Educação ambiental no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (São Paulo, SP, Brasil): um panorama sobre os programas educativos e sua relação com a Unidade de Conservação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo-Bissa,Caio Henrique de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira,Haydée Torres de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Hoehnea
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-89062019000400207
Resumo: RESUMO Esta pesquisa buscou compreender como são elaboradas e realizadas as atividades educativas nas instituições do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI) que recebem visitantes, analisá-las sob a ótica do Plano de Manejo e trazer sugestões para um programa de educação ambiental unificado para o PEFI. Em uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com as responsáveis pelos programas educativos das instituições do PEFI. As atividades educativas analisadas são desenvolvidas independentemente por cada instituição e focam em suas/seus visitantes. O PEFI não é a principal temática em praticamente nenhuma atividade, sendo mais abordado em um museu no Jardim Botânico de São Paulo e em um espaço educador no Zoológico de São Paulo. Percebemos a necessidade de se construir um programa educativo para o PEFI. Sugerimos que esta construção seja realizada sob uma perspectiva dialógica, envolvendo os grupos relacionados ao PEFI e considerando sua realidade, bem como a população de seu entorno.
id IBT-1_94a7056c1a6467e3eca03256b6586900
oai_identifier_str oai:scielo:S2236-89062019000400207
network_acronym_str IBT-1
network_name_str Hoehnea
repository_id_str
spelling Educação ambiental no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (São Paulo, SP, Brasil): um panorama sobre os programas educativos e sua relação com a Unidade de Conservaçãoatividades educativasparticipaçãoplano de manejoUnidade de ConservaçãoRESUMO Esta pesquisa buscou compreender como são elaboradas e realizadas as atividades educativas nas instituições do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI) que recebem visitantes, analisá-las sob a ótica do Plano de Manejo e trazer sugestões para um programa de educação ambiental unificado para o PEFI. Em uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com as responsáveis pelos programas educativos das instituições do PEFI. As atividades educativas analisadas são desenvolvidas independentemente por cada instituição e focam em suas/seus visitantes. O PEFI não é a principal temática em praticamente nenhuma atividade, sendo mais abordado em um museu no Jardim Botânico de São Paulo e em um espaço educador no Zoológico de São Paulo. Percebemos a necessidade de se construir um programa educativo para o PEFI. Sugerimos que esta construção seja realizada sob uma perspectiva dialógica, envolvendo os grupos relacionados ao PEFI e considerando sua realidade, bem como a população de seu entorno.Instituto de Pesquisas Ambientais2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-89062019000400207Hoehnea v.46 n.4 2019reponame:Hoehneainstname:Instituto de Botânica (IBT)instacron:IBT10.1590/2236-8906-22/2019info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo-Bissa,Caio Henrique deOliveira,Haydée Torres depor2020-01-10T00:00:00Zoai:scielo:S2236-89062019000400207Revistahttp://www.ibot.sp.gov.br/publicacoes/hoehnea/sobre_hoehnea.phpPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hoehneaibt@gmail.com2236-89060073-2877opendoar:2020-01-10T00:00Hoehnea - Instituto de Botânica (IBT)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (São Paulo, SP, Brasil): um panorama sobre os programas educativos e sua relação com a Unidade de Conservação
title Educação ambiental no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (São Paulo, SP, Brasil): um panorama sobre os programas educativos e sua relação com a Unidade de Conservação
spellingShingle Educação ambiental no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (São Paulo, SP, Brasil): um panorama sobre os programas educativos e sua relação com a Unidade de Conservação
Araújo-Bissa,Caio Henrique de
atividades educativas
participação
plano de manejo
Unidade de Conservação
title_short Educação ambiental no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (São Paulo, SP, Brasil): um panorama sobre os programas educativos e sua relação com a Unidade de Conservação
title_full Educação ambiental no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (São Paulo, SP, Brasil): um panorama sobre os programas educativos e sua relação com a Unidade de Conservação
title_fullStr Educação ambiental no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (São Paulo, SP, Brasil): um panorama sobre os programas educativos e sua relação com a Unidade de Conservação
title_full_unstemmed Educação ambiental no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (São Paulo, SP, Brasil): um panorama sobre os programas educativos e sua relação com a Unidade de Conservação
title_sort Educação ambiental no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (São Paulo, SP, Brasil): um panorama sobre os programas educativos e sua relação com a Unidade de Conservação
author Araújo-Bissa,Caio Henrique de
author_facet Araújo-Bissa,Caio Henrique de
Oliveira,Haydée Torres de
author_role author
author2 Oliveira,Haydée Torres de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo-Bissa,Caio Henrique de
Oliveira,Haydée Torres de
dc.subject.por.fl_str_mv atividades educativas
participação
plano de manejo
Unidade de Conservação
topic atividades educativas
participação
plano de manejo
Unidade de Conservação
description RESUMO Esta pesquisa buscou compreender como são elaboradas e realizadas as atividades educativas nas instituições do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI) que recebem visitantes, analisá-las sob a ótica do Plano de Manejo e trazer sugestões para um programa de educação ambiental unificado para o PEFI. Em uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com as responsáveis pelos programas educativos das instituições do PEFI. As atividades educativas analisadas são desenvolvidas independentemente por cada instituição e focam em suas/seus visitantes. O PEFI não é a principal temática em praticamente nenhuma atividade, sendo mais abordado em um museu no Jardim Botânico de São Paulo e em um espaço educador no Zoológico de São Paulo. Percebemos a necessidade de se construir um programa educativo para o PEFI. Sugerimos que esta construção seja realizada sob uma perspectiva dialógica, envolvendo os grupos relacionados ao PEFI e considerando sua realidade, bem como a população de seu entorno.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-89062019000400207
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-89062019000400207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2236-8906-22/2019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Ambientais
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Ambientais
dc.source.none.fl_str_mv Hoehnea v.46 n.4 2019
reponame:Hoehnea
instname:Instituto de Botânica (IBT)
instacron:IBT
instname_str Instituto de Botânica (IBT)
instacron_str IBT
institution IBT
reponame_str Hoehnea
collection Hoehnea
repository.name.fl_str_mv Hoehnea - Instituto de Botânica (IBT)
repository.mail.fl_str_mv ||hoehneaibt@gmail.com
_version_ 1754193648103194624