Anatomia de escapos de espécies de Bromeliaceae da Amazônia, Mato Grosso, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Ivone Vieira da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Scatena,Vera Lucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Hoehnea
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-89062011000100005
Resumo: Escapos de Aechmea bromeliifolia, A. castelnavii, A. mertensii (Bromelioideae), Dyckia duckei, D. paraensis, D. racemosa (Pitcairnioideae), Tillandsia adpressiflora, T. didistachae e T. paraensis (Tillandsioideae) foram coletados nas regiões amazônicas (MT), visando caracterizar sua anatomia e levantar dados úteis para a delimitação taxonômica e sobre as adaptações das espécies estudadas. Os escapos analisados apresentam epiderme, córtex e cilindro vascular distintos, com idioblastos contendo mucilagem no córtex, endoderme contínua, e feixes vasculares colaterais simples e compostos. Presença de células epidérmicas de paredes espessadas por lignina e idioblastos contendo ráfides são comuns nas espécies estudadas de Aechmea e Tillandsia, e presença de cordão esclerótico (periciclo) contínuo e feixes vasculares concentrados na periferia do cilindro vascular são comuns em Dyckia e Tillandsia. As Aechmea estudadas apresentam periciclo descontínuo como caráter exclusivo. A presença de canais de ar no córtex é um caráter exclusivo das espécies de Tillandsia. As espécies estudadas são epífitas e apresentam estruturas adaptativas ao hábito como: células da epiderme, hipoderme e periciclo com paredes espessadas; presença de canais de ar; idioblastos contendo mucilagem e ráfides.
id IBT-1_abe4ff8b4c46aae4019651fe8a34fab8
oai_identifier_str oai:scielo:S2236-89062011000100005
network_acronym_str IBT-1
network_name_str Hoehnea
repository_id_str
spelling Anatomia de escapos de espécies de Bromeliaceae da Amazônia, Mato Grosso, Brasilanatomia do escapoBromelioideaePitcairnioideaeTillandsioideaeEscapos de Aechmea bromeliifolia, A. castelnavii, A. mertensii (Bromelioideae), Dyckia duckei, D. paraensis, D. racemosa (Pitcairnioideae), Tillandsia adpressiflora, T. didistachae e T. paraensis (Tillandsioideae) foram coletados nas regiões amazônicas (MT), visando caracterizar sua anatomia e levantar dados úteis para a delimitação taxonômica e sobre as adaptações das espécies estudadas. Os escapos analisados apresentam epiderme, córtex e cilindro vascular distintos, com idioblastos contendo mucilagem no córtex, endoderme contínua, e feixes vasculares colaterais simples e compostos. Presença de células epidérmicas de paredes espessadas por lignina e idioblastos contendo ráfides são comuns nas espécies estudadas de Aechmea e Tillandsia, e presença de cordão esclerótico (periciclo) contínuo e feixes vasculares concentrados na periferia do cilindro vascular são comuns em Dyckia e Tillandsia. As Aechmea estudadas apresentam periciclo descontínuo como caráter exclusivo. A presença de canais de ar no córtex é um caráter exclusivo das espécies de Tillandsia. As espécies estudadas são epífitas e apresentam estruturas adaptativas ao hábito como: células da epiderme, hipoderme e periciclo com paredes espessadas; presença de canais de ar; idioblastos contendo mucilagem e ráfides.Instituto de Pesquisas Ambientais2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-89062011000100005Hoehnea v.38 n.1 2011reponame:Hoehneainstname:Instituto de Botânica (IBT)instacron:IBT10.1590/S2236-89062011000100005info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Ivone Vieira daScatena,Vera Luciapor2012-05-07T00:00:00Zoai:scielo:S2236-89062011000100005Revistahttp://www.ibot.sp.gov.br/publicacoes/hoehnea/sobre_hoehnea.phpPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hoehneaibt@gmail.com2236-89060073-2877opendoar:2012-05-07T00:00Hoehnea - Instituto de Botânica (IBT)false
dc.title.none.fl_str_mv Anatomia de escapos de espécies de Bromeliaceae da Amazônia, Mato Grosso, Brasil
title Anatomia de escapos de espécies de Bromeliaceae da Amazônia, Mato Grosso, Brasil
spellingShingle Anatomia de escapos de espécies de Bromeliaceae da Amazônia, Mato Grosso, Brasil
Silva,Ivone Vieira da
anatomia do escapo
Bromelioideae
Pitcairnioideae
Tillandsioideae
title_short Anatomia de escapos de espécies de Bromeliaceae da Amazônia, Mato Grosso, Brasil
title_full Anatomia de escapos de espécies de Bromeliaceae da Amazônia, Mato Grosso, Brasil
title_fullStr Anatomia de escapos de espécies de Bromeliaceae da Amazônia, Mato Grosso, Brasil
title_full_unstemmed Anatomia de escapos de espécies de Bromeliaceae da Amazônia, Mato Grosso, Brasil
title_sort Anatomia de escapos de espécies de Bromeliaceae da Amazônia, Mato Grosso, Brasil
author Silva,Ivone Vieira da
author_facet Silva,Ivone Vieira da
Scatena,Vera Lucia
author_role author
author2 Scatena,Vera Lucia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Ivone Vieira da
Scatena,Vera Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv anatomia do escapo
Bromelioideae
Pitcairnioideae
Tillandsioideae
topic anatomia do escapo
Bromelioideae
Pitcairnioideae
Tillandsioideae
description Escapos de Aechmea bromeliifolia, A. castelnavii, A. mertensii (Bromelioideae), Dyckia duckei, D. paraensis, D. racemosa (Pitcairnioideae), Tillandsia adpressiflora, T. didistachae e T. paraensis (Tillandsioideae) foram coletados nas regiões amazônicas (MT), visando caracterizar sua anatomia e levantar dados úteis para a delimitação taxonômica e sobre as adaptações das espécies estudadas. Os escapos analisados apresentam epiderme, córtex e cilindro vascular distintos, com idioblastos contendo mucilagem no córtex, endoderme contínua, e feixes vasculares colaterais simples e compostos. Presença de células epidérmicas de paredes espessadas por lignina e idioblastos contendo ráfides são comuns nas espécies estudadas de Aechmea e Tillandsia, e presença de cordão esclerótico (periciclo) contínuo e feixes vasculares concentrados na periferia do cilindro vascular são comuns em Dyckia e Tillandsia. As Aechmea estudadas apresentam periciclo descontínuo como caráter exclusivo. A presença de canais de ar no córtex é um caráter exclusivo das espécies de Tillandsia. As espécies estudadas são epífitas e apresentam estruturas adaptativas ao hábito como: células da epiderme, hipoderme e periciclo com paredes espessadas; presença de canais de ar; idioblastos contendo mucilagem e ráfides.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-89062011000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-89062011000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S2236-89062011000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Ambientais
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Ambientais
dc.source.none.fl_str_mv Hoehnea v.38 n.1 2011
reponame:Hoehnea
instname:Instituto de Botânica (IBT)
instacron:IBT
instname_str Instituto de Botânica (IBT)
instacron_str IBT
institution IBT
reponame_str Hoehnea
collection Hoehnea
repository.name.fl_str_mv Hoehnea - Instituto de Botânica (IBT)
repository.mail.fl_str_mv ||hoehneaibt@gmail.com
_version_ 1754193646375141376