Imagem corporal e bullying entre adolescentes: Práticas docentes na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento |
Texto Completo: | https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1291 |
Resumo: | Introdução: O bullying é um dos tipos de violência interpessoal que ocorre dentro do ambiente escolar e envolve atos de humilhação, ameaça e depreciação que, na maioria das vezes, acontece entre pares e tem como vítimas mais frequentes as crianças e adolescentes. Objetivo: Analisar as práticas docentes de professores no ambiente escolar diante da temática do bullying associado à imagem corporal. Materiais e métodos: Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases eletrônicas: LILACS, PubMed e SciELO. Resultados: Foram identificadas 282 publicações, das quais apenas 04 responderam è questão norteadora e todas discorreram sobre práticas docentes diferentes, evidenciando como profissionais mais frequentes, os psicólogos, junto aos professores. Discussão: Um aspecto importante na fundamentação de propostas para novas práticas docentes dentro desta temática é o reconhecimento adequado do fenômeno bullying e os distúrbios de imagem corporal. Contudo, pesquisa realizada com o professor de educação física revela a falta de compreensão quanto à problemática por parte dos professores que não conseguem identificar o problema ou o naturaliza no cotidiano escolar. Conclusão: As práticas docentes têm se mostrado efetivas na minimização das situações de conflito, principalmente quando são desenvolvidas de maneira compartilhada com outros profissionais. |
id |
IBPEFEX-2_253e3e369929244785a0a2fb4d82ad61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.rbone.com.br:article/1291 |
network_acronym_str |
IBPEFEX-2 |
network_name_str |
Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento |
repository_id_str |
|
spelling |
Imagem corporal e bullying entre adolescentes: Práticas docentes na sala de aulaBody image and bullying among adolescents: teaching practices in the classroomImagen corporal y bullying entre adolescentes: Prácticas docentes en el aulaImagem corporal e bullying entre adolescentes: Práticas docentes na sala de aulaImmagine corporea e bullismo tra gli adolescenti: pratiche di insegnamento in classeAdolescentsBullyingBody imageAdolescentesBullyingImagem corporalIntrodução: O bullying é um dos tipos de violência interpessoal que ocorre dentro do ambiente escolar e envolve atos de humilhação, ameaça e depreciação que, na maioria das vezes, acontece entre pares e tem como vítimas mais frequentes as crianças e adolescentes. Objetivo: Analisar as práticas docentes de professores no ambiente escolar diante da temática do bullying associado à imagem corporal. Materiais e métodos: Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases eletrônicas: LILACS, PubMed e SciELO. Resultados: Foram identificadas 282 publicações, das quais apenas 04 responderam è questão norteadora e todas discorreram sobre práticas docentes diferentes, evidenciando como profissionais mais frequentes, os psicólogos, junto aos professores. Discussão: Um aspecto importante na fundamentação de propostas para novas práticas docentes dentro desta temática é o reconhecimento adequado do fenômeno bullying e os distúrbios de imagem corporal. Contudo, pesquisa realizada com o professor de educação física revela a falta de compreensão quanto à problemática por parte dos professores que não conseguem identificar o problema ou o naturaliza no cotidiano escolar. Conclusão: As práticas docentes têm se mostrado efetivas na minimização das situações de conflito, principalmente quando são desenvolvidas de maneira compartilhada com outros profissionais.Introduction: Bullying is one of the types of interpersonal violence that occurs within the school environment and involves acts of humiliation, threat and depreciation that most often occur among peers and has the most frequent victims being children and adolescents. Objective: To analyze the teaching practices of teachers in the school environment before the theme of bullying associated with body image. Methodology: It is an integrative review performed in electronic databases: LILACS, PubMed and SciELO. Results: There were identified 282 publications, of which only 04 responded to the question and all expatiated on different teaching practices, highlighting the most frequent professionals, psychologists, together with the teachers. Discussion: An important aspect in the foundation of proposals for new teaching practices within this theme is the proper recognition of bullying phenomenon and body image disorders. However, research conducted with the physical education teacher reveals the lack of understanding of the problem on the part of teachers who cannot identify the problem or naturalize it in their daily school life. Conclusion: The teaching practices have been shown to be effective in minimizing the conflict situations, especially when they are developed