O Papel da Odontologia Desportiva no Desempenho e Rendimento dos Praticantes de Esportes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spezzia, Sérgio; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências e Odontologia
Texto Completo: http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/2154
Resumo: Introdução: O atendimento realizado possui a necessidade de adotar-se uma equipe multidisciplinar para assistência esportiva, envolvendo profissionais médicos, cirurgiões dentistas, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. A inclusão do cirurgião dentista na equipe possibilita incremento da performance e estado de saúde apresentado pelos praticantes de esportes, possibilitando a obtenção de melhores resultados quando as atividades são efetuadas. Objetivo: O objetivo do presente artigo foi averiguar como a odontologia desportiva pode atuar auxiliando os indivíduos no transcorrer das atividades esportivas praticadas. Resultados: Em âmbito odontológico a odontologia desportiva prima por efetuar procedimentos corretivos em situações em que existe evidencia de cárie dentária, perdas dentárias, maloclusão e desordens da articulação temporomandibular, dentre outras finalidades. A figura do cirurgião dentista possui lugar de destaque no transcurso da realização das atividades desportivas, uma vez que o mesmo pode ser requisitado para efetuar procedimentos com cunho preventivo e curativo para enfrentamento de possíveis patologias e lesões orofaciais instaladas. Conclusão: Concluiu-se que a atuação do cirurgião dentista por intermédio da odontologia desportiva possibilita melhorar a qualidade de vida dos praticantes de atividades esportivas, uma vez que eventuais problemas odontológicos influenciadores que podem manifestar-se durante as atividades esportivas podem ser prevenidos ou eliminados, evitando a instalação de agravantes.
id ICESP - 2_b039b48b8612b163b2bf053e673acf9b
oai_identifier_str oai:ojs.icesp.br:article/2154
network_acronym_str ICESP - 2
network_name_str Revista Ciências e Odontologia
repository_id_str
spelling O Papel da Odontologia Desportiva no Desempenho e Rendimento dos Praticantes de Esportesodontologia. odontologia desportiva.Odontologia. Esportes. Prevenção de Doenças. Eficiência.odontologia desportivaIntrodução: O atendimento realizado possui a necessidade de adotar-se uma equipe multidisciplinar para assistência esportiva, envolvendo profissionais médicos, cirurgiões dentistas, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. A inclusão do cirurgião dentista na equipe possibilita incremento da performance e estado de saúde apresentado pelos praticantes de esportes, possibilitando a obtenção de melhores resultados quando as atividades são efetuadas. Objetivo: O objetivo do presente artigo foi averiguar como a odontologia desportiva pode atuar auxiliando os indivíduos no transcorrer das atividades esportivas praticadas. Resultados: Em âmbito odontológico a odontologia desportiva prima por efetuar procedimentos corretivos em situações em que existe evidencia de cárie dentária, perdas dentárias, maloclusão e desordens da articulação temporomandibular, dentre outras finalidades. A figura do cirurgião dentista possui lugar de destaque no transcurso da realização das atividades desportivas, uma vez que o mesmo pode ser requisitado para efetuar procedimentos com cunho preventivo e curativo para enfrentamento de possíveis patologias e lesões orofaciais instaladas. Conclusão: Concluiu-se que a atuação do cirurgião dentista por intermédio da odontologia desportiva possibilita melhorar a qualidade de vida dos praticantes de atividades esportivas, uma vez que eventuais problemas odontológicos influenciadores que podem manifestar-se durante as atividades esportivas podem ser prevenidos ou eliminados, evitando a instalação de agravantes.Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIPSpezzia, Sérgio; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP2022-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/2154Revista Ciências e Odontologia; v. 6, n. 2 (2022): 12a edição - RCO; 21-242527-0214reponame:Revista Ciências e Odontologiainstname:Centro Universitário ICESPinstacron:ICESPporhttp://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/2154/1692http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/downloadSuppFile/2154/513Direitos autorais 2022 Revista Ciências e Odontologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-07T16:09:17Zoai:ojs.icesp.br:article/2154Revistahttp://revistas.icesp.br/index.php/RCO/indexPRIhttp://revistas.icesp.br/index.php/RCO/oairco@icesp.edu.br||rco@icesp.edu.br2527-02142527-0214opendoar:2022-08-07T16:09:17Revista Ciências e Odontologia - Centro Universitário ICESPfalse
dc.title.none.fl_str_mv O Papel da Odontologia Desportiva no Desempenho e Rendimento dos Praticantes de Esportes
title O Papel da Odontologia Desportiva no Desempenho e Rendimento dos Praticantes de Esportes
spellingShingle O Papel da Odontologia Desportiva no Desempenho e Rendimento dos Praticantes de Esportes
Spezzia, Sérgio; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP
odontologia. odontologia desportiva.
