Modelagem da retração por secagem de concretos produzidos com agregados reciclados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral,A. E. B.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Schalch,V., Dal Molin,D. C. C., Ribeiro,J. L. D., Ravindrarajah,R. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista IBRACON de Estruturas e Materiais
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-41952010000100002
Resumo: A preocupação com a conservação dos recursos não renováveis tem levado o meio acadêmico a pesquisar sobre a utilização dos agregados reciclados na produção de concretos. A retração por secagem do concreto é um fenômeno que está intimamente ligado à perda de água da massa do concreto, a qual é quase inevitável, desde que o concreto esteja exposto a um ambiente de umidade abaixo da condição de saturação. Este artigo apresenta um estudo experimental, onde foram produzidos concretos variando-se a relação água/cimento (de 0,4 a 0,8) e o tipo e a proporção dos três principais constituintes do resíduo de construção e demolição (concreto, argamassa e cerâmica vermelha) usados como agregados graúdos e miúdos reciclados, produzindo-se modelos matemáticos que correlacionam tais variáveis com a retração por secagem dos concretos aos 56 e 224 dias de idade. Os resultados apontam que, para a idade de 56 dias, o modelo apresentou uma excessiva variabilidade, manifestando somente 4 das 7 variáveis como termos significativos. Para a idade de 224 dias, o modelo proposto ainda apresentou uma elevada variabilidade, entretanto todas as variáveis foram tidas como significativas. Os resultados apontam que a substituição do agregado natural pelo reciclado propicia um acréscimo na retração por secagem, sendo este efeito mais sentido para a substituição do agregado miúdo. O efeito mais pronunciado está associado ao emprego do agregado miúdo reciclado de concreto e o menor, ao do agregado graúdo reciclado de concreto.
id IBRACON-1_b547d2439f0dfef3a52562c3de78ab2d
oai_identifier_str oai:scielo:S1983-41952010000100002
network_acronym_str IBRACON-1
network_name_str Revista IBRACON de Estruturas e Materiais
repository_id_str
spelling Modelagem da retração por secagem de concretos produzidos com agregados recicladosconcreto com agregados recicladosretração por secagemregressão múltiplaA preocupação com a conservação dos recursos não renováveis tem levado o meio acadêmico a pesquisar sobre a utilização dos agregados reciclados na produção de concretos. A retração por secagem do concreto é um fenômeno que está intimamente ligado à perda de água da massa do concreto, a qual é quase inevitável, desde que o concreto esteja exposto a um ambiente de umidade abaixo da condição de saturação. Este artigo apresenta um estudo experimental, onde foram produzidos concretos variando-se a relação água/cimento (de 0,4 a 0,8) e o tipo e a proporção dos três principais constituintes do resíduo de construção e demolição (concreto, argamassa e cerâmica vermelha) usados como agregados graúdos e miúdos reciclados, produzindo-se modelos matemáticos que correlacionam tais variáveis com a retração por secagem dos concretos aos 56 e 224 dias de idade. Os resultados apontam que, para a idade de 56 dias, o modelo apresentou uma excessiva variabilidade, manifestando somente 4 das 7 variáveis como termos significativos. Para a idade de 224 dias, o modelo proposto ainda apresentou uma elevada variabilidade, entretanto todas as variáveis foram tidas como significativas. Os resultados apontam que a substituição do agregado natural pelo reciclado propicia um acréscimo na retração por secagem, sendo este efeito mais sentido para a substituição do agregado miúdo. O efeito mais pronunciado está associado ao emprego do agregado miúdo reciclado de concreto e o menor, ao do agregado graúdo reciclado de concreto.IBRACON - Instituto Brasileiro do Concreto2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-41952010000100002Revista IBRACON de Estruturas e Materiais v.3 n.1 2010reponame:Revista IBRACON de Estruturas e Materiaisinstname:Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON)instacron:IBRACON10.1590/S1983-41952010000100002info:eu-repo/semantics/openAccessCabral,A. E. B.Schalch,V.Dal Molin,D. C. C.Ribeiro,J. L. D.Ravindrarajah,R. S.por2014-09-17T00:00:00Zoai:scielo:S1983-41952010000100002Revistahttp://www.revistas.ibracon.org.br/index.php/riemhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpeditores.riem@gmail.com||arlene@ibracon.org.br1983-41951983-4195opendoar:2014-09-17T00:00Revista IBRACON de Estruturas e Materiais - Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem da retração por secagem de concretos produzidos com agregados reciclados
title Modelagem da retração por secagem de concretos produzidos com agregados reciclados
spellingShingle Modelagem da retração por secagem de concretos produzidos com agregados reciclados
Cabral,A. E. B.
