Atendimento Odontológico para as Populações Indígenas com Utilização do Tratamento Restaurador Atraumático.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SPEZZIA, SÉRGIO; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências e Odontologia
Texto Completo: http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/445
Resumo: A técnica do tratamento restaurador atraumático (ART) é facilmente executada sem requerer recursos dispendiosos para tal, emprega-se apenas instrumentos manuais para retirada do tecido dentário, escavando-se a cavidade com colheres de dentina, uma vez realizada a preparação da cavidade, usa-se materiais restauradores adesivos para complemento, muito comumente o cimento de ionômero de vidro. Objetiva-se realizar preparação cavitária, percorrendo a própria anatomia da lesão e não realiza-se forma de conveniência, etapa do preparo cavitário anterior a sua restauração. Essa manobra visa economizar tecido dental e empreender preparo conservador. Nas localidades remotas, englobando as aldeias ou comunidades indígenas, onde os recursos para tratamento odontológico convencional são escassos, pode-se empregar para atendimento odontológico, o ART. O Programa Brasil Sorridente Indígena preconiza o uso do ART como forma de resolução do problema de saúde pública apresentado. O objetivo do presente artigo foi verificar os reais benefícios do emprego do ART nas populações indígenas. A FUNASA por intermédio do Programa Nacional de Assistência às Comunidades Indígenas preconiza utilização do ART nos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas. Convive-se na saúde bucal indígena com uma demanda aumentada por tratamento restaurador e com uma escassez de tempo para realização dos procedimentos, o que necessita de estratégia para solucionamento, nesse contexto pode-se optar pelo uso do ART. O uso do ART em áreas indígenas e avaliações odontológicas periódicas são capazes de melhorar as condições e a qualidade de vida da população, minimizando a dor e o desconforto que seriam passíveis de ocorrer pela progressão desfavorável das lesões de cárie.
id ICESP - 2_db0166c5d3f3c68346ae4d155014e9d6
oai_identifier_str oai:ojs.icesp.br:article/445
network_acronym_str ICESP - 2
network_name_str Revista Ciências e Odontologia
repository_id_str
spelling Atendimento Odontológico para as Populações Indígenas com Utilização do Tratamento Restaurador Atraumático.Dentística. Saúde Coletiva. Gestão em Saúde.Populações Vulneráveis. Saúde Pública. Odontologia Comunitária. Odontologia Preventiva. População Indígena.tratamento restaurador atraumáticoA técnica do tratamento restaurador atraumático (ART) é facilmente executada sem requerer recursos dispendiosos para tal, emprega-se apenas instrumentos manuais para retirada do tecido dentário, escavando-se a cavidade com colheres de dentina, uma vez realizada a preparação da cavidade, usa-se materiais restauradores adesivos para complemento, muito comumente o cimento de ionômero de vidro. Objetiva-se realizar preparação cavitária, percorrendo a própria anatomia da lesão e não realiza-se forma de conveniência, etapa do preparo cavitário anterior a sua restauração. Essa manobra visa economizar tecido dental e empreender preparo conservador. Nas localidades remotas, englobando as aldeias ou comunidades indígenas, onde os recursos para tratamento odontológico convencional são escassos, pode-se empregar para atendimento odontológico, o ART. O Programa Brasil Sorridente Indígena preconiza o uso do ART como forma de resolução do problema de saúde pública apresentado. O objetivo do presente artigo foi verificar os reais benefícios do emprego do ART nas populações indígenas. A FUNASA por intermédio do Programa Nacional de Assistência às Comunidades Indígenas preconiza utilização do ART nos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas. Convive-se na saúde bucal indígena com uma demanda aumentada por tratamento restaurador e com uma escassez de tempo para realização dos procedimentos, o que necessita de estratégia para solucionamento, nesse contexto pode-se optar pelo uso do ART. O uso do ART em áreas indígenas e avaliações odontológicas periódicas são capazes de melhorar as condições e a qualidade de vida da população, minimizando a dor e o desconforto que seriam passíveis de ocorrer pela progressão desfavorável das lesões de cárie.Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIPSPEZZIA, SÉRGIO; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP2019-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/445Revista Ciências e Odontologia; v. 3, n. 1 (2019): RCO, 3(1); 2019; 6-102527-0214reponame:Revista Ciências e Odontologiainstname:Centro Universitário ICESPinstacron:ICESPporhttp://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/445/520Direitos autorais 2019 Revista Ciências e Odontologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-05T03:21:50Zoai:ojs.icesp.br:article/445Revistahttp://revistas.icesp.br/index.php/RCO/indexPRIhttp://revistas.icesp.br/index.php/RCO/oairco@icesp.edu.br||rco@icesp.edu.br2527-02142527-0214opendoar:2019-06-05T03:21:50Revista Ciências e Odontologia - Centro Universitário ICESPfalse
dc.title.none.fl_str_mv Atendimento Odontológico para as Populações Indígenas com Utilização do Tratamento Restaurador Atraumático.