Odontologia. Esportes. Prevenção de Doenças. Eficiência.
odontologia desportiva
title_short O Papel da Odontologia Desportiva no Desempenho e Rendimento dos Praticantes de Esportes
title_full O Papel da Odontologia Desportiva no Desempenho e Rendimento dos Praticantes de Esportes
title_fullStr O Papel da Odontologia Desportiva no Desempenho e Rendimento dos Praticantes de Esportes
title_full_unstemmed O Papel da Odontologia Desportiva no Desempenho e Rendimento dos Praticantes de Esportes
title_sort O Papel da Odontologia Desportiva no Desempenho e Rendimento dos Praticantes de Esportes
author Spezzia, Sérgio; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP
author_facet Spezzia, Sérgio; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Spezzia, Sérgio; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP
dc.subject.por.fl_str_mv odontologia. odontologia desportiva.
Odontologia. Esportes. Prevenção de Doenças. Eficiência.
odontologia desportiva
topic odontologia. odontologia desportiva.
Odontologia. Esportes. Prevenção de Doenças. Eficiência.
odontologia desportiva
description Introdução: O atendimento realizado possui a necessidade de adotar-se uma equipe multidisciplinar para assistência esportiva, envolvendo profissionais médicos, cirurgiões dentistas, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. A inclusão do cirurgião dentista na equipe possibilita incremento da performance e estado de saúde apresentado pelos praticantes de esportes, possibilitando a obtenção de melhores resultados quando as atividades são efetuadas. Objetivo: O objetivo do presente artigo foi averiguar como a odontologia desportiva pode atuar auxiliando os indivíduos no transcorrer das atividades esportivas praticadas. Resultados: Em âmbito odontológico a odontologia desportiva prima por efetuar procedimentos corretivos em situações em que existe evidencia de cárie dentária, perdas dentárias, maloclusão e desordens da articulação temporomandibular, dentre outras finalidades. A figura do cirurgião dentista possui lugar de destaque no transcurso da realização das atividades desportivas, uma vez que o mesmo pode ser requisitado para efetuar procedimentos com cunho preventivo e curativo para enfrentamento de possíveis patologias e lesões orofaciais instaladas. Conclusão: Concluiu-se que a atuação do cirurgião dentista por intermédio da odontologia desportiva possibilita melhorar a qualidade de vida dos praticantes de atividades esportivas, uma vez que eventuais problemas odontológicos influenciadores que podem manifestar-se durante as atividades esportivas podem ser prevenidos ou eliminados, evitando a instalação de agravantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/2154
url http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/2154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/2154/1692
http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/downloadSuppFile/2154/513
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Ciências e Odontologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Ciências e Odontologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIP
publisher.none.fl_str_mv Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências e Odontologia; v. 6, n. 2 (2022): 12a edição - RCO; 21-24
2527-0214
reponame:Revista Ciências e Odontologia
instname:Centro Universitário ICESP
instacron:ICESP
instname_str Centro Universitário ICESP
instacron_str ICESP
institution ICESP
reponame_str Revista Ciências e Odontologia
collection Revista Ciências e Odontologia
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências e Odontologia - Centro Universitário ICESP
repository.mail.fl_str_mv rco@icesp.edu.br||rco@icesp.edu.br
_version_ 1797231699751337984