MUCOSITE ORAL EM PACIENTES CANCEROSOS SUBMETIDOS A TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spezzia, Sérgio; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências e Odontologia
Texto Completo: http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/887
Resumo: Objetivo: A mucosite oral é definida como uma irritação da mucosa, que induzida pela terapia antineoplásica é uma importante reação adversa. Configura-se como uma inflamação da mucosa causada por quimioterapia e radioterapia de cabeça e pescoço. O tratamento quimioterápico inibe ou destroi totalmente as células neoplásicas, porém tal terapia não diferencia células cancerosas das células normais, a exemplo temos as células da mucosa bucal, local de instalação da mucosite oral. O objetivo deste artigo foi evidenciar a importância do tratamento odontológico preventivo em indivíduos com neoplasias, consultando e orientando o paciente, bem como promovendo os cuidados essenciais, antes do início da quimioterapia, além disso objetivou-se evidenciar a ação preventiva e curativa do laser nessas situações. Síntese dos Dados: O tratamento odontológico nesses pacientes visa primeiro abordar as situações mais urgentes, permanecendo o restante para depois da quimioterapia. Concomitantemente ao início da quimioterapia, começam as aplicações do laser de baixa intensidade de potência, produzindo bioestimulação e preventivamente, evitando aparecimento de mucosites orais. Caso apareça a lesão, a terapia laser regridirá curativamente o processo, acelerando a cicatrização e inibindo as dores. Conclusões: Concluiu-se que o laser de baixa intensidade de potência, constitui técnica eficaz e não invasiva, que é utilizada favoravelmente, tanto nos tratamentos de caráter preventivo, como nos de cunho curativo, permitindo promover a melhora da qualidade de vida dos pacientes.
id ICESP - 2_ecab558fe59e22f53b5ab7cc77a4e98e
oai_identifier_str oai:ojs.icesp.br:article/887
network_acronym_str ICESP - 2
network_name_str Revista Ciências e Odontologia
spelling MUCOSITE ORAL EM PACIENTES CANCEROSOS SUBMETIDOS A TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO.Patologia Bucal. Estomatologia. Pacientes Especiais.Lasers. Quimioterapia. Mucosite.mucosite oral. laser de baixa intensidade.Objetivo: A mucosite oral é definida como uma irritação da mucosa, que induzida pela terapia antineoplásica é uma importante reação adversa. Configura-se como uma inflamação da mucosa causada por quimioterapia e radioterapia de cabeça e pescoço. O tratamento quimioterápico inibe ou destroi totalmente as células neoplásicas, porém tal terapia não diferencia células cancerosas das células normais, a exemplo temos as células da mucosa bucal, local de instalação da mucosite oral. O objetivo deste artigo foi evidenciar a importância do tratamento odontológico preventivo em indivíduos com neoplasias, consultando e orientando o paciente, bem como promovendo os cuidados essenciais, antes do início da quimioterapia, além disso objetivou-se evidenciar a ação preventiva e curativa do laser nessas situações. Síntese dos Dados: O tratamento odontológico nesses pacientes visa primeiro abordar as situações mais urgentes, permanecendo o restante para depois da quimioterapia. Concomitantemente ao início da quimioterapia, começam as aplicações do laser de baixa intensidade de potência, produzindo bioestimulação e preventivamente, evitando aparecimento de mucosites orais. Caso apareça a lesão, a terapia laser regridirá curativamente o processo, acelerando a cicatrização e inibindo as dores. Conclusões: Concluiu-se que o laser de baixa intensidade de potência, constitui técnica eficaz e não invasiva, que é utilizada favoravelmente, tanto nos tratamentos de caráter preventivo, como nos de cunho curativo, permitindo promover a melhora da qualidade de vida dos pacientes.Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIPSpezzia, Sérgio; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/887Revista Ciências e Odontologia; v. 4, n. 1 (2020): Revista Ciências e Odontologia; 36-402527-0214reponame:Revista Ciências e Odontologiainstname:Centro Universitário ICESPinstacron:ICESPporhttp://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/887/827http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/downloadSuppFile/887/210Direitos autorais 2020 Revista Ciências e Odontologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-09T16:12:38Zhttp://revistas.icesp.br/index.php/RCO/oai2527-02142527-0214opendoar:null2020-05-09 16:12:38.026Revista Ciências e Odontologia - Centro Universitário ICESPfalse
dc.title.none.fl_str_mv MUCOSITE ORAL EM PACIENTES CANCEROSOS SUBMETIDOS A TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO.
title MUCOSITE ORAL EM PACIENTES CANCEROSOS SUBMETIDOS A TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO.
spellingShingle MUCOSITE ORAL EM PACIENTES CANCEROSOS SUBMETIDOS A TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO.
Spezzia, Sérgio; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP
Patologia Bucal. Estomatologia. Pacientes Especiais.
