Imagem corporal e bullying entre adolescentes: Práticas docentes na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marianne Lira de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rodrigues, Delbana Pereira, Miranda, Cássio Eduardo Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento
Texto Completo: https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1291
Resumo: Introdução: O bullying é um dos tipos de violência interpessoal que ocorre dentro do ambiente escolar e envolve atos de humilhação, ameaça e depreciação que, na maioria das vezes, acontece entre pares e tem como ví­timas mais frequentes as crianças e adolescentes. Objetivo: Analisar as práticas docentes de professores no ambiente escolar diante da temática do bullying associado à imagem corporal. Materiais e métodos: Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases eletrônicas: LILACS, PubMed e SciELO. Resultados: Foram identificadas 282 publicações, das quais apenas 04 responderam è questão norteadora e todas discorreram sobre práticas docentes diferentes, evidenciando como profissionais mais frequentes, os psicólogos, junto aos professores. Discussão: Um aspecto importante na fundamentação de propostas para novas práticas docentes dentro desta temática é o reconhecimento adequado do fenômeno bullying e os distúrbios de imagem corporal. Contudo, pesquisa realizada com o professor de educação fí­sica revela a falta de compreensão quanto à problemática por parte dos professores que não conseguem identificar o problema ou o naturaliza no cotidiano escolar. Conclusão: As práticas docentes têm se mostrado efetivas na minimização das situações de conflito, principalmente quando são desenvolvidas de maneira compartilhada com outros profissionais.
id IBPEFEX-2_253e3e369929244785a0a2fb4d82ad61
oai_identifier_str oai:ojs.www.rbone.com.br:article/1291
network_acronym_str IBPEFEX-2
network_name_str Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento
repository_id_str
spelling Imagem corporal e bullying entre adolescentes: Práticas docentes na sala de aulaBody image and bullying among adolescents: teaching practices in the classroomImagen corporal y bullying entre adolescentes: Prácticas docentes en el aulaImagem corporal e bullying entre adolescentes: Práticas docentes na sala de aulaImmagine corporea e bullismo tra gli adolescenti: pratiche di insegnamento in classeAdolescentsBullyingBody imageAdolescentesBullyingImagem corporalIntrodução: O bullying é um dos tipos de violência interpessoal que ocorre dentro do ambiente escolar e envolve atos de humilhação, ameaça e depreciação que, na maioria das vezes, acontece entre pares e tem como ví­timas mais frequentes as crianças e adolescentes. Objetivo: Analisar as práticas docentes de professores no ambiente escolar diante da temática do bullying associado à imagem corporal. Materiais e métodos: Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases eletrônicas: LILACS, PubMed e SciELO. Resultados: Foram identificadas 282 publicações, das quais apenas 04 responderam è questão norteadora e todas discorreram sobre práticas docentes diferentes, evidenciando como profissionais mais frequentes, os psicólogos, junto aos professores. Discussão: Um aspecto importante na fundamentação de propostas para novas práticas docentes dentro desta temática é o reconhecimento adequado do fenômeno bullying e os distúrbios de imagem corporal. Contudo, pesquisa realizada com o professor de educação fí­sica revela a falta de compreensão quanto à problemática por parte dos professores que não conseguem identificar o problema ou o naturaliza no cotidiano escolar. Conclusão: As práticas docentes têm se mostrado efetivas na minimização das situações de conflito, principalmente quando são desenvolvidas de maneira compartilhada com outros profissionais.Introduction: Bullying is one of the types of interpersonal violence that occurs within the school environment and involves acts of humiliation, threat and depreciation that most often occur among peers and has the most frequent victims being children and adolescents. Objective: To analyze the teaching practices of teachers in the school environment before the theme of bullying associated with body image. Methodology: It is an integrative review performed in electronic databases: LILACS, PubMed and SciELO. Results: There were identified 282 publications, of which only 04 responded to the question and all expatiated on different teaching practices, highlighting the most frequent professionals, psychologists, together with the teachers. Discussion: An important aspect in the foundation of proposals for new teaching practices within this theme is the proper recognition of bullying phenomenon and body image disorders. However, research conducted with the physical education teacher reveals the lack of understanding of the problem on the part of teachers who cannot identify the problem or naturalize it in their daily school life. Conclusion: The teaching