Avaliação do conhecimento em nutrição de ingressantes dos cursos de graduação da área de saúde e sua associação com o estado nutricional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Jussara de Castro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Siqueira, Vanessa Silvério de, Almeida, Juliano de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento
Texto Completo: https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/976
Resumo: Considerando a relação entre o conhecimento em nutrição e estado nutricional, propôs-se este trabalho com o objetivo de avaliar o conhecimento em nutrição de estudantes universitários ingressantes nos cursos da área de saúde, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Passos, e sua associação com caracterí­sticas sociodemográficas e estado nutricional. Trata-se de um estudo observacional, com delineamento amostral não probabilí­stico. Como instrumento de medida utilizou-se o Questionário de Conhecimentos em Nutrição (QCN). O estado nutricional foi avaliado pelo Índice de Massa Corporal (IMC) e Percentual de Gordura Corporal (%G). A Circunferência Abdominal (CA) foi aferida para determinar o risco de complicações metabólicas. Para o estudo de associação entre conhecimento em nutrição e as variáveis de interesse realizou-se o teste de qui-quadrado (X2), com ní­vel de significância de 5%. Participaram do estudo 110 acadêmicos, com média de idade de 21±6 anos, sendo 77% (n=85) do sexo feminino. Quando do conhecimento em nutrição, a maioria apresentou conhecimentos moderados (57%; n=63). Com relação ao estado nutricional pelo IMC, 67% (n=74) dos estudantes apresentaram adequação. No entanto, quando da avaliação destes pelos %G, observou-se que 40% (n=30) apresentavam obesidade. Com relação a CA, 19% (n=21) apresentaram risco aumentado para morbidades crônicas e 14% (n=15) risco substancialmente aumentado. Houve associação significativa entre o conhecimento em nutrição e curso (X2 =17,392; p=0,008), com melhor desempenho dos acadêmicos de nutrição, quando comparado aos cursos de biomedicina, medicina e enfermagem. Não foi verificada associação significativa entre conhecimento em nutrição e caracterí­sticas sociodemográficas e estado nutricional.
id IBPEFEX-2_4df1653d362a0b9056562d469fb32874
oai_identifier_str oai:ojs.www.rbone.com.br:article/976
network_acronym_str IBPEFEX-2
network_name_str Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento
repository_id_str
spelling Avaliação do conhecimento em nutrição de ingressantes dos cursos de graduação da área de saúde e sua associação com o estado nutricionalNutrition knowledge assessment of undergraduate students in the health area and its association with nutritional statusEvaluación de los conocimientos en nutrición de los nuevos estudiantes de carreras de grado en el área de la salud y su asociación con el estado nutricionalAvaliação do conhecimento em nutrição de ingressantes dos cursos de graduação da área de saúde e sua associação com o estado nutricionalValutazione delle conoscenze in nutrizione dei nuovi studenti dei corsi di laurea in area sanitaria e sua associazione con lo stato nutrizionaleNutritionKnowledgeNutritional statusNutriciónConocimientoEstados nutricionalesNutrizioneConoscenzaStato nutrizionaleNutriçãoConhecimentoEstado nutricionalNutriçãoConhecimentoEstado nutricionalConsiderando a relação entre o conhecimento em nutrição e estado nutricional, propôs-se este trabalho com o objetivo de avaliar o conhecimento em nutrição de estudantes universitários ingressantes nos cursos da área de saúde, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Passos, e sua associação com caracterí­sticas sociodemográficas e estado nutricional. Trata-se de um estudo observacional, com delineamento amostral não probabilí­stico. Como instrumento de medida utilizou-se o Questionário de Conhecimentos em Nutrição (QCN). O estado nutricional foi avaliado pelo Índice de Massa Corporal (IMC) e Percentual de Gordura Corporal (%G). A Circunferência Abdominal (CA) foi aferida para determinar o risco de complicações metabólicas. Para o estudo de associação entre conhecimento em nutrição e as variáveis de interesse realizou-se o teste de qui-quadrado (X2), com ní­vel de significância de 5%. Participaram do estudo 110 acadêmicos, com média de idade de 21±6 anos, sendo 77% (n=85) do sexo feminino. Quando do conhecimento em nutrição, a maioria apresentou conhecimentos moderados (57%; n=63). Com relação ao estado nutricional pelo IMC, 67% (n=74) dos estudantes apresentaram adequação. No entanto, quando da avaliação destes pelos %G, observou-se que 40% (n=30) apresentavam obesidade. Com relação a CA, 19% (n=21) apresentaram risco aumentado para morbidades crônicas e 14% (n=15) risco substancialmente aumentado. Houve associação significativa