O papel da Feira de Ciências como estratégia motivadora para o ensino de Botânica na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias,Francisco Yago Elias de Castro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira,Rafael Domingos de, Mendes,Roselita Maria de Souza, Pantoja,Lydia Dayanne Maia, Bonilla,Oriel Herrera, Edson-Chaves,Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Hoehnea
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-89062020000100211
Resumo: RESUMO (O papel da Feira de Ciências como estratégia motivadora para o ensino de Botânica na educação básica). O ensino de Botânica é marcado por inúmeros problemas, como escassez de metodologias que motivem os alunos. Assim, foi proposto aos alunos das disciplinas de Botânica da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará a elaboração de uma Feira de Ciências, com conteúdo exclusivamente botânico utilizando mapa conceitual e outro material de livre escolha. A feira ocorreu em uma escola da rede pública de Fortaleza, CE, Brasil, com participação de alunos de 9° ano ao 3º ano do Ensino Médio. Após sua realização, foi aplicado um questionário aos graduandos de forma a compreender a percepção deles a respeito da atividade. Observou-se que necessitam de uma série de fatores que possibilitem sua execução, dentre eles disponibilidade de recursos e tempo hábil para executá-la. Portanto, conclui-se que essa metodologia desperta o interesse dos alunos pelos assuntos abordados, desde que haja suporte para tal, podendo servir de complemento à metodologia exclusivamente expositiva.
id IBT-1_b59fa42d8f8b8af3eba3320e13b34314
oai_identifier_str oai:scielo:S2236-89062020000100211
network_acronym_str IBT-1
network_name_str Hoehnea
repository_id_str
spelling O papel da Feira de Ciências como estratégia motivadora para o ensino de Botânica na educação básicabiologia vegetalferramentas didáticasmetodologia de ensino alternativaRESUMO (O papel da Feira de Ciências como estratégia motivadora para o ensino de Botânica na educação básica). O ensino de Botânica é marcado por inúmeros problemas, como escassez de metodologias que motivem os alunos. Assim, foi proposto aos alunos das disciplinas de Botânica da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará a elaboração de uma Feira de Ciências, com conteúdo exclusivamente botânico utilizando mapa conceitual e outro material de livre escolha. A feira ocorreu em uma escola da rede pública de Fortaleza, CE, Brasil, com participação de alunos de 9° ano ao 3º ano do Ensino Médio. Após sua realização, foi aplicado um questionário aos graduandos de forma a compreender a percepção deles a respeito da atividade. Observou-se que necessitam de uma série de fatores que possibilitem sua execução, dentre eles disponibilidade de recursos e tempo hábil para executá-la. Portanto, conclui-se que essa metodologia desperta o interesse dos alunos pelos assuntos abordados, desde que haja suporte para tal, podendo servir de complemento à metodologia exclusivamente expositiva.Instituto de Pesquisas Ambientais2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-89062020000100211Hoehnea v.47 2020reponame:Hoehneainstname:Instituto de Botânica (IBT)instacron:IBT10.1590/2236-8906-55/2019info:eu-repo/semantics/openAccessDias,Francisco Yago Elias de CastroOliveira,Rafael Domingos deMendes,Roselita Maria de SouzaPantoja,Lydia Dayanne MaiaBonilla,Oriel HerreraEdson-Chaves,Brunopor2020-09-29T00:00:00Zoai:scielo:S2236-89062020000100211Revistahttp://www.ibot.sp.gov.br/publicacoes/hoehnea/sobre_hoehnea.phpPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hoehneaibt@gmail.com2236-89060073-2877opendoar:2020-09-29T00:00Hoehnea - Instituto de Botânica (IBT)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da Feira de Ciências como estratégia motivadora para o ensino de Botânica na educação básica
title O papel da Feira de Ciências como estratégia motivadora para o ensino de Botânica na educação básica
spellingShingle O papel da Feira de Ciências como estratégia motivadora para o ensino de Botânica na educação básica
Dias,Francisco Yago Elias de Castro
biologia vegetal
ferramentas didáticas
metodologia de ensino alternativa
title_short O papel da Feira de Ciências como estratégia motivadora para o ensino de Botânica na educação básica
title_full O papel da Feira de Ciências como estratégia motivadora para o ensino de Botânica na educação básica
title_fullStr O papel da Feira de Ciências como estratégia motivadora para o ensino de Botânica na educação básica
title_full_unstemmed O papel da Feira de Ciências como estratégia motivadora para o ensino de Botânica na educação básica
title_sort O papel da Feira de Ciências como estratégia motivadora para o ensino de Botânica na educação básica
author Dias,Francisco Yago Elias de Castro
author_facet Dias,Francisco Yago Elias de Castro
Oliveira,Rafael Domingos de
Mendes,Roselita Maria de Souza
Pantoja,Lydia Dayanne Maia
Bonilla,Oriel Herrera
Edson-Chaves,Bruno
author_role author
author2 Oliveira,Rafael Domingos de
Mendes,Roselita Maria de Souza
Pantoja,Lydia Dayanne Maia
Bonilla,Oriel Herrera
Edson-Chaves,Bruno
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias,Francisco Yago Elias de Castro
Oliveira,Rafael Domingos de
Mendes,Roselita Maria de Souza
Pantoja,Lydia Dayanne Maia
Bonilla,Oriel Herrera
Edson-Chaves,Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv biologia vegetal
ferramentas didáticas
metodologia de ensino alternativa
topic biologia vegetal
ferramentas didáticas
metodologia de ensino alternativa
description RESUMO (O papel da Feira de Ciências como estratégia motivadora para o ensino de Botânica na educação básica). O ensino de Botânica é marcado por inúmeros problemas, como escassez de metodologias que motivem os alunos. Assim, foi proposto aos alunos das disciplinas de Botânica da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará a elaboração de uma Feira de Ciências, com conteúdo exclusivamente botânico utilizando mapa conceitual e outro material de livre escolha. A feira ocorreu em uma escola da rede pública de Fortaleza, CE, Brasil, com participação de alunos de 9° ano ao 3º ano do Ensino Médio. Após sua realização, foi aplicado um questionário aos graduandos de forma a compreender a percepção deles a respeito da atividade. Observou-se que necessitam de uma série de fatores que possibilitem sua execução, dentre eles disponibilidade de recursos e tempo hábil para executá-la. Portanto, conclui-se que essa metodologia desperta o interesse dos alunos pelos assuntos abordados, desde que haja suporte para tal, podendo servir de complemento à metodologia exclusivamente expositiva.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-89062020000100211
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-89062020000100211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2236-8906-55/2019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Ambientais
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Ambientais
dc.source.none.fl_str_mv Hoehnea v.47 2020
reponame:Hoehnea
instname:Instituto de Botânica (IBT)
instacron:IBT
instname_str Instituto de Botânica (IBT)
instacron_str IBT
institution IBT
reponame_str Hoehnea
collection Hoehnea
repository.name.fl_str_mv Hoehnea - Instituto de Botânica (IBT)
repository.mail.fl_str_mv ||hoehneaibt@gmail.com
_version_ 1754193648365338624