PROBLEMAS BUCAIS ORIUNDOS DO CONSUMO DE DROGAS ILÍCITAS POR ADOLESCENTES ESCOLARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spezzia, Sérgio; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências e Odontologia
Texto Completo: http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/1047
Resumo: Objetivo: Drogas ilícitas quando utilizadas causam no organismo modificações ao agirem no Sistema Nervoso Central, envolvendo mudanças no comportamento e no estado mental dos seus consumidores. Maconha, heroína, crack, ectasy, cocaína, barbitúricos, chá de cogumelo, ópio e inalantes constituem algumas dessas drogas. Adolescência abrange o período de idade que corresponde ao intervalo entre os 10 e os 19 anos. A adolescência constitui fase de risco para o aparecimento de doenças bucais. Esse período da vida ocasiona preocupação, uma vez que nele muito comumente pode ocorrer o convívio com a experimentação das drogas lícitas e ilícitas. Outras manifestações bucais nesse período decorrem da ação desfavorável das drogas ilícitas. O objetivo do presente artigo foi averiguar acerca das manifestações bucais decorrentes do vício e uso de drogas ilícitas por adolescentes e verificar como o ambiente escolar pode agir nesse contexto. Síntese dos Dados: A escola pode ser considerada como um ambiente aprazível para buscar-se desenvolver atividades de promoção de saúde e prevenção nesse público de adolescentes. Convive-se na adolescência com problemas bucais, o consumo de drogas ilícitas tende a poder causar piora no quadro de saúde oral. A abordagem que é realizada no ambiente escolar nesse período pode promover auxílio, permitindo que esse público de indivíduos opte por não fazer uso de drogas ilícitas. Conclusão: Uma abordagem preventiva dos adolescentes em idade escolar e em seu ambiente de ensino e aprendizagem pode ser capaz de minimizar ou evitar danos a sua saúde sistêmica e bucal, que poderiam ser possivelmente causados pela ação das drogas ilícitas.
id ICESP - 2_6d087b160bc824d3b46c7be0bb8e2d4d
oai_identifier_str oai:ojs.icesp.br:article/1047
network_acronym_str ICESP - 2
network_name_str Revista Ciências e Odontologia
repository_id_str
spelling PROBLEMAS BUCAIS ORIUNDOS DO CONSUMO DE DROGAS ILÍCITAS POR ADOLESCENTES ESCOLARESOdontopediatria. Pacientes Especiais.Adolescente. Drogas Ilícitas. Vulnerabilidade a Desastres. Instituições Acadêmicas. Saúde Bucal.consumo de drogas ilítas na adolescênciaObjetivo: Drogas ilícitas quando utilizadas causam no organismo modificações ao agirem no Sistema Nervoso Central, envolvendo mudanças no comportamento e no estado mental dos seus consumidores. Maconha, heroína, crack, ectasy, cocaína, barbitúricos, chá de cogumelo, ópio e inalantes constituem algumas dessas drogas. Adolescência abrange o período de idade que corresponde ao intervalo entre os 10 e os 19 anos. A adolescência constitui fase de risco para o aparecimento de doenças bucais. Esse período da vida ocasiona preocupação, uma vez que nele muito comumente pode ocorrer o convívio com a experimentação das drogas lícitas e ilícitas. Outras manifestações bucais nesse período decorrem da ação desfavorável das drogas ilícitas. O objetivo do presente artigo foi averiguar acerca das manifestações bucais decorrentes do vício e uso de drogas ilícitas por adolescentes e verificar como o ambiente escolar pode agir nesse contexto. Síntese dos Dados: A escola pode ser considerada como um ambiente aprazível para buscar-se desenvolver atividades de promoção de saúde e prevenção nesse público de adolescentes. Convive-se na adolescência com problemas bucais, o consumo de drogas ilícitas tende a poder causar piora no quadro de saúde oral. A abordagem que é realizada no ambiente escolar nesse período pode promover auxílio, permitindo que esse público de indivíduos opte por não fazer uso de drogas ilícitas. Conclusão: Uma abordagem preventiva dos adolescentes em idade escolar e em seu ambiente de ensino e aprendizagem pode ser capaz de minimizar ou evitar danos a sua saúde sistêmica e bucal, que poderiam ser possivelmente causados pela ação das drogas ilícitas.Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIPSpezzia, Sérgio; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP2020-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/1047Revista Ciências e Odontologia; v. 4, n. 2 (2020): Revista Ciências e Odontologia; 51-612527-0214reponame:Revista Ciências e Odontologiainstname:Centro Universitário ICESPinstacron:ICESPporhttp://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/1047/1011http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/downloadSuppFile/1047/249Direitos autorais 2020 Revista Ciências e Odontologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-01T15:00:20Zoai:ojs.icesp.br:article/1047Revistahttp://revistas.icesp.br/index.php/RCO/indexPRIhttp://revistas.icesp.br/index.php/RCO/oairco@icesp.edu.br||rco@icesp.edu.br2527-02142527-0214opendoar:2020-09-01T15:00:20Revista Ciências e Odontologia - Centro Universitário ICESPfalse
dc.title.none.fl_str_mv PROBLEMAS BUCAIS ORIUNDOS DO CONSUMO DE DROGAS ILÍCITAS POR ADOLESCENTES ESCOLARES
title PROBLEMAS BUCAIS ORIUNDOS DO CONSUMO DE DROGAS ILÍCITAS POR ADOLESCENTES ESCOLARES
spellingShingle PROBLEMAS BUCAIS ORIUNDOS DO CONSUMO DE DROGAS ILÍCITAS POR ADOLESCENTES ESCOLARES
Spezzia, Sérgio; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP
Odontopediatria. Pacientes Especiais.
