O papel da Feira de Ciências como estratégia motivadora para o ensino de Botânica na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Hoehnea |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-89062020000100211 |
Resumo: | RESUMO (O papel da Feira de Ciências como estratégia motivadora para o ensino de Botânica na educação básica). O ensino de Botânica é marcado por inúmeros problemas, como escassez de metodologias que motivem os alunos. Assim, foi proposto aos alunos das disciplinas de Botânica da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará a elaboração de uma Feira de Ciências, com conteúdo exclusivamente botânico utilizando mapa conceitual e outro material de livre escolha. A feira ocorreu em uma escola da rede pública de Fortaleza, CE, Brasil, com participação de alunos de 9° ano ao 3º ano do Ensino Médio. Após sua realização, foi aplicado um questionário aos graduandos de forma a compreender a percepção deles a respeito da atividade. Observou-se que necessitam de uma série de fatores que possibilitem sua execução, dentre eles disponibilidade de recursos e tempo hábil para executá-la. Portanto, conclui-se que essa metodologia desperta o interesse dos alunos pelos assuntos abordados, desde que haja suporte para tal, podendo servir de complemento à metodologia exclusivamente expositiva. |
id |
IBT-1_b59fa42d8f8b8af3eba3320e13b34314 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2236-89062020000100211 |
network_acronym_str |
IBT-1 |
network_name_str |
Hoehnea |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel da Feira de Ciências como estratégia motivadora para o ensino de Botânica na educação básicabiologia vegetalferramentas didáticasmetodologia de ensino alternativaRESUMO (O papel da Feira de Ciências como estratégia motivadora para o ensino de Botânica na educação básica). O ensino de Botânica é marcado por inúmeros problemas, como escassez de metodologias que motivem os alunos. Assim, foi proposto aos alunos das disciplinas de Botânica da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará a elaboração de uma Feira de Ciências, com conteúdo exclusivamente botânico utilizando mapa conceitual e outro material de livre escolha. A feira ocorreu em uma escola da rede pública de Fortaleza, CE, Brasil, com participação de alunos de 9° ano ao 3º ano do Ensino Médio. Após sua realização, foi aplicado um questionário aos graduandos de forma a compreender a percepção deles a respeito da atividade. Observou-se que necessitam de uma série de fatores que possibilitem sua execução, dentre eles disponibilidade de recursos e tempo hábil para executá-la. Portanto, conclui-se que essa metodologia desperta o interesse dos alunos pelos assuntos abordados, desde que haja suporte para tal, podendo servir de complemento à metodologia exclusivamente expositiva.Instituto de Pesquisas Ambientais2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-89062020000100211Hoehnea v.47 2020reponame:Hoehneainstname:Instituto de Botânica (IBT)instacron:IBT10.1590/2236-8906-55/2019info:eu-repo/semantics/openAccessDias,Francisco Yago Elias de CastroOliveira,Rafael Domingos deMendes,Roselita Maria de SouzaPantoja,Lydia Dayanne MaiaBonilla,Oriel HerreraEdson-Chaves,Brunopor2020-09-29T00:00:00Zoai:scielo:S2236-89062020000100211Revistahttp://www.ibot.sp.gov.br/publicacoes/hoehnea/sobre_hoehnea.phpPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hoehneaibt@gmail.com2236-89060073-2877opendoar:2020-09-29T00:00Hoehnea - Instituto de Botânica (IBT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da Feira de Ciências como estratégia motivadora para o ensino de Botânica na educação básica |
title |
O papel da Feira de Ciências como estratégia motivadora para o ensino de Botânica na educação básica |
spellingShingle |
O papel da Feira de Ciências como estratégia motivadora para o ensino de Botânica na educação básica Dias,Francisco Yago Elias de Castro biologia vegetal ferramentas didáticas metodologia de ensino alternativa |
title_short |
O papel da Feira de Ciências como estratégia motivadora para o ensino de Botânica na educação básica |
title_full |
O papel da Feira de Ciências como estratégia motivadora para o ensino de Botânica na educação básica |
title_fullStr |
O papel da Feira de Ciências como estratégia motivadora para o ensino de Botânica na educação básica |
title_full_unstemmed |
O papel da Feira de Ciências como estratégia motivadora para o ensino de Botânica na educação básica |
title_sort |
O papel da Feira de Ciências como estratégia motivadora para o ensino de Botânica na educação básica |
author |
Dias,Francisco Yago Elias de Castro |
author_facet |
Dias,Francisco Yago Elias de Castro Oliveira,Rafael Domingos de Mendes,Roselita Maria de Souza Pantoja,Lydia Dayanne Maia Bonilla,Oriel Herrera Edson-Chaves,Bruno |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Rafael Domingos de Mendes,Roselita Maria de Souza Pantoja,Lydia Dayanne Maia Bonilla,Oriel Herrera Edson-Chaves,Bruno |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias,Francisco Yago Elias de Castro Oliveira,Rafael Domingos de Mendes,Roselita Maria de Souza Pantoja,Lydia Dayanne Maia Bonilla,Oriel Herrera Edson-Chaves,Bruno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
biologia vegetal ferramentas didáticas metodologia de ensino alternativa |
topic |
biologia vegetal ferramentas didáticas metodologia de ensino alternativa |
description |
RESUMO (O papel da Feira de Ciências como estratégia motivadora para o ensino de Botânica na educação básica). O ensino de Botânica é marcado por inúmeros problemas, como escassez de metodologias que motivem os alunos. Assim, foi proposto aos alunos das disciplinas de Botânica da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará a elaboração de uma Feira de Ciências, com conteúdo exclusivamente botânico utilizando mapa conceitual e outro material de livre escolha. A feira ocorreu em uma escola da rede pública de Fortaleza, CE, Brasil, com participação de alunos de 9° ano ao 3º ano do Ensino Médio. Após sua realização, foi aplicado um questionário aos graduandos de forma a compreender a percepção deles a respeito da atividade. Observou-se que necessitam de uma série de fatores que possibilitem sua execução, dentre eles disponibilidade de recursos e tempo hábil para executá-la. Portanto, conclui-se que essa metodologia desperta o interesse dos alunos pelos assuntos abordados, desde que haja suporte para tal, podendo servir de complemento à metodologia exclusivamente expositiva. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-89062020000100211 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-89062020000100211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2236-8906-55/2019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisas Ambientais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisas Ambientais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Hoehnea v.47 2020 reponame:Hoehnea instname:Instituto de Botânica (IBT) instacron:IBT |
instname_str |
Instituto de Botânica (IBT) |
instacron_str |
IBT |
institution |
IBT |
reponame_str |
Hoehnea |
collection |
Hoehnea |
repository.name.fl_str_mv |
Hoehnea - Instituto de Botânica (IBT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||hoehneaibt@gmail.com |
_version_ |
1754193648365338624 |