Metodologias ativas de ensino e aprendizagem na educação alimentar e nutricional para crianças: uma visão nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Anderson Melgar de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Masiero, Fabí­ula, da Silva, Otávio Cristiano Gomes, Barros, Sandra Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento
Texto Completo: https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/750
Resumo: Alterações nos padrões alimentares desde a infância são importantes para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida quando adulto ou idoso. Uma solução para alcançar este objetivo é a implantação de atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) em escolas. A prática da EAN deve fazer uso de abordagens e recursos educacionais problematizadores e ativos que favoreçam o diálogo e as metodologias ativas são importantes meios para a formação crí­tica e reflexiva dos estudantes por meio de processos de ensino-aprendizagem construtivistas. Desta forma objetivou-se analisar as diferentes metodologias que foram empregadas em estudos nacionais para verificar a efetividade do ensino em nutrição tendo como base metodologias ativas de ensino e aprendizagem e verificar se os resultados obtidos em ensino em nutrição alcançam os escolares no Brasil. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática onde foi realizada busca para trabalhos cientí­ficos publicados entre 2016 a 2017. A pesquisa resultou em 15 artigos pré-selecionados onde nove artigos foram incluí­dos por atender os critérios da análise. Conclui-se que as metodologias ativas aliadas a EAN são efetivas na adesão do educando, que profissionais da nutrição não demonstram conhecimento deste método de ensino e que o alcance da EAN é baixo nos estados Brasileiros.
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spelling Metodologias ativas de ensino e aprendizagem na educação alimentar e nutricional para crianças: uma visão nacionalActive teaching and learning methodologies in food and nutrition education for children: a national viewMetodologías activas de enseñanza y aprendizaje en educación alimentaria y nutricional para niños: una visión nacional.Metodologias ativas de ensino e aprendizagem na educação alimentar e nutricional para crianças: uma visão nacionalMetodologie di insegnamento e apprendimento attivo nell'educazione alimentare e nutrizionale per i bambini: una visione nazionaleFood and nutrition educationNutritionEducationLearningChildEducación alimentaria y nutricionalNutriciónEducaciónAprendizajeNiñoEducazione alimentare e nutrizionaleNutrizioneFormazione scolasticaApprendimentoBambinoEducação alimentar e nutricionalNutriçãoEducaçãoAprendizagemCriançaEducação alimentar e nutricionalNutriçãoEducaçãoAprendizagemCriançaAlterações nos padrões alimentares desde a infância são importantes para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida quando adulto ou idoso. Uma solução para alcançar este objetivo é a implantação de atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) em escolas. A prática da EAN deve fazer uso de abordagens e recursos educacionais problematizadores e ativos que favoreçam o diálogo e as metodologias ativas são importantes meios para a formação crí­tica e reflexiva dos estudantes por meio de processos de ensino-aprendizagem construtivistas. Desta forma objetivou-se analisar as diferentes metodologias que foram empregadas em estudos nacionais para verificar a efetividade do ensino em nutrição tendo como base metodologias ativas de ensino e aprendizagem e verificar se os resultados obtidos em ensino em nutrição alcançam os escolares no Brasil. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática onde foi realizada busca para trabalhos cientí­ficos publicados entre 2016 a 2017. A pesquisa resultou em 15 artigos pré-selecionados onde nove artigos foram incluí­dos por atender os critérios da análise. Conclui-se que as metodologias ativas aliadas a EAN são efetivas na adesão do educando, que profissionais da nutrição não demonstram conhecimento deste método de ensino e que o alcance da EAN é baixo nos estados Brasileiros.Changes in the food pattern from the childhood are important to prevent diseases and to improve the quality of life when adult or elderly. A solution to reach this objective is the introduction of activities of Food and Nutritional Education (FNE) in schools. The practice of the FNE should do use of approaches and education resources problematizers and assets that favor the dialog and the active methodologies are important ways for the critical and reflexive formation of the students through teaching-learning constructive processes. In this way the objective was to analyze the different methodologies that were used in national studies to check the effectiveness of the teaching in nutrition based on active teaching-learning methodologies and verify if the results obtained in teaching in nutrition reaches the schoolchildren in brazil. The used methodology went to systematic revision where search was carried out for scientific works published between 2016 to 2017. The research resulted in 15 preselected articles where nine articles were included because of attending the criteria of the analysis. It is concluded that the active methodologies allied to FNE are effective in the adherence of the student, which professionals of the nutrition do not demonstrate knowledge of this method of teaching and that the reach of the FNE is low in