Perfil antropométrico e conhecimento nutricional de professores do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Emiliane Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Flório, Flávia Martão, Zanin de Souza, Luciane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento
Texto Completo: https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1711
Resumo: Introdução: O professor desempenha cargos e atividades que vão além do seu horário de aulas, influenciando negativamente o estilo e qualidade de vida. Objetivo: avaliar o conhecimento nutricional e a associação com o perfil antropométrico de professores do ensino fundamental. Materiais e Métodos: Este estudo transversal quantitativo avaliou no ano de 2019, 173 professores do ensino fundamental de Manhuaçu-MG por meio da aplicação da Escala de Conhecimento Nutricional (ECN), questionário do perfil sociodemográfico avaliação da Razão Cintura Estatura (RCE). Análises de regressão logística simples foram empregadas na associação das variáveis e o desfecho considerando nível de significância de 5%. Resultados e Discussão: A idade média foi de 42,6 anos e prevalência do sexo feminino. O conhecimento nutricional foi moderado e o perfil antropométrico com sobrepeso e obesidade na maioria (58,4%). O risco cardiometabólico teve associação positiva para sexo masculino, os mais velhos e os que não realizam exercício físico. A idade menor que 42 anos se destacou como fator favorável na manutenção do perfil corporal eutrófico. Estudos com professores mostraram resultados semelhantes no conhecimento nutricional e muitos com sobrepeso e obesidade. Observou-se em outro estudo que avaliou risco cardiometabólico (RCE), uma tendência de aumento nas prevalências de risco com o avançar da idade, assim como o presente estudo, porém com maiores percentuais de risco nas mulheres. Conclusão: A maioria dos professores apresentou conhecimento moderado em relação nutrição, e não foi possível verificar associação entre perfil antropométrico e o conhecimento nutricional.
id IBPEFEX-2_2538a136a705883d128f5cda28bcf741
oai_identifier_str oai:ojs.www.rbone.com.br:article/1711
network_acronym_str IBPEFEX-2
network_name_str Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento
repository_id_str
spelling Perfil antropométrico e conhecimento nutricional de professores do ensino fundamentalAnthropometric profile and nutritional knowledge of elementary school teachersPerfil antropométrico y conocimiento nutricional de los maestros de la escuela primaria.Perfil antropométrico e conhecimento nutricional de professores do ensino fundamentalProfilo antropometrico e conoscenza nutrizionale degli insegnanti di scuola elementareNutritional StatusAnthropometricFacultyEstados nutricionalesPerfil antropométricoEducadoresStato nutrizionaleProfilo antropometricoEducatoriEstado nutricionalPerfil antropometricoEducadoresEstado NutricionalPerfil AntropométricoEducadoresIntrodução: O professor desempenha cargos e atividades que vão além do seu horário de aulas, influenciando negativamente o estilo e qualidade de vida. Objetivo: avaliar o conhecimento nutricional e a associação com o perfil antropométrico de professores do ensino fundamental. Materiais e Métodos: Este estudo transversal quantitativo avaliou no ano de 2019, 173 professores do ensino fundamental de Manhuaçu-MG por meio da aplicação da Escala de Conhecimento Nutricional (ECN), questionário do perfil sociodemográfico avaliação da Razão Cintura Estatura (RCE). Análises de regressão logística simples foram empregadas na associação das variáveis e o desfecho considerando nível de significância de 5%. Resultados e Discussão: A idade média foi de 42,6 anos e prevalência do sexo feminino. O conhecimento nutricional foi moderado e o perfil antropométrico com sobrepeso e obesidade na maioria (58,4%). O risco cardiometabólico teve associação positiva para sexo masculino, os mais velhos e os que não realizam exercício físico. A idade menor que 42 anos se destacou como fator favorável na manutenção do perfil corporal eutrófico. Estudos com professores mostraram resultados semelhantes no conhecimento nutricional e muitos com sobrepeso e obesidade. Observou-se em outro estudo que avaliou risco cardiometabólico (RCE), uma tendência de aumento nas prevalências