Germinação e crescimento in vitro de Cattleya bicolor Lindley (Orchidaceae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suzuki,Rogério Mamoru
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Almeida,Vanessa de, Pescador,Rosete, Ferreira,Wagner de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Hoehnea
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-89062010000400004
Resumo: A germinação de sementes de orquídeas in vitro vem sendo utilizada desde o início do século passado. Apesar disso, o conhecimento disponível a respeito da composição nutricional dos meios de cultura que favorecem a germinação e o crescimento in vitro de orquídeas ainda é bastante escasso. Diante da ameaça de extinção da Cattleya bicolor e devido à escassez de conhecimento a respeito da germinação e do crescimento in vitro dessa espécie, este trabalho teve como objetivo avaliar a influência do meio de cultura na germinação in vitro de suas sementes, no desenvolvimento inicial dos protocormos até a formação das plântulas, bem como avaliar o crescimento das plântulas até os primeiros doze meses de cultivo in vitro. Os resultados mostraram que o meio de cultura ideal para a germinação in vitro das sementes e para o desenvolvimento inicial das plântulas de Cattleya bicolor é o de Vacin & Went. Recomenda-se que após seis meses de cultivo as plântulas sejam transferidas para o meio MS ou VW, que promovem o desenvolvimento das plântulas, e mantê-las em um destes meios de cultura até o início da aclimatização. Tais informações são de grande importância para a otimização do processo de propagação das espécies de orquídeas nativas do Brasil.
id IBT-1_8e4e6f3abadd5db3f279bfbd0882217c
oai_identifier_str oai:scielo:S2236-89062010000400004
network_acronym_str IBT-1
network_name_str Hoehnea
repository_id_str
spelling Germinação e crescimento in vitro de Cattleya bicolor Lindley (Orchidaceae)cultivo in vitrogerminação assimbióticameios de culturaorquídeaA germinação de sementes de orquídeas in vitro vem sendo utilizada desde o início do século passado. Apesar disso, o conhecimento disponível a respeito da composição nutricional dos meios de cultura que favorecem a germinação e o crescimento in vitro de orquídeas ainda é bastante escasso. Diante da ameaça de extinção da Cattleya bicolor e devido à escassez de conhecimento a respeito da germinação e do crescimento in vitro dessa espécie, este trabalho teve como objetivo avaliar a influência do meio de cultura na germinação in vitro de suas sementes, no desenvolvimento inicial dos protocormos até a formação das plântulas, bem como avaliar o crescimento das plântulas até os primeiros doze meses de cultivo in vitro. Os resultados mostraram que o meio de cultura ideal para a germinação in vitro das sementes e para o desenvolvimento inicial das plântulas de Cattleya bicolor é o de Vacin & Went. Recomenda-se que após seis meses de cultivo as plântulas sejam transferidas para o meio MS ou VW, que promovem o desenvolvimento das plântulas, e mantê-las em um destes meios de cultura até o início da aclimatização. Tais informações são de grande importância para a otimização do processo de propagação das espécies de orquídeas nativas do Brasil.Instituto de Pesquisas Ambientais2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-89062010000400004Hoehnea v.37 n.4 2010reponame:Hoehneainstname:Instituto de Botânica (IBT)instacron:IBT10.1590/S2236-89062010000400004info:eu-repo/semantics/openAccessSuzuki,Rogério MamoruAlmeida,Vanessa dePescador,RoseteFerreira,Wagner de Melopor2013-03-18T00:00:00Zoai:scielo:S2236-89062010000400004Revistahttp://www.ibot.sp.gov.br/publicacoes/hoehnea/sobre_hoehnea.phpPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hoehneaibt@gmail.com2236-89060073-2877opendoar:2013-03-18T00:00Hoehnea - Instituto de Botânica (IBT)false
dc.title.none.fl_str_mv Germinação e crescimento in vitro de Cattleya bicolor Lindley (Orchidaceae)
title Germinação e crescimento in vitro de Cattleya bicolor Lindley (Orchidaceae)
spellingShingle Germinação e crescimento in vitro de Cattleya bicolor Lindley (Orchidaceae)
Suzuki,Rogério Mamoru
cultivo in vitro
germinação assimbiótica
meios de cultura
orquídea
title_short Germinação e crescimento in vitro de Cattleya bicolor Lindley (Orchidaceae)
title_full Germinação e crescimento in vitro de Cattleya bicolor Lindley (Orchidaceae)
title_fullStr Germinação e crescimento in vitro de Cattleya bicolor Lindley (Orchidaceae)
title_full_unstemmed Germinação e crescimento in vitro de Cattleya bicolor Lindley (Orchidaceae)
title_sort Germinação e crescimento in vitro de Cattleya bicolor Lindley (Orchidaceae)
author Suzuki,Rogério Mamoru
author_facet Suzuki,Rogério Mamoru
Almeida,Vanessa de
Pescador,Rosete
Ferreira,Wagner de Melo
author_role author
author2 Almeida,Vanessa de
Pescador,Rosete
Ferreira,Wagner de Melo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Suzuki,Rogério Mamoru
Almeida,Vanessa de
Pescador,Rosete
Ferreira,Wagner de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv cultivo in vitro
germinação assimbiótica
meios de cultura
orquídea
topic cultivo in vitro
germinação assimbiótica
meios de cultura
orquídea
description A germinação de sementes de orquídeas in vitro vem sendo utilizada desde o início do século passado. Apesar disso, o conhecimento disponível a respeito da composição nutricional dos meios de cultura que favorecem a germinação e o crescimento in vitro de orquídeas ainda é bastante escasso. Diante da ameaça de extinção da Cattleya bicolor e devido à escassez de conhecimento a respeito da germinação e do crescimento in vitro dessa espécie, este trabalho teve como objetivo avaliar a influência do meio de cultura na germinação in vitro de suas sementes, no desenvolvimento inicial dos protocormos até a formação das plântulas, bem como avaliar o crescimento das plântulas até os primeiros doze meses de cultivo in vitro. Os resultados mostraram que o meio de cultura ideal para a germinação in vitro das sementes e para o desenvolvimento inicial das plântulas de Cattleya bicolor é o de Vacin & Went. Recomenda-se que após seis meses de cultivo as plântulas sejam transferidas para o meio MS ou VW, que promovem o desenvolvimento das plântulas, e mantê-las em um destes meios de cultura até o início da aclimatização. Tais informações são de grande importância para a otimização do processo de propagação das espécies de orquídeas nativas do Brasil.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-89062010000400004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-89062010000400004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S2236-89062010000400004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Ambientais
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Ambientais
dc.source.none.fl_str_mv Hoehnea v.37 n.4 2010
reponame:Hoehnea
instname:Instituto de Botânica (IBT)
instacron:IBT
instname_str Instituto de Botânica (IBT)
instacron_str IBT
institution IBT
reponame_str Hoehnea
collection Hoehnea
repository.name.fl_str_mv Hoehnea - Instituto de Botânica (IBT)
repository.mail.fl_str_mv ||hoehneaibt@gmail.com
_version_ 1754193646359412736