La Calificación de los Educadores en Restingas en la Región de Lagos/RJ: Evaluación y Perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biodiversidade Brasileira |
Texto Completo: | https://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/1455 |
Resumo: | Um obstáculo à conservação é a falta de acesso da população às principais questões socioambientais de cada região. Com a publicação do material didático “Fichas dos seres do Centro de Diversidade Vegetal de Cabo Frio: a restinga de Massambaba”, organizou-se um curso voltado para educadores dos municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Saquarema, RJ. O Curso de Qualificação de Educadores sobre as Restingas da Região dos Lagos visou orientar professores do ensino público fundamental e médio quanto ao uso desse inovador material didático e discutir as principais características e questões ambientais dos ecossistemas costeiros da região. Objetivamos aqui analisar a percepção dos professores com relação ao conteúdo do curso, verificar se as fichas vêm sendo utilizadas em suas atividades de ensino e identificar possíveis problemas enfrentados. A avaliação foi feita em três momentos: no último dia do curso, quinze dias após, e um ano e três meses da sua realização, na forma de questionários e comunicação online. Participaram do curso 29 professores de 18 escolas, que têm influência direta sobre cerca de 2.500 alunos. A análise conjunta das três avaliações evidenciou que tanto o material didático quanto o curso oferecido foram muito bem avaliados; que o material didático produzido está sendo mais usado em sala de aula do que em idas à restinga; e que o uso das fichas dos seres despertou maior interesse dos alunos pelos assuntos abordados. Constatamos, entretanto, pelo baixo índice de retorno em relação às segunda e terceira avaliações, que houve certa desmobilização/desmotivação dos professores. Sugerimos ampliar a inserção e utilização das fichas dos seres para outros segmentos da sociedade da região de Cabo Frio, e que diretores/coordenadores pedagógicos das escolas atuem como catalisadores do processo, em vez de os professores atuarem de forma individualizada. |
id |
ICMBIO-1_22fa64600fbb680ee03bff93d7a01b18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistaeletronica.icmbio.gov.br:article/1455 |
network_acronym_str |
ICMBIO-1 |
network_name_str |
Biodiversidade Brasileira |
repository_id_str |
|
spelling |
La Calificación de los Educadores en Restingas en la Región de Lagos/RJ: Evaluación y PerspectivasA Qualificação de Educadores sobre as Restingas da Região dos Lagos/RJ: Avaliação e PerspectivasThe Qualification of Educators on Restingas in the Region of Lagos/RJ: Evaluation and PerspectivesUm obstáculo à conservação é a falta de acesso da população às principais questões socioambientais de cada região. Com a publicação do material didático “Fichas dos seres do Centro de Diversidade Vegetal de Cabo Frio: a restinga de Massambaba”, organizou-se um curso voltado para educadores dos municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Saquarema, RJ. O Curso de Qualificação de Educadores sobre as Restingas da Região dos Lagos visou orientar professores do ensino público fundamental e médio quanto ao uso desse inovador material didático e discutir as principais características e questões ambientais dos ecossistemas costeiros da região. Objetivamos aqui analisar a percepção dos professores com relação ao conteúdo do curso, verificar se as fichas vêm sendo utilizadas em suas atividades de ensino e identificar possíveis problemas enfrentados. A avaliação foi feita em três momentos: no último dia do curso, quinze dias após, e um ano e três meses da sua realização, na forma de questionários e comunicação online. Participaram do curso 29 professores de 18 escolas, que têm influência direta sobre cerca de 2.500 alunos. A análise conjunta das três avaliações evidenciou que tanto o material didático quanto o curso oferecido foram muito bem avaliados; que o material didático produzido está sendo mais usado em sala de aula do que em idas à restinga; e que o uso das fichas dos seres despertou maior interesse dos alunos pelos assuntos abordados. Constatamos, entretanto, pelo baixo índice de retorno em relação às segunda e terceira avaliações, que houve certa desmobilização/desmotivação dos professores. Sugerimos ampliar a inserção e utilização das fichas dos seres para outros segmentos da sociedade da região de Cabo Frio, e que diretores/coordenadores pedagógicos das escolas atuem como catalisadores do processo, em vez de os professores atuarem de forma individualizada.Un obstáculo para la conservación es la falta de acceso de la población a los principales problemas socio ambientales de cada región. Con la publicación del material didáctico “Fichas de los seres del Centro de Diversidad Vegetal de Cabo Frio: la restinga de Massambaba”, fue organizado un curso dirigido para educadores de los municipios Cabo Frio, Arraial do Cabo e Saquarema, en el estado de Rio de Janeiro. El “Curso de Capacitación de