Aplicabilidade do Gesso Odontológico nos Procedimentos de Reabilitação Oral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spezzia, Sérgio; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências e Odontologia
Texto Completo: http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/2180
Resumo: Introdução: No contexto geral, pode-se empregar o gesso em Odontologia para moldagem, confecção de modelos de estudo, confecção de modelos de trabalho, para montar modelos vazados no articulador e para elaborar troqueis e modelos unitários, entre outras aplicações. O desfecho obtido com a restauração em boca depende de propriedades satisfatórias do gesso odontológico utilizado na elaboração do modelo. Deve haver a adoção de determinados cuidados para confecção desses modelos. Objetivo: O objetivo do presente artigo foi verificar como o gesso odontológico pode ser empregado no transcorrer dos procedimentos odontológicos na obtenção de desfecho clínico satisfatório. Resultados: Inexiste um material odontológico que possa ser considerado ideal somente com propriedades satisfatórias, no entanto comumente o gesso é empregado nos passos clínicos e em laboratório tendo aceitabilidade. A prática da Odontologia Digital e das moldagens digitais vem sendo empregadas clinicamente com a utilização de escaners intra e extraorais, procedendo a execução da obtenção das informações ou detalhes a serem copiados diretamente em boca ou por intermédio das digitalizações em moldagens e em modelos de gesso. O modelo de gesso que será escaneado deve possuir cópia fiel do apresentado em boca. Conclusão: Concluiu-se que o desfecho obtido por intermédio da aplicação do gesso odontológico nos procedimentos realizados depende do manuseio correto desse material odontológico, dessa maneira possibilitando e tornando viável o emprego satisfatório das propriedades intrínsecas ao material que são benéficas para uso clínico.
id ICESP - 2_b437f783bb14ef48d2b86f687df76830
oai_identifier_str oai:ojs.icesp.br:article/2180
network_acronym_str ICESP - 2
network_name_str Revista Ciências e Odontologia
repository_id_str
spelling Aplicabilidade do Gesso Odontológico nos Procedimentos de Reabilitação Oralodontologia; materiais dentários.Sulfato de Cálcio. Reabilitação. Materiais Dentários. Prótese Dentária.gesso odontológicoIntrodução: No contexto geral, pode-se empregar o gesso em Odontologia para moldagem, confecção de modelos de estudo, confecção de modelos de trabalho, para montar modelos vazados no articulador e para elaborar troqueis e modelos unitários, entre outras aplicações. O desfecho obtido com a restauração em boca depende de propriedades satisfatórias do gesso odontológico utilizado na elaboração do modelo. Deve haver a adoção de determinados cuidados para confecção desses modelos. Objetivo: O objetivo do presente artigo foi verificar como o gesso odontológico pode ser empregado no transcorrer dos procedimentos odontológicos na obtenção de desfecho clínico satisfatório. Resultados: Inexiste um material odontológico que possa ser considerado ideal somente com propriedades satisfatórias, no entanto comumente o gesso é empregado nos passos clínicos e em laboratório tendo aceitabilidade. A prática da Odontologia Digital e das moldagens digitais vem sendo empregadas clinicamente com a utilização de escaners intra e extraorais, procedendo a execução da obtenção das informações ou detalhes a serem copiados diretamente em boca ou por intermédio das digitalizações em moldagens e em modelos de gesso. O modelo de gesso que será escaneado deve possuir cópia fiel do apresentado em boca. Conclusão: Concluiu-se que o desfecho obtido por intermédio da aplicação do gesso odontológico nos procedimentos realizados depende do manuseio correto desse material odontológico, dessa maneira possibilitando e tornando viável o emprego satisfatório das propriedades intrínsecas ao material que são benéficas para uso clínico.Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIPSpezzia, Sérgio; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP2022-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/2180Revista Ciências e Odontologia; v. 6, n. 2 (2022): 12a edição - RCO; 42-462527-0214reponame:Revista Ciências e Odontologiainstname:Centro Universitário ICESPinstacron:ICESPporhttp://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/2180/1695http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/downloadSuppFile/2180/517Direitos autorais 2022 Revista Ciências e Odontologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-07T16:09:17Zoai:ojs.icesp.br:article/2180Revistahttp://revistas.icesp.br/index.php/RCO/indexPRIhttp://revistas.icesp.br/index.php/RCO/oairco@icesp.edu.br||rco@icesp.edu.br2527-02142527-0214opendoar:2022-08-07T16:09:17Revista Ciências e Odontologia - Centro Universitário ICESPfalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicabilidade do Gesso Odontológico nos Procedimentos de Reabilitação Oral
title Aplicabilidade do Gesso Odontológico nos Procedimentos de Reabilitação Oral
spellingShingle Aplicabilidade do Gesso Odontológico nos Procedimentos de Reabilitação Oral
Spezzia, Sérgio; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP
odontologia; materiais dentários.
