LETRAMENTO EM SAÚDE BUCAL E IMPACTO FAMILIAR EM CUIDADORES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM PARALISIA CEREBRAL
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências e Odontologia |
Texto Completo: | http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/3810 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo analisar o nível de letramento em saúde bucal (LSB) e os fatores associados ao impacto familiar de cuidadores de crianças e adolescentes com paralisia cerebral (PC). Trata-se de um estudo transversal analítico com abordagem quantitativa, com aplicação de questionário sociodemográfico, pessoal e clínico, escala de impacto familiar (EIF) e instrumento de avaliação de letramento em saúde bucal (BREALD-30). Foram pesquisados 131 cuidadores de crianças/adolescentes em tratamento de reabilitação e readaptação em um centro de referência de Goiânia/GO. Fatores associados a maiores níveis de LSB: ser casado, ter ensino superior, diagnóstico de PC algum tempo após a alta hospitalar pós-parto, quem recebia ajuda nos cuidados diários da criança/adolescente com PC, quem recebia acima de três salários mínimos e em quem referiu ter dificuldade de nível regular ao realizar a higiene bucal na criança/adolescente com PC. Fatores associados a maior impacto familiar: cuidadores que não estavam trabalhando, quem não tinha ajuda nos cuidados, naqueles que necessitavam de transporte adaptado para a criança/adolescente, naqueles que não realizavam atividades de lazer em família, quem não utilizava o fio dental, naqueles que afirmaram que o fato de ter uma criança/adolescente com PC gera muito impacto na vida e nos que referiram que o comprometimento motor da sua criança/adolescente era nível V. identificou-se correlação significativa inversamente relacionada entre essas duas realidades nas famílias com crianças/adolescentes com PC. Conclui-se que o LSB é um recurso essencial para a promoção em saúde bucal no auxílio das dificuldades diárias desses cuidadores, que dedicam suas vidas à criança/adolescente com PC, contribuindo para menor impacto familiar. |
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LETRAMENTO EM SAÚDE BUCAL E IMPACTO FAMILIAR EM CUIDADORES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM PARALISIA CEREBRALImpacto psicossocial; Letramento em saúde; Paralisia cerebral; Saúde bucalEste estudo tem por objetivo analisar o nível de letramento em saúde bucal (LSB) e os fatores associados ao impacto familiar de cuidadores de crianças e adolescentes com paralisia cerebral (PC). Trata-se de um estudo transversal analítico com abordagem quantitativa, com aplicação de questionário sociodemográfico, pessoal e clínico, escala de impacto familiar (EIF) e instrumento de avaliação de letramento em saúde bucal (BREALD-30). Foram pesquisados 131 cuidadores de crianças/adolescentes em tratamento de reabilitação e readaptação em um centro de referência de Goiânia/GO. Fatores associados a maiores níveis de LSB: ser casado, ter ensino superior, diagnóstico de PC algum tempo após a alta hospitalar pós-parto, quem recebia ajuda nos cuidados diários da criança/adolescente com PC, quem recebia acima de três salários mínimos e em quem referiu ter dificuldade de nível regular ao realizar a higiene bucal na criança/adolescente com PC. Fatores associados a maior impacto familiar: cuidadores que não estavam trabalhando, quem não tinha ajuda nos cuidados, naqueles que necessitavam de transporte adaptado para a criança/adolescente, naqueles que não realizavam atividades de lazer em família, quem não utilizava o fio dental, naqueles que afirmaram que o fato de ter uma criança/adolescente com PC gera muito impacto na vida e nos que referiram que o comprometimento motor da sua criança/adolescente era nível V. identificou-se correlação significativa inversamente relacionada entre essas duas realidades nas famílias com crianças/adolescentes com PC. Conclui-se que o LSB é um recurso essencial para a promoção em saúde bucal no auxílio das dificuldades diárias desses cuidadores, que dedicam suas vidas à criança/adolescente com PC, contribuindo para menor impacto familiar.Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIPCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Cauhi, Letícia de Paula; Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC GoiásAlmeida, Rogério José de; Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás2023-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/3810Revista Ciências e Odontologia; v. 7, n. 2 (2023): RCO 14a edição; 125-1422527-0214reponame:Revista Ciências e Odontologiainstname:Centro Universitário ICESPinstacron:ICESPporhttp://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/3810/2290http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/downloadSuppFile/3810/1276http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/downloadSuppFile/3810/1277http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/downloadSuppFile/3810/1279Direitos autorais 2023 Revista Ciências e Odontologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-02T01:36:54Zoai:ojs.icesp.br:article/3810Revistahttp://revistas.icesp.br/index.php/RCO/indexPRIhttp://revistas.icesp.br/index.php/RCO/oairco@icesp.edu.br||rco@icesp.edu.br2527-02142527-0214opendoar:2023-08-02T01:36:54Revista Ciências e Odontologia - Centro Universitário ICESPfalse |
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