practices have been shown to be effective in minimizing the conflict situations, especially when they are developed in such a way shared with other professionals.Introducción: El bullying es uno de los tipos de violencia interpersonal que se da dentro del ámbito escolar y consiste en actos de humillación, amenaza y desprecio que, en la mayoría de los casos, se dan entre pares y tienen como víctimas más frecuentes a los niños y adolescentes. Objetivo: Analizar las prácticas docentes de los docentes del ámbito escolar sobre el tema del bullying asociado a la imagen corporal. Materiales y métodos: Esta es una revisión integradora realizada en las bases de datos electrónicas: LILACS, PubMed y SciELO. Resultados: se identificaron 282 publicaciones, de las cuales solo 04 respondieron a la pregunta orientadora y todas discutieron diferentes prácticas docentes, mostrando a los psicólogos como los profesionales más frecuentes, junto a los docentes. Discusión: Un aspecto importante en la fundamentación de propuestas de nuevas prácticas docentes en esta temática es el adecuado reconocimiento del fenómeno bullying y los trastornos de la imagen corporal. Sin embargo, investigaciones realizadas con el profesor de educación física revelan una falta de comprensión sobre el problema por parte de los profesores que no logran identificar el problema o naturalizarlo en el cotidiano escolar. Conclusión: Las prácticas docentes se han mostrado efectivas para minimizar situaciones de conflicto, especialmente cuando se desarrollan de forma compartida con otros profesionales.Introdução: O bullying é um dos tipos de violência interpessoal que ocorre dentro do ambiente escolar e envolve atos de humilhação, ameaça e depreciação que, na maioria das vezes, acontece entre pares e tem como ví­timas mais frequentes as crianças e adolescentes. Objetivo: Analisar as práticas docentes de professores no ambiente escolar diante da temática do bullying associado à imagem corporal. Materiais e métodos: Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases eletrônicas: LILACS, PubMed e SciELO. Resultados: Foram identificadas 282 publicações, das quais apenas 04 responderam è questão norteadora e todas discorreram sobre práticas docentes diferentes, evidenciando como profissionais mais frequentes, os psicólogos, junto aos professores. Discussão: Um aspecto importante na fundamentação de propostas para novas práticas docentes dentro desta temática é o reconhecimento adequado do fenômeno bullying e os distúrbios de imagem corporal. Contudo, pesquisa realizada com o professor de educação fí­sica revela a falta de compreensão quanto à problemática por parte dos professores que não conseguem identificar o problema ou o naturaliza no cotidiano escolar. Conclusão: As práticas docentes têm se mostrado efetivas na minimização das situações de conflito, principalmente quando são desenvolvidas de maneira compartilhada com outros profissionais.Introduzione: Il bullismo è uno dei tipi di violenza interpersonale che si verifica all'interno dell'ambiente scolastico e comporta atti di umiliazione, minaccia e deprezzamento che, nella maggior parte dei casi, si verificano tra coetanei e hanno bambini e adolescenti come vittime più frequenti. Obiettivo: Analizzare le pratiche didattiche degli insegnanti nell'ambiente scolastico sul tema del bullismo associato all'immagine corporea. Materiali e metodi: Questa è una revisione integrativa effettuata nelle banche dati elettroniche: LILACS, PubMed e SciELO. Risultati: sono state identificate 282 pubblicazioni, di cui solo 04 hanno risposto alla domanda guida e tutte hanno discusso diverse pratiche didattiche, mostrando gli psicologi come i professionisti più frequenti, insieme agli insegnanti. Discussione: Un aspetto importante nella fondazione di proposte per nuove pratiche didattiche all'interno di questo tema è l'adeguato riconoscimento del fenomeno del bullismo e dei disturbi dell'immagine corporea. Tuttavia, la ricerca condotta con l'insegnante di educazione fisica rivela una mancanza di comprensione del problema da parte degli insegnanti che non riescono a identificare il problema o renderlo naturale nella vita quotidiana della scuola. Conclusione: le pratiche di insegnamento si sono dimostrate efficaci nel ridurre al minimo le situazioni di conflitto, soprattutto quando sono sviluppate in modo condiviso con altri professionisti.IBPEFEX2020-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1291Brazilian Journal of Obesity, Nutrition and Weight Loss; Vol. 14 No. 86 (2020); 443-450Revista Brasileña de Obesidad, Nutrición y Pérdida de Peso; Vol. 14 Núm. 86 (2020); 443-450Giornale brasiliano di obesità, nutrizione e perdita di peso; V. 14 N. 86 (2020); 443-450RBONE - Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 14 n. 86 (2020); 443-450Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 14 n. 86 (2020); 