Síntese de complexos de silicato de cálcio hidratado/polímeros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pelisser,F.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Gleize,P. J. P., Peterson,M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista IBRACON de Estruturas e Materiais
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-41952011000500002
Resumo: O cimento hidratado, composto majoritariamente por C-S-H, é um material frágil com baixa resistência à tração. Sabe-se também que a adição de sílica ativa ao concreto torna-o mais resistente e, conseqüentemente, mais durável, mas, em contrapartida, ainda mais frágil. Para tornar o C-S-H mais dúctil, uma alternativa é a fabricação de nanocompósitos ou híbridos C-S-H/polímero. A intercalação de moléculas orgânicas na nanoestrutura do C-S-H e de outros hidratos do cimento pode ocasionar mudanças radicais das propriedades em todas as ordens de grandeza, produzindo produtos cimentícios mais resistentes e também mais dúcteis. O principal objetivo deste trabalho é avaliar a possibilidade de intercalação de compostos orgânicos na nanoestrutura do silicato de cálcio hidratado (C-S-H), principal composto de hidratação do cimento Portland, visando a formação de nanocompósitos com propriedades diferenciadas. Para isso, foram sintetizados géis de C-S-H com varias relações molares Ca/Si a partir de dois métodos (síntese por precipitação e síntese pozolânica); sem e com a presença de polímeros. Foram avaliados os efeitos do poli-cloreto de dialilmetilamonia (PDC-utilizado na fabricação de superplastificantes), apontado pela literatura como capaz de se intercalar no espaço interplanar do C-S-H [1,2,3,4,5], e do copolímero acetato de vinila/etileno (EVA), apontado pela literatura como modificador da morfologia do C-S-H [6,7]. O polímero de PDC propiciou alteração na ligação nanoestrutural do C-S-H de síntese, influenciando na distância interplanar e no tipo de ligação na região de dreierketten e wollastonita, porém esta modificação é parcial e em taxas que ainda devem ser investigadas, as quais são provavelmente influenciadas pelas características complexas de formação - quanto ao tipo de ligação - e pela formação aleatória e pouco cristalina do C-S-H.
id IBRACON-1_5b2adfebb0b36df3edb3f45a839295a9
oai_identifier_str oai:scielo:S1983-41952011000500002
network_acronym_str IBRACON-1
network_name_str Revista IBRACON de Estruturas e Materiais
repository_id_str
spelling Síntese de complexos de silicato de cálcio hidratado/polímerosC-S-HnanoestruturapolímerosO cimento hidratado, composto majoritariamente por C-S-H, é um material frágil com baixa resistência à tração. Sabe-se também que a adição de sílica ativa ao concreto torna-o mais resistente e, conseqüentemente, mais durável, mas, em contrapartida, ainda mais frágil. Para tornar o C-S-H mais dúctil, uma alternativa é a fabricação de nanocompósitos ou híbridos C-S-H/polímero. A intercalação de moléculas orgânicas na nanoestrutura do C-S-H e de outros hidratos do cimento pode ocasionar mudanças radicais das propriedades em todas as ordens de grandeza, produzindo produtos cimentícios mais resistentes e também mais dúcteis. O principal objetivo deste trabalho é avaliar a possibilidade de intercalação de compostos orgânicos na nanoestrutura do silicato de cálcio hidratado (C-S-H), principal composto de hidratação do cimento Portland, visando a formação de nanocompósitos com propriedades diferenciadas. Para isso, foram sintetizados géis de C-S-H com varias relações molares Ca/Si a partir de dois métodos (síntese por precipitação e síntese pozolânica); sem e com a presença de polímeros. Foram avaliados os efeitos do poli-cloreto de dialilmetilamonia (PDC-utilizado na fabricação de superplastificantes), apontado pela literatura como capaz de se intercalar no espaço interplanar do C-S-H [1,2,3,4,5], e do copolímero acetato de vinila/etileno (EVA), apontado pela literatura como modificador da morfologia do C-S-H [6,7]. O polímero de PDC propiciou alteração na ligação nanoestrutural do C-S-H de síntese, influenciando na distância interplanar e no tipo de ligação na região de dreierketten e wollastonita, porém esta modificação é parcial e em taxas que ainda devem ser investigadas, as quais são provavelmente influenciadas pelas características complexas de formação - quanto ao tipo de ligação - e pela formação aleatória e pouco cristalina do C-S-H.IBRACON - Instituto Brasileiro do Concreto2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-41952011000500002Revista IBRACON de Estruturas e Materiais v.4 n.5 2011reponame:Revista IBRACON de Estruturas e Materiaisinstname:Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON)instacron:IBRACON10.1590/S1983-41952011000500002info:eu-repo/semantics/openAccessPelisser,F.Gleize,P. J. P.Peterson,M.por2013-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S1983-41952011000500002Revistahttp://www.revistas.ibracon.org.br/index.php/riemhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpeditores.riem@gmail.com||arlene@ibracon.org.br1983-41951983-4195opendoar:2013-09-10T00:00Revista IBRACON de Estruturas e Materiais - Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON)false
dc.title.none.fl_str_mv Síntese de complexos de silicato de cálcio hidratado/polímeros
title Síntese de complexos de silicato de cálcio hidratado/polímeros
spellingShingle Síntese de complexos de silicato de cálcio hidratado/polímeros
Pelisser,F.
