LETRAMENTO EM SAÚDE BUCAL E IMPACTO FAMILIAR EM CUIDADORES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM PARALISIA CEREBRAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cauhi, Letícia de Paula; Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Almeida, Rogério José de; Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências e Odontologia
Texto Completo: http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/3810
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar o nível de letramento em saúde bucal (LSB) e os fatores associados ao impacto familiar de cuidadores de crianças e adolescentes com paralisia cerebral (PC). Trata-se de um estudo transversal analítico com abordagem quantitativa, com aplicação de questionário sociodemográfico, pessoal e clínico, escala de impacto familiar (EIF) e instrumento de avaliação de letramento em saúde bucal (BREALD-30). Foram pesquisados 131 cuidadores de crianças/adolescentes em tratamento de reabilitação e readaptação em um centro de referência de Goiânia/GO. Fatores associados a maiores níveis de LSB: ser casado, ter ensino superior, diagnóstico de PC algum tempo após a alta hospitalar pós-parto, quem recebia ajuda nos cuidados diários da criança/adolescente com PC, quem recebia acima de três salários mínimos e em quem referiu ter dificuldade de nível regular ao realizar a higiene bucal na criança/adolescente com PC. Fatores associados a maior impacto familiar: cuidadores que não estavam trabalhando, quem não tinha ajuda nos cuidados, naqueles que necessitavam de transporte adaptado para a criança/adolescente, naqueles que não realizavam atividades de lazer em família, quem não utilizava o fio dental, naqueles que afirmaram que o fato de ter uma criança/adolescente com PC gera muito impacto na vida e nos que referiram que o comprometimento motor da sua criança/adolescente era nível V. identificou-se correlação significativa inversamente relacionada entre essas duas realidades nas famílias com crianças/adolescentes com PC. Conclui-se que o LSB é um recurso essencial para a promoção em saúde bucal no auxílio das dificuldades diárias desses cuidadores, que dedicam suas vidas à criança/adolescente com PC, contribuindo para menor impacto familiar.
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