Sulfato de Cálcio. Reabilitação. Materiais Dentários. Prótese Dentária.
gesso odontológico
title_short Aplicabilidade do Gesso Odontológico nos Procedimentos de Reabilitação Oral
title_full Aplicabilidade do Gesso Odontológico nos Procedimentos de Reabilitação Oral
title_fullStr Aplicabilidade do Gesso Odontológico nos Procedimentos de Reabilitação Oral
title_full_unstemmed Aplicabilidade do Gesso Odontológico nos Procedimentos de Reabilitação Oral
title_sort Aplicabilidade do Gesso Odontológico nos Procedimentos de Reabilitação Oral
author Spezzia, Sérgio; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP
author_facet Spezzia, Sérgio; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Spezzia, Sérgio; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP
dc.subject.por.fl_str_mv odontologia; materiais dentários.
Sulfato de Cálcio. Reabilitação. Materiais Dentários. Prótese Dentária.
gesso odontológico
topic odontologia; materiais dentários.
Sulfato de Cálcio. Reabilitação. Materiais Dentários. Prótese Dentária.
gesso odontológico
description Introdução: No contexto geral, pode-se empregar o gesso em Odontologia para moldagem, confecção de modelos de estudo, confecção de modelos de trabalho, para montar modelos vazados no articulador e para elaborar troqueis e modelos unitários, entre outras aplicações. O desfecho obtido com a restauração em boca depende de propriedades satisfatórias do gesso odontológico utilizado na elaboração do modelo. Deve haver a adoção de determinados cuidados para confecção desses modelos. Objetivo: O objetivo do presente artigo foi verificar como o gesso odontológico pode ser empregado no transcorrer dos procedimentos odontológicos na obtenção de desfecho clínico satisfatório. Resultados: Inexiste um material odontológico que possa ser considerado ideal somente com propriedades satisfatórias, no entanto comumente o gesso é empregado nos passos clínicos e em laboratório tendo aceitabilidade. A prática da Odontologia Digital e das moldagens digitais vem sendo empregadas clinicamente com a utilização de escaners intra e extraorais, procedendo a execução da obtenção das informações ou detalhes a serem copiados diretamente em boca ou por intermédio das digitalizações em moldagens e em modelos de gesso. O modelo de gesso que será escaneado deve possuir cópia fiel do apresentado em boca. Conclusão: Concluiu-se que o desfecho obtido por intermédio da aplicação do gesso odontológico nos procedimentos realizados depende do manuseio correto desse material odontológico, dessa maneira possibilitando e tornando viável o emprego satisfatório das propriedades intrínsecas ao material que são benéficas para uso clínico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/2180
url http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/2180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/2180/1695
http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/downloadSuppFile/2180/517
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Ciências e Odontologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Ciências e Odontologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIP
publisher.none.fl_str_mv Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências e Odontologia; v. 6, n. 2 (2022): 12a edição - RCO; 42-46
2527-0214
reponame:Revista Ciências e Odontologia
instname:Centro Universitário ICESP
instacron:ICESP
instname_str Centro Universitário ICESP
instacron_str ICESP
institution ICESP
reponame_str Revista Ciências e Odontologia
collection Revista Ciências e Odontologia
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências e Odontologia - Centro Universitário ICESP
repository.mail.fl_str_mv rco@icesp.edu.br||rco@icesp.edu.br
_version_ 1797231699673743360