Educadores sobre las Restingas de la Región de los Lagos” fue creado con el objetivo de guiar a los profesores de educación pública primaria y secundaria en el uso de un material didáctico innovador y discutir los principales problemas ambientales de los ecosistemas costeros de la región. Posteriormente fue analizada la percepción de los profesores con relación al contenido del curso, luego fue verificado el uso de las fichas durante las actividades de enseñanza y finalmente fueron identificados los problemas que surgieron durante el uso de las fichas. La evaluación fue hecha en tres momentos: el último día del curso, a los quince días y un año y tres meses después de la realización del curso, en forma de cuestionarios y atreves de comunicaciones vía internet. En el curso participaron 29 profesores de 18 escuelas que enseñan aproximadamente a 2.500 alumnos. El análisis conjunto de las tres evaluaciones mostró que tanto el material didáctico como el curso fueron bien recibidos; el material didáctico está siendo utilizado principalmente en los salones de clases y pocas veces en visitas a la restinga; y observamos que el uso de las fichas de los seres despertó mayor interés en los alumnos por los temas abordados. Sin embargo, notamos por la baja tasa de retorno en relación con la segunda y tercera evaluaciones, que hubo cierta desmovilización/desmotivación de los maestros. Sugerimos ampliar la inserción y el uso de las fichas de los seres a otros segmentos de la sociedad en la región de Cabo Frio y que los directores de escuela/coordinadores pedagógicos actúen como catalizadores del proceso, en lugar de que los maestros actúen individualmente. An obstacle for conservation is that the population lacks access to the main socioenvironmental questions of each region. With the publication of the pedagogical material “Fichas dos seres do Centro de Diversidade Vegetal de Cabo Frio: a restinga de Massambaba” (“Species cards of the Centre of Plant Diversity of Cabo Frio: the Massambaba sand dune vegetation”), we organized a course focusing on educators of Cabo Frio, Arraial do Cabo and Saquarema municipalities, Rio de Janeiro State. The “Qualification Course of Educators about the Lakes Region Sand Dune Vegetation” aimed to orientate teachers of the middle public educational system about the use of this innovatory pedagogical material and discuss the main environmental characteristics and questions on coastal ecosystems in the region. Our present goal is to analyze the perception of the teachers regarding the course content, verify if the cards have been used in their teaching activities and identify possible problems faced. Our evaluation had three moments: at the last day of the course, fifteen days after, and then fifteen months after, as questionnaires and online communication. Twenty-nine teachers, from eighteen schools, participated in the course. They have direct influence on 2,500 students. The joint analysis of the three evaluations evidenced that the pedagogical material as well as the course were very well rated; the published pedagogical material has been used more inside the classroom than in field classes at the sand dune vegetation; and the use of the species cards sparked more interest about the topics covered. Nevertheless, we found by the low return index in relation to the second and third evaluation that there was a degree of demobilization/demotivation of the teachers. We suggest amplifying the insertion and the use of the species cards to other society segments of Cabo Frio region. We also recommend that school directors and pedagogical coordinators participate as process catalysts, instead of the teachers acting in an individualized way.Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)2020-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/145510.37002/biodiversidadebrasileira.v10i2.1455Biodiversidade Brasileira ; v. 10 n. 2 (2020): Diálogos entre a Academia e a Gestão de Áreas Protegidas: Programa de Pós-Graduação Profissional ; 121-132Biodiversidade Brasileira ; Vol. 10 No. 2 (2020): Diálogos entre a Academia e a Gestão de Áreas Protegidas: Programa de Pós-Graduação Profissional ; 121-132Biodiversidade Brasileira ; Vol. 10 Núm. 2 (2020): Diálogos entre a Academia e a Gestão de Áreas Protegidas: Programa de Pós-Graduação Profissional ; 121-1322236-288610.37002/biodiversidadebrasileira.v10i2reponame:Biodiversidade Brasileirainstname:Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)instacron:ICMBIOporhttps://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/1455/1172Copyright (c) 2021 Biodiversidade Brasileira - BioBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessSaleme, Fernandade Almeida Braga, Maria do RosárioKurtz, Bruno Coutinho2023-05-09T13:04:02Zoai:revistaeletronica.icmbio.gov.br:article/1455Revistahttps://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBRPUBhttps://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/oaifernanda.oliveto@icmbio.gov.br || katia.ribeiro@icmbio.gov.br2236-28862236-2886opendoar:2023-05-09T13:04:02Biodiversidade Brasileira - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