entre o conhecimento em nutrição e curso (X2 =17,392; p=0,008), com melhor desempenho dos acadêmicos de nutrição, quando comparado aos cursos de biomedicina, medicina e enfermagem. Não foi verificada associação significativa entre conhecimento em nutrição e caracterí­sticas sociodemográficas e estado nutricional.Considering the relationship between nutritional knowledge and nutritional status, this work was proposed with the objective of evaluating the nutritional knowledge of undergraduate students entering health courses at the University of Minas Gerais (UEMG), Passos unit, and its association with socio-demographic characteristics and nutritional status. This is an observational study, with a non-probabilistic sampling design. The Nutrition Knowledge Questionnaire (QCN) was used as a measurement instrument. The nutritional status was evaluated by Body Mass Index (BMI) and Body Fat Percentage (% G). Abdominal Circumference (AC) was measured to determine the risk of metabolic complications. The chi-square test (X2) was used to study the association between knowledge in nutrition and the variables of interest, with a significance level of 5%. 110 students participated in the study, with a mean age of 21 ± 6 years, of which 77% (n = 85) were female. When knowledge of nutrition, the majority presented moderate knowledge (57%, n = 63). Regarding nutritional status by BMI, 67% (n = 74) of the students presented adequacy. However, when evaluated by the %G, it was observed that 40% (n = 30) were obese. In relation to AC, 19% (n = 21) presented an increased risk for chronic morbidities and 14% (n = 15) a substantially increased risk. There was a significant association between knowledge in nutrition and course (X2 = 17.392, p = 0.008), with a better performance of nutrition students when compared to biomedicine, medicine and nursing courses. There was no significant association between knowledge on nutrition and socio-demographic characteristics and nutritional status.Considerando la relación entre el conocimiento en nutrición y el estado nutricional, este estudio fue propuesto con el objetivo de evaluar el conocimiento en nutrición de estudiantes universitarios que ingresan a cursos de salud en la Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidad Passos, y su asociación con características sociodemográficas y estado nutricional. Se trata de un estudio observacional, con un diseño muestral no probabilístico. Como instrumento de medición se utilizó el Cuestionario de Conocimientos Nutricionales (QCN). El estado nutricional se evaluó mediante el Índice de Masa Corporal (IMC) y el Porcentaje de Grasa Corporal (%G). Se midió el Perímetro Abdominal (CA) para determinar el riesgo de complicaciones metabólicas. Para estudiar la asociación entre los conocimientos en nutrición y las variables de interés se utilizó la prueba de chi-cuadrado (X2), con un nivel de significancia del 5%. Participaron en el estudio un total de 110 estudiantes, con una edad media de 21±6 años, el 77% (n=85) eran del sexo femenino. En cuanto al conocimiento de nutrición, la mayoría tenía un conocimiento moderado (57%; n=63). En cuanto al estado nutricional por IMC, el 67% (n=74) de los estudiantes fue adecuado. Sin embargo, al evaluar estos por el %G, se observó que el 40% (n=30) eran obesos. Con respecto a la CA, el 19 % (n=21) tenía un mayor riesgo de morbilidad crónica y el 14 % (n=15) tenía un riesgo sustancialmente mayor. Hubo una asociación significativa entre el conocimiento en nutrición y el curso (X2 =17,392; p=0,008), con mejor desempeño de los estudiantes de nutrición en comparación con los cursos de biomedicina, medicina y enfermería. No hubo asociación significativa entre el conocimiento nutricional y las características sociodemográficas y el estado nutricional.Considerando a relação entre o conhecimento em nutrição e estado nutricional, propôs-se este trabalho com o objetivo de avaliar o conhecimento em nutrição de estudantes universitários ingressantes nos cursos da área de saúde, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Passos, e sua associação com caracterí­sticas sociodemográficas e estado nutricional. Trata-se de um estudo observacional, com delineamento amostral não probabilí­stico. Como instrumento de medida utilizou-se o Questionário de Conhecimentos em Nutrição (QCN). O estado nutricional foi avaliado pelo Índice de Massa Corporal (IMC) e Percentual de Gordura Corporal (%G). A Circunferência Abdominal (CA) foi aferida para determinar o risco de complicações metabólicas. Para o estudo de associação entre conhecimento em nutrição e as variáveis de interesse realizou-se o teste de qui-quadrado (X2), com ní­vel de significância de 5%. Participaram do estudo 110 acadêmicos, com média de idade de 21±6 anos, sendo 77% (n=85) do