de risco com o avançar da idade, assim como o presente estudo, porém com maiores percentuais de risco nas mulheres. Conclusão: A maioria dos professores apresentou conhecimento moderado em relação nutrição, e não foi possível verificar associação entre perfil antropométrico e o conhecimento nutricional.Introduzione: l'insegnante svolge posizioni e attività che vanno oltre le sue ore di classe, influenzando negativamente lo stile e la qualità della vita. Obiettivo: valutare le conoscenze e l'associazione nutrizionale con il profilo antropometrico degli insegnanti di scuola elementare. Materiali e metodi: questo studio di sezione trasversale quantitativo valutato nel 2019, 173 insegnanti della scuola elementare Manhuaçu-mg attraverso l'applicazione della scala della conoscenza nutrizionale (ECN), una valutazione del questionario del profilo sociodemografico della statura del rapporto della vita (CRM). Le semplici analisi di regressione logistica sono state impiegate nell'associazione delle variabili e sull'esito considerando il livello di significato del 5%. Risultati e discussione: il Medioevo è stato di 42,6 anni e prevalenza femminile. La conoscenza nutrizionale era moderata e il profilo antropometrico sovrappeso e obesità nella maggior parte (58,4%). Il rischio cardiometabolico ha avuto un'associazione positiva per i maschi, i più antichi e quelli che non eseguono esercizio fisico. L'età inferiore a 42 anni ha evidenziato come fattore favorevole nel mantenimento del profilo del corpo eutrofico. Gli studi con gli insegnanti hanno mostrato risultati simili a conoscenze nutrizionali e molti sovrappeso e obesità. È stato osservato in un altro studio che ha valutato il rischio cardiometabolico (RCE), una tendenza all'aumento della prevalenza con l'età avanzata, nonché il presente studio, ma con maggiori percentuali di rischio nelle donne. Conclusione: la maggior parte degli insegnanti ha presentato una conoscenza moderata nella relazione nutrizionale, e non è stato possibile verificare l'associazione tra profilo antropometrico e conoscenza nutrizionale.Introduction: The teacher performs positions and activities that go beyond his class schedule, negatively influencing his style and quality of life. Objective: to assess nutritional knowledge and the association with the anthropometric profile of elementary school teachers. Materials and Methods: This quantitative cross-sectional study evaluated, in 2019, 173 elementary school teachers from de Manhuaçu-MG through the application of the Nutritional Knowledge Scale (ECN), questionnaire of the sociodemographic profile and assessment of the Cintura Stature ratio (RCE). Simple logistic regression analyzes were used to associate the variables and the outcome considering a significance level of 5%. Results and Discussion: The mean age was 42.6 years, and the prevalence was female. Nutritional knowledge was moderate, and the anthropometric profile was overweight and obese in the majority (58.4%). Cardiometabolic risk was positively associated with males, the elderly and those who do not exercise. The age below 42 years stood out as a favorable factor in maintaining the eutrophic body profile. Studies with teachers have shown similar results in nutritional knowledge and many with overweight and obesity. It was observed in another study that evaluated cardiometabolic risk (RCE), a tendency to increase in the prevalence of risk with advancing age, as well as the present study, but with higher percentages of risk in women. Conclusion: Most teachers had moderate knowledge regarding nutrition, and it was not possible to verify an association between anthropometric profile and nutritional knowledge.Introducción: El maestro juega posiciones y actividades que van más allá de sus horas de clase, influyen negativamente en el estilo y la calidad de vida. Objetivo: Evaluar el conocimiento nutricional y la asociación con el perfil antropométrico de los maestros de la escuela primaria. Materiales y métodos: este estudio cuantitativo transversal evaluado en 2019, 173 maestros de la Escuela Primaria Manhuaçu-MG a través de la aplicación de la Escala de Conocimiento Nutricional (ECN), una evaluación de un perfil de perfil sociodemográfico de la estatura de la relación de cintura (CRM). Se emplearon