the Brazilian states.Los cambios en los patrones dietéticos desde la infancia son importantes para prevenir enfermedades y mejorar la calidad de vida en la edad adulta o anciana. Una solución para lograr este objetivo es la implementación de actividades de Educación Alimentaria y Nutricional (EAN) en las escuelas. La práctica EAN debe hacer uso de enfoques y recursos educativos problematizadores y activos que favorezcan el diálogo y las metodologías activas son medios importantes para la formación crítica y reflexiva de los estudiantes a través de procesos de enseñanza-aprendizaje constructivistas. Así, el objetivo fue analizar las diferentes metodologías que se utilizaron en los estudios nacionales para verificar la eficacia de la educación nutricional basada en metodologías activas de enseñanza y aprendizaje y verificar si los resultados obtenidos en la educación nutricional llegan a los escolares de Brasil. La metodología utilizada fue la revisión sistemática, donde se realizó una búsqueda de trabajos científicos publicados entre 2016 y 2017. La búsqueda dio como resultado 15 artículos preseleccionados donde se incluyeron nueve artículos por cumplir con los criterios de análisis. Se concluye que las metodologías activas combinadas con EAN son efectivas en la adhesión del estudiante, que los profesionales de la nutrición no demuestran conocimiento de este método de enseñanza y que el alcance de EAN es bajo en los estados brasileños.Alterações nos padrões alimentares desde a infância são importantes para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida quando adulto ou idoso. Uma solução para alcançar este objetivo é a implantação de atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) em escolas. A prática da EAN deve fazer uso de abordagens e recursos educacionais problematizadores e ativos que favoreçam o diálogo e as metodologias ativas são importantes meios para a formação crí­tica e reflexiva dos estudantes por meio de processos de ensino-aprendizagem construtivistas. Desta forma objetivou-se analisar as diferentes metodologias que foram empregadas em estudos nacionais para verificar a efetividade do ensino em nutrição tendo como base metodologias ativas de ensino e aprendizagem e verificar se os resultados obtidos em ensino em nutrição alcançam os escolares no Brasil. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática onde foi realizada busca para trabalhos cientí­ficos publicados entre 2016 a 2017. A pesquisa resultou em 15 artigos pré-selecionados onde nove artigos foram incluí­dos por atender os critérios da análise. Conclui-se que as metodologias ativas aliadas a EAN são efetivas na adesão do educando, que profissionais da nutrição não demonstram conhecimento deste método de ensino e que o alcance da EAN é baixo nos estados Brasileiros.I cambiamenti nei modelli alimentari dall'infanzia sono importanti per prevenire le malattie e migliorare la qualità della vita di una persona adulta o anziana. Una soluzione per raggiungere questo obiettivo è l'implementazione di attività di Educazione Alimentare e Nutrizionale (EAN) nelle scuole. La pratica EAN deve avvalersi di approcci e risorse educative problematizzanti e attive che favoriscono il dialogo e le metodologie attive sono mezzi importanti per la formazione critica e riflessiva degli studenti attraverso processi di insegnamento-apprendimento costruttivista. Pertanto, l'obiettivo era quello di analizzare le diverse metodologie utilizzate negli studi nazionali per verificare l'efficacia dell'educazione alimentare basata su metodologie di insegnamento e apprendimento attivo e per verificare se i risultati ottenuti nell'educazione alimentare raggiungano gli scolari in Brasile. La metodologia utilizzata è stata la revisione sistematica, in cui è stata effettuata una ricerca di lavori scientifici pubblicati tra il 2016 e il 2017. La ricerca ha prodotto 15 articoli preselezionati in cui sono stati inclusi nove articoli per soddisfare i criteri di analisi. Si conclude che le metodologie attive combinate con l'EAN sono efficaci nell'adesione dello studente, che i professionisti della nutrizione non dimostrano conoscenza di questo metodo di insegnamento e che la portata dell'EAN è bassa negli stati brasiliani.IBPEFEX2018-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/750Brazilian Journal of Obesity, Nutrition and Weight Loss; Vol. 12 No. 73 (2018); 607-614Revista Brasileña de Obesidad, Nutrición y Pérdida de Peso; Vol. 12 Núm. 73 (2018); 607-614Giornale brasiliano di obesità, nutrizione e perdita di peso; V. 12 N. 73 (2018); 607-614RBONE - Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 12 n. 73 (2018); 607-614Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 12 n. 73 (2018); 607-6141981-9919reponame:Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimentoinstname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)instacron:IBPEFEXporhttps://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/750/572Oliveira, Anderson Melgar deMasiero, Fabí­ulada Silva, Otávio Cristiano GomesBarros, Sandra Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:15:41Zoai:ojs.www.rbone.com.br:article/750Revistahttp://www.rbone.com.br/index.php/rboneONGhttp://www.rbone.com.br/index.php/rbone/oaifrancisco@ibpefex.com.br||ac-navarro@uol.com.br||francisconunesnavarro@gmail.com1981-99191981-9919opendoar:2024-05-13T14:15:41Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)false
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