Adolescente. Drogas Ilícitas. Vulnerabilidade a Desastres. Instituições Acadêmicas. Saúde Bucal.
consumo de drogas ilítas na adolescência
title_short PROBLEMAS BUCAIS ORIUNDOS DO CONSUMO DE DROGAS ILÍCITAS POR ADOLESCENTES ESCOLARES
title_full PROBLEMAS BUCAIS ORIUNDOS DO CONSUMO DE DROGAS ILÍCITAS POR ADOLESCENTES ESCOLARES
title_fullStr PROBLEMAS BUCAIS ORIUNDOS DO CONSUMO DE DROGAS ILÍCITAS POR ADOLESCENTES ESCOLARES
title_full_unstemmed PROBLEMAS BUCAIS ORIUNDOS DO CONSUMO DE DROGAS ILÍCITAS POR ADOLESCENTES ESCOLARES
title_sort PROBLEMAS BUCAIS ORIUNDOS DO CONSUMO DE DROGAS ILÍCITAS POR ADOLESCENTES ESCOLARES
author Spezzia, Sérgio; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP
author_facet Spezzia, Sérgio; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Spezzia, Sérgio; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP
dc.subject.por.fl_str_mv Odontopediatria. Pacientes Especiais.
Adolescente. Drogas Ilícitas. Vulnerabilidade a Desastres. Instituições Acadêmicas. Saúde Bucal.
consumo de drogas ilítas na adolescência
topic Odontopediatria. Pacientes Especiais.
Adolescente. Drogas Ilícitas. Vulnerabilidade a Desastres. Instituições Acadêmicas. Saúde Bucal.
consumo de drogas ilítas na adolescência
description Objetivo: Drogas ilícitas quando utilizadas causam no organismo modificações ao agirem no Sistema Nervoso Central, envolvendo mudanças no comportamento e no estado mental dos seus consumidores. Maconha, heroína, crack, ectasy, cocaína, barbitúricos, chá de cogumelo, ópio e inalantes constituem algumas dessas drogas. Adolescência abrange o período de idade que corresponde ao intervalo entre os 10 e os 19 anos. A adolescência constitui fase de risco para o aparecimento de doenças bucais. Esse período da vida ocasiona preocupação, uma vez que nele muito comumente pode ocorrer o convívio com a experimentação das drogas lícitas e ilícitas. Outras manifestações bucais nesse período decorrem da ação desfavorável das drogas ilícitas. O objetivo do presente artigo foi averiguar acerca das manifestações bucais decorrentes do vício e uso de drogas ilícitas por adolescentes e verificar como o ambiente escolar pode agir nesse contexto. Síntese dos Dados: A escola pode ser considerada como um ambiente aprazível para buscar-se desenvolver atividades de promoção de saúde e prevenção nesse público de adolescentes. Convive-se na adolescência com problemas bucais, o consumo de drogas ilícitas tende a poder causar piora no quadro de saúde oral. A abordagem que é realizada no ambiente escolar nesse período pode promover auxílio, permitindo que esse público de indivíduos opte por não fazer uso de drogas ilícitas. Conclusão: Uma abordagem preventiva dos adolescentes em idade escolar e em seu ambiente de ensino e aprendizagem pode ser capaz de minimizar ou evitar danos a sua saúde sistêmica e bucal, que poderiam ser possivelmente causados pela ação das drogas ilícitas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/1047
url http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/1047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/1047/1011
http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/downloadSuppFile/1047/249
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Ciências e Odontologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Ciências e Odontologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIP
publisher.none.fl_str_mv Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências e Odontologia; v. 4, n. 2 (2020): Revista Ciências e Odontologia; 51-61
2527-0214
reponame:Revista Ciências e Odontologia
instname:Centro Universitário ICESP
instacron:ICESP
instname_str Centro Universitário ICESP
instacron_str ICESP
institution ICESP
reponame_str Revista Ciências e Odontologia
collection Revista Ciências e Odontologia
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências e Odontologia - Centro Universitário ICESP
repository.mail.fl_str_mv rco@icesp.edu.br||rco@icesp.edu.br
_version_ 1797231699757629440