in such a way shared with other professionals.Introducción: El bullying es uno de los tipos de violencia interpersonal que se da dentro del ámbito escolar y consiste en actos de humillación, amenaza y desprecio que, en la mayoría de los casos, se dan entre pares y tienen como víctimas más frecuentes a los niños y adolescentes. Objetivo: Analizar las prácticas docentes de los docentes del ámbito escolar sobre el tema del bullying asociado a la imagen corporal. Materiales y métodos: Esta es una revisión integradora realizada en las bases de datos electrónicas: LILACS, PubMed y SciELO. Resultados: se identificaron 282 publicaciones, de las cuales solo 04 respondieron a la pregunta orientadora y todas discutieron diferentes prácticas docentes, mostrando a los psicólogos como los profesionales más frecuentes, junto a los docentes. Discusión: Un aspecto importante en la fundamentación de propuestas de nuevas prácticas docentes en esta temática es el adecuado reconocimiento del fenómeno bullying y los trastornos de la imagen corporal. Sin embargo, investigaciones realizadas con el profesor de educación física revelan una falta de comprensión sobre el problema por parte de los profesores que no logran identificar el problema o naturalizarlo en el cotidiano escolar. Conclusión: Las prácticas docentes se han mostrado efectivas para minimizar situaciones de conflicto, especialmente cuando se desarrollan de forma compartida con otros profesionales.Introdução: O bullying é um dos tipos de violência interpessoal que ocorre dentro do ambiente escolar e envolve atos de humilhação, ameaça e depreciação que, na maioria das vezes, acontece entre pares e tem como vítimas mais frequentes as crianças e adolescentes. Objetivo: Analisar as práticas docentes de professores no ambiente escolar diante da temática do bullying associado à imagem corporal. Materiais e métodos: Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases eletrônicas: LILACS, PubMed e SciELO. Resultados: Foram identificadas 282 publicações, das quais apenas 04 responderam è questão norteadora e todas discorreram sobre práticas docentes diferentes, evidenciando como profissionais mais frequentes, os psicólogos, junto aos professores. Discussão: Um aspecto importante na fundamentação de propostas para novas práticas docentes dentro desta temática é o reconhecimento adequado do fenômeno bullying e os distúrbios de imagem corporal. Contudo, pesquisa realizada com o professor de educação física revela a falta de compreensão quanto à problemática por parte dos professores que não conseguem identificar o problema ou o naturaliza no cotidiano escolar. Conclusão: As práticas docentes têm se mostrado efetivas na minimização das situações de conflito, principalmente quando são desenvolvidas de maneira compartilhada com outros profissionais.Introduzione: Il bullismo è uno dei tipi di violenza interpersonale che si verifica all'interno dell'ambiente scolastico e comporta atti di umiliazione, minaccia e deprezzamento che, nella maggior parte dei casi, si verificano tra coetanei e hanno bambini e adolescenti come vittime più frequenti. Obiettivo: Analizzare le pratiche didattiche degli insegnanti nell'ambiente scolastico sul tema del bullismo associato all'immagine corporea. Materiali e metodi: Questa è una revisione integrativa effettuata nelle banche dati elettroniche: LILACS, PubMed e SciELO. Risultati: sono state identificate 282 pubblicazioni, di cui solo 04 hanno risposto alla domanda guida e tutte hanno discusso diverse pratiche didattiche, mostrando gli psicologi come i professionisti più frequenti, insieme agli insegnanti. Discussione: Un aspetto importante nella fondazione di proposte per nuove pratiche didattiche all'interno di questo tema è l'adeguato riconoscimento del fenomeno del bullismo e dei disturbi dell'immagine corporea. Tuttavia, la ricerca condotta con l'insegnante di educazione fisica rivela una mancanza di comprensione del problema da parte degli insegnanti che non riescono a identificare il problema o renderlo naturale nella vita quotidiana della scuola. Conclusione: le pratiche di insegnamento si sono dimostrate efficaci nel ridurre al minimo le situazioni di conflitto, soprattutto quando sono sviluppate in modo condiviso con altri professionisti.IBPEFEX2020-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1291Brazilian Journal of Obesity, Nutrition and Weight Loss; Vol. 14 No. 86 (2020); 443-450Revista Brasileña de Obesidad, Nutrición y Pérdida de Peso; Vol. 14 Núm. 86 (2020); 443-450Giornale brasiliano di obesità, nutrizione e perdita di peso; V. 14 N. 86 (2020); 443-450RBONE - Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 14 n. 86 (2020); 443-450Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 14 n. 86 (2020); 443-4501981-9919reponame:Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimentoinstname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)instacron:IBPEFEXporhttps://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1291/977Copyright (c) 2020 Marianne Lira de Oliveira, Delbana Pereira Rodrigues, Cássio Eduardo Soares Mirandahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Marianne Lira deRodrigues, Delbana PereiraMiranda, Cássio Eduardo Soares2023-06-11T22:20:18Zoai:ojs.www.rbone.com.br:article/1291Revistahttp://www.rbone.com.br/index.php/rboneONGhttp://www.rbone.com.br/index.php/rbone/oaifrancisco@ibpefex.com.br||ac-navarro@uol.com.br||francisconunesnavarro@gmail.com1981-99191981-9919opendoar:2023-06-11T22:20:18Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imagem corporal e bullying entre adolescentes: Práticas docentes na sala de aula Body image and bullying among adolescents: teaching practices in the classroom Imagen corporal y bullying entre adolescentes: Prácticas docentes en el aula Imagem corporal e bullying entre adolescentes: Práticas docentes na sala de aula Immagine corporea e bullismo tra gli adolescenti: pratiche di insegnamento in classe |
title |
Imagem corporal e bullying entre adolescentes: Práticas docentes na sala de aula |
spellingShingle |
Imagem corporal e bullying entre adolescentes: Práticas docentes na sala de aula Oliveira, Marianne Lira de Adolescents Bullying Body image Adolescentes Bullying Imagem corporal |
title_short |
Imagem corporal e bullying entre adolescentes: Práticas docentes na sala de aula |
title_full |
Imagem corporal e bullying entre adolescentes: Práticas docentes na sala de aula |
title_fullStr |
Imagem corporal e bullying entre adolescentes: Práticas docentes na sala de aula |
title_full_unstemmed |
Imagem corporal e bullying entre adolescentes: Práticas docentes na sala de aula |
title_sort |
Imagem corporal e bullying entre adolescentes: Práticas docentes na sala de aula |
author |
Oliveira, Marianne Lira de |
author_facet |
Oliveira, Marianne Lira de Rodrigues, Delbana Pereira Miranda, Cássio Eduardo Soares |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Delbana Pereira Miranda, Cássio Eduardo Soares |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Marianne Lira de Rodrigues, Delbana Pereira Miranda, Cássio Eduardo Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescents Bullying Body image Adolescentes Bullying Imagem corporal |
topic |
Adolescents Bullying Body image Adolescentes Bullying Imagem corporal |
description |
Introdução: O bullying é um dos tipos de violência interpessoal que ocorre dentro do ambiente escolar e envolve atos de humilhação, ameaça e depreciação que, na maioria das vezes, acontece entre pares e tem como vítimas mais frequentes as crianças e adolescentes. Objetivo: Analisar as práticas docentes de professores no ambiente escolar diante da temática do bullying associado à imagem corporal. Materiais e métodos: Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases eletrônicas: LILACS, PubMed e SciELO. Resultados: Foram identificadas 282 publicações, das quais apenas 04 responderam è questão norteadora e todas discorreram sobre práticas docentes diferentes, evidenciando como profissionais mais frequentes, os psicólogos, junto aos professores. Discussão: Um aspecto importante na fundamentação de propostas para novas práticas docentes dentro desta temática é o reconhecimento adequado do fenômeno bullying e os distúrbios de imagem corporal. Contudo, pesquisa realizada com o professor de educação física revela a falta de compreensão quanto à problemática por parte dos professores que não conseguem identificar o problema ou o naturaliza no cotidiano escolar. Conclusão: As práticas docentes têm se mostrado efetivas na minimização das situações de conflito, principalmente quando são desenvolvidas de maneira compartilhada com outros profissionais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1291 |
url |
https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1291/977 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBPEFEX |
publisher.none.fl_str_mv |
IBPEFEX |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Obesity, Nutrition and Weight Loss; Vol. 14 No. 86 (2020); 443-450 Revista Brasileña de Obesidad, Nutrición y Pérdida de Peso; Vol. 14 Núm. 86 (2020); 443-450 Giornale brasiliano di obesità, nutrizione e perdita di peso; V. 14 N. 86 (2020); 443-450 RBONE - Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 14 n. 86 (2020); 443-450 Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 14 n. 86 (2020); 443-450 1981-9919 reponame:Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento instname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX) instacron:IBPEFEX |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX) |
instacron_str |
IBPEFEX |
institution |
IBPEFEX |
reponame_str |
Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento |
collection |
Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX) |
repository.mail.fl_str_mv |
francisco@ibpefex.com.br||ac-navarro@uol.com.br||francisconunesnavarro@gmail.com |
_version_ |
1798949755814936576 |