Ensino e aprendizagem da disciplina de pacientes especiais nos cursos de Odontologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spezzia, Sérgio; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências e Odontologia
Texto Completo: http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/1628
Resumo: Introdução: A nível odontológico constitui paciente com necessidades especiais toda pessoa com uma ou mais limitações, temporárias ou permanentes, de ordem mental, física, sensorial, emocional, de crescimento ou médica, que o impeça de ser tratado de maneira convencional nos procedimentos odontológicos. Convive-se em muitas circunstâncias com o encaminhamento dos pacientes especiais de um profissional de saúde para outro. No ensino odontológico, a disciplina de Pacientes Especiais não é obrigatória. Objetivo: O objetivo do presente artigo foi averiguar como ocorre a prática do ensino e aprendizagem da disciplina de pacientes especiais nos cursos de odontologia. Método: Realizou-se estudo de revisão bibliográfica com busca nas bases de dados: LILACS, Google Acadêmico e levantamento de estudos e artigos que versavam acerca do ensino da disciplina de pacientes especiais em cursos na Odontologia. Resultados: Estudos denotam que a atuação do cirurgião dentista quando dos atendimentos dos pacientes especiais é efetuada com maior segurança, ao passo que o mesmo tenha sorvido conhecimento relativo na graduação. A disciplina de pacientes especiais não constitui disciplina obrigatória no setor de ensino e aprendizagem odontológico. O conteúdo programático que é ministrado aos alunos pode proceder de maneira diferenciada de faculdade para faculdade. O conteúdo relacionado a pacientes especiais, ainda pode ser ministrado na modalidade obrigatória e sob forma optativa. Conclusão: Cursos de graduação em Odontologia devem realizar adequações e adaptar suas grades curriculares, objetivando instituir formação profissional aos alunos, que possibilite realizar atendimentos em saúde capazes de suprir as necessidades da população.
id ICESP - 2_68d843887197a4f47f1a8b771389899b
oai_identifier_str oai:ojs.icesp.br:article/1628
network_acronym_str ICESP - 2
network_name_str Revista Ciências e Odontologia
repository_id_str
spelling Ensino e aprendizagem da disciplina de pacientes especiais nos cursos de OdontologiaPacientes Especiais.Odontologia. Pessoas com Deficiência. Ensino. Capacitação Profissional.Pacientes Especiais e Ensino Odontológico.Introdução: A nível odontológico constitui paciente com necessidades especiais toda pessoa com uma ou mais limitações, temporárias ou permanentes, de ordem mental, física, sensorial, emocional, de crescimento ou médica, que o impeça de ser tratado de maneira convencional nos procedimentos odontológicos. Convive-se em muitas circunstâncias com o encaminhamento dos pacientes especiais de um profissional de saúde para outro. No ensino odontológico, a disciplina de Pacientes Especiais não é obrigatória. Objetivo: O objetivo do presente artigo foi averiguar como ocorre a prática do ensino e aprendizagem da disciplina de pacientes especiais nos cursos de odontologia. Método: Realizou-se estudo de revisão bibliográfica com busca nas bases de dados: LILACS, Google Acadêmico e levantamento de estudos e artigos que versavam acerca do ensino da disciplina de pacientes especiais em cursos na Odontologia. Resultados: Estudos denotam que a atuação do cirurgião dentista quando dos atendimentos dos pacientes especiais é efetuada com maior segurança, ao passo que o mesmo tenha sorvido conhecimento relativo na graduação. A disciplina de pacientes especiais não constitui disciplina obrigatória no setor de ensino e aprendizagem odontológico. O conteúdo programático que é ministrado aos alunos pode proceder de maneira diferenciada de faculdade para faculdade. O conteúdo relacionado a pacientes especiais, ainda pode ser ministrado na modalidade obrigatória e sob forma optativa. Conclusão: Cursos de graduação em Odontologia devem realizar adequações e adaptar suas grades curriculares, objetivando instituir formação profissional aos alunos, que possibilite realizar atendimentos em saúde capazes de suprir as necessidades da população.Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIPSpezzia, Sérgio; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP2022-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/1628Revista Ciências e Odontologia; v. 6, n. 1 (2022): RCO - 11a edição; 109-1132527-0214reponame:Revista Ciências e Odontologiainstname:Centro Universitário ICESPinstacron:ICESPporhttp://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/1628/1499http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/downloadSuppFile/1628/411Direitos autorais 2022 Revista Ciências e Odontologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-05T10:32:35Zoai:ojs.icesp.br:article/1628Revistahttp://revistas.icesp.br/index.php/RCO/indexPRIhttp://revistas.icesp.br/index.php/RCO/oairco@icesp.edu.br||rco@icesp.edu.br2527-02142527-0214opendoar:2022-02-05T10:32:35Revista Ciências e Odontologia - Centro Universitário ICESPfalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino e aprendizagem da disciplina de pacientes especiais nos cursos de Odontologia
title Ensino e aprendizagem da disciplina de pacientes especiais nos cursos de Odontologia
spellingShingle Ensino e aprendizagem da disciplina de pacientes especiais nos cursos de Odontologia
Spezzia, Sérgio; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP
Pacientes Especiais.