La Calificación de los Educadores en Restingas en la Región de Lagos/RJ: Evaluación y Perspectivas A Qualificação de Educadores sobre as Restingas da Região dos Lagos/RJ: Avaliação e Perspectivas The Qualification of Educators on Restingas in the Region of Lagos/RJ: Evaluation and Perspectives |
title |
La Calificación de los Educadores en Restingas en la Región de Lagos/RJ: Evaluación y Perspectivas |
spellingShingle |
La Calificación de los Educadores en Restingas en la Región de Lagos/RJ: Evaluación y Perspectivas Saleme, Fernanda |
title_short |
La Calificación de los Educadores en Restingas en la Región de Lagos/RJ: Evaluación y Perspectivas |
title_full |
La Calificación de los Educadores en Restingas en la Región de Lagos/RJ: Evaluación y Perspectivas |
title_fullStr |
La Calificación de los Educadores en Restingas en la Región de Lagos/RJ: Evaluación y Perspectivas |
title_full_unstemmed |
La Calificación de los Educadores en Restingas en la Región de Lagos/RJ: Evaluación y Perspectivas |
title_sort |
La Calificación de los Educadores en Restingas en la Región de Lagos/RJ: Evaluación y Perspectivas |
author |
Saleme, Fernanda |
author_facet |
Saleme, Fernanda de Almeida Braga, Maria do Rosário Kurtz, Bruno Coutinho |
author_role |
author |
author2 |
de Almeida Braga, Maria do Rosário Kurtz, Bruno Coutinho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saleme, Fernanda de Almeida Braga, Maria do Rosário Kurtz, Bruno Coutinho |
description |
Um obstáculo à conservação é a falta de acesso da população às principais questões socioambientais de cada região. Com a publicação do material didático “Fichas dos seres do Centro de Diversidade Vegetal de Cabo Frio: a restinga de Massambaba”, organizou-se um curso voltado para educadores dos municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Saquarema, RJ. O Curso de Qualificação de Educadores sobre as Restingas da Região dos Lagos visou orientar professores do ensino público fundamental e médio quanto ao uso desse inovador material didático e discutir as principais características e questões ambientais dos ecossistemas costeiros da região. Objetivamos aqui analisar a percepção dos professores com relação ao conteúdo do curso, verificar se as fichas vêm sendo utilizadas em suas atividades de ensino e identificar possíveis problemas enfrentados. A avaliação foi feita em três momentos: no último dia do curso, quinze dias após, e um ano e três meses da sua realização, na forma de questionários e comunicação online. Participaram do curso 29 professores de 18 escolas, que têm influência direta sobre cerca de 2.500 alunos. A análise conjunta das três avaliações evidenciou que tanto o material didático quanto o curso oferecido foram muito bem avaliados; que o material didático produzido está sendo mais usado em sala de aula do que em idas à restinga; e que o uso das fichas dos seres despertou maior interesse dos alunos pelos assuntos abordados. Constatamos, entretanto, pelo baixo índice de retorno em relação às segunda e terceira avaliações, que houve certa desmobilização/desmotivação dos professores. Sugerimos ampliar a inserção e utilização das fichas dos seres para outros segmentos da sociedade da região de Cabo Frio, e que diretores/coordenadores pedagógicos das escolas atuem como catalisadores do processo, em vez de os professores atuarem de forma individualizada. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/1455 10.37002/biodiversidadebrasileira.v10i2.1455 |
url |
https://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/1455 |
identifier_str_mv |
10.37002/biodiversidadebrasileira.v10i2.1455 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/1455/1172 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Biodiversidade Brasileira - BioBrasil info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Biodiversidade Brasileira - BioBrasil |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Biodiversidade Brasileira ; v. 10 n. 2 (2020): Diálogos entre a Academia e a Gestão de Áreas Protegidas: Programa de Pós-Graduação Profissional ; 121-132 Biodiversidade Brasileira ; Vol. 10 No. 2 (2020): Diálogos entre a Academia e a Gestão de Áreas Protegidas: Programa de Pós-Graduação Profissional ; 121-132 Biodiversidade Brasileira ; Vol. 10 Núm. 2 (2020): Diálogos entre a Academia e a Gestão de Áreas Protegidas: Programa de Pós-Graduação Profissional ; 121-132 2236-2886 10.37002/biodiversidadebrasileira.v10i2 reponame:Biodiversidade Brasileira instname:Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) instacron:ICMBIO |
instname_str |
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) |
instacron_str |
ICMBIO |
institution |
ICMBIO |
reponame_str |
Biodiversidade Brasileira |
collection |
Biodiversidade Brasileira |
repository.name.fl_str_mv |
Biodiversidade Brasileira - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
fernanda.oliveto@icmbio.gov.br || katia.ribeiro@icmbio.gov.br |
_version_ |
1797042392750096384 |