de caso
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Confronto delle prestazioni dei giocatori di futsal delle categorie sub-9 e sub-11 nelle abilità motorie e il rapporto con il tempo di pratica: un caso di studio
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