Odontologia. Pessoas com Deficiência. Ensino. Capacitação Profissional.
Pacientes Especiais e Ensino Odontológico.
title_short Ensino e aprendizagem da disciplina de pacientes especiais nos cursos de Odontologia
title_full Ensino e aprendizagem da disciplina de pacientes especiais nos cursos de Odontologia
title_fullStr Ensino e aprendizagem da disciplina de pacientes especiais nos cursos de Odontologia
title_full_unstemmed Ensino e aprendizagem da disciplina de pacientes especiais nos cursos de Odontologia
title_sort Ensino e aprendizagem da disciplina de pacientes especiais nos cursos de Odontologia
author Spezzia, Sérgio; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP
author_facet Spezzia, Sérgio; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Spezzia, Sérgio; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP
dc.subject.por.fl_str_mv Pacientes Especiais.
Odontologia. Pessoas com Deficiência. Ensino. Capacitação Profissional.
Pacientes Especiais e Ensino Odontológico.
topic Pacientes Especiais.
Odontologia. Pessoas com Deficiência. Ensino. Capacitação Profissional.
Pacientes Especiais e Ensino Odontológico.
description Introdução: A nível odontológico constitui paciente com necessidades especiais toda pessoa com uma ou mais limitações, temporárias ou permanentes, de ordem mental, física, sensorial, emocional, de crescimento ou médica, que o impeça de ser tratado de maneira convencional nos procedimentos odontológicos. Convive-se em muitas circunstâncias com o encaminhamento dos pacientes especiais de um profissional de saúde para outro. No ensino odontológico, a disciplina de Pacientes Especiais não é obrigatória. Objetivo: O objetivo do presente artigo foi averiguar como ocorre a prática do ensino e aprendizagem da disciplina de pacientes especiais nos cursos de odontologia. Método: Realizou-se estudo de revisão bibliográfica com busca nas bases de dados: LILACS, Google Acadêmico e levantamento de estudos e artigos que versavam acerca do ensino da disciplina de pacientes especiais em cursos na Odontologia. Resultados: Estudos denotam que a atuação do cirurgião dentista quando dos atendimentos dos pacientes especiais é efetuada com maior segurança, ao passo que o mesmo tenha sorvido conhecimento relativo na graduação. A disciplina de pacientes especiais não constitui disciplina obrigatória no setor de ensino e aprendizagem odontológico. O conteúdo programático que é ministrado aos alunos pode proceder de maneira diferenciada de faculdade para faculdade. O conteúdo relacionado a pacientes especiais, ainda pode ser ministrado na modalidade obrigatória e sob forma optativa. Conclusão: Cursos de graduação em Odontologia devem realizar adequações e adaptar suas grades curriculares, objetivando instituir formação profissional aos alunos, que possibilite realizar atendimentos em saúde capazes de suprir as necessidades da população.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/1628
url http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/1628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/1628/1499
http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/downloadSuppFile/1628/411
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Ciências e Odontologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Ciências e Odontologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIP
publisher.none.fl_str_mv Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências e Odontologia; v. 6, n. 1 (2022): RCO - 11a edição; 109-113
2527-0214
reponame:Revista Ciências e Odontologia
instname:Centro Universitário ICESP
instacron:ICESP
instname_str Centro Universitário ICESP
instacron_str ICESP
institution ICESP
reponame_str Revista Ciências e Odontologia
collection Revista Ciências e Odontologia
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências e Odontologia - Centro Universitário ICESP
repository.mail.fl_str_mv rco@icesp.edu.br||rco@icesp.edu.br
_version_ 1797231699408453632