sexo feminino. Quando do conhecimento em nutrição, a maioria apresentou conhecimentos moderados (57%; n=63). Com relação ao estado nutricional pelo IMC, 67% (n=74) dos estudantes apresentaram adequação. No entanto, quando da avaliação destes pelos %G, observou-se que 40% (n=30) apresentavam obesidade. Com relação a CA, 19% (n=21) apresentaram risco aumentado para morbidades crônicas e 14% (n=15) risco substancialmente aumentado. Houve associação significativa entre o conhecimento em nutrição e curso (X2 =17,392; p=0,008), com melhor desempenho dos acadêmicos de nutrição, quando comparado aos cursos de biomedicina, medicina e enfermagem. Não foi verificada associação significativa entre conhecimento em nutrição e caracterí­sticas sociodemográficas e estado nutricional.Considerando il rapporto tra conoscenza in nutrizione e stato nutrizionale, questo studio è stato proposto con l'obiettivo di valutare le conoscenze in nutrizione degli studenti universitari che frequentano i corsi di salute presso l'Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unità di Passos. , e la sua associazione con caratteristiche sociodemografiche e stato nutrizionale. Questo è uno studio osservazionale, con un disegno campionario non probabilistico. Come strumento di misurazione è stato utilizzato il Nutrition Knowledge Questionnaire (QCN). Lo stato nutrizionale è stato valutato in base all'indice di massa corporea (BMI) e alla percentuale di grasso corporeo (%F). La circonferenza addominale (AC) è stata misurata per determinare il rischio di complicanze metaboliche. Per studiare l'associazione tra le conoscenze in nutrizione e le variabili di interesse è stato utilizzato il test del chi quadrato (X2), con un livello di significatività del 5%. Hanno partecipato allo studio un totale di 110 studenti, con un'età media di 21±6 anni, il 77% (n=85) erano donne. Per quanto riguarda le conoscenze nutrizionali, la maggior parte aveva una conoscenza moderata (57%; n=63). Per quanto riguarda lo stato nutrizionale per BMI, il 67% (n=74) degli studenti era adeguato. Tuttavia, valutando questi in base alla %F, è stato osservato che il 40% (n=30) era obeso. Per quanto riguarda l'AC, il 19% (n=21) presentava un rischio maggiore di morbilità cronica e il 14% (n=15) presentava un rischio sostanzialmente maggiore. C'era un'associazione significativa tra conoscenza in nutrizione e corso (X2 = 17.392; p=0.008), con una migliore performance degli studenti di nutrizione rispetto ai corsi di biomedicina, medicina e infermieristica. Non vi era alcuna associazione significativa tra conoscenza nutrizionale e caratteristiche sociodemografiche e stato nutrizionale.IBPEFEX2019-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/976Brazilian Journal of Obesity, Nutrition and Weight Loss; Vol. 13 No. 79 (2019); 417-425Revista Brasileña de Obesidad, Nutrición y Pérdida de Peso; Vol. 13 Núm. 79 (2019); 417-425Giornale brasiliano di obesità, nutrizione e perdita di peso; V. 13 N. 79 (2019); 417-425RBONE - Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 13 n. 79 (2019); 417-425Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 13 n. 79 (2019); 417-4251981-9919reponame:Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimentoinstname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)instacron:IBPEFEXporhttps://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/976/690Almeida, Jussara de CastroSiqueira, Vanessa Silvério deAlmeida, Juliano de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:16:43Zoai:ojs.www.rbone.com.br:article/976Revistahttp://www.rbone.com.br/index.php/rboneONGhttp://www.rbone.com.br/index.php/rbone/oaifrancisco@ibpefex.com.br||ac-navarro@uol.com.br||francisconunesnavarro@gmail.com1981-99191981-9919opendoar:2024-05-13T14:16:43Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do conhecimento em nutrição de ingressantes dos cursos de graduação da área de saúde e sua associação com o estado nutricional
Nutrition knowledge assessment of undergraduate students in the health area and its association with nutritional status
Evaluación de los conocimientos en nutrición de los nuevos estudiantes de carreras de grado en el área de la salud y su asociación con el estado nutricional
Avaliação do conhecimento em nutrição de ingressantes dos cursos de graduação da área de saúde e sua associação com o estado nutricional
Valutazione delle conoscenze in nutrizione dei nuovi studenti dei corsi di laurea in area sanitaria e sua associazione con lo stato nutrizionale
title Avaliação do conhecimento em nutrição de ingressantes dos cursos de graduação da área de saúde e sua associação com o estado nutricional
spellingShingle Avaliação do conhecimento em nutrição de ingressantes dos cursos de graduação da área de saúde e sua associação com o estado nutricional
