A influência do IMC com relação ao rendimento escolar em adolescentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento |
Texto Completo: | https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/3 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi de verificar a influência do IMC no rendimento escolar em adolescentes. Método - Foram feitos teste antropométricos e verificamos o rendimento escolar para fazer uma correlação pelo método de Pearson em 97 estudantes, onde 47 eram do gênero feminino e 50 do gênero masculino com idade entre 11 a 15 anos. Foram encontrados resultados negativos para o gênero masculino no estado nutricional dos desnutridos grau III e eutróficos, com os resultados de – 0,77 e – 0,31, e os resultados positivos foram encontrados nos estados nutricionais dos grupos dos desnutridos grau II e I com os resultados de 0,37 e 0,44. Já para o gênero feminino os resultados negativos não foram significantes e os resultados positivos foram encontrados nos estados nutricionais dos grupos das desnutridas grau III, II e pré – obeso, com os resultados de 0,85, 0,74 e 0,69. Conclusão - Concluímos que não existe uma influencia entre o estado nutricional e o rendimento escolar, pois independe o estado nutricional que os estudantes se encontram para ter um rendimento positivo ou negativo. |
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A influência do IMC com relação ao rendimento escolar em adolescentesThe influence of the BMI in the perting to school income in adolescentsLa influencia del IMC en el rendimiento escolar de los adolescentesA influência do IMC com relação ao rendimento escolar em adolescentesL'influenza del BMI sul rendimento scolastico negli adolescentiTeenagersBMISchool performanceMalnutritionAdolescentesIMCRendimiento escolarDesnutriciónAdolescentiIndice di massa corporeaRendimento scolasticoAdolescentesIMCRendimento escolarDesnutriçãoAdolescentesIMCRendimento escolarDesnutriçãoO objetivo desta pesquisa foi de verificar a influência do IMC no rendimento escolar em adolescentes. Método - Foram feitos teste antropométricos e verificamos o rendimento escolar para fazer uma correlação pelo método de Pearson em 97 estudantes, onde 47 eram do gênero feminino e 50 do gênero masculino com idade entre 11 a 15 anos. Foram encontrados resultados negativos para o gênero masculino no estado nutricional dos desnutridos grau III e eutróficos, com os resultados de – 0,77 e – 0,31, e os resultados positivos foram encontrados nos estados nutricionais dos grupos dos desnutridos grau II e I com os resultados de 0,37 e 0,44. Já para o gênero feminino os resultados negativos não foram significantes e os resultados positivos foram encontrados nos estados nutricionais dos grupos das desnutridas grau III, II e pré – obeso, com os resultados de 0,85, 0,74 e 0,69. Conclusão - Concluímos que não existe uma influencia entre o estado nutricional e o rendimento escolar, pois independe o estado nutricional que os estudantes se encontram para ter um rendimento positivo ou negativo.The objective of this research was to verify the influence of the BMI in the pertaining to school income in adolescents. Methods - They had been made test anthropometrics and we verify the pertaining to school income to make a correlation for the method of Pearson in 97 students, where 47 were of the feminine sort and 50 of the masculine sort with age enter the 11 15 years. They had been found resulted negative for the masculine sort in the nutritional state of unfed degree III and atrophic, with the results of – 0.77 and - 0.31, and the positive results had been found in the nutritional states of the unfed groups of degree II and I with the results of 0.37 and 0.44. Already for the feminine sort the negative results had not been significant and the positive results had been found in the nutritionists states of the unfed groups of degree III, II and daily pay - obesity, with the results of 0.85, 0.74 and 0.69. Conclusion - We conclude that one does not exist influences between the nutritional state and the pertaining to school income, therefore independent the nutritional state that the students if find to havea positive or negative income.El objetivo de esta investigación fue verificar la influencia del IMC en el rendimiento escolar de adolescentes. Método - Se realizaron pruebas antropométricas y se verificó el rendimiento escolar para hacer una correlación mediante el método de Pearson en 97 estudiantes, donde 47 eran mujeres y 50 hombres con edades entre 11 y 15 años. Se encontraron resultados negativos para el sexo masculino en el estado nutricional de los individuos desnutridos grado III y eutróficos, con resultados de –0.77 y –0.31, y resultados positivos en el estado nutricional de los grupos desnutridos grado II y I con los resultados de 0.37 y 0.44 . Para el género femenino los resultados negativos no fueron significativos y los resultados positivos se encontraron en el estado nutricional de los grupos desnutridos grado III, II y preobesos, con resultados de 0,85, 0,74 y 0,69. Conclusión - Concluimos que no existe influencia entre el estado nutricional y el rendimiento escolar, ya que no depende del estado nutricional en el que se encuentren los estudiantes para tener un rendimiento positivo o negativo.O objetivo desta pesquisa foi de verificar a influência do IMC no rendimento escolar em adolescentes. Método - Foram feitos teste antropométricos e verificamos o rendimento escolar para fazer uma correlação pelo método de Pearson em 97 estudantes, onde 47 eram do gênero feminino e 50 do gênero masculino com idade entre 11 a 15 anos. Foram encontrados resultados negativos para o gênero masculino no estado nutricional dos desnutridos grau III e eutróficos, com os resultados de – 0,77 e – 0,31, e os resultados positivos foram encontrados nos estados nutricionais dos grupos dos desnutridos grau II e I com os resultados de 0,37 e 0,44. Já para o gênero feminino os resultados negativos não foram significantes e os resultados positivos foram encontrados nos estados nutricionais dos grupos das desnutridas grau III, II e pré – obeso, com os resultados de 0,85, 0,74 e 0,69. Conclusão - Concluímos que não existe uma influencia entre o estado nutricional e o rendimento escolar, pois independe o estado nutricional que os estudantes se encontram para ter um rendimento positivo ou negativo.Lo scopo di questa ricerca è stato quello di verificare l'influenza del BMI sul rendimento scolastico negli adolescenti. Metodo - Sono stati effettuati test antropometrici e verificato il rendimento scolastico per effettuare una correlazione con il metodo Pearson su 97 studenti, di cui 47 femmine e 50 maschi di età compresa tra gli 11 ei 15 anni. Sono stati trovati risultati negativi per i maschi nello stato nutrizionale di individui malnutriti di grado III ed eutrofici, con risultati di – 0,77 e – 0,31, e risultati positivi sono stati trovati nello stato nutrizionale dei gruppi malnutriti di grado II e I con risultati di 0,37 e 0,44 . Per il genere femminile i risultati negativi non sono stati significativi e i risultati positivi sono stati riscontrati nello stato nutrizionale dei gruppi malnutriti di grado III, II e pre-obesi, con valori di 0,85, 0,74 e 0,69. Conclusione - Concludiamo che non vi è alcuna influenza tra lo stato nutrizionale e il rendimento scolastico, in quanto non dipende dallo stato nutrizionale in cui si trovano gli studenti avere un rendimento positivo o negativo.IBPEFEX2007-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/3Brazilian Journal of Obesity, Nutrition and Weight Loss; Vol. 1 No. 1 (2007)Revista Brasileña de Obesidad, Nutrición y Pérdida de Peso; Vol. 1 Núm. 1 (2007)Giornale brasiliano di obesità, nutrizione e perdita di peso; V. 1 N. 1 (2007)RBONE - Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 1 n. 1 (2007)Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 1 n. 1 (2007)1981-9919reponame:Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimentoinstname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)instacron:IBPEFEXporhttps://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/3/3Silva, Adriano Aparecido dade Sousa, Fabio AndréRaso, Vagnerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:11:33Zoai:ojs.www.rbone.com.br:article/3Revistahttp://www.rbone.com.br/index.php/rboneONGhttp://www.rbone.com.br/index.php/rbone/oaifrancisco@ibpefex.com.br||ac-navarro@uol.com.br||francisconunesnavarro@gmail.com1981-99191981-9919opendoar:2024-05-13T14:11:33Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)false |
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