title Atendimento Odontológico para as Populações Indígenas com Utilização do Tratamento Restaurador Atraumático.
spellingShingle Atendimento Odontológico para as Populações Indígenas com Utilização do Tratamento Restaurador Atraumático.
SPEZZIA, SÉRGIO; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP
Dentística. Saúde Coletiva. Gestão em Saúde.
Populações Vulneráveis. Saúde Pública. Odontologia Comunitária. Odontologia Preventiva. População Indígena.
tratamento restaurador atraumático
title_short Atendimento Odontológico para as Populações Indígenas com Utilização do Tratamento Restaurador Atraumático.
title_full Atendimento Odontológico para as Populações Indígenas com Utilização do Tratamento Restaurador Atraumático.
title_fullStr Atendimento Odontológico para as Populações Indígenas com Utilização do Tratamento Restaurador Atraumático.
title_full_unstemmed Atendimento Odontológico para as Populações Indígenas com Utilização do Tratamento Restaurador Atraumático.
title_sort Atendimento Odontológico para as Populações Indígenas com Utilização do Tratamento Restaurador Atraumático.
author SPEZZIA, SÉRGIO; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP
author_facet SPEZZIA, SÉRGIO; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv SPEZZIA, SÉRGIO; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP
dc.subject.por.fl_str_mv Dentística. Saúde Coletiva. Gestão em Saúde.
Populações Vulneráveis. Saúde Pública. Odontologia Comunitária. Odontologia Preventiva. População Indígena.
tratamento restaurador atraumático
topic Dentística. Saúde Coletiva. Gestão em Saúde.
Populações Vulneráveis. Saúde Pública. Odontologia Comunitária. Odontologia Preventiva. População Indígena.
tratamento restaurador atraumático
description A técnica do tratamento restaurador atraumático (ART) é facilmente executada sem requerer recursos dispendiosos para tal, emprega-se apenas instrumentos manuais para retirada do tecido dentário, escavando-se a cavidade com colheres de dentina, uma vez realizada a preparação da cavidade, usa-se materiais restauradores adesivos para complemento, muito comumente o cimento de ionômero de vidro. Objetiva-se realizar preparação cavitária, percorrendo a própria anatomia da lesão e não realiza-se forma de conveniência, etapa do preparo cavitário anterior a sua restauração. Essa manobra visa economizar tecido dental e empreender preparo conservador. Nas localidades remotas, englobando as aldeias ou comunidades indígenas, onde os recursos para tratamento odontológico convencional são escassos, pode-se empregar para atendimento odontológico, o ART. O Programa Brasil Sorridente Indígena preconiza o uso do ART como forma de resolução do problema de saúde pública apresentado. O objetivo do presente artigo foi verificar os reais benefícios do emprego do ART nas populações indígenas. A FUNASA por intermédio do Programa Nacional de Assistência às Comunidades Indígenas preconiza utilização do ART nos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas. Convive-se na saúde bucal indígena com uma demanda aumentada por tratamento restaurador e com uma escassez de tempo para realização dos procedimentos, o que necessita de estratégia para solucionamento, nesse contexto pode-se optar pelo uso do ART. O uso do ART em áreas indígenas e avaliações odontológicas periódicas são capazes de melhorar as condições e a qualidade de vida da população, minimizando a dor e o desconforto que seriam passíveis de ocorrer pela progressão desfavorável das lesões de cárie.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/445
url http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/445/520
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Ciências e Odontologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Ciências e Odontologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIP
publisher.none.fl_str_mv Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências e Odontologia; v. 3, n. 1 (2019): RCO, 3(1); 2019; 6-10
2527-0214
reponame:Revista Ciências e Odontologia
instname:Centro Universitário ICESP
instacron:ICESP
instname_str Centro Universitário ICESP
instacron_str ICESP
institution ICESP
reponame_str Revista Ciências e Odontologia
collection Revista Ciências e Odontologia
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências e Odontologia - Centro Universitário ICESP
repository.mail.fl_str_mv rco@icesp.edu.br||rco@icesp.edu.br
_version_ 1797231699710443520