La Calificación de los Educadores en Restingas en la Región de Lagos/RJ: Evaluación y Perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saleme, Fernanda
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Almeida Braga, Maria do Rosário, Kurtz, Bruno Coutinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biodiversidade Brasileira
Texto Completo: https://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/1455
Resumo: Um obstáculo à conservação é a falta de acesso da população às principais questões socioambientais de cada região. Com a publicação do material didático “Fichas dos seres do Centro de Diversidade Vegetal de Cabo Frio: a restinga de Massambaba”, organizou-se um curso voltado para educadores dos municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Saquarema, RJ. O Curso de Qualificação de Educadores sobre as Restingas da Região dos Lagos visou orientar professores do ensino público fundamental e médio quanto ao uso desse inovador material didático e discutir as principais características e questões ambientais dos ecossistemas costeiros da região. Objetivamos aqui analisar a percepção dos professores com relação ao conteúdo do curso, verificar se as fichas vêm sendo utilizadas em suas atividades de ensino e identificar possíveis problemas enfrentados. A avaliação foi feita em três momentos: no último dia do curso, quinze dias após, e um ano e três meses da sua realização, na forma de questionários e comunicação online. Participaram do curso 29 professores de 18 escolas, que têm influência direta sobre cerca de 2.500 alunos. A análise conjunta das três avaliações evidenciou que tanto o material didático quanto o curso oferecido foram muito bem avaliados; que o material didático produzido está sendo mais usado em sala de aula do que em idas à restinga; e que o uso das fichas dos seres despertou maior interesse dos alunos pelos assuntos abordados. Constatamos, entretanto, pelo baixo índice de retorno em relação às segunda e terceira avaliações, que houve certa desmobilização/desmotivação dos professores. Sugerimos ampliar a inserção e utilização das fichas dos seres para outros segmentos da sociedade da região de Cabo Frio, e que diretores/coordenadores pedagógicos das escolas atuem como catalisadores do processo, em vez de os professores atuarem de forma individualizada.
id ICMBIO-1_22fa64600fbb680ee03bff93d7a01b18
oai_identifier_str oai:revistaeletronica.icmbio.gov.br:article/1455
network_acronym_str ICMBIO-1
network_name_str Biodiversidade Brasileira
repository_id_str
spelling La Calificación de los Educadores en Restingas en la Región de Lagos/RJ: Evaluación y PerspectivasA Qualificação de Educadores sobre as Restingas da Região dos Lagos/RJ: Avaliação e PerspectivasThe Qualification of Educators on Restingas in the Region of Lagos/RJ: Evaluation and PerspectivesUm obstáculo à conservação é a falta de acesso da população às principais questões socioambientais de cada região. Com a publicação do material didático “Fichas dos seres do Centro de Diversidade Vegetal de Cabo Frio: a restinga de Massambaba”, organizou-se um curso voltado para educadores dos municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Saquarema, RJ. O Curso de Qualificação de Educadores sobre as Restingas da Região dos Lagos visou orientar professores do ensino público fundamental e médio quanto ao uso desse inovador material didático e discutir as principais características e questões ambientais dos ecossistemas costeiros da região. Objetivamos aqui analisar a percepção dos professores com relação ao conteúdo do curso, verificar se as fichas vêm sendo utilizadas em suas atividades de ensino e identificar possíveis problemas enfrentados. A avaliação foi feita em três momentos: no último dia do curso, quinze dias após, e um ano e três meses da sua realização, na forma de questionários e comunicação online. Participaram do curso 29 professores de 18 escolas, que têm influência direta sobre cerca de 2.500 alunos. A análise conjunta das três avaliações evidenciou que tanto o material didático quanto o curso oferecido foram muito bem avaliados; que o material didático produzido está sendo mais usado em sala de aula do que em idas à restinga; e que o uso das fichas dos seres despertou maior interesse dos alunos pelos assuntos abordados. Constatamos, entretanto, pelo baixo índice de retorno em relação às segunda e terceira avaliações, que houve certa desmobilização/desmotivação dos professores. Sugerimos ampliar a inserção e utilização das fichas dos seres para outros segmentos da sociedade da região de Cabo Frio, e que diretores/coordenadores pedagógicos das escolas atuem como catalisadores do processo, em vez de os professores atuarem de forma individualizada.Un obstáculo para la conservación es la falta de acceso de la población a los principales problemas socio ambientales de cada región. Con la publicación del material didáctico “Fichas de los seres del Centro de Diversidad Vegetal de Cabo Frio: la restinga de Massambaba”, fue organizado un curso dirigido para educadores de los municipios Cabo Frio, Arraial