Política de comércio exterior e desenvolvimento: a experiência brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cervo,Amado Luiz
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de política internacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73291997000200001
Resumo: Expõe-se o pensamento do governo brasileiro e a política de comércio exterior entre 1930 e os dias presentes. Três constatações da diplomacia brasileira condicionaram o processo decisório: as doutrinas não presidem à prática das grandes potências, um país emergente dispõe de escasso poder nos foros multilaterais, experiências liberais radicais não produzem os efeitos apregoados por seus doutrinários. A política de comércio exterior evitou por essa razão obedecer a grandes princípios e modelos, orientando-se por crescente realismo. Foi historicamente concebida como instrumento de reforço à economia e ao mercado internos e evoluiu com base numa estratégia contraditória que protegia o mercado interno e reivindicava a abertura do mercado global. Cedeu nos anos noventa à tendência da globalização, não sem estender a introspecção para o mercado regional ampliado, o Mercosul.
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