Lasers. Quimioterapia. Mucosite.
mucosite oral. laser de baixa intensidade.
title_short MUCOSITE ORAL EM PACIENTES CANCEROSOS SUBMETIDOS A TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO.
title_full MUCOSITE ORAL EM PACIENTES CANCEROSOS SUBMETIDOS A TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO.
title_fullStr MUCOSITE ORAL EM PACIENTES CANCEROSOS SUBMETIDOS A TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO.
title_full_unstemmed MUCOSITE ORAL EM PACIENTES CANCEROSOS SUBMETIDOS A TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO.
title_sort MUCOSITE ORAL EM PACIENTES CANCEROSOS SUBMETIDOS A TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO.
author Spezzia, Sérgio; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP
author_facet Spezzia, Sérgio; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Spezzia, Sérgio; Escola Paulista de Medicina - UNIFESP
dc.subject.por.fl_str_mv Patologia Bucal. Estomatologia. Pacientes Especiais.
Lasers. Quimioterapia. Mucosite.
mucosite oral. laser de baixa intensidade.
topic Patologia Bucal. Estomatologia. Pacientes Especiais.
Lasers. Quimioterapia. Mucosite.
mucosite oral. laser de baixa intensidade.
dc.description.none.fl_txt_mv Objetivo: A mucosite oral é definida como uma irritação da mucosa, que induzida pela terapia antineoplásica é uma importante reação adversa. Configura-se como uma inflamação da mucosa causada por quimioterapia e radioterapia de cabeça e pescoço. O tratamento quimioterápico inibe ou destroi totalmente as células neoplásicas, porém tal terapia não diferencia células cancerosas das células normais, a exemplo temos as células da mucosa bucal, local de instalação da mucosite oral. O objetivo deste artigo foi evidenciar a importância do tratamento odontológico preventivo em indivíduos com neoplasias, consultando e orientando o paciente, bem como promovendo os cuidados essenciais, antes do início da quimioterapia, além disso objetivou-se evidenciar a ação preventiva e curativa do laser nessas situações. Síntese dos Dados: O tratamento odontológico nesses pacientes visa primeiro abordar as situações mais urgentes, permanecendo o restante para depois da quimioterapia. Concomitantemente ao início da quimioterapia, começam as aplicações do laser de baixa intensidade de potência, produzindo bioestimulação e preventivamente, evitando aparecimento de mucosites orais. Caso apareça a lesão, a terapia laser regridirá curativamente o processo, acelerando a cicatrização e inibindo as dores. Conclusões: Concluiu-se que o laser de baixa intensidade de potência, constitui técnica eficaz e não invasiva, que é utilizada favoravelmente, tanto nos tratamentos de caráter preventivo, como nos de cunho curativo, permitindo promover a melhora da qualidade de vida dos pacientes.
description Objetivo: A mucosite oral é definida como uma irritação da mucosa, que induzida pela terapia antineoplásica é uma importante reação adversa. Configura-se como uma inflamação da mucosa causada por quimioterapia e radioterapia de cabeça e pescoço. O tratamento quimioterápico inibe ou destroi totalmente as células neoplásicas, porém tal terapia não diferencia células cancerosas das células normais, a exemplo temos as células da mucosa bucal, local de instalação da mucosite oral. O objetivo deste artigo foi evidenciar a importância do tratamento odontológico preventivo em indivíduos com neoplasias, consultando e orientando o paciente, bem como promovendo os cuidados essenciais, antes do início da quimioterapia, além disso objetivou-se evidenciar a ação preventiva e curativa do laser nessas situações. Síntese dos Dados: O tratamento odontológico nesses pacientes visa primeiro abordar as situações mais urgentes, permanecendo o restante para depois da quimioterapia. Concomitantemente ao início da quimioterapia, começam as aplicações do laser de baixa intensidade de potência, produzindo bioestimulação e preventivamente, evitando aparecimento de mucosites orais. Caso apareça a lesão, a terapia laser regridirá curativamente o processo, acelerando a cicatrização e inibindo as dores. Conclusões: Concluiu-se que o laser de baixa intensidade de potência, constitui técnica eficaz e não invasiva, que é utilizada favoravelmente, tanto nos tratamentos de caráter preventivo, como nos de cunho curativo, permitindo promover a melhora da qualidade de vida dos pacientes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/887
url http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/887/827
http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/downloadSuppFile/887/210
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Ciências e Odontologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Ciências e Odontologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIP
publisher.none.fl_str_mv Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências e Odontologia; v. 4, n. 1 (2020): Revista Ciências e Odontologia; 36-40
2527-0214
reponame:Revista Ciências e Odontologia
instname:Centro Universitário ICESP
instacron:ICESP
reponame_str Revista Ciências e Odontologia
collection Revista Ciências e Odontologia
instname_str Centro Universitário ICESP
instacron_str ICESP
institution ICESP
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências e Odontologia - Centro Universitário ICESP
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1666590381519667200