do Cabo e Saquarema, en el estado de Rio de Janeiro. El “Curso de Capacitación de Educadores sobre las Restingas de la Región de los Lagos” fue creado con el objetivo de guiar a los profesores de educación pública primaria y secundaria en el uso de un material didáctico innovador y discutir los principales problemas ambientales de los ecosistemas costeros de la región. Posteriormente fue analizada la percepción de los profesores con relación al contenido del curso, luego fue verificado el uso de las fichas durante las actividades de enseñanza y finalmente fueron identificados los problemas que surgieron durante el uso de las fichas. La evaluación fue hecha en tres momentos: el último día del curso, a los quince días y un año y tres meses después de la realización del curso, en forma de cuestionarios y atreves de comunicaciones vía internet. En el curso participaron 29 profesores de 18 escuelas que enseñan aproximadamente a 2.500 alumnos. El análisis conjunto de las tres evaluaciones mostró que tanto el material didáctico como el curso fueron bien recibidos; el material didáctico está siendo utilizado principalmente en los salones de clases y pocas veces en visitas a la restinga; y observamos que el uso de las fichas de los seres despertó mayor interés en los alumnos por los temas abordados. Sin embargo, notamos por la baja tasa de retorno en relación con la segunda y tercera evaluaciones, que hubo cierta desmovilización/desmotivación de los maestros. Sugerimos ampliar la inserción y el uso de las fichas de los seres a otros segmentos de la sociedad en la región de Cabo Frio y que los directores de escuela/coordinadores pedagógicos actúen como catalizadores del proceso, en lugar de que los maestros actúen individualmente.  An obstacle for conservation is that the population lacks access to the main socioenvironmental questions of each region. With the publication of the pedagogical material “Fichas dos seres do Centro de Diversidade Vegetal de Cabo Frio: a restinga de Massambaba” (“Species cards of the Centre of Plant Diversity of Cabo Frio: the Massambaba sand dune vegetation”), we organized a course focusing on educators of Cabo Frio, Arraial do Cabo and Saquarema municipalities, Rio de Janeiro State. The “Qualification Course of Educators about the Lakes Region Sand Dune Vegetation” aimed to orientate teachers of the middle public educational system about the use of this innovatory pedagogical material and discuss the main environmental characteristics and questions on coastal ecosystems in the region. Our present goal is to analyze the perception of the teachers regarding the course content, verify if the cards have been used in their teaching activities and identify possible problems faced. Our evaluation had three moments: at the last day of the course, fifteen days after, and then fifteen months after, as questionnaires and online communication. Twenty-nine teachers, from eighteen schools, participated in the course. They have direct influence on 2,500 students. The joint analysis of the three evaluations evidenced that the pedagogical material as well as the course were very well rated; the published pedagogical material has been used more inside the classroom than in field classes at the sand dune vegetation; and the use of the species cards sparked more interest about the topics covered. Nevertheless, we found by the low return index in relation to the second and third evaluation that there was a degree of demobilization/demotivation of the teachers. We suggest amplifying the insertion and the use of the species cards to other society segments of Cabo Frio region. We also recommend that school directors and pedagogical coordinators participate as process catalysts, instead of the teachers acting in an individualized way.Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)2020-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/145510.37002/biodiversidadebrasileira.v10i2.1455Biodiversidade Brasileira ; v. 10 n. 2 (2020): Diálogos entre a Academia e a Gestão de Áreas Protegidas: Programa de Pós-Graduação Profissional ; 121-132Biodiversidade Brasileira ; Vol. 10 No. 2 (2020): Diálogos entre a Academia e a Gestão de Áreas Protegidas: Programa de Pós-Graduação Profissional ; 121-132Biodiversidade Brasileira ; Vol. 10 Núm. 2 (2020): Diálogos entre a Academia e a Gestão de Áreas Protegidas: Programa de Pós-Graduação Profissional ; 121-1322236-288610.37002/biodiversidadebrasileira.v10i2reponame:Biodiversidade Brasileirainstname:Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)instacron:ICMBIOporhttps://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/1455/1172Copyright (c) 2021 Biodiversidade Brasileira - BioBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessSaleme, Fernandade Almeida Braga, Maria do RosárioKurtz, Bruno Coutinho2023-05-09T13:04:02Zoai:revistaeletronica.icmbio.gov.br:article/1455Revistahttps://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBRPUBhttps://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/oaifernanda.oliveto@icmbio.gov.br || katia.ribeiro@icmbio.gov.br2236-28862236-2886opendoar:2023-05-09T13:04:02Biodiversidade Brasileira - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)false