análisis simples de regresión logística en la asociación de variables y el resultado considerando el nivel de significación del 5%. Resultados y discusión: La Edad Media fue de 42.6 años y prevalencia femenina. El conocimiento nutricional era moderado y el perfil antropométrico con sobrepeso y obesidad en la mayoría (58.4%). El riesgo cardiometabólico tuvo una asociación positiva para los hombres, los más antiguos y los que no realizan ejercicio físico. La edad inferior a 42 años se ha resaltado como un factor favorable para mantener el perfil del cuerpo eutrófico. Los estudios con maestros mostraron resultados similares en el conocimiento nutricional y muchos sobrepeso y obesidad. Se observó en otro estudio que evaluó el riesgo cardiometabólico (RCE), una tendencia en el aumento de la prevalencia con la edad avanzada, así como el presente estudio, pero con mayores porcentajes de riesgo en las mujeres. Conclusión: la mayoría de los maestros presentaron conocimientos moderados en la relación de nutrición, y no fue posible verificar la asociación entre el perfil antropométrico y el conocimiento nutricional.Introdução: O professor desempenha cargos e atividades que vão além do seu horário de aulas, influenciando negativamente o estilo e qualidade de vida. Objetivo: avaliar o conhecimento nutricional e a associação com o perfil antropométrico de professores do ensino fundamental. Materiais e Métodos: Este estudo transversal quantitativo avaliou no ano de 2019, 173 professores do ensino fundamental de Manhuaçu-MG por meio da aplicação da Escala de Conhecimento Nutricional (ECN), questionário do perfil sociodemográfico avaliação da Razão Cintura Estatura (RCE). Análises de regressão logística simples foram empregadas na associação das variáveis e o desfecho considerando nível de significância de 5%. Resultados e Discussão: A idade média foi de 42,6 anos e prevalência do sexo feminino. O conhecimento nutricional foi moderado e o perfil antropométrico com sobrepeso e obesidade na maioria (58,4%). O risco cardiometabólico teve associação positiva para sexo masculino, os mais velhos e os que não realizam exercício físico. A idade menor que 42 anos se destacou como fator favorável na manutenção do perfil corporal eutrófico. Estudos com professores mostraram resultados semelhantes no conhecimento nutricional e muitos com sobrepeso e obesidade. Observou-se em outro estudo que avaliou risco cardiometabólico (RCE), uma tendência de aumento nas prevalências de risco com o avançar da idade, assim como o presente estudo, porém com maiores percentuais de risco nas mulheres. Conclusão: A maioria dos professores apresentou conhecimento moderado em relação nutrição, e não foi possível verificar associação entre perfil antropométrico e o conhecimento nutricional.IBPEFEX2022-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1711Brazilian Journal of Obesity, Nutrition and Weight Loss; Vol. 15 No. 93 (2021); 363-373Revista Brasileña de Obesidad, Nutrición y Pérdida de Peso; Vol. 15 Núm. 93 (2021); 363-373Giornale brasiliano di obesità, nutrizione e perdita di peso; V. 15 N. 93 (2021); 363-373RBONE - Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 15 n. 93 (2021); 363-373Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 15 n. 93 (2021); 363-3731981-9919reponame:Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimentoinstname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)instacron:IBPEFEXporhttps://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1711/1116Copyright (c) 2022 Emiliane Rodrigues Dutra, Flávia Martão Flório, Luciane Zanin de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDutra, Emiliane RodriguesFlório, Flávia MartãoZanin de Souza, Luciane2022-04-26T17:33:47Zoai:ojs.www.rbone.com.br:article/1711Revistahttp://www.rbone.com.br/index.php/rboneONGhttp://www.rbone.com.br/index.php/rbone/oaifrancisco@ibpefex.com.br||ac-navarro@uol.com.br||francisconunesnavarro@gmail.com1981-99191981-9919opendoar:2022-04-26T17:33:47Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil antropométrico e conhecimento nutricional de professores do ensino fundamental
Anthropometric profile and nutritional knowledge of elementary school teachers
Perfil antropométrico y conocimiento nutricional de los maestros de la escuela primaria.