concreto com agregados reciclados
retração por secagem
regressão múltipla
title_short Modelagem da retração por secagem de concretos produzidos com agregados reciclados
title_full Modelagem da retração por secagem de concretos produzidos com agregados reciclados
title_fullStr Modelagem da retração por secagem de concretos produzidos com agregados reciclados
title_full_unstemmed Modelagem da retração por secagem de concretos produzidos com agregados reciclados
title_sort Modelagem da retração por secagem de concretos produzidos com agregados reciclados
author Cabral,A. E. B.
author_facet Cabral,A. E. B.
Schalch,V.
Dal Molin,D. C. C.
Ribeiro,J. L. D.
Ravindrarajah,R. S.
author_role author
author2 Schalch,V.
Dal Molin,D. C. C.
Ribeiro,J. L. D.
Ravindrarajah,R. S.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral,A. E. B.
Schalch,V.
Dal Molin,D. C. C.
Ribeiro,J. L. D.
Ravindrarajah,R. S.
dc.subject.por.fl_str_mv concreto com agregados reciclados
retração por secagem
regressão múltipla
topic concreto com agregados reciclados
retração por secagem
regressão múltipla
description A preocupação com a conservação dos recursos não renováveis tem levado o meio acadêmico a pesquisar sobre a utilização dos agregados reciclados na produção de concretos. A retração por secagem do concreto é um fenômeno que está intimamente ligado à perda de água da massa do concreto, a qual é quase inevitável, desde que o concreto esteja exposto a um ambiente de umidade abaixo da condição de saturação. Este artigo apresenta um estudo experimental, onde foram produzidos concretos variando-se a relação água/cimento (de 0,4 a 0,8) e o tipo e a proporção dos três principais constituintes do resíduo de construção e demolição (concreto, argamassa e cerâmica vermelha) usados como agregados graúdos e miúdos reciclados, produzindo-se modelos matemáticos que correlacionam tais variáveis com a retração por secagem dos concretos aos 56 e 224 dias de idade. Os resultados apontam que, para a idade de 56 dias, o modelo apresentou uma excessiva variabilidade, manifestando somente 4 das 7 variáveis como termos significativos. Para a idade de 224 dias, o modelo proposto ainda apresentou uma elevada variabilidade, entretanto todas as variáveis foram tidas como significativas. Os resultados apontam que a substituição do agregado natural pelo reciclado propicia um acréscimo na retração por secagem, sendo este efeito mais sentido para a substituição do agregado miúdo. O efeito mais pronunciado está associado ao emprego do agregado miúdo reciclado de concreto e o menor, ao do agregado graúdo reciclado de concreto.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-41952010000100002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-41952010000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1983-41952010000100002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv IBRACON - Instituto Brasileiro do Concreto
publisher.none.fl_str_mv IBRACON - Instituto Brasileiro do Concreto
dc.source.none.fl_str_mv Revista IBRACON de Estruturas e Materiais v.3 n.1 2010
reponame:Revista IBRACON de Estruturas e Materiais
instname:Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON)
instacron:IBRACON
instname_str Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON)
instacron_str IBRACON
institution IBRACON
reponame_str Revista IBRACON de Estruturas e Materiais
collection Revista IBRACON de Estruturas e Materiais
repository.name.fl_str_mv Revista IBRACON de Estruturas e Materiais - Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON)
repository.mail.fl_str_mv editores.riem@gmail.com||arlene@ibracon.org.br
_version_ 1754193603981213696