dc.title.none.fl_str_mv La Calificación de los Educadores en Restingas en la Región de Lagos/RJ: Evaluación y Perspectivas
A Qualificação de Educadores sobre as Restingas da Região dos Lagos/RJ: Avaliação e Perspectivas
The Qualification of Educators on Restingas in the Region of Lagos/RJ: Evaluation and Perspectives
title La Calificación de los Educadores en Restingas en la Región de Lagos/RJ: Evaluación y Perspectivas
spellingShingle La Calificación de los Educadores en Restingas en la Región de Lagos/RJ: Evaluación y Perspectivas
Saleme, Fernanda
title_short La Calificación de los Educadores en Restingas en la Región de Lagos/RJ: Evaluación y Perspectivas
title_full La Calificación de los Educadores en Restingas en la Región de Lagos/RJ: Evaluación y Perspectivas
title_fullStr La Calificación de los Educadores en Restingas en la Región de Lagos/RJ: Evaluación y Perspectivas
title_full_unstemmed La Calificación de los Educadores en Restingas en la Región de Lagos/RJ: Evaluación y Perspectivas
title_sort La Calificación de los Educadores en Restingas en la Región de Lagos/RJ: Evaluación y Perspectivas
author Saleme, Fernanda
author_facet Saleme, Fernanda
de Almeida Braga, Maria do Rosário
Kurtz, Bruno Coutinho
author_role author
author2 de Almeida Braga, Maria do Rosário
Kurtz, Bruno Coutinho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saleme, Fernanda
de Almeida Braga, Maria do Rosário
Kurtz, Bruno Coutinho
description Um obstáculo à conservação é a falta de acesso da população às principais questões socioambientais de cada região. Com a publicação do material didático “Fichas dos seres do Centro de Diversidade Vegetal de Cabo Frio: a restinga de Massambaba”, organizou-se um curso voltado para educadores dos municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Saquarema, RJ. O Curso de Qualificação de Educadores sobre as Restingas da Região dos Lagos visou orientar professores do ensino público fundamental e médio quanto ao uso desse inovador material didático e discutir as principais características e questões ambientais dos ecossistemas costeiros da região. Objetivamos aqui analisar a percepção dos professores com relação ao conteúdo do curso, verificar se as fichas vêm sendo utilizadas em suas atividades de ensino e identificar possíveis problemas enfrentados. A avaliação foi feita em três momentos: no último dia do curso, quinze dias após, e um ano e três meses da sua realização, na forma de questionários e comunicação online. Participaram do curso 29 professores de 18 escolas, que têm influência direta sobre cerca de 2.500 alunos. A análise conjunta das três avaliações evidenciou que tanto o material didático quanto o curso oferecido foram muito bem avaliados; que o material didático produzido está sendo mais usado em sala de aula do que em idas à restinga; e que o uso das fichas dos seres despertou maior interesse dos alunos pelos assuntos abordados. Constatamos, entretanto, pelo baixo índice de retorno em relação às segunda e terceira avaliações, que houve certa desmobilização/desmotivação dos professores. Sugerimos ampliar a inserção e utilização das fichas dos seres para outros segmentos da sociedade da região de Cabo Frio, e que diretores/coordenadores pedagógicos das escolas atuem como catalisadores do processo, em vez de os professores atuarem de forma individualizada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/1455
10.37002/biodiversidadebrasileira.v10i2.1455
url https://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/1455
identifier_str_mv 10.37002/biodiversidadebrasileira.v10i2.1455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/1455/1172
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Biodiversidade Brasileira - BioBrasil
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Biodiversidade Brasileira - BioBrasil
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
dc.source.none.fl_str_mv Biodiversidade Brasileira ; v. 10 n. 2 (2020): Diálogos entre a Academia e a Gestão de Áreas Protegidas: Programa de Pós-Graduação Profissional ; 121-132
Biodiversidade Brasileira ; Vol. 10 No. 2 (2020): Diálogos entre a Academia e a Gestão de Áreas Protegidas: Programa de Pós-Graduação Profissional ; 121-132
Biodiversidade Brasileira ; Vol. 10 Núm. 2 (2020): Diálogos entre a Academia e a Gestão de Áreas Protegidas: Programa de Pós-Graduação Profissional ; 121-132
2236-2886
10.37002/biodiversidadebrasileira.v10i2
reponame:Biodiversidade Brasileira
instname:Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)
instacron:ICMBIO
instname_str Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)
instacron_str ICMBIO
institution ICMBIO
reponame_str Biodiversidade Brasileira
collection Biodiversidade Brasileira
repository.name.fl_str_mv Biodiversidade Brasileira - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)
repository.mail.fl_str_mv fernanda.oliveto@icmbio.gov.br || katia.ribeiro@icmbio.gov.br
_version_ 1797042392750096384