Perfil antropométrico e conhecimento nutricional de professores do ensino fundamental
Profilo antropometrico e conoscenza nutrizionale degli insegnanti di scuola elementare
title Perfil antropométrico e conhecimento nutricional de professores do ensino fundamental
spellingShingle Perfil antropométrico e conhecimento nutricional de professores do ensino fundamental
Dutra, Emiliane Rodrigues
Nutritional Status
Anthropometric
Faculty
Estados nutricionales
Perfil antropométrico
Educadores
Stato nutrizionale
Profilo antropometrico
Educatori
Estado nutricional
Perfil antropometrico
Educadores
Estado Nutricional
Perfil Antropométrico
Educadores
title_short Perfil antropométrico e conhecimento nutricional de professores do ensino fundamental
title_full Perfil antropométrico e conhecimento nutricional de professores do ensino fundamental
title_fullStr Perfil antropométrico e conhecimento nutricional de professores do ensino fundamental
title_full_unstemmed Perfil antropométrico e conhecimento nutricional de professores do ensino fundamental
title_sort Perfil antropométrico e conhecimento nutricional de professores do ensino fundamental
author Dutra, Emiliane Rodrigues
author_facet Dutra, Emiliane Rodrigues
Flório, Flávia Martão
Zanin de Souza, Luciane
author_role author
author2 Flório, Flávia Martão
Zanin de Souza, Luciane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Emiliane Rodrigues
Flório, Flávia Martão
Zanin de Souza, Luciane
dc.subject.por.fl_str_mv Nutritional Status
Anthropometric
Faculty
Estados nutricionales
Perfil antropométrico
Educadores
Stato nutrizionale
Profilo antropometrico
Educatori
Estado nutricional
Perfil antropometrico
Educadores
Estado Nutricional
Perfil Antropométrico
Educadores
topic Nutritional Status
Anthropometric
Faculty
Estados nutricionales
Perfil antropométrico
Educadores
Stato nutrizionale
Profilo antropometrico
Educatori
Estado nutricional
Perfil antropometrico
Educadores
Estado Nutricional
Perfil Antropométrico
Educadores
description Introdução: O professor desempenha cargos e atividades que vão além do seu horário de aulas, influenciando negativamente o estilo e qualidade de vida. Objetivo: avaliar o conhecimento nutricional e a associação com o perfil antropométrico de professores do ensino fundamental. Materiais e Métodos: Este estudo transversal quantitativo avaliou no ano de 2019, 173 professores do ensino fundamental de Manhuaçu-MG por meio da aplicação da Escala de Conhecimento Nutricional (ECN), questionário do perfil sociodemográfico avaliação da Razão Cintura Estatura (RCE). Análises de regressão logística simples foram empregadas na associação das variáveis e o desfecho considerando nível de significância de 5%. Resultados e Discussão: A idade média foi de 42,6 anos e prevalência do sexo feminino. O conhecimento nutricional foi moderado e o perfil antropométrico com sobrepeso e obesidade na maioria (58,4%). O risco cardiometabólico teve associação positiva para sexo masculino, os mais velhos e os que não realizam exercício físico. A idade menor que 42 anos se destacou como fator favorável na manutenção do perfil corporal eutrófico. Estudos com professores mostraram resultados semelhantes no conhecimento nutricional e muitos com sobrepeso e obesidade. Observou-se em outro estudo que avaliou risco cardiometabólico (RCE), uma tendência de aumento nas prevalências de risco com o avançar da idade, assim como o presente estudo, porém com maiores percentuais de risco nas mulheres. Conclusão: A maioria dos professores apresentou conhecimento moderado em relação nutrição, e não foi possível verificar associação entre perfil antropométrico e o conhecimento nutricional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1711
url https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1711/1116
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Emiliane Rodrigues Dutra, Flávia Martão Flório, Luciane Zanin de Souza
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Emiliane Rodrigues Dutra, Flávia Martão Flório, Luciane Zanin de Souza
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBPEFEX
publisher.none.fl_str_mv IBPEFEX
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Obesity, Nutrition and Weight Loss; Vol. 15 No. 93 (2021); 363-373
Revista Brasileña de Obesidad, Nutrición y Pérdida de Peso; Vol. 15 Núm. 93 (2021); 363-373
Giornale brasiliano di obesità, nutrizione e perdita di peso; V. 15 N. 93 (2021); 363-373
RBONE - Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 15 n. 93 (2021); 363-373
Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 15 n. 93 (2021); 363-373
1981-9919
reponame:Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento
instname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)
instacron:IBPEFEX
instname_str Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)
instacron_str IBPEFEX
institution IBPEFEX
reponame_str Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento
collection Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)
repository.mail.fl_str_mv francisco@ibpefex.com.br||ac-navarro@uol.com.br||francisconunesnavarro@gmail.com
_version_ 1798949757578641408