C-S-H
nanoestrutura
polímeros
title_short Síntese de complexos de silicato de cálcio hidratado/polímeros
title_full Síntese de complexos de silicato de cálcio hidratado/polímeros
title_fullStr Síntese de complexos de silicato de cálcio hidratado/polímeros
title_full_unstemmed Síntese de complexos de silicato de cálcio hidratado/polímeros
title_sort Síntese de complexos de silicato de cálcio hidratado/polímeros
author Pelisser,F.
author_facet Pelisser,F.
Gleize,P. J. P.
Peterson,M.
author_role author
author2 Gleize,P. J. P.
Peterson,M.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pelisser,F.
Gleize,P. J. P.
Peterson,M.
dc.subject.por.fl_str_mv C-S-H
nanoestrutura
polímeros
topic C-S-H
nanoestrutura
polímeros
description O cimento hidratado, composto majoritariamente por C-S-H, é um material frágil com baixa resistência à tração. Sabe-se também que a adição de sílica ativa ao concreto torna-o mais resistente e, conseqüentemente, mais durável, mas, em contrapartida, ainda mais frágil. Para tornar o C-S-H mais dúctil, uma alternativa é a fabricação de nanocompósitos ou híbridos C-S-H/polímero. A intercalação de moléculas orgânicas na nanoestrutura do C-S-H e de outros hidratos do cimento pode ocasionar mudanças radicais das propriedades em todas as ordens de grandeza, produzindo produtos cimentícios mais resistentes e também mais dúcteis. O principal objetivo deste trabalho é avaliar a possibilidade de intercalação de compostos orgânicos na nanoestrutura do silicato de cálcio hidratado (C-S-H), principal composto de hidratação do cimento Portland, visando a formação de nanocompósitos com propriedades diferenciadas. Para isso, foram sintetizados géis de C-S-H com varias relações molares Ca/Si a partir de dois métodos (síntese por precipitação e síntese pozolânica); sem e com a presença de polímeros. Foram avaliados os efeitos do poli-cloreto de dialilmetilamonia (PDC-utilizado na fabricação de superplastificantes), apontado pela literatura como capaz de se intercalar no espaço interplanar do C-S-H [1,2,3,4,5], e do copolímero acetato de vinila/etileno (EVA), apontado pela literatura como modificador da morfologia do C-S-H [6,7]. O polímero de PDC propiciou alteração na ligação nanoestrutural do C-S-H de síntese, influenciando na distância interplanar e no tipo de ligação na região de dreierketten e wollastonita, porém esta modificação é parcial e em taxas que ainda devem ser investigadas, as quais são provavelmente influenciadas pelas características complexas de formação - quanto ao tipo de ligação - e pela formação aleatória e pouco cristalina do C-S-H.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-41952011000500002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-41952011000500002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1983-41952011000500002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv IBRACON - Instituto Brasileiro do Concreto
publisher.none.fl_str_mv IBRACON - Instituto Brasileiro do Concreto
dc.source.none.fl_str_mv Revista IBRACON de Estruturas e Materiais v.4 n.5 2011
reponame:Revista IBRACON de Estruturas e Materiais
instname:Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON)
instacron:IBRACON
instname_str Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON)
instacron_str IBRACON
institution IBRACON
reponame_str Revista IBRACON de Estruturas e Materiais
collection Revista IBRACON de Estruturas e Materiais
repository.name.fl_str_mv Revista IBRACON de Estruturas e Materiais - Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON)
repository.mail.fl_str_mv editores.riem@gmail.com||arlene@ibracon.org.br
_version_ 1754193604060905472