443-4501981-9919reponame:Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimentoinstname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)instacron:IBPEFEXporhttps://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1291/977Copyright (c) 2020 Marianne Lira de Oliveira, Delbana Pereira Rodrigues, Cássio Eduardo Soares Mirandahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Marianne Lira deRodrigues, Delbana PereiraMiranda, Cássio Eduardo Soares2023-06-11T22:20:18Zoai:ojs.www.rbone.com.br:article/1291Revistahttp://www.rbone.com.br/index.php/rboneONGhttp://www.rbone.com.br/index.php/rbone/oaifrancisco@ibpefex.com.br||ac-navarro@uol.com.br||francisconunesnavarro@gmail.com1981-99191981-9919opendoar:2023-06-11T22:20:18Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagem corporal e bullying entre adolescentes: Práticas docentes na sala de aula
Body image and bullying among adolescents: teaching practices in the classroom
Imagen corporal y bullying entre adolescentes: Prácticas docentes en el aula
Imagem corporal e bullying entre adolescentes: Práticas docentes na sala de aula
Immagine corporea e bullismo tra gli adolescenti: pratiche di insegnamento in classe
title Imagem corporal e bullying entre adolescentes: Práticas docentes na sala de aula
spellingShingle Imagem corporal e bullying entre adolescentes: Práticas docentes na sala de aula
Oliveira, Marianne Lira de
Adolescents
Bullying
Body image
Adolescentes
Bullying
Imagem corporal
title_short Imagem corporal e bullying entre adolescentes: Práticas docentes na sala de aula
title_full Imagem corporal e bullying entre adolescentes: Práticas docentes na sala de aula
title_fullStr Imagem corporal e bullying entre adolescentes: Práticas docentes na sala de aula
title_full_unstemmed Imagem corporal e bullying entre adolescentes: Práticas docentes na sala de aula
title_sort Imagem corporal e bullying entre adolescentes: Práticas docentes na sala de aula
author Oliveira, Marianne Lira de
author_facet Oliveira, Marianne Lira de
Rodrigues, Delbana Pereira
Miranda, Cássio Eduardo Soares
author_role author
author2 Rodrigues, Delbana Pereira
Miranda, Cássio Eduardo Soares
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marianne Lira de
Rodrigues, Delbana Pereira
Miranda, Cássio Eduardo Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescents
Bullying
Body image
Adolescentes
Bullying
Imagem corporal
topic Adolescents
Bullying
Body image
Adolescentes
Bullying
Imagem corporal
description Introdução: O bullying é um dos tipos de violência interpessoal que ocorre dentro do ambiente escolar e envolve atos de humilhação, ameaça e depreciação que, na maioria das vezes, acontece entre pares e tem como ví­timas mais frequentes as crianças e adolescentes. Objetivo: Analisar as práticas docentes de professores no ambiente escolar diante da temática do bullying associado à imagem corporal. Materiais e métodos: Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases eletrônicas: LILACS, PubMed e SciELO. Resultados: Foram identificadas 282 publicações, das quais apenas 04 responderam è questão norteadora e todas discorreram sobre práticas docentes diferentes, evidenciando como profissionais mais frequentes, os psicólogos, junto aos professores. Discussão: Um aspecto importante na fundamentação de propostas para novas práticas docentes dentro desta temática é o reconhecimento adequado do fenômeno bullying e os distúrbios de imagem corporal. Contudo, pesquisa realizada com o professor de educação fí­sica revela a falta de compreensão quanto à problemática por parte dos professores que não conseguem identificar o problema ou o naturaliza no cotidiano escolar. Conclusão: As práticas docentes têm se mostrado efetivas na minimização das situações de conflito, principalmente quando são desenvolvidas de maneira compartilhada com outros profissionais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1291
url https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1291/977
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBPEFEX
publisher.none.fl_str_mv IBPEFEX
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Obesity, Nutrition and Weight Loss; Vol. 14 No. 86 (2020); 443-450
Revista Brasileña de Obesidad, Nutrición y Pérdida de Peso; Vol. 14 Núm. 86 (2020); 443-450
Giornale brasiliano di obesità, nutrizione e perdita di peso; V. 14 N. 86 (2020); 443-450
RBONE - Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 14 n. 86 (2020); 443-450
Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 14 n. 86 (2020); 443-450
1981-9919
reponame:Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento
instname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)
instacron:IBPEFEX
instname_str Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)
instacron_str IBPEFEX
institution IBPEFEX
reponame_str Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento
collection Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)
repository.mail.fl_str_mv francisco@ibpefex.com.br||ac-navarro@uol.com.br||francisconunesnavarro@gmail.com
_version_ 1798949755814936576