Almeida, Jussara de Castro
Nutrition
Knowledge
Nutritional status
Nutrición
Conocimiento
Estados nutricionales
Nutrizione
Conoscenza
Stato nutrizionale
Nutrição
Conhecimento
Estado nutricional
Nutrição
Conhecimento
Estado nutricional
title_short Avaliação do conhecimento em nutrição de ingressantes dos cursos de graduação da área de saúde e sua associação com o estado nutricional
title_full Avaliação do conhecimento em nutrição de ingressantes dos cursos de graduação da área de saúde e sua associação com o estado nutricional
title_fullStr Avaliação do conhecimento em nutrição de ingressantes dos cursos de graduação da área de saúde e sua associação com o estado nutricional
title_full_unstemmed Avaliação do conhecimento em nutrição de ingressantes dos cursos de graduação da área de saúde e sua associação com o estado nutricional
title_sort Avaliação do conhecimento em nutrição de ingressantes dos cursos de graduação da área de saúde e sua associação com o estado nutricional
author Almeida, Jussara de Castro
author_facet Almeida, Jussara de Castro
Siqueira, Vanessa Silvério de
Almeida, Juliano de Castro
author_role author
author2 Siqueira, Vanessa Silvério de
Almeida, Juliano de Castro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Jussara de Castro
Siqueira, Vanessa Silvério de
Almeida, Juliano de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Nutrition
Knowledge
Nutritional status
Nutrición
Conocimiento
Estados nutricionales
Nutrizione
Conoscenza
Stato nutrizionale
Nutrição
Conhecimento
Estado nutricional
Nutrição
Conhecimento
Estado nutricional
topic Nutrition
Knowledge
Nutritional status
Nutrición
Conocimiento
Estados nutricionales
Nutrizione
Conoscenza
Stato nutrizionale
Nutrição
Conhecimento
Estado nutricional
Nutrição
Conhecimento
Estado nutricional
description Considerando a relação entre o conhecimento em nutrição e estado nutricional, propôs-se este trabalho com o objetivo de avaliar o conhecimento em nutrição de estudantes universitários ingressantes nos cursos da área de saúde, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Passos, e sua associação com caracterí­sticas sociodemográficas e estado nutricional. Trata-se de um estudo observacional, com delineamento amostral não probabilí­stico. Como instrumento de medida utilizou-se o Questionário de Conhecimentos em Nutrição (QCN). O estado nutricional foi avaliado pelo Índice de Massa Corporal (IMC) e Percentual de Gordura Corporal (%G). A Circunferência Abdominal (CA) foi aferida para determinar o risco de complicações metabólicas. Para o estudo de associação entre conhecimento em nutrição e as variáveis de interesse realizou-se o teste de qui-quadrado (X2), com ní­vel de significância de 5%. Participaram do estudo 110 acadêmicos, com média de idade de 21±6 anos, sendo 77% (n=85) do sexo feminino. Quando do conhecimento em nutrição, a maioria apresentou conhecimentos moderados (57%; n=63). Com relação ao estado nutricional pelo IMC, 67% (n=74) dos estudantes apresentaram adequação. No entanto, quando da avaliação destes pelos %G, observou-se que 40% (n=30) apresentavam obesidade. Com relação a CA, 19% (n=21) apresentaram risco aumentado para morbidades crônicas e 14% (n=15) risco substancialmente aumentado. Houve associação significativa entre o conhecimento em nutrição e curso (X2 =17,392; p=0,008), com melhor desempenho dos acadêmicos de nutrição, quando comparado aos cursos de biomedicina, medicina e enfermagem. Não foi verificada associação significativa entre conhecimento em nutrição e caracterí­sticas sociodemográficas e estado nutricional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/976
url https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/976/690
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBPEFEX
publisher.none.fl_str_mv IBPEFEX
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Obesity, Nutrition and Weight Loss; Vol. 13 No. 79 (2019); 417-425
Revista Brasileña de Obesidad, Nutrición y Pérdida de Peso; Vol. 13 Núm. 79 (2019); 417-425
Giornale brasiliano di obesità, nutrizione e perdita di peso; V. 13 N. 79 (2019); 417-425
RBONE - Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 13 n. 79 (2019); 417-425
Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 13 n. 79 (2019); 417-425
1981-9919
reponame:Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento
instname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)
instacron:IBPEFEX
instname_str Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)
instacron_str IBPEFEX
institution IBPEFEX
reponame_str Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento
collection Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)
repository.mail.fl_str_mv francisco@ibpefex.com.br||ac-navarro@uol.com.br||francisconunesnavarro@gmail.com
_version_ 1798949754368950272